Quais são as áreas da sua vida onde o inimigo mais te tenta? Você já parou para perceber quais pecados você confessa com mais frequência? Você tem buscado fortalecer sua vida espiritual para resistir às tentações? Quantas vezes você já tentou justificar um pecado dizendo “todo mundo faz”? Será que você está se expondo a ambientes, conteúdos ou pessoas que favorecem sua queda? Você realmente acredita que pode vencer uma tentação apenas com sua própria força? Você tem consciência de que pequenos passos na direção errada podem te levar a grandes quedas? Quando foi a última vez que você pediu a Deus discernimento para enxergar suas fraquezas? Você já percebeu como certas sugestões do mundo tentam normalizar o pecado? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
Como o jejum pode te ajudar a ter mais controle sobre si mesmo? Você entende que a Quaresma não é um tempo para abrir mão do que já é ruim, mas sim para adotar práticas que te aproximam de Deus? Você realmente vive a Quaresma como um tempo de transformação ou apenas como uma tradição religiosa? O que você pode oferecer como sacrifício durante a Quaresma que realmente terá impacto na sua vida espiritual? Se Deus te dá diariamente a chance de recomeçar, por que você ainda insiste em carregar culpas e erros do passado? Como você pode sair desta Quaresma mais próximo de Deus e mais parecido com Ele? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
O que significa viver uma vida coerente diante de Deus? Minhas palavras e atitudes refletem a fé que digo ter? Se alguém observasse minha vida sem que eu falasse nada, ela testemunharia Cristo? Sou mais preocupado em corrigir os erros dos outros do que os meus próprios pecados? O que preciso mudar para que minha vida seja um verdadeiro testemunho de Cristo? Julgo os outros com mais rigor do que julgo a mim mesmo? Minha fé influencia as escolhas que faço, como lugares que frequento e amizades que cultivo? Se Jesus voltasse hoje, Ele encontraria coerência entre minha fé e minhas ações? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
Você sabe a diferença entre gostar e amar? O que acontece quando confundimos gostar com amar? Será que Jesus gostava de Judas ou apenas o amava? Você já pensou que amar alguém não significa aprovar o que essa pessoa faz? Se Jesus tivesse olhado apenas para o que fizeram com Ele, Ele teria desistido de amar? Se Deus não nos trata com o rigor que merecemos, por que às vezes tratamos os outros com dureza? Será que amar como Jesus amou é algo possível para nós ou um ideal inalcançável? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
O que significa, na prática, "avançar para águas mais profundas" na sua vida? Você tem sido um cristão que apenas observa ou alguém que lança a rede? Em quais áreas da sua vida você precisa lançar a rede novamente? Quantas vezes, nesta semana, você negou Jesus em suas atitudes e palavras? O que tem te impedido de dar o passo que Deus te pede? Se você morresse hoje, poderia dizer que se consumiu por Cristo? Se hoje fosse sua última chance, o que você faria de diferente? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
Você está disposto a se consumir como uma vela para iluminar os outros? Suas decisões são baseadas na fé ou nos seus sentimentos momentâneos? Como você lida com as provações que surgem quando decide buscar mais a Deus? Você já se comprometeu de verdade a amar a Deus sobre todas as coisas? Você reza apenas quando sente vontade ou busca criar um compromisso fiel? Se as pessoas olhassem para você hoje, enxergariam Jesus em sua vida? Você escolhe o que quer ou o que deve fazer na sua vida espiritual? Você tem sido luz no seu lar, trabalho e relacionamentos? Você tem esperado o tempo de Deus ou tentado impor o seu próprio tempo? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
Você está disposto a permitir que Deus transforme a sua vida, como um oleiro moldando o barro? Quais áreas da sua vida precisam ser transformadas por Deus hoje? Você acredita que Deus é capaz de transformar até as situações mais difíceis em aprendizado? Você já pediu a Deus para ser moldado como um vaso novo? Você já teve coragem de pedir a Deus para fazer de você um homem ou mulher santo, mesmo que isso envolva dificuldades? O que você tem aprendido sobre si mesmo ao refletir sobre a santidade e o esforço que ela exige? Como você pode ser mais aberto à correção divina para ser moldado segundo o coração de Deus? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
Você já refletiu sobre o fato de que o milagre é de Deus, mas o processo é nosso? Quando você enfrenta desafios, você busca fazer tudo sozinho ou confia em Deus para o milagre? Em que áreas da sua vida você tem tentado fazer o milagre acontecer sem contar com a ajuda de Deus? Você já percebeu que, muitas vezes, o que Deus espera de nós não é a ação milagrosa, mas o processo de confiança? O que você tem feito para preencher as "talhas" da sua vida com fé e trabalho? Quando você ora, está buscando intimidade com Deus ou apenas esperando que Ele resolva seus problemas? Ao enfrentar problemas, você se pergunta: "Estou indo até Jesus com minhas preocupações?" Você está disposto a passar pelo processo, mesmo que não entenda totalmente o que Deus está fazendo na sua vida? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
O que significa para você a experiência de rezar e o tempo que Jesus dedicou à oração? Como você pode ajudar a fazer a vida no Espírito crescer e se desenvolver em sua própria vida? Como o batismo e os sacramentos da Igreja transformam a nossa vida e nos elevam à dignidade de filhos de Deus? Quando foi a última vez que você refletiu sobre a relação entre seus atos diários e o quanto eles honram a Deus? Como você pode honrar o seu Pai celestial em suas ações diárias, como nas escolhas de roupa ou comportamento no trabalho? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
De que maneira as suas atitudes podem ser um reflexo da honra e glória de Deus? Como você pode honrar a Deus no seu trabalho, em suas ações cotidianas e em suas relações? Como você pode transformar reclamações cotidianas em atos de louvor e glorificação a Deus? De que forma você pode "reconhecer Deus no pequeno" em momentos do seu cotidiano, como os magos reconheceram a glória de Deus em um recém-nascido? Quando você se ajoelha para orar ou se coloca em reverência diante de Deus, o que está realmente expressando com essa ação? Como você enxerga a relação entre os presentes que os magos trouxeram e a reverência que ofereceram a Jesus? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
Como você pode aplicar na sua vida diária a ideia de que o coração e os hábitos precisam ser novos em Cristo? De que maneira você expressa sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano? Como você pode renovar sua fé e seus hábitos espirituais ao entrar em um novo ano? Como você pode transformar suas amizades, ambientes e hábitos para se aproximar mais de Deus em 2025? O que você espera que seja diferente em sua vida espiritual no novo ano? Quais mudanças você deseja fazer? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
Como você está protegendo a "riqueza" que Deus te confiou na sua casa? De que maneira você pode se sacrificar mais por sua família, assim como Cristo fez por nós? O que a obediência da Sagrada Família pode ensinar sobre como você lida com a vontade de Deus em sua vida? De que maneira você pode tornar sua casa um lugar sagrado, não apenas através de rituais, mas também com atitudes concretas de amor e sacrifício? Como você pode aprender a confiar mais no processo de Deus, mesmo quando não entende o que Ele está fazendo? Como você tem permitido que Deus atue e se santifique em sua vida através dos processos diários? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
Como você pode interpretar o fato de que Deus não se cansa de nos amar, mesmo após o rompimento da amizade? Em que sentido a palavra "Deus é insistente" pode mudar a maneira como você entende o amor de Deus? Como você pode aplicar a insistência do amor de Deus no seu relacionamento com os outros? O que significa dizer que o Natal é Deus que vem até nós e que não se cansa de nos amar? Como você pode ser "Natal" na vida de alguém ao longo do ano, e não apenas no Natal? Em que momentos você sente que Deus rompe as trevas em sua vida e traz luz de esperança? Como você pode ser luz para os outros em meio às dificuldades que eles enfrentam? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
O que você acha que Deus espera de você em termos de ouvir, obedecer e servir, e como você pode viver isso mais plenamente? Como você tem obedecido à vontade de Deus na sua vida cotidiana? Você tem feito escolhas baseadas em sua própria vontade ou no que Deus pede? Como você pode garantir que sua obediência a Deus é completa e não negociada? O que te impede de servir aos outros com a mesma dedicação e rapidez com que Maria foi servir Isabel? Você tem usado seu tempo e seus dons para servir aos outros de forma apressada e generosa? Como você pode melhorar o serviço em sua casa e nas suas relações, refletindo o coração de Maria? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
Como você pode demonstrar seu amor a Deus nas suas relações com os outros? Será que, ao amar a Deus, estamos também aprendendo a amar as pessoas ao nosso redor de uma maneira mais profunda? O que significa para você "fazer todas as coisas apontando para Deus"? Como você pode amar a Deus mais do que ama seus filhos ou sua esposa/marido? O que você acha que significa ser uma "boa mãe" ou "bom pai" no contexto do amor a Deus? De que forma o amor a Deus pode influenciar sua atitude em relação ao seu trabalho? O que você pode fazer para ser mais justo e caridoso nas pequenas atitudes cotidianas? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
Por que a liberdade é essencial para que o amor seja verdadeiro? De que forma a liberdade nos aproxima ou nos afasta de Deus? Qual é o papel da liberdade nas nossas decisões espirituais e na relação com Deus? Como a obediência de Maria contrasta com a desobediência de Eva? O que a comparação entre a mulher do Gênesis e a mulher do Apocalipse nos revela sobre o papel de Maria na história da salvação? O que o simbolismo do fruto colhido por Eva e do fruto oferecido por Maria nos ensina sobre o egoísmo e o altruísmo? Como o exemplo de Maria pode influenciar nossas respostas aos chamados de Deus? De que maneira o “sim” de Maria transformou o destino da humanidade? De que forma a devoção à Virgem Maria nos ajuda a compreender melhor a vontade de Deus? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
Você já percebeu que aquilo que é agradável pode, às vezes, ser uma armadilha para o pecado? Como você lida com as distrações da vida, como a gula ou a embriaguez, que podem afastá-lo de Deus? Você tem vivido com atenção ao que realmente importa, ou tem se deixado levar pelas preocupações e pela busca de prazeres imediatos? Em que áreas da sua vida você precisa de mais sabedoria para discernir entre o que é agradável e o que é bom para sua alma? O que você está fazendo para evitar que as distrações do mundo (como as preocupações materiais ou o prazer excessivo) afetem sua relação com Deus? Você sente medo ou esperança quando ouve falar da volta de Jesus? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
O que significa entregar a vida nas mãos de Deus e para que Ele seja exaltado em sua vida? Você tem compartilhado as bênçãos que recebe com os outros? Como você pode reconhecer Deus como o Criador de tudo ao seu redor? Como você pode evitar se "negociar" em busca de felicidade? Como a busca por pertencimento pode fazer com que você se "negocie"? O que significa "amar a Deus" de acordo com os ensinamentos de Jesus? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
Você acredita que está preparado para a segunda vinda de Jesus? O que significa para você esperar a volta de Cristo com esperança e não com medo? De que forma sua rotina reflete sua preparação espiritual para o encontro com Cristo? Quais atitudes você pode tomar hoje para melhorar sua relação com Deus e com as pessoas ao seu redor? Como você reage quando é interrompido por algo inesperado, como uma visita não anunciada? Você já dedicou tempo para se perguntar como pode se preparar melhor para a volta de Jesus? O que você faz para ensinar seus filhos ou pessoas ao seu redor sobre o valor da preparação espiritual? Que passos concretos você pode tomar hoje para viver com mais zelo, amor e prontidão espiritual? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.
Como a sua fé influencia a maneira como você encara as perdas e a morte? Como a ideia de Jesus ser "o caminho, a verdade e a vida" muda sua perspectiva sobre a vida e a morte? Como você reage ao sofrimento e às dificuldades da vida? Como você enxerga a relação entre sofrimento e crescimento espiritual? Como você pode ajudar os outros a viverem a vida com mais propósito e menos medo da morte? Para responder essas e outras perguntas, ouça já a homilia do Padre Julinho.