Chamamos @berthasalles, podcaster do @ppkcansada e da Rádio Endorfina pra refletir sobre as vantagens e as dificuldades de encontrar algo que a gente gosta e se jogar nos exercícios.
Fomos da musculação até as aulinhas de dança e aprendemos que movimentar o corpo pode ser um grande aliado no processo de autoconhecimento e o início de uma longa relação de auto amor.
Só há um jeito de falar dos desafios da maternidade sem esquecer de si mesma: com muito bom humor. Só há uma pessoa no mundo que podia estar nesse ep com a gente - a @ajuliaruiva!
Nesse papinho a gente aborda maternidade de um jeito sincero, considerando os clichês que podem ser verdade e aqueles que não têm nada a ver. A conversa continua no Instagram do Olhando pra Dentro @olhando.pradentro :)
Chamamos a @superblondie, dona dos looks, dos brunches e das corridinhas nos melhores spots do Rio à pra bater um papo com a gente sobre o quão bom é fazer exercício sem nóia, em busca da diversão e da endorfina. Afinal, como criar uma rotina de atividade física? Como conciliar com a vida social? Quais vantagens da corrida pro nosso processo de olhar pra dentro? Você encontra isso e mais nesse episódio.
Nesse episódio a gente conversa com a @fevilarrodona, criadora do podcast @escuta.ela e colunista da @glamourbrasil. Falamos sobre atravessar momentos difíceis das nossas vidas, crise de ansiedade e sobre o quanto a terapia nem sempre é gostoso demais, mas sempre nos ajuda a ganhar perspectiva e avançar apesar dos nossos traumas. A conversa continua no Instagram do Olhando pra Dentro @olhando.pradentro.
@joanagmendes foi eleita presidenta do Clube de Criação, é redatora publicitária há 15 anos e é considerada uma das 25 jovens que estão mudando mundo pelo Papel&Caneta. Nessa conversa tocamos no autoconhecimento, na importância de comemorar as próprias vitórias e refletimos sobre o mercado de comunicação que permite muito pouco que pessoas negras estejam em posições de decisão. O papo está profundo, vem ouvir!
Não há transformação social que não passe pelo questionamento dos papéis de gênero. A gente convidou @ju_faria, diretora da @bloom.familias e fundadora da @think.olga para refletir quais as melhores práticas que as empresas adotam para que mães tenham suporte profissional e cuidem de seus filhos. Ouça agora! (:
Responsável pela chegada da Nespresso na América Latina e líder da área de sustentabilidade da marca, Claudia Leite bateu um super papo com a gente sobre mudanças na carreira, valores e ESG. @claudialeite.hilo é de Minas Gerais, tem 25 anos de experiência e sabedoria de sobra. Quer saber sobre sustentabilidade para muito além da teoria? Ouça já!
Ítala Herta fundou a @diver.ssa e hoje acolhe mulheres do norte e nordeste para promover educação financeira, estimular o autoconhecimento e descentralização do capital nacional. @italaherta cofundou a @valedodende e é membra do comitê de diversidade racial na Ambev. Ela trabalha duro para realizar e bateu um papo profundo com a gente sobre intuição, propósito, autoconfiança feminina e as dificuldades de escolher a própria causa como trabalho.
@denisesaito é CEO e diretora criativa da @freelaschool, escola fundada com o objetivo de guiar a vida profissional dos autônomos. Denise é intuitiva, atenta aos detalhes e fez da sua bagagem profissional e pessoal, empresa. Você é freelancer, quer promover transformação na prática e não sabe por onde começar? Esse ep. é para você!
Chamamos Levis Novaes, diretor de estratégia, destaque da Forbes 30 Under 30 2021 e co-fundador da Mooc - agência de criadores negros que hoje trabalha com marcas globais como Netflix, Budweiser e Nike. @levisnovaes fala da importância do trabalho em rede e do senso de comunidade para o crescimento da quipe. Ele é especialista em conectar pessoas sem perder de vista seus valores e propósito. Ouça já e conta pra gente!
No primeiro episódio desta temporada, conversamos com @crisnaumovs, sócia e parte do conselho editorial da Fast Company Brasil, consultora de humanidades para marcas como Ambev, Meta e Burger King, DJ e fundadora do Bloco do Apego. Cris desmembra a possibilidade de mudar o mundo aos pouquinhos, de dentro pra fora nas empresas e fugindo do clichê da carreira perfeita. Diversidade e transformação para muito além do papinho. Vem ouvir (:
Neste último episódio da temporada sobre luto, conversamos com Mari Maciel, publicitária, fundadora da plataforma Vamos Falar Sobre O Luto e grande apoiadora desta edição. Para fechar este ciclo de conversas tão bonito, falamos com a Mari sobre o que a motivou a criar uma rede de apoio inovadora e que faz com que os enlutados nunca se sintam sozinhos. Ela teve perdas quando muito jovem e transformou a dor em um sentido para sua vida. Ouça e acompanhe os próximos passos do Olhando pra Dentro em @olhando.pradentro.
Existe fórmula para enfrentar a morte de alguém? O jeito que fomos criados define como lidamos com nossos sentimentos? Somos capazes de mudar isso? E em que circunstâncias? A pandemia nos afeta de forma profunda, nosso modo de viver, rotinas e até mesmo sonhos e objetivos precisaram ser recalculados. Neste episódio convidamos Hilaine Yaccoub, Ph.D em Antropologia do Consumo, para abordar o luto na ótica de quem teve de se readaptar algumas vezes porque entende que a vida se impõe. Uma conversa intensa, mas cheia de humor e leveza.
Conversamos com Helene Hermes, a Lelix, fundadora do The GRID, um studio de recursos humanos parte do ecossistema da Flag, sobre o que é uma cultura de cuidado que valoriza saúde emocional e bem-estar num momento de pandemia, luto e esgotamento mental dos profissionais remotos. Um papo honesto sobre como navegar tempos complexos.
Neste episódio conversamos com Gisela Adissi, empreendedora funerária, fundadora da flow death care, uma consultoria que tem como missão transformar a cultura do funeral através das pessoas sobre a importância dos rituais de despedida e sobre o impacto que esses momentos tem na elaboração do nosso luto.
A relação com o luto é diferente na favela, lá a morte é um medo coletivo e constante. Nesse episódio a gente conversa com o Edu Carvalho (@educarvalhol), jornalista e colunista na UOL Ecoa, ativista social e repórter do site FaveladaRocinha.com sobre como é pra ele, jovem negro e periférico, viver sabendo que a cada 23 minutos morre um jovem negro no Brasil e sobre como os moradores da Rocinha vem enfrentando as perdas causadas pela pandemia. Um episódio para expandir a nossa reflexão sobre luto.
Neste episódio conversamos com Gabriela Casellato (@gabriela.casellato.psicologia), Doutora em Psicologia Clínica e especializada em intervenções em situações de vulnerabilidade social, perdas e lutos sobre o que realmente é luto e mitos relacionados, sobre encararmos as nossas fragilidades, sobre a relação entre luto e espiritualidade e também sobre como navegar processos dolorosos seja ele qual for. Se você já perdeu alguém esse episódio é pra você. Se você conhece alguém que perdeu alguém esse episódio é pra você. Se você nunca teve contato com o luto, mas curte reflexões profundas, esse episódio também é pra você. De ouvir com o caderninho na mão.
Neste episdóio, conversamos com Marcela Ceribelli, CEO e diretora criativa na Obvious Agency, apresentadora do Bom dia Obvious, sobre colocarmos nossas vulnerabilidades na mesa, sobre aprendermos realmente a escutar os outros e sobre todos os diferentes tipos de luto que vivemos coletivamente. Será que ficar só na base do áudio de WhatsApp e do sticker resolve? Ou andamos precisando de trocas mais profundas? A conversa continua no Instagram do Olhando pra Dentro @olhando.pradentro.
O Psicólogo organizacional Adam Grant diz que o sentimento dominante de 2020 foi o luto e este ano estamos todos a definhar em maior ou menor escala, mas será que andamos mostrando as nossas vulnerabilidades ou guardando pra nós? Nesse episódio conversamos com Clarice Falcão sobre saúde mental na pandemia, produtividade e sobre a importância de abrirmos o diálogo sobre esses assuntos. A conversa continua no Instagram do Olhando pra Dentro @olhando.pradentro.
Por que o luto ainda é visto como esse processo que acontece no vácuo da nossa existência, separado da nossa vida profissional, amorosa, de outros sentimentos? O que as empresas e a mídia poderia fazer a fim de normalizar o luto e acolher quem passa por ele? Neste episódio conversamos com Mariana Clark, psicóloga e especialista em perdas e prevenção de adoecimentos mentais nas empresas e escolas sobre luto e sobre a importância de acolhermos as nossas dores.