Vemos as leis referentes ao sacrifícios pelos pecados voluntários. Neste caso, além de oferecer um sacrifício para obter o perdão de Deus, o ofertante deveria trazer uma restituição à pessoa a quem causou dano.
Continuamos a ver a apresentação das ofertas sem cheiro. A segunda delas é mostrada aqui: o sacrifício pelos pecados ocultos.
Vemos o início das ofertas sem cheiro, sendo a primeira delas o sacrifício pelo pecado, onde Jesus é representado, levando sobre si o erro do pecador.
continuamos a ver uma exposição relacionada as ofertas de cheiro suave. Neste capítulo veremos as ofertas pacíficas, que representam a paz entre o homem pecador e o Deus Santo
Vemos o segundo tipo de ofertas de cheiro suave: as ofertas de manjares. Elas representam o equilíbrio que há no caráter perfeito de Jesus.
Vemos que o Senhor Deus chama Moisés à Tenda do Encontro e começa a lhe dar inúmeras instruções referentes as ofertas, holocaustos e sacrifícios que deveriam ser oferecidos ao Senhor
Em Êxodo 40, com a obra concluída, Moisés apresenta a lista de tarefas que deveriam ser cuidadosamente executadas, para que o bom funcionamento do Tabernáculo fosse garantido.
Em Êxodo 39, vemos que a obra do Tabernáculo é finalmente concluída e o Senhor fica feliz, pois tal como Ele disse, foi feito.
Em Êxodo 38 percebemos que embora Moisés seja o líder de Israel e o mediador entre eles o Senhor, não foi ele quem construiu o Tabernáculo, mas haviam pessoas responsáveis por isso.
Em Êxodo 37, vemos a construção da Arca da Aliança, o objeto mais sagrado de Israel.
Uma das marcas importantes de Êxodo 36 é a confecção das roupas dos sacerdotes. Havia muitos desafios ao povo de Deus para a execução deste grande projeto e dentre os principais, estavam as roupas.
Em Êxodo 35 Moisés reúne o povo, apresenta o projeto para construção do Tabernáculo e pede que eles tragam ofertas voluntárias, para que tudo possa ser feito.
Moisés lavra novas tábuas de pedra — Ele sobe ao monte Sinai por quarenta dias — O Senhor proclama Seu nome e atributos e revela Sua lei — Ele
O Senhor promete estar com Israel e expulsar os povos daquela terra — O tabernáculo da congregação é levado para fora do acampamento — O Senhor fala a Moisés face a face no tabernáculo — Mais tarde, Moisés vê a glória de Deus, mas não a Sua face.
Aarão faz um bezerro de ouro, que é adorado por Israel — Moisés serve de mediador entre Deus e o Israel rebelde — Moisés quebra as tábuas de pedra — Os levitas matam cerca de 3.000 rebeldes — Moisés roga e intercede pelo povo.
A intenção de Deus ao escolher a descendência de Israel, era para fazer deles uma nação modelo, na qual todas as outras pudessem se espelhar para se achegar a Ele.
Em Êxodo 30, além dos detalhes do altar do incenso, vemos a importância do Dia da Expiação e o resgate da alma. Este era o único dia em que o sumo sacerdote, e apenas ele, podia entrar no Santo dos Santos para fazer expiação pelos pecados de todo o povo
O Senhor nos mostrar que em sua casa, não apenas as pessoas que tem dons espirituais que podem ser úteis.
O grande objetivo do Senhor Deus em todas essas representações, era ensinar o seu povo a viver em adoração sincera a Ele
O primeiro elemento que os israelitas deveriam ver quando entrassem no pátio do Tabernáculo deveria ser o altar do holocausto. O objetivo era trazer a memória do povo a necessidade de se oferecer sacrifício constantemente para que a comunhão com Deus fosse mantida.