Neste episódio ligamos o podcast no modo Supercine e analisamos em detalhes a música de Howard Shore para o clássico O Silencio dos Inocentes (1991), com os astros especialmente convidados Camila Henriques e Vincent Sesering, do Sábado Sem Legenda.
Bom podcast!
Continuando o mês das bruxas, um episódio de sonho com as trilhas para As Horas do Pesadelo, a franquia B cheia de compositores classe A. E para recepcionar Freddy Krueger, nossos convidados-especialistas Lucas Nascimento e Herbert Santos estão de volta. Afie as garras e os ouvidos.
De machete ou com o que tiver na mão, Jason Vorhees nunca nega uma vítima. E o Papo de Trilha não nega trilha pra Jason Vorhees! Neste episódio pé-de-pato-mangalô-três-vezes, todos os sons da franquia Sexta-Feira 13, com participação de Lucas Nascimento e Herbert Santos. Venha conosco, mas se lembre de não fazer sexo enquanto estiver em Camp Crystal Lake.
Uma das maiores marcas do humor nos anos 1980, com filmes com uma imensa quantidades de piadas, que incluíam as trilhas sonoras, o trio ZAZ fez história e trabalhou com gigantes como Elmer Bernstein, Maurice Jarre, Jerry Goldsmith e Basil Poledouris: juntos ou em carreira-solo, em comédia ou drama, eles entendiam muito de música de cinema.
Foi um daqueles anos de sonho, com tanta trilha boa que era difícil escolher a melhor. Imagina a Academia, então! Estamos falando do Oscar de Trilha Sonora de 1989, uma categoria tão acirrada que Mauricio e Gustavo precisaram da ajuda estelar do Carlos Quintão para cobrir tudo o que foi e o que não foi indicado. Provavelmente, o episódio mais longo deste podcast — e o mais cheio de medalhões!
Nem parece mas mais um ano se passou, e em mais um episódio emmy-nentemente divertido, Gustavo comenta os indicados musicais do Emmy 2025 em suas incontáveis categorias. Os palpites nem sempre são certeiros, mas vêm de coração.
Um episódio para lembrar das trilhas do inigualável Lalo Schifrin! O começo no cinema argentino, o sucesso em Hollywood de 1958 a 2015, as músicas icônicas e as menos conhecidas: está aberta a Sociedade dos Compositores Mortos.
O ano chegou na metade, e com o mês de julho chega o Almanacão, recheado de trilhas que marcaram o primeiro semestre. Gustavo e os ouvintes escolheram musicas de filmes nacionais e estrangeiros, de games, de series conhecidas e algumas mais obscuras, e até de novelas: tem para todos os gostos. Bom podcast!
Pense numa cena de telenovela inesquecível. Provavelmente, há uma grande trilha sonora de cinema envolvida — especialmente se a novela for das décadas de 70 e 80. Neste episódio, convidamos Nilson Xavier, nosso membro honorário, para escolher as melhores trilhas de filmes surrupiadas para as novelas clássicas da Globo. Cada minuto desse Papo de Trilha vai ser um flash!
Na continuação da nossa jornada pelas andanças de Jerry Goldsmith no Oscar, falamos de suas trilhas sonoras indicadas entre 1976 e 1998, de injustiças gritantes à disputas acirradas até a tão esperada e suada vitória. Quem foram seus concorrentes? E quais trilhas deveriam ter levado a estatueta? Tudo isso nesta segunda parte!
Neste episódio, juntamos duas grandes paixões do nosso podcast: Jerry Goldsmith e o Oscar. Com tantas indicações ao prêmio, precisamos dividir a conversa em duas partes! Nesta primeira, viajamos de 1962 a 1975, explorando suas trilhas indicadas, os concorrentes de peso e aqueles que realmente mereciam ter levado a estatueta.
Nada de chinelos e aventais! Nossas mães querem música — e vão ter! Como um dia só para elas nunca foi suficiente, o nosso episódio materno traz as preferidas das mães dos nossos ouvintes — e da mãe do Gustavo! De quebra, voce ainda ouve uma música banida de Grease. É o Papo de Trilha, o programa que é uma mãe dos cinéfilos nostálgicos!
Ela é uma das mais conhecidas, bem sucedidas - e persistentes! - compositoras de canções para o cinema dos últimos 40 anos. Para a missão de passar a limpo sua imensa carreira de centenas de músicas, meio bilhão de dólares e dezesseis indicações ao Oscar, chamamos o astro especialmente convidado Chico Fireman: este é um episódio para falar sobre o melhor e o pior de Diane Warren.
Pegue seu Fúria da Noite, separe sua pipoca e ouça um episódio todo dedicado à música de John Powell para Como treinar seu dragão (2010) e suas duas continuações. Temas memoráveis, cenas longas apenas com trilha, mickey-mousing perfeito e até uma explicação nada racional de porquê diabos temos gaitas de fole para retratar vikings: está tudo aqui.
41 anos depois, Gustavo, Mauricio e o astro especialmente convidado Carlos Quintão falam tudo sobre os indicados ao Oscar de Trilha Sonora Original de 1984. As perguntas permanecem as mesmas: quem foram os indicados? Quem ficou de fora? Quem vai ganhar?
Veja as respostas e de quebra ouça uma retrospectiva das trilhas mais marcantes de 1984.
Está no ar a segunda rodada do episódio que não é bingo nem bet mas é jogo: a revanche de Carlos Quintão! Gustavo versus Maurício! Novas faixas para o ouvinte também tentar descobrir e se divertir com o Jogo da Trilha.
O Papo de Trilha tomou dose dupla da Substância e voltou a ser quinzenal! E para comemorar, um episódio jovial: com um compositor em carne, osso, e voz. Gustavo e Maurício entrevistam Bernardo Uzeda, que fala das trilhas de Abraço de Mãe e A Herança, e da aventura de fazer música pra cinema no Brasil.
Um episódio quase tão longo quando O Brutalista, e sem intervalo: chegou o Oscar 2025, e novamente é a desculpa preferida para matarmos as saudades dos varandeiros e varandeiras, desta vez com o reforço de Lucas Nascimento, do @LucasFilmes.
Vá en frente, faço o seu dia e mergulhe de cabeça em nosso primeiro episódio dedicado ao inigualável Lalo Schifrin. Falamos sobre as trilhas que ele fez para os filmes de Dirty Harry, e se você acha que esquecemos da contribuição de Jerry Fielding, só vamos olhar feio e perguntar: do you feel lucky, punk?