O encontro
Radionovela Anos Rebeldes Episódio 9
O Antropoceno deixa marcas. As relações sociais também.
Personagens: Joana, Rebeca, Ester, Plínio, Henrique e Guilherme.
Participação especial de Larissa Peluco, interpretando d. Rita (professora de biologia).
Referências Bibliográficas:
Brasil Escola: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/era-cenozoica.htm
Programa de Formação para Educadores USP: https://drive.google.com/file/d/1Pj6C3t-MRv0gwPk8yzApw14x9Sv2ZKqq/view?usp=sharing
Episódio 5: No meio do caminho havia um Rubens. É balas Fini…
Repetir ou criar? Eis a questão.
Participação especial de D. Carmem (interpretação de Laura do Carmo Peralta).
Episódio 3: O cinema e o Whey protein
Episódio 1: O algo a mais que há em nós. Estreando: Maria Tereza Ramos (Joana); André do Carmo Peralta (Guilherme); Laura Peralta (d.Carmem); Manuella Rodas (Rebeca); Sérgio Baraldi (Plinio) e Gael Galvão (Henrique).
Episódio 2: A camiseta de algodão e o dia que pode ser perfeito
Referência: LEONARD, Annie. A história das coisas. -Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2011.
O que o Português e a Matemática têm? Tem histórias e curiosidades como ninguém...
Continuando a responder a pergunta Você tem fome de quê, base dos projetos realizados pela escola Espaço Livre de Bebedouro-SP e Monte Azul Paulista-SP, no papo de hoje, a nossa fome é de números, de suas explicações, aplicações sociais e muito mais. Afinal, nem só de contas vive a Matemática!
Nesta prosa, contamos com a participação especial da professora e engenheira civil, Maria Eugênia Alvarez. Peguem seus fones de ouvido e embarquem nessa aventura conosco!
Referências Bibliográficas
BEZERRA, Juliana. História da matemática. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/historia-da-matematica/#:~:text=A%20Matem%C3%A1tica%2C%20como%20a%20conhecemos,em%20medir%20e%20contar%20objetos.. Acesso em 15 nov 2023.
FRANÇA, Theany da Silva. et al. O aprendizado da matemática com origami. Disponível em: http://www.mat.ufpb.br/bienalsbm/arquivos/Exposicoes/IsabellyAmazonas/2OAPRENDI...pdf. Acesso em: 17 nov 2023.
10 Fatos interessantes sobre o Pi. Disponível em: https://www.somatematica.com.br/curiosidades/c115.php. Acesso em: 17 nov 2023.
PORTAL DO TRÂNSITO. Disponível em: https://www.portaldotransito.com.br/noticias/como-funciona-a-combinacao-de-letras-e-numeros-nas-placas-dos-veiculos-2/. Acesso em 17 nov 2023.
40 CURIOSIDADES MUNDIAIS E SEUS NÚMEROS. Disponível em: https://declareindependencia.com.br/40-curiosidades-mundiais-e-seus-numeros/. Acesso em 17 nov 2023.
Você é do tipo que procrastina ou acha que ninguém consegue ter uma atitude altruísta? Ou tem o costume de usar certas palavras e expressões cujo histórico remete a uma conotação racista? Sejam bem-vindos ao nosso papo sobre glossário cultural, parte II. Oito minutos de história, cultura, política e sociedade. Além de preciosas indicações literárias...
Referências Bibliográficas
SANTOS, Gabriel Nascimento dos. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte-MG: Editora Letramento, 2019.
CASTRO, Tamara. O racismo está na nossa língua. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/tematicas/racismo-lingua. Acesso em 15 nov 2023.
O que levamos ao estômago diz mais sobre nós do que podemos imaginar...
Você sabia que os seus hábitos alimentares atuais têm a ver com os perrengues que seus ancestrais enfrentaram no passado? E que a comida já serviu de gancho perfeito para estreitar laços sociais, organizar guerras e ampliar territórios?
Na obra A epopéia da comida, o francês Jacques Attali conta tudo isso e muito mais. E é sobre essa fome que falaremos hoje. Aliás, epopéia quer dizer saga, aventura... Dito isso, peguem seus fones de ouvido e devorem estes saborosos minutos de pura riqueza cultural!
Referência Bibliográfica
ATTALI, Jacques. A epopéia da comida: uma breve história da nossa alimentação. - São Paulo: Vestígio, 2021.
Palavras cuja grafia é parecida, mas cujo significado é totalmente oposto... Eis o caso das preposições 'sob' e 'sobre'. Ajeitem seus fones de ouvido e nos acompanhem em mais um socorro gramatical!
Referência Bibliográfica
VIBRANOVSKI, Betty. As cascas de banana do português: não escorregue nas minúcias do nosso idioma. - Rio de Janeiro: Bonecker, 2018.
Você faz confusão na hora de escrever 'embaixo' ou 'abaixo'? Chegou a hora de desfazer esse imbróglio de uma vez! Peguem seus fones e nos acompanhem nesses minutinhos de estudo da Língua! Sejam bem-vindos!!
Referência Bibliográfica
VIBRANOVSKI, Betty. As cascas de banana do português: não escorregue nas minúcias do nosso idioma. - Rio de Janeiro: Bonecker, 2018.
Você sabe por que algumas obras são classificadas como clássicas enquanto outras não passam de best sellers? No episódio de hoje falaremos sobre isso e muito mais, num bate-papo gostoso sobre "A Revolução dos bichos".
Embora só tenha 10 capítulos, não se enganem: o livro é grandioso em suas ideias e sua mensagem perdurará por muito tempo. Embarquem nesse delicioso desafio e boa leitura!
Referência Bibliográfica
ORWELL, George. A Revolução dos bichos. Tradução: Alexandre Barbosa de Souza. - São Paulo: Via Leitura, 2021.
O Podcast Elivre voltou!!!! Repaginado, com muitas curiosidades, boas histórias e aulões compactos!
E para você que ouve várias palavras no dia-a-dia, mas não sabe bem o seu sentido real ou como usá-las adequadamente, seja super bem-vindo. Neste episódio, traremos alguns verbetes e seus usos mais comuns para ampliar o seu repertório cultural!!
Referências Bibliográficas
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e Textualidade. - São Paulo: Martins Fontes, 1994.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário da cultura e da sociedade. - São Paulo: Boitempo, 2007.
Oxford online: Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/oxford/. Acesso em 27 set 2023.
Quem aí já ouviu alguém dizer: 'Puxa vida, estou super apaixonada com aquele sapato da vitrine...' ou então 'Olha lá a Clara apaixonada com o Miguel... Ela está apaixonada nele'??
Pois é. Sentenças como essas nos deixam cheios de dúvida quanto a regência do verbo apaixonar. Afinal, quem se apaixona, o faz por ou com alguém?
Muito embora, na linguagem coloquial, os exemplos acima sejam perfeitamente possíveis porque transmitem mensagens coerentes, permitindo a comunicação entre os falantes da Língua, a gramática explica como se deve reger esse verbo que, aliás, é transitivo.
Em 2 minutos você desvenda esse mistério...
Roteiro e edição: Thaís Silva
Colaboração: Larissa Peluco
Ahh, os verbos... Essa classe de palavras tão importante para os estudos da Língua. Mas e quando perdemos o fio da meada? As coisas tendem a se complicar, não? Como é o caso da famosa transitividade verbal.
Nesse caso, receitamos ouvir um bom podcast. Aproveite enquanto a pia está cheia de louça para estudar um pouco com a gente ;)
Roteiro e edição: Thaís Silva
Colaboração: Larissa Peluco
Imagine a cena: você está escrevendo um texto e, no meio da oração, surge a necessidade de colocar a preposição 'de'. Ou seria 'da'? E agora? Há diferença entre eles?
Neste episódio, você descobrirá a resposta e, ainda, fará uma super revisão do tópico preposição. Junte-se a nós!
Roteiro e edição: Thaís Silva
Colaboração: Larissa Peluco
Para quem quer saber mais sobre os tipos de sujeito, o convite está feito! Nunca mais você se esquecerá deles...
Explicação ultrarrápida, para quem tem pressa em entender as coisas. Afinal, acreditamos que aprender não precisa ser penoso; ao contrário, pode ser divertido e ir direto ao ponto!
Roteiro e edição: Thaís Silva
Colaboração: Larissa Peluco
Referência bibliográfica
BECHARA, Evanildo. Gramática fácil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.