Nesse episódio, Pietro Lovison recebe Fabiana Lontra para falar sobre a história da tradução das obras de Vladimir Lênin no Brasil, a recepção do pensamento do revolucionário russo em território nacional, sobre as dificuldades da difusão de ideias comunistas e marxistas em um país como o nosso, quais foram as estratégias utilizadas pelos agentes dessa difusão, a questão da especificidade da tradução política em relação a outros tipos de tradução (literária, científica, etc) e a questão de como fazer uma história da tradução pode jogar luz sobre o processo de assimilação de ideias, antes estrangeiras, por uma cultura.
Referências:
Dissertação de Fabiana Lontra: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/239064
Oswaldo Coggiola (org.) - O Legado de Lênin (2024)
Lincoln Secco - A Batalha dos Livros (2017)
Tamás Krausz - Reconstruindo Lênin (2017)
Moniz Bandeira, Clóvis Melo e Aristélio Travassos de Andrade - O Ano Vermelho (1980)
Graciliano Ramos - Memórias do Cárcere (1953)
Nesse episódio, Pietro Lovison recebe Wander Wilson para falar sobre os fundamentos históricos da psiquiatria e da noção de saúde mental.
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe Osvaldo Coggiola, historiador argentino e testemunha viva da ditadura militar em seu país, para falar sobre as ditaduras militares na América Latina, seus antecedentes históricos, as razões do seu desmantelamento e as suas consequências para a política contemporânea nesses países.
Nesse episódio, Hian Sousa e Gabriel Carvalho recebem Bruno Nadai para falar sobre as contradições a respeito da visão de Kant sobre a autonomia das mulheres, trabalhadores, servos e escravos, presente em sua obra Metafísica dos Costumes.
Nesse episódio, Gabriel Carvalho e Hian Sousa recebem Leonardo Gomes de Deus para falar sobre os manuscritos de 1861-63, conhecidos no Brasil como Teorias da Mais-Valia.
No episódio de hoje, o Ontocast divulga a iniciativa da coletiva Psicanalista Trabalha, iniciativa que reivindicar melhores condições de trabalho e de formação para os psicanalistas do Brasil e que põe em pauta questões candentes como a dificuldade material de acesso à formação em psicanálise e o elitismo do campo.
Responda a enquete da nacional da coletiva Psicanalista Trabalha: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbWcrv-6dfv2P4MCYBS710ahyIVAZjD03Pl_jvf3uil9TJvQ/viewform
Instagram da coletiva Psicanalista Trabalha: @coletivapsicanalistatrabalha
Entre em contato com a coletiva:
psicanalistatrabalha@gmail.com
psicanalistatrabalha.worpress.com
Nesse episódio, Gabriel Carvalho, Lucas Cadete e Hian Sousa recebem Maurílio Botelho para falar sobre o livro 1 de O Capital, as idas e vindas da composição da obra, suas categorias centrais, as interpretações divergentes sobre o seu conteúdo e a relevância dele até os nossos dias.
Neste episódio, Gabriel Carvalho e Juan Rodrigues recebem Douglas Rodrigues Barros para falar sobre o identitarismo como um fenômeno central e controverso do nosso momento histórico de neoliberalismo em crise e exacerbação do reacionarismo identitário através do esvaziamento das identidades pela lógica da mercadoria.
Nesse episódio, Hian Sousa e Gabriel Carvalho recebem Henrique Wellen para falar sobre as diferenças entre as concepções sobre o trabalho como categoria na obra de Karl Marx e György Lukács e suas implicações para a interpretação da crítica da economia política de Marx.
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe mais uma vez Bruna Della Torre, para falar sobre a lógica de funcionamento do neofascismo digital, a conquista pela extrema-direita do campo político antes hegemonizado pela esquerda e a necessidade de que os socialistas e os movimentos sociais recuperem a capacidade de mobilização social e de sonhar um horizonte de felicidade.
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe Rômulo Caires para falar sobre a história do movimento sanitarista, as teorias críticas a respeito das políticas de saúde, a apresentação dessa problemática na literatura brasileira e sua continuidade nas políticas contemporâneas de saúde no Brasil.
Nesse episódio, Glauber Machado e Gabriel Carvalho recebem Pedro Rocha de Oliveira, para falar sobre o tema do seu livro, Discurso Filosófico da Acumulação Primitiva, que trata das origens do pensamento moderno, diretamente conectado com o processo de ascensão do capitalismo e dos valores burgueses que legitimam a violência, exclusão e barbárie da sociedade da mercadoria.
Aviso: Por que a música de introdução está diferente? Como esperado, o Spotify cobrou direitos autorais das músicas que utilizamos de introdução por anos no nosso podcast. Pedimos a compreensão dos nossos ouvintes. Logo voltaremos com uma identidade sonora nova, com uma música autoral com a cara do nosso podcast.
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe Priscila Marques e Gisele Toassa para falar sobre o contínuo e árduo trabalho de resgate da obra de Vigotski e o impacto que novos textos trazidos à luz pela tradução de sua obra direto da língua russa tem para os estudos da teoria vigotskiana.
Nesse episódio, Glauber Machado, Lucas Cadete, Hian Sousa e Gabriel Carvalho recebem Vânia Noeli para falar sobre como Marx analisa na sua obra O 18 Brumário de Luís Bonaparte o fenômeno do bonapartismo, as condições que permitem a subversão das instituições da democracia burguesa, o papel contraditório das classes nos processos autocráticos e a crítica de Marx à política.
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe Felipe Cotrim para falar sobre A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra, o contexto histórico em que a obra foi escrita e a importância da pesquisa empírica de Engels para a sua formação intelectual e política.
Nesse primeiro episódio da nossa série especial sobre as obras de Marx e Engels, Natan Oliveira e Glauber Machado receberam Jesus Ranieri, tradutor da edição mais recente da obra no Brasil, para falar sobre os antecedentes históricos, o conteúdo e a relevância dessa que é uma das obras mais conhecidas da juventude de Karl Marx.
Nesse episódio, Pietro Lovison e Ana Terra de Leon recebem a mestra em psicologia Bárbara Nascimento, mestra em psicologia pela Universidade Federal de Sergipe, para falar sobre as relações da psicanálise com as políticas e com o pensamento eugênico no Brasil no início do séc. XX, a partir de sua pesquisa "Deu um branco na história da psicanálise brasileira: racismo, eugenia e a desonra política da psicanálise no Brasil (1920-1940)".
Episódio "Psiquiatria e eugenia na Era Vargas" gravado com Ana Terra de Leon:
https://open.spotify.com/episode/0carDyJUHRChomz5et3C6h?si=KdNTFghfRpyHYITdnm2GSQ
Nesse episódio, Pietro Lovison e Gabriel Carvalho receberam Daniel Gomes de Carvalho para falar sobre as interpretações marxistas a respeito do desenvolvimento histórico do iluminismo e as especificidades e limitações de algumas dessas interpretações.
Participações de Daniel Gomes de Carvalho abordando o Iluminismo em outros podcasts que foram citados no episódio:
História FM:
https://open.spotify.com/episode/3STQjc7NAIbDHz4t5vNir9?si=nrJdFgy7SzWneVz_So7kHg
História Pirata:
https://open.spotify.com/episode/0L4QgrxGJrAjGRn6VoL6LY?si=WrRz4EZPQPSC_PbIDipMNA
Alguns livros citados no episódio:
BLANC, Louis. Histoire de la Révolution française. Paris: Langlois et Leclercq, 1847.
BRAUDEL, Fernand. Civilização Material, economia e capitalismo: Séculos XV-XVIII. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CARVALHO, Daniel Gomes de. Thomas Paine e a Revolução Francesa: religião, democracia e justiça social (1793-1797). Belo Horizonte: Fino Traço, 2022.
CARVALHO, Daniel Gomes de. Revolução Francesa. São Paulo: Contexto, 2022.
CHARTIER, Roger. Origens culturais da Revolução Francesa. São Paulo: Unesp, 2009.
CONSTANT, Benjamin. Da Liberdade dos Antigos Comparada à dos Modernos. Discurso pronunciado no Athénée royal de Paris, 1819. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2024.
FURET, François. Marx e a Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
GOLDMANN Lucien. La pensée des « Lumières ». Annales Histoire, Sciences Sociales. 1967;22(4):752-779. doi:10.3406/ahess.1967.421569
HEINRICH, Michael. Karl Marx e o Nascimento da Sociedade Moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra. São Paulo: Boitempo, 2018.
JAURÈS, Jean. Les Causes économiques de la Révolution française. Paris: Bureau d’éditions, 1937.
MACPHERSON, Crawford Brough. A Teoria Política Do Individualismo Possessivo: de Hobbes até Locke. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
PROUST, Jacques. Diderot et l'Encyclopédie. Paris: Albin Michel, 2013.
SOBOUL, Albert. Textes Choisis de l'encyclopédie. Paris: Éditions Sociales, 1962.
TOSEL, André. Marx et les Lumières européennes : jeux d’ombres et de lumières. Contremps: revue de critique communiste. 2006. In: https://www.contretemps.eu/wp-content/uploads/Contretemps-17-33-39.pdf
VENTURI, Franco. La circolazione delle idee. Rassegna storica del Risorgimento», XLI, 1954, n. 2-3, p. 203-222.
VENTURI, Franco. Utopia e reforma no Iluminismo. Bauru: Edusc, 2003.
Nesse episódio, Ohana Meira e Gabriel Carvalho recebem Nathalia Colli para falar sobre a visão de Antonio Candido sobre o papel do romantismo e da modernidade na construção da identidade literária brasileira, da valorização de elementos nacionais na literatura romântica, a transição para a modernidade como resposta crítica ao romantismo, o diálogo contínuo entre romantismo e modernidade na formação cultural do Brasil e a relevância atual da crítica de Candido para entender o legado dessas tradições literárias na contemporaneidade.
Nesse episódio, Gabriel Carvalho recebe Vinícius Juberte para falar sobre a sua pesquisa, recém-publicada como livro, chamado "O PCB e os Livros", pela editora Alma Revolucionária, para falar sobre a atuação editorial militante de José Calvino Filho em conjunto com o PCB nos anos de legalidade do partido na década de 1940.