Inspirado na reflexão do episódio anterior, em homenagem aos 84 anos de Bob Dylan, hoje falo sobre algumas mutações que ele se permitiu fazer em suas canções ao longo dos milhares de shows que fez.Este atributo é polêmico para alguns, mas apaixonante para outros, como eu. Acho incrível a habilidade que Bob Dylan tem de olhar para suas canções de um jeito novo, diferente.Saiba mais: https://dylanesco.com/podcast-dylanesco-20-mutacoes-instantaneas-ao-vivo/Siga o Dylanesco no Instagram
Hoje Bob Dylan faz 84 anos, como tradição, eis meu devaneio sobre esse senhor que nos presenteia há tanto tempo com uma arte que nos faz refletir, viajar e buscar as loucas paixões de cada um.
Para ver o vídeo de Pepe, acesse aqui.
Aproveitando a chegada do filme "Um Completo Desconhecido" (A Complete Unknown) no streaming Disney Plus, trouxe alguns filmes com participação de Bob Dylan, seja na atuação, roteiro, direção, trilha sonora ou mera fonte de inspiração.E para quem se interessar no curso no MIS-SP que acontece em Maio de 2025: https://mis-sp.org.br/evento/um-completo-desconhecido-bob-dylan-o-folk-e-o-rock-dos-anos-60/Filmes mencionados:
Apesar do discurso contundente de Timothee Chalamete ao ganhar o prêmio de melhor ator no SAG Awards de 2025, Um Complete Conhecido não conseguiu abocanhar nenhum Oscar. Ainda assim, podemos considerar sucesso de público e crítica.
Neste episódio, falo um pouco mais sobre minhas impressões sobre o filme, dando detalhes e spoilers. Então se você ainda não viu o filme, aconselho o episódio anterior.
Como comentei, em Maio de 2025 darei um curso sobre Bob Dylan no MIS-SP. Serão quatro encontros presenciais. Para se inscrever, acesse: https://mis-sp.org.br/evento/um-completo-desconhecido-bob-dylan-o-folk-e-o-rock-dos-anos-60/
Saiba mais: https://dylanesco.com/podcast-dylanesco-17-um-completo-desconhecido-critica-com-spoiler/
Eis que chega o momento histórico de vermos Bob Dylan ser retratado por Hollywood. Neste episódio, faço minhas considerações iniciais sobre o filme para quem ainda não assistiu - ou seja, SEM SPOILER.
O filme chega ao Brasil do dia 27/02/2025 e com grande expectativa, impulsionado principalmente pelas oito indicações ao Oscar:
- Melhor Filme;
- Melhor Direção para James Mangold;
- Melhor Ator para Timotheè Chalamet como Bob Dylan;
- Melhor Atriz Coadjuvante para Monica Barbaro como Joan Baez;
- Melhor Ator Coadjuvante para Edward Norton como Pete Seeger;
- Melhor Roteiro Adaptado, baseado (levemente) no livro Dylan Goes Electric de Elijah Wald
- Melhor Som;
- Melhor Figurino.
Saiba mais: https://dylanesco.com/podcast-dylanesco-16-um-completo-desconhecido-resenha-sem-spoiler/
Chegou o primeiro episódio do segundo ano do Podcast Dylanesco. Quero agradecer a todos que ouviram essa primeira leva de episódios.
Nesta edição, falo sobre as canções de protesto que Bob Dylan compôs principalmente na primeira metade dos anos 60, ainda na sua fase mais próxima do movimento folk. São mencionados músicos influentes nesse tipo de canção, como Pete Seeger, Woody Guthrie e os Freedom Singers.
Para exemplificar, destaco duas músicas com abordagens únicas: "Only a Pawn In Their Game" e "The Lonesome Death Of Hattie Carroll".
Saiba mais em: Dylanesco.com
Chegamos ao 14º episódio do Podcast Dylanesco, último deste ano de estreia. Quero agradecer a todos que ouviram, comentaram e compartilharam. Feliz em saber que fui companhia sonora nesse papo sobre Bob Dylan. Neste episódio, trago uma lista e indicações de livros sobre Bob Dylan lançado no Brasil. Pedi ajuda para meus amigos jornalistas e dylaniscas: Márcio Grings (Podcast Quando O Som Bate no Peito), Marcelo Costa (site Scream & Yell) e Eduardo Bueno (Buenas Ideias). Acesse o Dylanesco para a lista dos livros: https://dylanesco.com/podcast-dylanesco-14-livros-sobre-bob-dylan-lancados-no-brasil/ E siga o Dylanesco no Instagram
Pedro Couto e Eduardo Bueno "Peninha" falam sobre a turnê de 1974 de Bob Dylan, sua primeira excursão após o acidente de moto de 1966.
No episódio, é contextualizado esse hiato, além de trazer reflexões sobre as razões e o resultado dessa volta heróica de Bob Dylan e The Band.
A escolha pelo tema se dá por conta do recém-lançado "The 1974 Live Recordings", box de 27 CDs contendo 431 faixas dos registros dos shows ocorridos entre janeiro e fevereiro deste ano.
- Acesse o Dylanesco para mais informações.
- E siga o Dylanesco no Instagram
Apesar de ser conhecido como o laureado poeta da música, Bob Dylan sabe bem cantar as histórias das canções - sejam dele ou de outros. Para além do aspecto técnico do canto, há um componente de interpretação na performance que faz de Dylan um cantor expressivo e autêntico.
Neste episódio, uso três exemplos para mostrar uma outra característica que se complementa a essas: as mutações que Dylan faz nos arranjos das músicas, trazendo frescor e novas perspectivas para um mesmo enredo.
Siga o Dylanesco no Instagram.
O assunto deste episódio é a chegada no Brasil do livro do Greil Marcus sobre Bob Dylan, lançado pela editora Zain. Em "Folk music – Uma biografia de Bob Dylan em sete canções", Greil Marcus nos leva a uma viagem densa e intrigante sobre o universo de algumas canções, unindo passado, presente e futuro em um belíssimo devaneio dividido em sete trajetos.
Neste segundo episódio sobre a fase cristã, falo sobre como ela evoluiu e concluiu. Em sermões em cima do palco a um distanciamento na igreja que o acolheu no início.
E siga o Dylanesco no Instagram: @dylanesco
Para ver vídeos e informações complementares, acesse: Dylanesco.com
Entre 1979 e 1981, Bob Dylan teve a chamada "fase cristã", com direito a exclusão total de suas músicas antigas nos shows, sermões no palco e uma visão apocalíptica sobre o mundo.
Conheça esse momento intrigante na vida e obra de Bob Dylan neste episódio do Podcast Dylanesco.
E siga o Dylanesco no Instagram: @dylanesco
"Do you, Mr. Jones?"
"Ballad of a Thin Man" é uma das canções mais famosas de Bob Dylan e entrega uma história estranha em um formato um tanto esquisito. Quem seria do tal Mr. Jones? O que acontecia na época em que a música foi escrita?
Já segue o Dylanesco no Instagram? Vai lá para comentar e saber dos novos episódios: @dylanesco.
Nascido em 24 de maio de 1941, Bob Dylan completa em 2024 83 anos de vida.
Neste episódio do Podcast Dylanesco, uma homenagem em forma de devaneio sobre as inúmeras décadas de ofício e devoção à música.
Parte das reflexões foram inspiradas no texto "Understanding Dylan", do Paul Williams e publicado em 1966 na revista Crawdaddy!.
Siga no Instagram: @dylanesco
Saiba mais: dylanesco.com
A partir da canção "Hurricane", tema do episódio anterior, Bob Dylan começou a trabalhar em um novo disco em uma direção musical e temática completamente diferente. Esse é Desire.
Siga: @Dylanesco
Acesse: www.dylanesco.com
Neste episódio, um pouco da história da canção e do homem que a inspirou. Rubin "Hurricane" Carter é uma pessoa que tem uma biografia tão intrigante que fez Bob Dylan compor uma canção, além de criar eventos beneficentes em solidariedade a sua causa.
Menção ao disco Desire, à turnê Rolling Thunder Revue e ao filme "Hurricane - O Furacão", estrelando Denzel Washington.
No terceiro episódio do Podcast Dylanesco, falo sobre a turnê mundial de 1966, que recentemente recebeu um disco de celebração da cantora Cat Power - que irá trazer o show desse álbum para o Brasil no C6 Fest de 2024, que acontece em maio no Paraque do Ibirapuera/São Paulo.
O Marcelo Costa, do Scream & Yell, deu também sua visão sobre a turnê de 66 e a versão de Cat Power.
Escrito, narrado e editado por Pedro Couto
Instagram: @dylanesco
Twitter: @dylanesco
Site: www.dylanesco.com
Email: dylanesco@dylanesco.com
Bob Dylan nunca está no mesmo lugar. Está sempre mudando sua arte, trazendo novos elementos a cada apresentação. Aqui, algumas versões da música que falei no primeiro episódio, “A Hard Rain’s A-Gonna Fall”, tocada ao longo das décadas.
Escrito, narrado e editado por Pedro Couto
Instagram: @dylanesco
Twitter: @dylanesco
Site: www.dylanesco.com
Email: dylanesco@dylanesco.com
Episódio-piloto sobre a canção “A Hard Rain’s A-Gonna Fall”, de 1963, e como Bob Dylan se influenciou por Rimbaud e uma canção anglo-escocesa do século XVII para trazer a descrição do medo e a discrição do terror em plena Guerra Fria.
Escrito, narrado e editado por Pedro Couto
Música de fundo: “A Hard Rain’s A-Gonna Fall”, por Pedro Couto
Instagram: @dylanesco
Twitter: @dylanesco
Site: www.dylanesco.com
Email: dylanesco@dylanesco.com