O episódio 98 do Petrocast “ACT 2025: como estão as negociações e quais principais reivindicações” já pode ser ouvido!
Neste episódio, contamos a participação de Rafael Prado, presidente do Sindipetro-SJC falando tudo sobre como estão as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2025 e próximos passos.
Falamos sobre os Eixos da campanha reivindicatória; a luta pelo fim dos PEDs; Pontos prioritários na discussão do ACT; e negociação da PLR 2019.
Ouça já no Spotify, Amazon Music e também no nosso canal do YouTube. LINK NA BIO!📲🔊🎧
No episódio 97 do Petrocast, recebemos Rafael Prado, presidente do Sindipetro-SJC, para um bate-papo imperdível sobre os principais temas que impactam diretamente a categoria petroleira.
Entre os assuntos discutidos estão:
Reunificação da categoria petroleira e histórico da divisão;
Balanços das assembleias;
Filiação à FUP;
ACT 2025;
Fim dos equacionamento dos PEDs;
E muito mais!
Não perca essa conversa informativa e necessária!
Com uma trajetória marcada por passagens estratégicas na Petros, Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), e 25 anos de carreira, Gustavo Gazaneo assumiu, neste ano, a Diretoria de Investimentos da Petros. Ele já atuou como analista e gerente de investimentos da Petros em passagens anteriores.
Agora, à frente da área de investimentos da Petros, Gustavo encara o desafio de gerir bilhões em ativos e garantir a sustentabilidade dos planos da fundação - em especial, os que enfrentam déficits e exigem soluções estruturais.
Já está no ar o episódio 96 do Petrocast! 🎙️ 🎙️
Abordamos temas importantes para os participantes do Plano Petros, como a rentabilidade do Petros-2 e os PEDs.
Compartilhe com sua rede e ajude a levar informação de qualidade para os participantes da Petros.
Vem aí a segunda parte do episódio 95 do Petrocast: Saúde mental: por que o trabalho está adoecendo as pessoas?
A primeira parte trouxe um debate sobre a saúde mental no ambiente de trabalho — e a segunda parte vem com assuntos importantes, como: influência das alterações da NR-1 na vida do trabalhador; impactos da terceirização no bem-estar mental; e políticas de gestão.
Com Daniela Tavares, tecnologista da FundaCentro, e Cidiana Masini, vice-diretora do Sindipetro-SJC como convidadas.
Não perca esse papo para quem se preocupa e quer construir um trabalho digno e com condições que não impactem a saúde dos trabalhadores.
Não deixe de conferir também a primeira parte do episódio, disponível aqui nos Atalhos.
Com o título “Saúde mental: Por que o trabalho está adoecendo as pessoas?”, o Petrocast recebeu Daniela Tavares, tecnologista da Fundacentro desde 2005, e Cidiana Masini, vice-diretora do Sindipetro-SJC. Juntas, as convidadas refletiram sobre um tema urgente: os impactos da precarização nas condições de trabalho e suas consequências na saúde mental dos trabalhadores.
Apesar do cenário sombrio, há esperança, e ela passa pela mudança radical na forma como gerimos o trabalho. Cidiana e Daniela defendem uma gestão voltada ao cuidado, com empatia, escuta ativa e respeito à dignidade humana.
Em duas partes, o Petrocast do mês de junho traz Renata Belzunces, economista e técnica do DIEESE, e Adam Suzuki, diretor do Sindipetro-SJC, abordando temas, como a participação das federações petroleiras na construção do novo Plano Nacional de Transição Energética; o conceito de transição energética justa; a visão dos trabalhadores sobre a crise climática; e a exploração da Margem Equatorial.
O episódio também aborda o desafio de equilibrar o uso de fontes renováveis com a herança dos combustíveis fósseis na matriz energética brasileira. Embora seja urgente discutir o desuso desses combustíveis, é preciso reconhecer o papel que desempenharam na construção do país e entender como e se seria possível uma substituição por fontes limpas. Há um peso considerável também da agropecuária e do desmatamento como responsáveis pelas altas emissões de gases de efeito estufa no Brasil.
Confira também a segunda parte do episódio: https://open.spotify.com/episode/6F98fnhUEq884Yva8aTT1W?si=3ca121ebcdce4fec
Em duas partes, o Petrocast do mês de junho traz Renata Belzunces, economista e técnica do DIEESE, e Adam Suzuki, diretor do Sindipetro-SJC, abordando temas, como a participação das federações petroleiras na construção do novo Plano Nacional de Transição Energética; o conceito de transição energética justa; a visão dos trabalhadores sobre a crise climática; e a exploração da Margem Equatorial.
Em meio às discussões sobre desmatamento, mudanças climáticas e preservação dos biomas, um tema ganha cada vez mais relevância: a transição energética justa. Mais do que uma simples mudança de fontes de energia, essa transição propõe um novo modelo de desenvolvimento que respeite o meio ambiente, garanta direitos aos trabalhadores e inclua as comunidades mais afetadas pelas transformações no setor energético.
Fabiana Costa do Amaral, advogada e diretora do Centro Dandara de Promotoras Legais Populares, dá uma aula sobre a história da luta das mulheres no campo trabalhista e Michelle Ribeiro, diretora do Sindipetro-SJC, nos traz como o assédio está sendo tratado dentro da refinaria, principais desafios e avanços.
Um papo para entender a origem do 8 de março, uma linha histórica sobre direitos trabalhistas e civis para as mulheres e o entendimento atual de assédio moral e assédio sexual. O tema é uma das principais lutas do Sindipetro-SJC, que possui ferramentas para ouvir e apoiar cada vez mais as mulheres que estão nas refinarias. Confira!
Desde janeiro, os petroleiros e petroleiras do setor administrativo da Petrobrás têm se mobilizado contra o retrocesso anunciado pela empresa que quer alterar as atuais regras do teletrabalho.
Atos se espalharam por todo o país e mostraram pra empresa que qualquer mudança unilateral não será facilmente engolida pela categoria. O lemaé “Nenhum passo atrás!”
Pra falar mais sobre isso, o Petrocast recebe dois convidados: Natália Russo, que é vice-presidente da CIPA, e Rômulo Mendes, da comissão de base, ambos do Edisen (RJ), que reúne o maior número de trabalhadores do setor administrativo e, por isso, foi palco das maiores manifestações contra o fim do teletrabalho.
Os dois contam um pouco sobre os bastidores da mobilização e convocam a categoria para a greve de 24h anunciada para o dia 26.
Confira!
Para apresentar um pouco mais do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) aos nossos ouvintes, o Petrocast conversou com Altamir Bastos, coordenador do MST no Estado de São Paulo.
Ele falou sobre a situação do movimento na região e sobre os desafios que os assentados enfrentam mesmo após a regularização do assentamento.
Confira!
Nesse episódio conversamos com o presidente do Sindipetro-SJC, Rafael Prado, que também é suplente do Conselho Deliberativo da Petros, para saber em que pé estão as negociações e discussões sobre o fim dos equacionamentos da Petros. Essa reivindicação tão cara para a categoria mas que, infelizmente, até agora não aconteceu.
Confira!
Neste episódio vamos responder a uma pergunta que sempre vem à tona nas redes sociais, a cada mês de novembro: Por que é que precisamos de um Dia da Consciência Negra?
Pela primeira vez, a data aparece no calendário como feriado nacional. Uma vitória que atende a uma antiga reivindicação do movimento negro, sindicatos e centrais sindicais.
Para explicar tudo isso, o Petrocast recebe o petroleiro Pedro Augusto, que é técnico de operação da Petrobrás na Refinaria de Capuava, em Mauá, diretor do Sindipetro Unificado de SP e diretor da FUP (Federação Única dos Petroleiros ), além de militante da Resistência/PSOL e atuante no movimento negro e sindical desde 2007.
Confira!
Nesse episódio falamos sobre uma iniciativa inédita da Petrobrás que, recentemente, promoveu um curso para lideranças da força de trabalho com o tema “Homens Aliados”, ministrado pelo Instituto Papo de Homem.
O curso destacou os riscos da masculinidade tóxica e abordou temas como o enfrentamento ao assédio, antirracismo, homofobia, meritocracia e capacitismo, dentre outros.
Para contar para gente um pouco mais sobre o conteúdo desse curso e seus objetivos, recebemos o Guilherme Valadares, que é fundador e diretor de pesquisa do Instituto Papo de Homem que, há 16 anos, atua na formação e transformação de masculinidades. Ele também é membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres, e esteve à frente da condução do curso na Petrobrás.
Neste episódio, o Petrocast recebeu o presidente da Petros, Henrique Jäger para uma conversa.
Entre os assuntos abordados, Jäger falou sobre os desafios encontrados neste mandato, rentabilidade e estratégias de investimentos das carteiras dos planos e Petros 2.
Também respondeu sobre o que os participantes e assistidos podem esperar do futuro da Petros.
Confira!
Faltando poucos dias para as eleições municipais, o Petrocast conversou com o historiador, cientista político e professor de atualidades, Fernando Alves, sobre o cenário político nas cidades brasileiras e, sobretudo, nas cidades do Vale do Paraíba.
Confira!
Neste episódio destacamos as últimas movimentações da luta pelo fim dos equacionamentos da Petros, que continua. Agora, com a formação de uma comissão quadripartite, formada pela Petrobrás, as entidades e os órgãos que fiscalizam e regulam o setor de Previdência Complementar. Essa comissão já iniciou os trabalhos.
Para dar mais detalhes sobre o assunto e explicar o que já avançou nessa conversa, o Petrocast recebeu o presidente do Sindipetro de São José dos Campos, Rafael Prado, que também é suplente no Conselho Deliberativo da Petros e participou do GT que discutiu o assunto.
Também participa deste bate papo o economista do IBEPS, Eric Gil Dantas, que tem feito um acompanhamento dos investimentos da Petros e conta um pouco sobre a saúde financeira da Fundação.
Neste episódio falamos sobre o PL 1904/24, que está em tramitação no Congresso, que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples, inclusive em casos de gravidez resultante de estupro.
Isso significa que, caso seja aprovado, a pena para uma mulher que faça um aborto após 22 semanas (mesmo que seja uma vítima de estupro), pode chegar a 20 anos _o dobro da pena prevista no Código Penal para estupradores.
Um absurdo sem tamanho!
Para explicar melhor o assunto recebemos no Petrocast a Tatianny Araújo, que é mãe do Pedro, assistente social e mestranda da UERJ, onde pesquisa direitos sexuais e justiça reprodutiva na América Latina e Caribe.
Ela é militante feminista desde a década de 90, ativista da Rede de Assistentes Sociais Pelo Direito de Decidir, da Resistência Feminista, da Rede de pesquisadoras e pesquisadores sobre aborto e pelo direito de decidir do Brasil e compõe a Frente Nacional e Estadual contra a criminalização das mulheres e pela legalização do aborto.
Confira!
Junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+, uma data de resistência pelo direito e a liberdade de amar, de ser e existir.
Um mês muito necessário já que, em pleno 2024, ainda é grande o preconceito e é alto o índice de violência contra pessoas da comunidade LGBTQIA+.
Pra abrir a nossa mente e entendermos um pouco mais desse universo o Petrocast chamou para um bate-papo três convidados muito especiais.
O primeiro é um petroleiro do Rio de Janeiro, Charles Vieira, que é gay, escritor e mestre em Direitos Humanos. Ele escreveu o livro “Até onde eles vão? Os direitos LGBT sob ameaça” e fará um lançamento do livro em São José, na próxima sexta-feira, dia 14.
Também recebemos Bruniely Lemos, uma mulher trans, aqui de São José dos Campos, fundadora da Associação Transbordamos, Embaixadora Trans do Instituto Avon, ativista e militante pelos direitos humanos.
Para completar, recebemos ainda uma representante da ONG Mães pela Diversidade, que reúne mães e pais de crianças, adolescentes e adultos LGBTQIA+.
Mirian Barbosa De Biasi é formada em Relações Públicas e Direito e auditora Fiscal da Receita Federal aposentada., mãe de uma mulher trans de 29 anos e membro do Mães pela Diversidade desde 2018, onde atua na equipe de coordenação do Vale do Paraíba.
Para completar, a diretora do Sindipetro-SJC, Michelle Ribeiro, que também integra a comunidade LGBT, ajuda a comandar esse bate papo.
Confira!
Neste episódio falamos um pouco sobre uma conquista muito importante da categoria que é a volta da relação de custeio 70x30 da AMS, que já é realidade!
Com certeza, um dos pleitos mais aguardados pelos trabalhadores e, principalmente, pelas petroleiras e petroleiros aposentados e pensionistas.
Para falar sobre o assunto, recebemos o presidente do Sindipetro-SJC, Rafael Prado, que esclareceu aos ouvintes quando a mudança virá nos contracheques, se a redução nos valores das tabelas será retroativa e como ficou a cobrança da 13ª contribuição do grande risco, entre outros pontos.
Confira!
Neste episódio falamos sobre a emergência climática que ficou em evidência após a grande tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul.
Situação que trouxe à tona os riscos do aquecimento global para o planeta e impõe grandes desafios para os governos, já que climatologistas afirmam que episódios como esse passarão a ser o "novo normal". E agora?
Para falar sobre isso recebemos Renata Belzunces, do Dieese, que é doutora em Ciências, mestre em Desenvolvimento Econômico e tem se debruçado em pesquisas, nos últimos anos, sobre os dilemas e limites da ação sindical para a questão ambiental. Confira!