Mò jubá! Lançamos hoje o 9o e último episódio desta 3a temporada do Oricast! Dessa vez na voz de nosso Babalorixá Logunwa.
Converse conosco!
Instragram: @ayinlaopo
Email: oricast.opo@gmail.com
Pix para contribuições voluntárias (CNPJ): 29.285.216/0001-22
Mò jubá! Lançamos hoje o 8o e penúltimo episódio desta 3a temporada do Oricast! Valentina Efungbemisolá interpreta e reflete, a partir da Orixá Nanã, sobre o ciclo da vida para as culturas afro-diaspóricas: Nanã fornece a lama para a modelagem dos seres humanos, empresta esta que é também a matéria do chão que nos sustenta. E como tudo é axé, tudo é reciprocidade, a lama dos corpos retornará para sustentar o chão onde todos os seres se misturam e se transformam: “Debaixo do barro do chão da pista onde se dança/ Suspira uma sustança sustentada por um sopro divino” (Gilberto Gil).
Converse conosco!
Instragram: @ayinlaopo
Email: oricast.opo@gmail.com
Pix para contribuições voluntárias (CNPJ): 29.285.216/0001-22
Saiu episódio novo! Hoje trazemos, na voz e interpretação de Caio Efunsegum, Orixá Ajê Xaluga, a caçula das nove Iemanjás. Aprendemos com esse itan que desejar o conhecimento é bom, mas que respeitar o mistério é essencial, pois é através dele que ganhamos contorno e que encontramos caminhos novos, vamos além dos limites perceptíveis. Os significados não atingidos, assim como os segredos, são meios para os conhecimentos desejáveis.
Converse conosco!
Instragram: @ayinlaopo
Email: oricast.opo@gmail.com
Pix para contribuições voluntárias (CNPJ): 29.285.216/0001-22
Mò jubá! Saiu o sexto episódio da terceira temporada do Oricast! Hoje trazemos, na voz e interpretação de Fernanda Ifetayo, o itan "Olocum acolhe todos os rios e torna-se a rainha das águas". Orixá Olocum, à vezes Senhor das águas, às vezes Senhora das águas, é considerado/a dono das profundezas, que sabe a importância do respeito e colaboração para gerar prosperidade e harmonia, esse orixá nos ensina sobre o valor da vida e da comunidade. Mãe de Iemanjá, Olocum é o escuro do fundo do oceano onde se revela a imensidão da força acolhedora e transformadora, que não mede esforços e sacrifícios para regenerar-se.
Converse conosco!
Instragram: @ayinlaopo
Email: oricast.opo@gmail.com
Pix para contribuições voluntárias (CNPJ): 29.285.216/0001-22
Mò jubá! Está no ar o quinto episódio do Oricast, chamado“ Iemanjá foge de Oquerê e corre para o mar”, narrado e interpretado por Sol Ewatolá. Este itan, mito, nos serve para pensar um questão muito atual: o cuidado e desafio em fazer a relação gerar o amor, e não esperar que o amor garanta a relação. Um convite para pensar quais os limites das relações afetivas, ou o que a intimidade por vezes nos impele a romper, de forma dolorida e muitas vezes irreversível.
Converse conosco!
Instragram: @ayinlaopo
Email: oricast.opo@gmail.com
Pix para contribuições voluntárias (CNPJ): 29.285.216/0001-22
Mo juba! Está no ar o quarto episódio do Oricast, intitulado “Oyá cria um rio dum pedaço de pano preto/ Oyá transforma-se no rio Níger”, narrado e interpretado por Oyagbemi. Oyá é o princípio feminino do fogo, mas também é associada ao ar, à terra, à floresta, aos animais, à ancenstralidade e à água. Os dois itan deste episódio trazem duas versões para a criação do rio Níger, o grande rio de águas negras: na primeira, oyá surge como água para defender seus filhos; na segunda, ela transforma-se em água para superar a tristeza.
Instragram: @ayinlaopo
Email: oricast.opo@gmail.com
Pix para contribuições voluntárias: (CNPJ): 29.285.216/0001-22
Mò jubá! Está no ar o 3o episódio da 3a temporada de Oricast! O itan “Oxum mata o caçador e transforma-se em peixe”, lido e interpretado por Julia Oyabukunmi, mergulha na passagem do tempo que produz rugas e seixos rolados. Será que o nosso desprezo pela velhice não é uma profunda incapacidade de lidar com a própria morte? Vamos mergulhar numa visão de mundo onde o passar dos anos acaricia, encanta, eleva, pra transformar esta que é uma das relações mais desafiadoras: seres humanos e a passagem do tempo.
Tathy Afolasade interpreta e traz sua reflexão sobre o itan “Iá Mi perseguem Orixalá pelo roubo da água”, que vai expor um dos pilares das culturas afro-diaspóricas: a reciprocidade. Temos certeza que irão se identificar com esse olhar ancestral e poder refletir sobre como temos praticado nossas relações hoje. Baseado no livro "Mitologia dos Orixás", de Reginaldo Prandi.
Desde o princípio dos tempos Iemanjá irritava-se com a falta de respeito dos humanos frente ao cuidado com suas águas. O que vocês fariam para cuidar do que é seu, quando sente-se invadide? Como podemos cuidar das águas que nos cercam? Baseado no livro "Mitologia dos Orixás", de Reginaldo Prandi, apresentamos o Itan "Iemanjá irrita-se com a sujeira que os homens lançam ao mar" na voz de Sol Ewátola.
Mò jubá! Estamos de volta com a 3a temporada do Ori Cast! Dessa vez nosso tema é Água e vamos trazer para vocês 9 mitos envolvendo os orixás femininos, as Ayabas, e seus encontros com as diferentes águas que nos cercam. Estréia dia 17 de outubro!
Neste episódio você vai ouvir o itan "Euá transforma-se numa fonte e sacia a sede dos filhos", extraído do livro Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi. Até onde estamos dispostos a ir para corrigir nossos erros? O que somos capazes de fazer para curar alguém? Na voz de Sol Ewatolá.
Neste episódio você vai ouvir o itan "Ossain cobra por todas as curas que realiza", extraído do livro Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi. Qual a relevância do pagamento estipulado por Ossaim para curar os enfermos? Na voz de Daniela Oyagbemi.
Neste episódio você vai ouvir o itan "Yemanja cura Oxalá e ganha o poder sobre as cabeças", extraído do livro Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi. Voltamos à criação do mundo e à partilha dos poderes. Yemanja recebeu o dever de cuidar de Oxalá, mas isso não a deixou muito contente. Na voz de Juliana Iyadunni.
Neste episódio você vai ouvir o itan "Xapanã ganha o segredo da peste na partilha dos poderes", extraído do livro Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi. Ao criar o mundo, Olodumare partilhou os poderes e os segredos da vida entre os orixás. Ninguém quis ficar com a peste, que sobrou para Xapanã. E agora? Na voz de Fred Oosalase.
Neste episódio você vai ouvir o itan "Omolu ganha as pérolas de Yemanja", extraído do livro Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi. Omolu foi salvo por Yemanja quando sua mãe, Nanã Buruku, o abandonou em uma gruta perto da praia. Na voz de Letícia Olomidará.
De volta com o Ori Cast! Neste episódio você vai ouvir o itan "Ori faz o que os Orixás não fazem", extraído do livro Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi. Quem pode acompanhar seu devoto numa viagem além mar e não voltar mais? Nas vozes de Letícia Olomidará, Daniela Oyagbemi, Nicholas Afolayan e Andréia Omíletí.
Estamos de volta com o Ori Cast, o podcast de mitos e reflexões sobre os Orixás e a mitologia do Candomblé. Nessa 2a temporada nosso tema é Cura e a ideia da cura é explorada de diferentes maneiras nos itans, não ficando restrito à resolução da doença. Curar significa zelar, cuidar. A cura tem também o sentido de maturação e nos traz, e as possibilidades de transformação de si e do mundo.
Neste episódio bônus você ouvirá uma entrevista com o professor Reginaldo Prandi, autor do livro "Mitologia dos Orixás", contando um pouco mais sobre como iniciou seus estudos sobre o candomblé e também sobre esse livro que tomamos como referência para essa 1a temporada. A entrevista foi conduzida por nosso Babalorixá Logunwá Epega.
Chegamos ao fim da 1a temporada do Ori Cast. Este é um episódio que traz as palavras de nosso Babalorixá Logunwá Epega, apresentadas na voz de Sol Ewatolá, nossa Iyale, falando sobre a morte e a vida, como essas são duas faces da mesma moeda, idas e vindas da casa para o mercado e vice-versa.
Neste episódio você ouvirá um Itan sobre como Oyá, reverenciando a morte de seu pai, criou o rito funerário tradicional do candomblé, o Axexê. Narrado por Júlia Oyabukunmi.