Neste episódio, Alexandre, Luísa e Tony, juntamente com o convidado Felipe Pecci (do canal La7ima), continuam e concluem a conversa sobre a vida e a obra de Antonio De Curtis, o Totò, um dos maiores ícones italianos da comédia, com vasta carreira no teatro e cerca de 100 filmes entre 1937 e 1967.
A conversa iniciou no episódio anterior (#23).
O episódio contém um trecho de entrevista com o escritor e crítico Alberto Anile, autor de 5 livros sobre Totò, entre os quais "Totò Proibito" e "Totalmente Totò". A entrevista completa pode ser vista no YouTube (no canal do Podcast Cinema Italiano).A inserção no episódio de trechos de músicas e de diálogos de filmes não tem fins lucrativos e foi feita puramente como referência e homenagem, respeitados os direitos autorais dos respectivos detentores.
Perguntas, comentários, interesse nos filmes de Totò: deixe mensagem no insta @podcastcinemaitaliano
Neste episódio, Alexandre, Luísa e Tony recebem o convidado Felipe Pecci (do canal La7ima) para começarem a conversar sobre a vida e a obra de Antonio de Curtis, o Totò, um dos maiores ícones italianos da comédia, com vasta carreira no teatro e cerca de 100 filmes entre 1937 e 1967.
A conversa continua no episódio seguinte (#24).
O episódio contém um trecho de entrevista com o escritor e crítico Alberto Anile, autor de 5 livros sobre Totò, entre os quais "Totò Proibito" e "Totalmente Totò".
A inserção no episódio de trechos de músicas e de diálogos de filmes não tem fins lucrativos e foi feita puramente como referência e homenagem, respeitados os direitos autorais dos respectivos detentores.
Perguntas, comentários, interesse nos filmes de Totò: deixe mensagem no insta @podcastcinemaitaliano
Neste episódio, trazemos a segunda edição do "Trinca Italiana", um modelo de episódio com 3 dicas de filmes.
Cada um dos três participantes (Alexandre Cataldo, Tony Vendramini e Luísa Lopes) escolheu um filme italiano que entende que merece uma maior atenção do cinéfilo.
As escolhas são:
* "Uma Vida Violenta" ("Una Vita Violenta", 1962, de Brunello Rondi e Paolo Heusch),
* "Semeando a Ilusão" ("Lo Scopone Scientifico", 1972, de Luigi Comencini) e
* "Lisa e o Diabo" ("Lisa e il Diavolo", 1973, de Mario Bava)
Neste episódio, Alexandre e Tony contam com a participação da convidada Fabiana Martins, professora e cinéfila, para conversar sobre vida e obra do diretor Valerio Zurlini.
Serão abordados todos os seus longas, mais detidamente seis deles:
Verão Violento (Estate Violenta, 1959)
A Moça com a Valise (La Ragazza con la Valigia, 1961)
Dois Destinos (Cronaca Familiare, 1962)
Mulheres no Front (Le Soldatesse, 1965)
A Primeira Noite de Tranquilidade (La Prima Notte di Quiete, 1972)
O Deserto dos Tártaros (Il Deserto dei Tartari, 1976)
O episódio traz ainda trechos da entrevista que fizemos com Federica Fioroni, escritora e pesquisadora italiana, autora de "Malinconia senza rimedio", biografia de Valerio Zurlini, publicada em 2024 pela Mimesis Edizioni.
A íntegra da entrevista pode ser acessada no YouTube (https://youtu.be/vzzhg-6y5ao).
Também no YouTube você acessa nosso vídeo-ensaio sobre a obra de Zurlini https://youtu.be/bwjzovm5-Wo).
Neste episódio, Alexandre, Tony e Luísa homenageiam dois ícones das telas: Marcello Mastroianni e Sophia Loren.
Participação de 15 convidados especiais, que falaram sobre eles e sobre alguns de seus filmes.
Mais que uma grande homenagem a dois dos mais famosos intérpretes de todos os tempos, o episódio é uma grande homenagem ao cinema.
Neste episódio, Alexandre Cataldo, Tony Vendramini e Luísa Lopes recebem o professor e jornalista Hugo Harris para conversar sobre um dos maiores filmes italianos de todos os tempos, "Cinema Paradiso" ("Nuovo Cinema Paradiso", 1988), de Giuseppe Tornatore.
(no episódio foi inserida fala do ator Salvatore Cascio, sobre o filme, extraída do documentário "Um Filme de Cinema", de Walter Carvalho, 2017)
O episódio conta, ainda, com diversos diálogos extraídos do filme, no original em italiano; bem como da trilha sonora, composta por Ennio e Andrea Morricone. A utilização de tais áudios tem fins ilustrativos, sem intenção de lucro.
Trailer do Podcast Cinema Italiano
Neste episódio, Alexandre, Tony e Luísa recebem o jornalista e crítico Rafael Amaral (do blog Palavras de Cinema), para conversarem sobre aquele que é um dos movimentos mais debatidos e mais influentes da história do cinema: o neorrealismo italiano.
Ao longo do episódio, são percorrido o antes, o durante e o depois do movimento, com destaque para oito filmes (dois escolhidos por cada um dos participantes): "Prisioneiros do Mar" ("Uomini sul Fondo", 1941, Francesco de Robertis), "Obsessão" ("Ossessione", 1943, Luchino Visconti), "Roma, Cidade Aberta" ("Roma, Città Aperta", 1945, Roberto Rossellini), "Angelina, a Deputada" ("L'Onorevole Angelina", 1947, Luigi Zampa), "Sob o Sol de Roma" ("Sotto il Sole di Roma", 1948, Renato Castellani), "Arroz Amargo" ("Riso Amaro", 1949, Giuseppe De Santis), "Stromboli" (idem, 1950, Roberto Rossellini) e "Umberto D" (idem, 1952, Vittorio De Sica).