
Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participaram do lançamento do segundo leilão do Eco Invest e do Programa Caminho Verde Brasil, em São Paulo.
O objetivo do leilão é mobilizar recursos para recuperar 1 milhão de hectares de terras degradadas, no âmbito do Programa Caminho Verde Brasil, abrangendo os biomas da Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.
Durante o evento, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou o compromisso do Governo Federal com o crescimento sustentável.
O Programa Caminho Verde Brasil propõe recuperar 40 milhões de hectares de áreas degradadas em dez anos, para uso exclusivo na agricultura sustentável. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em parceria com outros ministérios, instituições financeiras, representantes do setor agropecuário e autarquias federais.
Atualmente, cerca de 280 milhões de hectares no Brasil são destinados à agropecuária, sendo 165 milhões de hectares de pastagens. Desses, 82 milhões estão degradados. A meta do governo é recuperar 40 milhões de hectares de pastagens nos próximos dez anos.
Para as próximas etapas, o Ministério da Agricultura busca atrair recursos de investidores internacionais e de países comprometidos com o desenvolvimento sustentável.