O que o Fetichismo tem a ver com Design?
Bom, que tal a exploração dos sentidos e sensações humanas em busca da satisfação de desejos? Ou proposição de um pensamento questionador sobre o status quo? Ou ainda o desenho de uma experiência única para facilitar o acesso e o ingresso a um "novo mundo"?
É sobre isso que vamos falar neste papo, onde Rafa e Nara trarão suas histórias, perspectivas e atuações como Fetichistas, a importância do fetiche para a sociedade e como contracultura, e como utilizam o design para criar um serviço de experiências fetichistas para o público leigo ou iniciante.
Vem que o papo tá muito bom e muito esclarecedor!
___________ CAGA & TACA
Eventos e Bares
Pessoas e Conteúdos
Podcast
Narudo Podcast - Porque temos fetiches sexuais
The Opus - London Calling: Clash of the Cultures
Livros
Documentários
Under The Influence: Now York Hardcore
Joe Strummer - Planet Rock Documentary Profile
Música
APRESENTADORES
Rafael Berloffa, Victor Vida e Ricardo Schirmer, com perguntas especiais, da Primata Criativo.
CONVIDADOS ESPECIAIS
Fetichista e Designer de Produtos, espaços e experiências. Ele foi um dos sócios fundadores da Primata Criativo, trabalhou em consultorias em branding como Ana Couto e Interbrand e Foi Designer de Retail Experience no Itaú Unibanco. O propósito do Rafa, como ele diz, é inspirar a relação de pessoas, espaços e objetos, o que agora explora no seu mais puro conceito.
Nara sempre foi apaixonada por cavalos cursou veterinária enquanto trabalhava como instrutora de hipismo e era atleta hípica de salto, foi nessa época que ela conheceu o fetiche, no começo como praticante, mas desde 2018 ela estuda muito sobre o assunto, e começa a trabalhar com sessões e criação de conteúdo e começa a se engajar mais na comunidade fetichista. Junto ao Rafa, fundou a Kinkbox Producer, empresa focada na produção de conteúdo, eventos, produtos e experiencias que buscam popularizar, desmistificar e dar motivo de orgulho para as pessoas fetichistas.
INFORMAÇÕES
Esse episódio é uma realização Primata Criativo e foi gravado em 09 de Novembro de 2023.
O Design e a nossa sociedade estão passando por um ponto de inflexão em diversos pontos: da educação ao trabalho, até questões de clima.
Nesse Papo tivemos a honra de receber a Professora Dra. Cláudia Facca, que além dos mais de 30 anos dedicados à Educação no Design, também é Pesquisadora e possui diversas contribuições literárias e científicas sobre a nossa disciplina.
Aliás, o que é uma disciplina?
Vem descobrir nesse papo!
CAGA & TACA
Livros:
Vídeos:
Artigos e Reports:
CONVIADA ESPECIAIL
Cláudia Faca Designer, educadora e pesquisadora em design. Mestre e Doutora em Design com período “sanduíche” em Portugal. É professora titular nos cursos de Design e Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, onde faz também a gestão estratégica do 1961 Design Studio e do Fab Lab Mauá (pelo Centro de Pesquisas). Tem mais de 30 anos de experiência docente e profissional na área de Design, tendo publicado dois livros e diversos artigos científicos.
APRESENTADORES
Rafael Berloffa, Ricardo Schirmer, Daniel Berloffa e Victor Vida, da Primata Criativo.
Esse episódio é uma realização Primata Criativo e foi gravado em 9 de novembro de 2023.
Não é tão fácil definir o que faz um Designer. Mas podemos explorar o que existe em comum entre eles.
Nessa conversa vamos falar sobre a experimentação do Design como ofício, o papel do Designer como tradutor, facilitador, explorador e resolvedor de problemas para todas as áreas que abrangem a vida humana.
Bora experimentar mais um pouco do Design nesse Papo!
CAGA & TACA
LIVROS
SÉRIES
PODCASTS
REFERÊNCIAS
JOGOS
APRESENTADORES
Rafael Berloffa, Ricardo Schirmer e Victor Vida, da Primata Criativo.
CONVIDADO ESPECIAL
Designer de produtos espaços e experiencias de varejo, iniciou o contato com o design de produto ainda na faculdade com um convite para compor o primeiro time da Farné Design, e logo após foi um dos sócios da Primata Criativo - que inclusive ajudou a pintar o teto de CMYK. Logo após se afastar da Primata, comeceo a trabalhar em consultorias de branding como Ana Couto e Interbrand onde pôde atuar conectando marcas com suas experiências físicas, sejam com espaços ou objetos dos mais variados tipos, trabalhando com grandes marcas como Latam, Localiza, Sicredi, P&G, Votorantim, Tegra, Natura, Amil, Dr Consulta, e muitas outras. Depois compôs o time de Retail Experience do Itaú Unibanco aonde foi um dos responsáveis pelo novo projeto de fachadas dos segmentos de Varejo e Personnalite, frentes de mobiliário, acompanhamento técnico e fabril, além de compor os times de experiências de jornadas presenciais desses segmentos. O seu propósito, como ele mesmo diz é inspirar a relação de pessoas espaços e objetos.
INFORMAÇÕES
Esse episódio é uma realização Primata Criativo e foi gravado em 09 de Novembro de 2023.
Bora sair da bolha do Design e escutar um pouco sobre como times de Ciências de Dados têm desenhado e executado experimentos que podem trazer descobertas únicas - e às vezes inusitadas.
Nessa conversa vamos traçar paralelos encontrando semelhanças e diferenças entre as abordagens de experimentação de Dados e de Design.
Vem ouvir esse Papo que ele tem alta probabilidade de ser bom 🤓
CAGA & TACA
Livros:
Filme:
Youtube:
Podcast:
Rafael Berloffa e Victor Vida, designers cofundadores da Primata Criativo.
CONVIADOS ESPECIAIS
Advogada por formação, trilhou uma trajetória dinâmica destacando-se em pequenas e médias empresas em crescimento. Sua imersão em diversas frentes ampliou sua visão, capacitando-a a criar conexões entre pessoas, times e áreas liderando projetos estratégicos nas empresas. Adaptando-se a ambientes em constante transformação, Fernanda se destaca na interseção entre o técnico e o subjetivo, sendo capaz de traduzir a complexidade dos dados para impulsionar decisões de negócio. Hoje, atua como Data PM do time de Ciência de Dados da Conta Azul e é co-fundadora da Devinte.
Economista de formação e Cientista de Dados por atuação.Traz uma sólida experiência em setores diversos, incluindo bancos, consultorias e empresas de tecnologia. Atuou em países como EUA e Angola em projetos específicos. Já liderou negócios próprios e gosta de conectar diferentes áreas do conhecimento para solução de problemas. Hoje atua como Cientista de dados na Conta Azul e Co-fondador da escola Devinte.
Com 14 anos de experiência profissional, 8 dos quais focados em dados e cargos de liderança, trabalhou em várias indústrias, desde corporações multinacionais até startups. Paralelamente à sua carreira, também empreendeu em negócios próprios, demonstrando um conjunto de habilidades que combina perspicácia empresarial com expertise técnica, permitindo-lhe navegar com facilidade em ambientes diversos. Hoje, além de ser co-fundador da Devinte, também atua como Head de Ciência de Dados na Conta Azul.
INFORMAÇÕES
Esse episódio é uma realização Primata Criativo e foi gravado em 11 de outubro de 2023.
Olha aí: chegou a segunda temporada do Papo Primata! 🐒
Tivemos o privilégio de receber o professor Anderson Penha em uma conversa sobre experimentação, inovação e design no contexto brasileiro.
Como a falta de emancipação cultural inibe criações originais, suprime a liberdade propositiva e gera cada vez mais resultados pasteurizados? Essas são só algumas gotas no oceano de conteúdos que abordamos.
Bora lá?
APRESENTADORES
Rafael Berloffa, Ricardo Schirmer, Daniel Berloffa e Victor Vida, da Primata Criativo.
CONVIDADO ESPECIAL
Anderson é forjado na cultura do cordel, pai da Nina e do Cadu, e sócio e designer da Symnetics. Graduado em Tecnologia Mecatrônica pelo SENAI-SP, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FIA-USP, e MBA em Administração de Projetos também pela FIA-USP.Ele é professor de Design Experimental na pós-graduação do IED (Istituto Europeo di Design), professor de Inovação na Sustentare Escola de Negócios, e professor da L’Ecole de Design de Nantes Atlantique, na França. Também é coautor dos livros "As 10 Faces da Estratégia" e "Design Estratégico — Diretrizes Criativas para um mundo em Transformação", da editora Altabooks.Também é membro do conselho editorial e colunista da revista ABC Design e cocriador do Pitch Fights — batalha entre criativos. E por fim, é fundador do CONTRAFLUXO, que é "um delírio coletivo que suporta projetos experimentais na região do ABC paulista, com intuito de ajudá-la em sua transformação."
CAGA & TACA
LIVROS
REFERÊNCIAS
YOUTUBE
PODCASTS
LUGARES
PLAYLIST
JOGOS
INFORMAÇÕES
Esse episódio é uma realização Primata Criativo e foi gravado em 21 de setembro de 2023.
Não demorou muito: já acendemos a fogueira para a segunda temporada do Papo Primata 🐒🔥
A primeira temporada abordou bastante a própria Primata e o universo do Design Innovation, e agora vai ser diferente.
Convidamos pessoas excepcionais, que são referências em áreas próximas e distantes das que estamos acostumados a atuar, para compartilharem seus saberes, aprendizagens e perspectivas de forma muito mais livre, em uma verdadeira roda de conversa, onde nos colocamos mais no lugar de ouvintes.
O primeiro episódio vai sair na próxima semana, e só daremos um spoiler: o Anderson protagonizou um verdadeiro mind blow! 😂
Fica ligado porque tem muita coisa boa vindo! 😉
Nesse fechamento da primeira temporada do Papo Primata, rompemos a ilusão da neutralidade dos designers para mostrar como o design tem falhado na sua função de melhorar a vida das pessoas, ao ignorar ou desvirtuar seu papel social na criação de ações e produtos mais democráticos e acessíveis. O PAPEL SOCIAL DO DESIGNER
“Nessa de ser centrado em usuários, muitas vezes o design não está sendo centrado nas pessoas e na humanidade.”
O design no Brasil ainda é visto como algo elitizado ou meramente estético. Essa cultura é reforçada por muitos designers que se limitam a ver apenas produtos, clientes e níveis de conversão, e deixam de lado o fato de que todo design também é uma manifestação política que impacta a vida das pessoas e a sociedade, seja de modo prático e evidente ou de modo abstrato e simbólico.
DESIGN NO PODER PÚBLICO
“A essência do design é transformar a realidade, mas em termos potenciais ninguém possui poder transformador como o Estado.”
A pandemia do coronavírus mostrou como algumas tecnologias e princípios de design e de User Experience (UX) podem literalmente salvar milhões de vidas. Mesmo com avanços recentes e diversos movimentos em andamento, o Poder Público brasileiro ainda está distante de aproveitar todo o potencial do design, especialmente em termos de agilidade, planejamento e empoderamento social. CAGA & TACA
APRESENTADORES
Rafael Berloffa, Ricardo Schirmer e Victor Vida, designers cofundadores da Primata Criativo.
CONVIADO ESPECIAL
Bacharel em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC, possui experiências com assessoria parlamentar, conselhos de direitos e gerência no Poder Público e na iniciativa privada. Entusiasta da Linguagem Simples, atualmente trabalha como Designer de conteúdo na Primata Criativo.
INFORMAÇÕES
Esse episódio é uma realização Primata Criativo e foi gravado em 30 de março de 2023, em Live transmitida pelo YouTube e pelo LinkedIn.
E se pudéssemos hackear a inovação? Nesse Papo Primata, mostramos como a mescla de processos enxutos com design participativo pode gerar resultados parrudos mesmo para quem não possui muitos recursos disponíveis — especialmente tempo e dinheiro.
DISCLAIMER
Preferimos focar nas inovações que são promovidas através de processos de design, e por isso não imergimos nas inovações geradas por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), revoluções tecnológicas e pesquisas podem durar meses ou anos, principalmente porque muitas startups, pequenas e médias empresas não têm acesso a esses níveis de investimentos.
POR QUE O DESIGN ENXUTO É A INOVAÇÃO RAIZ
“Os dados e as pesquisas não vão tomar decisões por ninguém, e as pessoas precisam de iniciativa para fazer a inovação, que é algo propositivo.”
Para desenvolver um projeto inovador ou implementar uma cultura de inovação dentro da empresa, nem sempre é preciso investir rios de dinheiro, meses de trabalho com pesquisas ou importar “fórmulas mágicas”. Partindo do Design Centrado em Humanos, é possível aproveitar os conhecimentos da equipe para evocar o lado criativo de todos nós, Primatas, e criar ciclos de prototipagens mais dinâmicos e inteligentes, que minimizam riscos e geram respostas de forma muito mais rápida e eficiente.
CAGA & TACA
• [YouTube] 6 PASSOS para a INOVAÇÃO ABERTA com RESULTADOS, da Primata Criativo
• [Miro] Link para o Blueprint 6 PASSOS para a INOVAÇÃO ABERTA com RESULTADOS.
• [Livro] Universal Methods of Design, de Bella Martin e Bruce Hanington.
• [Livro] Lean UX, de Jeff Gothelf.
• [Livro] A Startup Enxuta, de Eric Ries.
• [Livro] Open Innovation: The New Imperative for Creating And Profiting from Technology, de Henry Chesbrough.
• [Livro] Open Innovation Results: Going Beyond the Hype and Getting Down to Business, de Henry Chesbrough.
• [Livro] The Open Innovation Revolution: Essentials, Roadblocks, and Leadership Skills, de Stefan Lindegaard.
• [YouTube] Design Like a Scientist, de Navin Iyengar.
• [YouTube] XIAOMI é o futuro, do Átila Iamarino.
• [YouTube] Como a KOKAK criou sua própria falência, do Átila Iamarino.
• [YouTube] Why MVP is the Antithesis of Good UX, do NNgroup.
• [YouTube] The paradox of choice | Barry Schwartz
• [Referência] John Maeda (LinkedIn).
APRESENTADORES
Rafael Berloffa, Ricardo Schirmer e Victor Vida, designers cofundadores da Primata Criativo.
INFORMAÇÕES
Esse episódio é uma realização Primata Criativo e Estúdio Santeria, e foi gravado em 30 de março de 2023, em Live transmitida pelo YouTube e pelo LinkedIn.
Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas trilhas? E suas correlações? Nesse Papo Primata, imergimos muito além das respostas que parecem teste vocacional, e conversamos sobre transformações que estão acontecendo hoje, habilidades indispensáveis para qualquer caminho profissional, e como nos especializamos em metodologias para atender projetos extremamente diversos.
DISCLAIMER: MULTI-TASKING NÃO EXISTE
Muitas pessoas associam o perfil generalista com o multi-tasking, mas diversos estudos científicos já mostraram que o próprio conceito de multi-tasking não existe, por conta das limitações do cérebro humano em termos de concentração e processamento de informações.
DIVERGÊNCIAS E CONVERGÊNCIAS
“Alguém mais generalista do que você ainda pode te ver como um especialista.”
A maturação de mercados e empresas cria camadas de especialização cada vez mais profundas, e por isso especializações e generalismos podem ser relativos, e muitas vezes caminham juntos. Isso não impede que essas duas trilhas possuam particularidades bem definidas, assim como vantagens e desvantagens específicas.
CAGA & TACA
• [Livro] Range: Why Generalists Triumph in a Specialized World, de David Epstein.
• [Livro] Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson.
• [Livro] Isto é Design Thinking de Serviços, de Marc Stickdorn e Jakob Schneider.
• [Livro] As Ciências do Artificial, de Herbert A. Simon.
• [YouTube] Explaining the Circular Economy and How Society Can Re-think Progress | Animated Video Essay
• [YouTube] Generalists vs Specialists | Ecology & Environment | Biology | FuseSchool
• [YouTube] The Mother of All Demos, presented by Douglas Engelbart (1968)
• [Podcast] IDEO U – Generalist vs Specialist: Choosing a Path for Career Success
• [Podcast] Naruhodo – Os seres humanos podem ser multitarefas?
• [Geral] Conteúdos sobre Design de Serviços.
APRESENTADORES
Rafael Berloffa, Ricardo Schirmer e Victor Vida, designers cofundadores da Primata Criativo.
CONVIDADO ESPECIAL
Designer estrategista e de negócios, Bacharel em Design Industrial e Design Digital, com mais de 13 anos de experiência simplificando a inovação para empresas. Especialista em UX & CX, branding e disseminador da inovação aberta.
INFORMAÇÕES
Esse episódio é uma realização Primata Criativo e Estúdio Santeria, e foi gravado em 22 de março de 2023 em live transmitida pelo YouTube e pelo LinkedIn.
Festa na caverna! Nesse Papo Primata gravado no dia do nosso aniversário de 10 anos, conversamos sobre a nossa jornada, ano a ano, durante essa primeira década.
Com nostalgia mas sem romantizações, relembramos os perrengues para criar e estruturar uma empresa do zero, calcular custos de projetos, utilizar o Excel da maneira correta, avaliar o valor do nosso trabalho e muitas outras coisas, mencionando também alguns cases e pessoas maravilhosas que tornaram tudo isso possível.
Sonhamos, quebramos, tivemos algumas mudanças de caverna, enfrentamos uma pandemia assustadora e nos recriamos muitas vezes ao longo de mais de 400 projetos até a nossa consolidação como metodologistas, em uma constante evolução e lapidação da nossa forma de enxergar e de fazer design.
APRESENTADORES
Rafael Berloffa, Ricardo Schirmer e Victor Vida, designers cofundadores da Primata Criativo.
INFORMAÇÕES
Esse episódio é uma realização Primata Criativo e Estúdio Santeria, e foi gravado em 14 de março de 2023 em live transmitida pelo YouTube e pelo LinkedIn.
Sete designers, muitos sonhos e uma urgência: definir o nome da empresa. Convidamos dois cofundadores da Primata Criativo para uma conversa descontraída sobre as imersões e os desafios que vivenciamos há mais de 10 anos, assim como as técnicas utilizadas e as aprendizagens adquiridas no processo de “auto-branding” que não só originou o nosso nome, mas também conciliou nossos princípios, valores e ideologias como Designers e seres humanos.
DINÂMICA DE NAMING
"Vamos criar uma dinâmica em que todo mundo participe, e sem precisar do momento ‘Eureka’."
Antes de imaginar que nos tornaríamos metodologistas, diante da urgência, nós criamos e aplicamos técnicas de Design para resolver nossos próprios problemas, em um processo participativo e horizontal que pode ser visto como uma espécie de embrião de ferramentas que utilizamos até hoje.
MUITO ALÉM DO NOME
“O Design brasileiro também tem valor e a nossa cultura vai ser expressa em tudo o que a gente fizer.”
Comprovando a eficiência das técnicas de Design, a definição do nome "encaixou como uma peça de Tetris”, e a partir dela iniciamos os trabalhos de identidade e branding que representavam e evidenciavam as nossas visões sobre o mundo — e o Design —, como por exemplo a sinergia entre passado, presente e futuro, a criatividade inerente a todas as pessoas, a ideia de evolução constante, e o valor da essência brasileira para resolver problemas de modo rápido e inovador.
CAGA & TACA
• [Site] Site da Primata Criativo
• [LinkedIn] LinkedIn da Primata Criativo
APRESENTADORES
Rafael Berloffa, Ricardo Schirmer e Victor Vida, designers cofundadores da Primata Criativo.
CONVIDADOS ESPECIAIS
Alan Yuske - Designer e cofundador da Primata Criativo.
Designer, デザイナー, atualmente coleta experiências na terra do sol nascente, phd na ciência da vida e curioso nato, formado em desenho industrial e atua no mercado de mobilidade. Disseminador de trocadilhos e piadas controversas. Aprecia a simplicidade de uma boa refeição e internet rápida.
Rafael Messaggi - Designer e cofundador da Primata Criativo.
Designer de produtos e serviços por formação, e um agregador de ideias por vocação. Há mais de 13 anos buscando inspirar a relação entre pessoas, objetos e espaços.
INFORMAÇÕES
Esse episódio é uma realização Primata Criativo e Estúdio Santeria, e foi gravado em 09 de março de 2023, em Live transmitida pelo YouTube e pelo LinkedIn.
Como atender projetos com características e objetivos tão diferentes, e ainda mais com prazos apertados? Nesse Papo Primata, abrimos nossa caixa de ferramentas metodológicas, compartilhando desafios e aprendizagens que vivenciamos ao longo desses 10 anos até a construção do nosso Pique Primata.
PRIMEIRAS DIFICULDADES
"A maioria dos métodos vem de lugares como Reino Unido, Califórnia, Alemanha... e no Brasil as realidades são muito diferentes.” Embasadas em cases de sucesso internacionais, de tempos em tempos surgem receitas prontas para a inovação e a resolução de problemas, que são utilizadas fielmente em contextos e realidades muito diferentes. Não à toa, suas aplicações acabam sendo limitadas ou até mesmo frustrantes.
ORIGEM DO PIQUE PRIMATA
“A ideia de modular (métodos, técnicas, ferramentas etc.) começa a facilitar como a gente vai se adequar ao que o cliente precisa e consegue fazer.”
Muitos acreditam que os Designers devem resolver os problemas sozinhos, inclusive eles mesmos. Além de penosa e com altos riscos e custos, essa lógica acaba ignorando muitos conhecimentos e particularidades culturais que não estão nos livros ou na internet, e que são extremamente importantes em qualquer projeto. Muito mais guias do que heróis, nós trazemos a equipe do projeto para o processo criativo, despertando a essência criativa que existe em todos nós, Primatas, e gerando entendimentos e sentimentos profundos de coautoria.
DINÂMICAS E BENEFÍCIOS
“Diferente daquele Design Thinking que só tem as fotos na parede e ninguém consegue ler nada, ou que virou um monte de cartolina enrolada em um canto, as pessoas voltam ao Miro ao longo de anos para consultar.”
Não existe fórmula mágica: existem métodos, e a versatilidade é fundamental. Transformamos a nossa forma de fazer Design a partir da construção e reconstrução de aproximadamente 50 canvas que são adaptados e integrados de maneira única para cada projeto, e que promovem validações e protótipos de alta qualidade mesmo na corrida contra o relógio. Ao término do projeto, todos os processos e tomadas de decisão ficam à disposição, criando uma base de conhecimentos muito valiosa e de fácil acesso.
CAGA & TACA
• [Livro] Metadesign: Ferramentas Estratégicas e Ética para a Complexidade, de Caio Adorno Vassão.
• [Livro] Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo, de Paulo Caroli.
• [Livro] Business Model Generation, de Alexander Osterwalder, Yves Pigneur e mais de 400 pessoas.
• [YouTube] Canal da NNgroup.
• [Site] Miroverso.
• [Site] Laws of UX.
• [Site] Design Kit
• [Site] Circular Design Guide
• [Site] Design Sprint Kit with Google
• [Geral] Livros sobre Design de Serviços.
APRESENTADORES Rafael Berloffa, Ricardo Schirmer e Victor Vida, designers cofundadores da Primata Criativo.
INFORMAÇÕES
Esse episódio é uma realização Primata Criativo e Estúdio Santeria, e foi gravado em 02 de março de 2023, em Live transmitida pelo YouTube e pelo LinkedIn.
Todo produto ou interface realiza uma conexão simbólica da marca com as pessoas, que poderá ser irrelevante ou extremamente profunda. Nesse Papo Primata, conversamos sobre as dimensões transversais do branding, e como elas podem ser um direcionamento estratégico para gerar valor simbólico e conexões marcantes.
O VALOR DO BRANDING
“É por isso que muitas marcas grandes não existem mais, ou a gente não ouve falar delas, porque elas não estão mais na mente das pessoas...”
O valor simbólico de algumas empresas ultrapassa a metade do seu valor de mercado, e não está associado aos produtos, às tecnologias, patentes, caixa, estoque etc. Ele reflete não só como as pessoas veem a marca, mas tudo o que ela pode ser no futuro, o que significa tanto uma “adoração” ao que existe hoje quanto uma “fé” no que virá, o que só é possível quando se tem uma identidade e um poder de cativação muito fortes.
MARCAS E MITOS
“Como investigadores e pessoas que propõem o futuro, nós temos que ter curiosidade para entender as relações familiares através da cultura.”
Para além dos 12 arquétipos amplamente propagados, existem incontáveis arquétipos, mitologias e aspectos culturais que fazem parte da vida das pessoas em todos os lugares do mundo. Esses elementos subjetivos podem tanto criar identidades e interações únicas, como também arruinar qualquer produto.
COMO FAZEMOS
“Quando você tem essa 'Persona da marca’ bem estruturada, você tem um norte que vai te ajudar a tomar decisões melhores e mais rápido, e que vai criar conexões de forma mais fácil e consistente.”
Algumas ferramentas e elementos-chave de branding ajudam a entender o posicionamento de qualquer projeto, o que permite a construção de experiências memoráveis e a exploração de novos modelos de negócio, com uma singularidade que vai permear todos os pontos de contato da marca — não só com clientes — inclusive em situações adversas ou inovadoras.
CAGA & TACA
• [YouTube] Victor Vida / EBAC - Design e Branding aplicado ao produto.
• [Primata] Miro com as nossas ferramentas de Branding.
• [Livro] No Logo, de Naomi Klein.
• [Livro] On Branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas, de David Aaker.
• [Livro] Políticas do Design - Um Guia (Não Tão) Global de Comunicação Visual, de Ruben Pater.
• [Livro] O Poder dos Momentos, de Chip Heat e Dan Heath.
• [Livro] Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo, de C. G. Jung.
• [Livro] O Homem e Seus Símbolos, de C. G. Jung.
• [Podcast] Naruhodo – Por que preferimos certas marcas a outras?
• [YouTube] Átila Iamarino – Como as marcas te enganam.
• [YouTube] Nerdologia – Por que você gosta do que você gosta.
• [YouTube] Átila Iamarino – Por que o IPHONE é tão caro?
• [YouTube] Átila Iamarino – Como o Facebook manipula os seus sentimentos.
• [YouTube] Átila Iamarino – Como a KODAK criou sua própria falência
• [YouTube] Átila Iamarino – Por que a Amazon vale TRILHÕES
• [YouTube] Átila Iamarino – XIAOMI é o futuro.
• [YouTube] Nerdologia – Empresas não são sua família.
• [YouTube] Nerdologia – Dinheiro.
• [YouTube] Nerdologia – O que faz um fanboy.
• [YouTube] Nerdologia – Como somos manipuláveis.
• [Geral] Conteúdos mais profundos sobre Mitos.
APRESENTADORES
Rafael Berloffa, Ricardo Schirmer e Victor Vida, designers cofundadores da Primata Criativo.
INFORMAÇÕES
Esse episódio foi gravado em 23 de fevereiro de 2023, em Live transmitida pelo YouTube e pelo LinkedIn, e foi publicado no Spotify em 13 de Abril de 2023.
A propagação do Design Thinking deixou algumas de suas principais qualidades perdidas no caminho, junto com os post-its e as pontes de macarrão. Nesse Papo Primata, resgatamos essas essências e conversamos sobre benefícios e resultados do DT que podem ser colhidos para além do ofício, assim como no Kung Fu, sem que você precise se tornar um Designer ou um Mestre.
DEFINIÇÃO E AVACALHAÇÃO
“Todo mundo quer ir direto para a ideação, o show, o espetáculo, e isso foi mal difundido, por isso chegamos aonde chegamos.”
O olhar criativo e multidisciplinar dos Designers se popularizou especialmente pela capacidade de gerar ideias e resolver problemas de modo colaborativo e convergente. Propagado como uma "fórmula mágica”, a falta de técnica e a obsessão pelas respostas acabaram desvirtuando as metodologias e o próprio processo criativo.
SIMILARIDADES COM O KUNG FU
“O Kung Fu não é apenas sobre lutar, da mesma forma que o Design Thinking não é apenas sobre aplicar uma metodologia. São coisas que vão muito além.”
Como um canivete suíço, as metodologias devem ser adaptadas para servir aos interesses e objetivos específicos, e por isso a abordagem holística e a flexibilidade são elementos fundamentais. Também é preciso lembrar que os momentos de descoberta e geração de ideias são apenas algumas etapas de contextos e objetivos mais amplos.
A PRÁTICA (PARA ALÉM DO POST-IT NA PAREDE)
“Quando você apresenta uma metodologia sólida de Design Thinking, todo mundo fica encantando com as possibilidades que ela traz.”
A premissa principal do DT é a conexão com o problema, e não com a solução. Tão importante quanto dominar a técnica, é fundamental manter uma mentalidade exploratória sem vieses nem apegos, e que abrace as incertezas como etapas de um processo que, rapidamente, deverá ser convertido em protótipos e gerar novos ciclos de participação.
CAGA & TACA • [Livro] O Design do Dia-a-Dia, de Donald A. Norman.
• [Livro] Design Thinking, de Tim Brown.
• [Livro] Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking.
• [Livro] Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari.
• [Podcast] Naruhodo.
• [Podcast] Hidden Brain.
• [Podcast] You’re Not So Smart.
• [Site] NNgroup.
• [Site] Leis de User Experience (Laws of UX).
• [Site] Miroverso.
• [YouTube] Canal da NNgroup.
• [YouTube] "As portas de Don Norman”.
• [Disney+] Cosmos: Mundos Possíveis.
• [Lugar] SESI-Lab Brasília.
OUTRAS REFERÊNCIAS
• Google Design Sprint Methodology.
• Butter.
APRESENTADORES
Rafael Berloffa e Victor Vida, designers cofundadores da Primata Criativo.
Ricardo Schirmer ficou preso no trânsito de Santo André.
CONVIDADO ESPECIAL
Designer industrial e digital, com mais de 13 anos de experiência. Hoje trabalha como Supervisor de Empreendedorismo Industrial no SENAI.
INFORMAÇÕES
Esse episódio foi gravado em 16 de fevereiro de 2023, em Live transmitida pelo YouTube e pelo LinkedIn, e foi publicado no Spotify em 06 de Abril de 2023.
Entre utopias e distopias a respeito do futuro do Design e da Humanidade, conversamos sobre construções e rupturas que estão em andamento hoje, e como se preparar diante de mudanças previsíveis ou totalmente improváveis.
MECÂNICAS DE PADRONIZAÇÃO
"Quem está fazendo Design: o Designer ou o board do Pinterest?"
A busca pela segurança tem fortalecido os minimalismos e as referenciações em cases já consolidados, o que prejudica o surgimento de novas particularidades criativas. Mesmo em cenários dominados por algoritmos e Inteligências Artificiais, ainda é possível resgatar essa essência do Design e promover inovações com identidade.
CENÁRIOS INEGOCIÁVEIS
"Algumas transformações, se não acontecerem, vão colocar em risco a própria existência da Humanidade."
Tecnologias, mídias, legislações e questões socioculturais formam algumas das bases que vão moldar as construções futuras. Para além do metaverso e das inovações sofisticadas, alguns temas essenciais vão ganhar ainda mais força, como economia circular, alimentação, crise climática e grandes questões éticas como acessibilidade, diversidade e inclusão.
O QUE FAZER?
"No Design Gráfico, algumas das peças mais belas, e que estão ganhando prêmios, foram feitas com máquinas de 20, 30 anos atrás..."
As inovações também transformam e potencializam as próprias formas de se fazer Design. Assim como a câmera do iPhone não acabou com os fotógrafos, as Inteligências Artificiais não vão acabar com os Designers. Muitas ferramentas vão qualificar e facilitar os trabalhos de forma imprevisível — e até inacreditável hoje —, mas nada disso vai alterar a essência do que é fazer Design, e a principal ferramenta de transformação continuará sendo a mesma: o cérebro.
CAGA&TACA 💩
Nosso quadro de dicas digeridas e recomendações relacionadas (ou não) ao tema:
Outras menções e referências:
___________
Esse episódio é uma realização Primata Criativo e Estúdio Santeria.
DESIGN ANCESTRAL
Nessa viagem de volta às origens da Humanidade, conversamos sobre algumas interpretações nossas do que é Design, e como a união entre forma, função e simbologia está intrínseca em nós desde os primórdios, o que indica que a estética parece não ser algo opcional para nós, Primatas.
O QUE É DESIGN?
"O Design se parece com uma filosofia, um estilo de enxergar e perceber o mundo. É algo que vai pautar como você vai fazer as coisas e modificar o mundo de fato."
No seu sentido mais abrangente e essencial, o Design pode ser definido como a disciplina que cria o artificial através do natural. Hoje podemos considerá-la como o encontro entre o analítico e o sintético, o objetivo e o subjetivo, e por isso engloba a ciência, a tecnologia, as humanidades e as artes, mas também outros fatores como sustentabilidade, questões éticas e até mesmo entendimentos de futuro, porque o Design nunca é, o Design sempre está.
ORIGENS
"A busca pelo equilíbrio aparentemente sem motivo algum..."
A primeira "mão-chadinha" (ou machadinha de mão) da História pode ter mais de 1,5 milhões de anos. Muito diferente do que se imagina, esse objeto não era totalmente rústico, com finalidades somente práticas. Os níveis de detalhamentos e simetrias indicam que, para além de questões de utilidade, eficiência e segurança, nossos antepassados compartilhavam uma subjetividade que se mantém até hoje: a comoção e o interesse pelo que é belo.
ARTIFÍCIO
"Para que serve uma joia? Se ela encanta, essa pode ser sua função, e portanto ela também é um artifício."
Um artifício é algo que não é produzido pela natureza, mas sim através de uma técnica. Sabe-se que alguns artifícios criados pelos nossos antepassados foram extremamente revolucionários — a exemplo do domínio do fogo e a Revolução Cognitiva —, mas uma questão permanece em aberto: a mão-chadinha era uma ferramenta para cortar, uma joia para ostentar ou as duas coisas?
SIMBÓLICO E FUNCIONAL
"Às vezes uma caverna pode ser muito mais interessante, e contar muito mais histórias, do que diversos escritórios descolados por aí."
A beleza e a sensação de pertencimento não são coisas tangíveis, elas existem apenas como sentimentos prazerosos. Apesar da subjetividade e individualidade desses sentimentos, as conexões profundas têm origens milenares e fazem parte de todos nós, Primatas. Pesquisas recentes mostraram, por exemplo, que a beleza de uma cidade pode causar maior felicidade e menor stress, até mesmo em comparação com a segurança e a limpeza dessa cidade.
DESIGN E TECNOLOGIA
"Quando o ser humano cria uma nova camada de significado, não volta atrás nem pra pegar impulso..."
As necessidades e os interesses sempre impulsionaram o domínio da natureza e a criação de novas tecnologias, para o próprio conforto da comunidade. Mas quando alteramos o meio em que vivemos, alteramos também a própria realidade. Artefatos, métodos, recursos, ferramentas, inteligência artificial... mesmo na mudança e na inovação, sempre há busca pela familiaridade e pela segurança, o que também inclui as subjetividades e os simbolismos.
CAGA&TACA 💩
Nosso quadro de dicas digeridas e recomendações relacionadas (ou não) ao tema:
CONVIDADO ESPECIAL
Designer estrategista e de negócios, bacharel em design industrial e design digital, com mais de 13 anos de experiência simplificando a inovação para empresas, especialista em UX & CX, branding e disseminador da inovação aberta.
___________
Esse episódio é uma realização Primata Criativo e Estúdio Santeria.