Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Sports
History
Music
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts115/v4/b9/6f/96/b96f96f3-aff3-a22f-6777-6aac79dfe2bc/mza_15209381831610665828.jpg/600x600bb.jpg
Papo Justo
RW Cast
57 episodes
2 weeks ago
Papo Justo é o podcast produzido pela Web Rádio Jus, do Tribunal de Justiça do Pará. Em um formato leve, informal e direto, os jornalistas Igor Pereira e Thamyres Nicolau abordam temas que estão na ordem do dia do debate público e que constituem a pauta cotidiana do Poder Judiciário. O Papo Justo vai ao ar a cada 15 dias.
Show more...
News Commentary
News
RSS
All content for Papo Justo is the property of RW Cast and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Papo Justo é o podcast produzido pela Web Rádio Jus, do Tribunal de Justiça do Pará. Em um formato leve, informal e direto, os jornalistas Igor Pereira e Thamyres Nicolau abordam temas que estão na ordem do dia do debate público e que constituem a pauta cotidiana do Poder Judiciário. O Papo Justo vai ao ar a cada 15 dias.
Show more...
News Commentary
News
Episodes (20/57)
Papo Justo
Por que pessoas que cometem o mesmo crime têm penas diferentes?
Papo Justo conversa com o juiz Cristiano Lopes Seglia, do Tribunal de Justiça do Pará sobre a chamada "dosimetria da pena", cálculo realizado para definir a sanção penal de um condenado, seguindo um sistema trifásico previsto em lei. Esse cálculo considera a gravidade do crime, as circunstâncias judiciais (como antecedentes e comportamento da vítima), as agravantes e atenuantes, e as causas de aumento ou diminuição da pena. 
Show more...
2 weeks ago
14 minutes

Papo Justo
Preservação documental garante direito à reparação histórica
Neste episódio, a professora Magda Costa, coordenadora do PRODOC, projeto de preservação de documentos históricos das comarcas de Bragança e Ourém, no nordeste do Pará, explica o trabalho que faz há 12 anos como professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Campus de Bragança. Historiadora, formada em História também pela UFPA, ela é doutoranda do Programa de História e mestre pelo mesmo Programa de História Social da Amazônia. Seu interesse pela História da Amazônia se deu  quando fazia a graduação e ingressou em um projeto de pesquisa relacionada ao período historiográfico de pós-Cabanagem. Ela iniciou então sua expertise em acervos arquivísticos, como pesquisadora e desde então desenvolve diversos trabalhos cujas ferramentas envolvem manuseio, consulta, pesquisa de fontes históricas, de caráter administrativo, judicial, documentações oficiais, trabalhando com documentação da antiga província do Pará, no século XIX, no período do pós-Cabanagem. 
Show more...
2 weeks ago
21 minutes

Papo Justo
Fala Marajó - PID traz liberdade, conhecimento e acesso à Justiça
Neste episódio, a defensora pública de Portel, no Marajó, diz que os três Pontos de Inclusão Digital (PIDs), instalados em comunidades remotas do município, aumentaram a demanda da Defensoria Pública, o que traz a necessidade de planejar a médio prazo o reforço de pessoal para assegurar a qualidade no atendimento. A defensora comenta também suas impressões a respeito das repercussões da Ação para Meninas e Mulheres do Marajó, uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal de Justiça do Pará. “Além de chamar a atenção para o tema, a ação trouxe informação, capacitação e aproximou a comunidade dos órgãos e instituições que compõem a rede de proteção”, diz ela, ao frisar que, em Portel, a rede de proteção está muito mais integrada, unida e capacitada. "As pessoas conhecem a lei Maria da Penha e sabem onde procurar ajuda. Já temos a Patrulha Maria da Penha, que ajuda muito na fiscalização e cumprimento de medidas protetivas, no apoio à mulher, por exemplo”, diz ela. 
Show more...
3 weeks ago
8 minutes

Papo Justo
Fala Marajó TJPA quer instalar um PID em cada comunidade remota
Os Pontos de Inclusão Digital (PID), que fazem toda a diferença no cotidiano de comunidades remotas, como a da Vila Acangatá, em Portel, a quatro horas de barco da sede do município marajoara, são o tema deste episódio do “Fala Marajó”, o podcast do programa Ação para Meninas e Mulheres do Marajó, de combate à exploração sexual e à violência doméstica no arquipélago. Coordenador do Laboratório de Inovação Pai D’Égua do TJPA, responsavel pela implantação dos PIDs, o juiz auxiliar da presidência Charles Menezes lembra do início do processo de implantação dos 14 PIDs na região do Marajó, dentre os 53 já instalados em todo o Estado, após uma oficina de inovação realizada em Portel, durante a qual os participantes constataram que as distâncias na região são uma das principais barreiras às denúncias de violências e abusos contra meninas e mulheres na região. “Nesse momento tínhamos um PID só, quando fizemos a oficina, e agora, graças a Deus, com apoio do projeto da conselheira Renata Gil (do Conselho Nacional de Justiça), nós conseguimos chegar em 14 PIDs, mas nós temos várias promessas, expectativas de crescer isso muito mais”, diz ele.
Show more...
1 month ago
10 minutes

Papo Justo
Meio ambiente e infância: é preciso falar sobre Justiça climática
O mundo todo sente os efeitos das mudanças climáticas, mas pouca gente se lembra que as crianças são afetadas diretamente, uma vez que são o futuro do planeta e por isso precisam ter a conscientização da preservação da natureza desde cedo. De acordo com o relatório "Save the children", de 2021, as crianças que nasceram no início dessa década enfrentarão 6,8 vezes mais ondas de calor em relação às nascidas em 1960. Além disso, o acesso à natureza também vem se perdendo ao longo dos anos, com o crescimento da urbanização e o avanço das tecnologias. Essa edição do Papo Justo conversa com Leiliane Rabelo, Chefe do serviço de museu e documentação histórica do TJPA e Esdras Torres, membro da comissão de gestão da memória, que falam mais sobre o projeto “Justiça ambiental no museu criança”.
Show more...
1 month ago
19 minutes

Papo Justo
Ponto de Inclusão Digital faz toda a diferença em Portel, Marajó
Neste episódio, o Fala Marajó - podcast do programa Ação para Meninas e Mulheres do Marajó, de combate à exploração sexual e à violência doméstica no arquipélago - ouve o professor de História, Adaildo Santana, atendente do Ponto de Inclusão Digital (PID) instalado na Vila Acangatá, a quatro horas de barco de Portel, no arquipélago do Marajó. Instalado em 12 de dezembro de 2024, o PID desempenha um papel fundamental na prestação dos serviços das instituições do sistema de Justiça à população que vive em locais distantes dos fóruns ou em áreas de difícil acesso, sobretudo os relacionados à violência doméstica e familiar e a exploração sexual contra meninas e mulheres daquela região.
Show more...
1 month ago
20 minutes

Papo Justo
Conciliar é o melhor remédio para encerrar um conflito na Justiça
Papo Justo conversa com a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, sobre conciliação, pacificação e acesso à Justiça. 
Show more...
1 month ago
14 minutes

Papo Justo
Escolas são rede de enfrentamento ao bullying e exploração sexual
Papo Justo desta edição discute proteção de crianças e adolescente, tendo como ponto de partida as escolas. 
Show more...
1 month ago
11 minutes

Papo Justo
Família é o principal local de abuso sexual contra os pequenos
O abuso sexual infantil é o termo utilizado para definir qualquer ato sexual que envolva crianças ou adolescentes, como toques, carícias ou até mesmo práticas que não tenham contato físico. Segundo os dados compilados pela Fundação Abrinq, cerca de 70% dos abusos acontecem dentro da casa da vítima, por familiares ou pessoas do círculo de confiança da família. Essa edição do Papo Justo conversa com juíza titular da 1ª Vara de Crimes contra crianças e adolescentes de Belém do Pará, Mônica Maciel, que esclarece sobre as punições, prevenção e como a sociedade pode ajudar a combate os crimes contra a dignidade sexual dos pequenos.
Show more...
5 months ago
33 minutes

Papo Justo
Autismo: acolhimento requer mudanças na sociedade e poder público
Acolher pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos desafios do Poder Público e da sociedade. Não se trata de privilégio, mas de inclusão. Neste episódio do Papo Justo vamos conversar sobre o tema e esclarecer sofre as barreiras de suporte e aceitação. 
Show more...
5 months ago
26 minutes

Papo Justo
Especialista alerta sobre efeitos do bullying na vida de crianças
Desde janeiro de 2024 está em vigor no Brasil a lei que criminaliza as práticas de bullying e cyberbullying. A prática se trata de um comportamento repetido, com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar as vítimas. Neste episódio do Papo Justo, recebemos o  professor e analista judiciário do Tribunal de Justiça do Pará, Paulo Cunha, que esclareceu sobre as consequências dessa prática. 
Show more...
6 months ago
30 minutes

Papo Justo
Autismo não é doença: os desafios e a emoção de ser mãe atípica
Neste episódio do Papo Justo você vai conferir o relato e a experiência da mãe de um adolescente de 14 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como foi o dignóstico? E a reação da família? Causou susto? Saiba no episódio. 
Show more...
6 months ago
23 minutes

Papo Justo
Museus: espaços privilegiados para difusão de cultura e memória
Os museus são espaços que contribuem para a preservação da história, da cultura e das tradições. Além disso, esses espaços promovem a inclusão e o diálogo entre diferentes realidades sociais. Neste episódio do Papo Justo você vai conferir os detalhes do Museu do Poder Judiciário do Pará, o mais antigo museu do gênero em funcionamento no país.








Show more...
7 months ago
13 minutes

Papo Justo
Carnaval: tocar ou beijar uma mulher sem consentimento é crime
Nos próximos dias o Brasil mergulha no período mais festivo do calendário civil: o carnaval. A folia é garantida até a quarta de cinzas, mas para brincar com segurança é importante ficar atento para uma situação muito relevante: o assédio sexual.  Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva e do QuestionPro, metade das mulheres já foi vítima de assédio durante o período. Para esclarecer as dúvidas e orientar os foliões, o Papo Justo conversou com a juíza Reijjane Oliveira, titular da 1ª Vara Criminal Distrital de Icoaraci, em Belém, e Juíza Auxiliar da Coordenadoria da Mulher em situação violência doméstica e da Ouvidoria da Mulher do TJPA. 
Show more...
8 months ago
10 minutes

Papo Justo
Conheça os desafios de cumprir a Justiça no interior da Amazônia
Os grandes centros urbanos e capitais dispõe de uma estrutura ampla para cumprir decisões, deligência e entregas de documentos. Mas no interior da Amazônia, a realidade é diferente: desde barcos até estradas cortadas com rios, os desafios são diversos. Nesse episódio do Papo Justo nossa equipe conversou com Vinícius Silveira, que contou os bastidores do trabalho como Oficial de Justiça na cidade de Tailândia, nordeste do estado do Pará.
Show more...
9 months ago
16 minutes

Papo Justo
COP-30 é oportunidade de expor abuso sexual de meninas na Amazônia
O combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes mobiliza autoridades, instituições e a sociedade em geral. O assunto também é tema de obras literárias, que ajudam a conscientizar a população. Uma delas é o livro "Flor de Formosura", escrito pelo juiz Newton Carneiro Primo, titular da vara da Infância e Juventude da cidade de Ananindeua, no Pará. O livro narra a trajetória de uma jovem que sofreu abuso sexual na região do Marajó e vem para Belém buscar uma vida melhor. A história é um grito de socorro, uma denúncia contra a violência. Nesta edição do Papo Justo você confere os desafios para combater esse crime no contexto amazônico e como a literatura pode ser um instrumento de conscientização e denúncia do abuso sexual infantil. 
Show more...
9 months ago
9 minutes

Papo Justo
Fala Marajó: inteligência processual enfrenta a impunidade
Em novembro passado, foram cumpridos mais de dois mil mandados judiciais que envolviam prisões, busca e apreensão, intimações e uma série de outros procedimentos judiciais no Arquipélago do Marajó, no âmbito da Ação para Meninas e Mulheres do Marajó, capitaneada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e executada pelo Tribunal de Justiça do Pará. O objetivo é acelerar a tramitação dos processos relacionados à violência doméstica contra mulheres e violência sexual contra meninas e mulheres na região. O 4º episódio do Fala Marajó conversa com Edvaldo Lima, oficial de Justiça que coordena o Grupo Executivo de Inteligência Processual (GEIP), que usa ferramentas de invetigação para localizar as partes intimadas. Os oficiais de Justiça de Portel, Joselene Boim, e Marcelo dos Santos, também falam a respeito de suas atuações na região. E a conselheira do CNJ, Renata Gil, faz um relato sobre sua experiência na região e fala sobre uma carta que lhe foi entregue, escrita por uma vítima de abuso na região. 
Show more...
9 months ago
23 minutes

Papo Justo
Fala Marajó: sistema protetivo se mobiliza contra abusos sexuais
No terceiro episódio do Fala Marajó, o assistente social Douglas Henrique Brasileiro Santana, do quadro efetivo de servidores da assistência social de Portel, cedido ao Tribunal de Justiça do Pará, explica como funciona a política multidisciplinar de assistência social, desenvolvida pelo CRAS e pelo CREAS e de que forma a população do Marajó, especialmente meninas e mulheres, podem acessar esses serviços.
Eliana Isik, analista de assuntos humanitários e advocacy do projeto Marajó, executado em Portel desde a pandemia de convid-19 pela organização internacional Médicos Sem Fronteiras, explica como funciona o fluxo de atendimento organizado pela MSF no município, a partir das especificações determinadas pelo Ministério Público.
A delegada de Polícia de Portel, Wendy Noronha, informa como atuam as polícias Civil e Militar nos casos de violência doméstica e familiar e abusos sexuais contra meninas e mulheres, e também os diferentes canais de denúncia à disposição.
Portel é um município estratégico à  Ação para Meninas e Mulheres do Marajó, capitaneada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e executada pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). O município concentra a maioria dos processos relacionados a esses crimes.
Show more...
10 months ago
19 minutes

Papo Justo
Fala Marajó explica o sistema de proteção a meninas e mulheres
O segundo episódio do ‘Fala Marajó’, o podcast em defesa das meninas e mulheres do arquipélago do Marajó, explica como funcionam duas instituições fundamentais ao sistema de proteção de direitos – o Ministério Público e a Defensoria Pública. O promotor Ronaldo Carvalho Bastos Júnior e a defensora pública Erika Sadigursky, ambos com atuação no município de Portel, no Marajó, são os entrevistados do programa. Ronaldo chegou a Portel em abril de 2024 e sua primeira iniciativa foi criar um projeto de educação em direitos nas escolas, junto com o Conselho Tutelar e os assistentes sociais, para promover rodas de conversas com crianças e adolescentes e esclarece-las sobre os seus direitos sexuais. Erika, por sua vez, informa que a Defensoria atua em duas frentes no Marajó: garantir o acesso à Justiça e fazer a educação na área de direitos.O podcast Fala Marajó é a concretização de uma ideia surgida durante oficina do Laboratório de Inovação Pai D’Égua do Tribunal de Justiça do Pará, que discute e busca soluções para os principais problemas daquela região, sobretudo o mais grave deles: a violência de gênero contra meninas e mulheres da região.
Show more...
10 months ago
18 minutes

Papo Justo
Justiça se torna cada vez mais humana e acessível à população
Justiça se torna cada vez mais humana e acessível à população.
Show more...
10 months ago
45 minutes

Papo Justo
Papo Justo é o podcast produzido pela Web Rádio Jus, do Tribunal de Justiça do Pará. Em um formato leve, informal e direto, os jornalistas Igor Pereira e Thamyres Nicolau abordam temas que estão na ordem do dia do debate público e que constituem a pauta cotidiana do Poder Judiciário. O Papo Justo vai ao ar a cada 15 dias.