Queridões e queridonas, chegamos a mais um episódio, desta vez tratando de um tema que infelizmente tem rondando o dia a dia dos nossos filhos tanto nas escolas, quanto nas ruas e até mesmo dentro dos lares: a violência.
E como encarar essa dura realidade? Como enxergar isso no nosso comportamento como pais e inclusive nos nossos filhos? Como desenvolver um coração pacífico sem ser ingênuo?
Foi nessa pegada que batemos um bate-papo bem legal com o nosso amigo e querido Pr. Hugo Leme (da Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera).
Bora ouvir e divulgar pros nossos amigos e amigas.
Queridões e queridonas,
Tardamos, mas não falhamos. E começamos 2023 com tudo, com novas ideias, novos formatos, novos convidados.
E abrimos nossa terceira temporada com ele - o Michael Jordan das piscinas, o nossa Senna dos pódios, nosso querido Daniel Dias.
Ele, um dos maiores medalhistas do nosso esporte, que conhece como ninguém o lugar mais alto do pódio, veio trocar ideias com a gente sobre o desafio de subir nos pódios da paternidade e ser um homem, acima de tudo, segundo o coração de Deus.
Garanto pra você, foi um bate-papo fantástico.... eu garanto.
E você também pode garantir após ouvir e compartilhar com a galera.
É isso.... vambora pra piscina, porque a virada vai ser nervosa. Abraços.
Pais com mais de 5 filhos, onde vivem, o que comem, como sobrevivem, como se viram? É hoje no Ôpaiê.
Sim, eles existem. Mas, não é só, espere. Nosso convidado, além de mandar bem no cuidado da filharada toda, ainda dá aula no Brasil, nos Estados Unidos, é pesquisador, empresário, youtuber, pastor, assobia, chupa cana e muito mais. Ele é virado no jiraya, meu povo.
Samuel Silva bateu um papo finíssimo com a gente e contou todos os segredos e alegrias de ter uma família grandona e abençoada e cheia de peripécias. Por exemplo, como planejar uma viagem de avião pra cinco filhos, ele e a esposa? Qual é a logística disso tudo, meldels!!
Curtam, se divirtam e compartilhem.... e não esqueçam também de avaliar nosso podcast.
É meus amigos.... de repente, você olha e tem um bebezinho em casa: o seu filho ou a sua filha, e agora? O que fazer?
Quem nunca? O primeiro filho ou filha (ou, no caso dos mais afortunados, gêmeos ou tri-gêmeos) sempre traz descobertas, ensinamentos, desafios, novas formas de ver o mundo e algumas noites sem dormir.
Mas, sempre será uma alegria incontida ver aquele ser-humaninho crescendo nos nossos braços e nos vendo e nos ouvindo e nos sorrindo e nos confrontando a aprendermos a cada dia.
E quem tá estreando em campo é o nosso brother Julinho, da banda Purples, que veio compartilhar com a gente - e com vocês - o que é esse mundo do "pai de primeira viagem".
Então, bora curtir mais um episódio.
E como anda a sua saúde, meu queridão?!
Sempre rola a noção de que o pai é aquele "super-herói" da casa e tem "super-poderes", mas se você não cuida da sua saúde, tudo isso pode ir por água abaixo.
E para dar uma noção desse todo, daquilo que temos negligenciado, do que podemos melhorar, do que podemos fazer (como pais) pra cuidar da nossa saúde como um todo mesmo, trouxemos o Dr. Giuliano Dimarzio pra falar com a gente - e dar suas dicas e visões preciosas sobre a saúde da família, e principalmente da saúde do pai (enquanto homem).
Ouça e considere cada minuto desse bate-papo pra lá de enriquecedor. Ah... e não se esqueça de passar pra frente este episódio, e o nosso podcast.
De quebra fique com as nossas dicas e conselhos:
Podcast: Saúde Digital (do Dr. Lorenzo Tomé)
Série: Dopesick (Star+)
App: Prevetion Task Force
O que fazer numa era da "rodrigohilbertização" dos pais? E quem nunca!?
Mas, estamos aqui pra acabar - ou pelo menos entender - que não existem pais perfeitos, tampouco só aquele padrão global Rodrigo Hilbert de ser pai.
E pra isso, trouxemos um convidado pra lá de especial, gente boa, sangue bom pra falar com a gente - o queridaço Marcos Botelho (@marcosbotelho), que mostrou que o RH já é coisa do passado! E que a Bíblia tem uns "modelos" bem mais confiáveis que o dito-cujo.
Mais uma vez um bate-papo super bacana, gostoso, leve - e pra passar pra frente e compartilhar com a família toda.
Isso ai, gente.... é o Ôpaiê no ar.
P.S.: E não deixem de seguir também o podcast Santos Botelhos.
FELIZAÇO DIA DOS PAIS!
Enfim, chegou o dia tão esperado deste podcast: o Dia dos Pais. Mas, daí vem aquela pergunta: temos o que comemorar? Ainda se fazem pais como antigamente? Espiritualmente falando, somos relevantes na vida dos nossos filhos? É... não tá fácil pra ninguém, meu filho.
E pra falar sobre este dia tão especial, convidamos um brother muito especial: Pr. Ricardo Agreste (Igreja Presbiteriana Chácara Primavera - @ricardoagreste) e como era de se esperar o papo ficou alto nível. Daqueles que impossível não compartilhar pra tudo que é canto e amigos.
Então, vamoquevamo porque temos sim o que comemorar e aprender e compartilhar.
Feliz Dia dos Pais e um ótimo podcast pra vocês.
Hello, hello, hello, meus amigos e minhas amigas.
Diz aí quem nunca sofreu horrores vendo seu filho ou sua filha na linha do pênalti ou pronto para aquele arremesso decisivo ou naquele saque do campeonato ou a milésimos de segundos de bater a mão na raia? E quando tudo isso se torna profissional, ai meu Deus do céu!!
Pois então, trouxemos pro episódio de hoje o nosso grande amigo Sander Ramos, lá do Canadá, que fechou suas malas por aqui, pegou a família e foi pra terras canadenses junto com seu filho Agaron Ramos, pra sofrer, treinar, cuidar, amparar e acompanhar seu filho - como um nadador profissional.
E perguntamos: Como é essa vida de pai de atleta? Como conciliar o esporte e a família? E a vida regrada do moleque? Como ensiná-lo espiritualmente num mundo de competição? Perder também está no pacote? A vida ali junto dos outros pais também é um campo missionário? Como ele vê Deus nessa história toda?
Um papo imperdível e super bacana e que nos ensinou pra caramba da multiforme graça e ação de Deus. Ó... é pra compartilhar esse episódio, hein?! E não deixe de seguir o nosso Ôpaiê.
Hello, hello, hello.... meus queridões, e queridonas também.
Vivemos momentos muito loucos (começando lá em março de 2020), quando ficamos isolados dentro de casa, e a criançada toda ali também. Muitos ainda dessa experiência toda, há que ser descoberta daqui muitos anos, tanto na vida dos pais e casais, como na vida da criançada também.
E trouxemos pra conversar com a gente sobre essa saga toda, nosso amigão Sauro Queiroz, que compartilhou um pouco da sua experiência como pai, marido e também pastor. Quais os maiores desafios? O que aprendemos e talvez não aprendemos ainda? Como a igreja ajudou uo não? O que, como pais, podemos tirar disso tudo?
Enfim... tá aí mais um episódio bacana pra você ouvir e compartilhar.
E se gostou dá um like, comenta, manda pro vizinho, pro amigo, pro patrão, pro seu médico e por aí vai.
É meus amigos.... quem nunca, hein?!
Quem nunca teve seu momento de mimo? Mas, como é isso? Como saber se estamos mimando de mais ou de menos, entre outras?
Pra trocar umas ideias sobre esse mundo dos mimos recebemos em nossos modestos estúdios o nosso querido amigo André Vogel, pastor da Igreja Chácara Primavera em Campinas.
E mimos a parte, o papo foi muito bom. Demos aquela passeada nas diversas culturas, na bíblia, na mídia, no que tem rolado por aí e quando um mimo não é tão mal assim.
Então, vambora ouvir mais um episódio do nosso podcast Ôpaiê - ensinando a criança e os pais por esses caminhos por aí.
Divulguem pros parça também.
Dicas do episódio:
Desenho Daniel Tiger: https://youtu.be/uppVve3T2m8
Edição Time: Millennials: The Me Me Me Generatio: https://time.com/247/millennials-the-me-me-me-generation/
Hello, hello, hello... hoje não tem criptonitas pra parar a gente de salvar o mundo! hehehehe.
É meus amigos.... vamos falar do mundo dos super heróis. Sim... e tem até o Chapolin neste episódio.
Tá... mas, e a Bíblia nesta história toda? Calma, que é justamente nessa pegada que vamos sobrevoar. E quem veio falar com a gente sobre esse mundo "geek" é o nosso amigo Thiago Baria, um missionário ligadão nesse tema. Thiago é treinador e capelão lá no Chicago Eagles.
E que filho que não vê nos seus pais um super-herói?! Mas, que super-herói devemos ser, se é que devemos ser um deles. Ou será que estamos mais para vilões nesse enredo todo? E os heróis da Bíblia sempre venciam? Jesus pode ser considerado um super-heróis com super poderes?
Gente.... um super papo super bacana pra pais super ligados. Não percam, e divulguem, bebê?
Abraços no coração de vocês.
Hello, hello, hello, meus queridões e queridonas também.
Voltamos com aquela pulga na orelha: Ser um pai conservador? Ser um pai liberal? Ou será que podemos adotar aquela coluna do meio?
E pra esse papo legalzão recebemos em nossos modestos estúdios nosso queridão amigo Giuliano Coccaro, que (na data do episódio, pelo menos) tava lá no Canadá, em Hamilton (Ontário) com sua família lindona.
E uma coisa te garanto: você vai se surpreender (e aprender pra caramba) com o que vimos e ouvimos. O que a Bíblia diz? O que as Igrejas tem dito? Pra que lado ir em cada situação?
Tira um tempinho e ouve lá. E compartilha.
Beijão no coração.
Dicas do episódio:
O Peregrino (de John Bunyan) em animação no YouTube: https://youtu.be/5XiRNYYh0Og
Livro: "Ester na casa da Pérsia" - https://amzn.to/3a3tH0I
Este podcast foi editado pelo nosso brother: Lucas Lyra (youtube.com/lucaslyra)
É, meus amigos, a verdade é dura e espinhosa e as pesquisas não têm sido favoráveis a alguns pais neste quesito: ajudar em casa.
Mas, trouxemos à mesa o retrato "sem filtros" desta realidade que infelizmente permeia muitos lares por aí: do pai que encosta ali no seu cantinho e finge que não é com ele. E a casa cai. E os filhos botam pra quebrar. E os caras ficam como azeitona em boca de banguelo sem ter noção do que fazer.
Sim, fizemos o "mea culpa".
Mas, não paramos por aí, fomos buscar soluções e ver o que a Bíblia diz sobre o papel do pai dentro dos lares - não como meros "caçadores coletores", mas como aqueles que sabem o seu papel, que é um papel também de ajudador, e pai. E que sabe, sim, trocar uma fralda e fazer um bolo de cenoura com calda de chocolate pros seus filhos.
Então, vambora botar a cachola pra pensar, ver onde podemos melhorar e mandar o podcast lá pros brothers analisarem naquilo que podem mandar bem.
Deus abençoe cada um de vocês, e a casa de vocês.
Se tiver alguma sugestão de pauta, crítica, elogio - escreva pra: pablorodrigues@gmail.com
Deixe seu like também.
#parents #pais #cristãos #lares #casamento #filhos #criaçãodosfilhos #tarefasdomésticas
Queridões, e queridonas, tá no ar mais um episódio do Ôpaiê.
E hoje trazendo um amigão nosso que tá lá em Portugal, o Pr. Hernan Duarte - nos contando dos seus desafios como pastor, missionário e um pai argentino, com filhos brasileiros (filhos de pastor), morando em Portugal.
Que desafio! E como se virar numa situação dessas, hein?!
Mas, Deus tem o ajudado e conversamos muito sobre como depender de dele e estar atento ao que Ele tem pra hoje - e amanhã e em qualquer lugar.
Se liga no episódio e compartilha com outros pais, e mães também.
Fiquem com Deus.
Hello, queridões!
Voltamos para mais uma temporada do podcast Ôpaiê. E iniciamos o ano trazendo tudo aquilo que pega no nosso dia a dia como pais, e pais cristãos.
E abrimos com um convidado pra lá de especial, num bate papo super mega inspirador e enriquecedor, com o nosso brother Thiago Zambelli.
Como tratar desse assunto? Como nos colocar diante de Deus? E nossa relação com os outros filhos? E a nossa esposa nessa história? E o lamento, até quando?
Vambora ouvir mais um episódio do nosso podcast Ôpaiê.
Shalom, meus queridos.
Hoje a gente estréia mais uma série aqui no nosso podcast, vamos conversar sobre Os Pais da Bíblia.
Isso mesmo. Vamos ver o que esses caras fizeram por ali: eram todos certinhos? quais foram as suas mancadas? como eles se colocavam diante dos seus filhos, e diante de Deus?
E nada mais justo do que começarmos com o primeiro pai da Bíblia, o nosso ancestral Adão.
Bate-papo bem bacana e desafiador.... o que será que rolou ali com o primeiro homem da história e como foi essa loucura de ser o primeiro a descobrir tudo: até trocar fraldas kkkk
Bora ouvir. Bora divulgar.
Deus os guarde na missão de vocês aí.
Quem é Deus? Tá aí uma pergunta que já é complicada por si só.... e respondê-la para uma criança pode ser um grande desafio, ou não - lembra seus filhos naquela fase que pergunta tudo?!
O nosso host queridão, o Juninho traz pra gente hoje, em mais um episódio do Histórias do Pai, a sua experiência com sua filha Laura de 3 anos: mostrando pra ela (ou buscando, pelo menos) quem é esse nosso Deus, como Ele se manifesta, onde Ele está.
É nesse bate-papo que podemos descobrir as maravilhas e epifanias do nosso Pai. Bora ouvir, e compartilhar.
Deus resplandeça o seu rosto sobre vocês tudo, e pro seus filhos também.
Nosso queridão Bruno Boroto traz pra gente um pouco das suas histórias com os seus filhos e de como ele enxerga Deus agindo ali, nesta relação.
As vezes, pensamos que não há espaços nas nossas agendas para falar de Deus com os nossos filhos, que isso é praticamente impossível... mas, se prestarmos atenção sempre - sempre mesmo - vai ter uma brecha pra conversarmos sobre Ele.
Aproveitem cada momentinho que tiverem.... e também divulguem nosso podcast.
Tem novidade no Ôpaiê.... são as histórias do Pai.
E que diacho é isso? São pequenos momentos, vivências que nós pais tivemos com os nossos filhos que demonstraram claramente a ação do nosso Pai ali, naquela situação.
Queremos trazer esses momentos de epifania com os nossos filhos, pra abrir nossos olhos, nossos ouvidos, nossa atenção ao cuidado de Deus com a gente e com aqueles que Ele nos deu para cuidar.
E o primeiro episódio eu abro.... contando uma experiência fantástica que tive com uma das minhas filhas. Ouça, compartilhe e seja um instrumento de Deus na vida dos seus filhos.