Áudio raríssimo da transmissão feita pela Rádio Guaíba da estreia do Brasil na Copa de 1962, no Chile, em 30 de maio. A narração é de Mendes Ribeiro. Participam ainda: Lauro Quadros e Adroaldo Streck. A gravação foi gentilmente cedida por Ciro Götz, pesquisador de rádio.
Áudio histórico, dispobibilizado pela Rádio Naciona, em que o presidente Juscelino Kubitcheck faz uma saudação aos campeões na Suécia.
Áudio do segundo gol de Amarildo na virada contra a Espanha na Copa de 1962. A narração começa na voz de Oswaldo Moreira, mas termina com o grito de gol de Jorge Curi. A dupla comandava as transmissões da Rádio Nacional.
Trechos das narrações de Geraldo José de Almeida pela Rádio Record em 1962. Os gols e os principais lances estão na sequência das partidas da seleção:
Brasil 2x0 México Brasil 0x0 Tchecoslováquia Brasil 2x1 Espanha Brasil 3x1 Inglaterra Brasil 4x2 Chila Brasil 3x1 Tchecoslováquia
Campanha da seleção brasileira na Copa de 1958, na Suécia, com as narrações de Pedro Luiz Paoliello e Edson Leite da Bandeirantes. Apresentações de Darcy Reis (lado A) e Fiori Gigliotti (lado B).
Brasil 3x0 Áustria
Brasil 0x0 Inglaterra
Brasil 2x0 URSS
Brasil 1x0 País de Gales
Brasil 5x2 França
Brasil 5x2 Suécia
LP raro que conta a trajetória da seleção chilena na Copa. Áudio cedido por Marcos Garcia, idealizador do grupo "Craques do microfone".
"Chile em la Copa del Mundo"
Apresentação: Hernán Solís.
Comentário: Sergio Brotfeld.
Narrador: José Abad.
Em 1962, ainda não havia transmissão ao vivo, via satélite, pela televisão. Então, os torcedores acompanharam mais uma vez a Copa pelo rádio. Entretanto, naquele ano, surgia o videoteipe. Os trinta e dois jogos do mundial foram gravados em fita magnética e eram distribuídos pelos países. A Record e a Tupi fizeram um "pool" para exibição dos videoteipes na televisão brasileira. Alguns trechos dessas transmissões sobreviveram ao tempo e podem ser vistos no portal da Cinemateca Brasileira. Pela TV Record, emissora de propriedade de Paulo Machado de Carvalho, Raul Tabajara narrava os duelos e o comentarista era Paulo Planet Buarque, profissional experiente de rádio e televisão. Já a Tupi tinha Walter Abrahão, um dos grandes nomes da história da TV e criador de bordões como “oxo”, uma referência a um placar sem gols (zero xis zero). O narrador formava dupla com o comentarista Ary Silva. O próprio Abrahão levava as fitas dos jogos aos aeroportos no Chile para o transporte ao Brasil em aviões comerciais ou da FAB. As organizações “Novo Mundo Vemag” patrocinaram as transmissões gravadas. No total, as imagens das partidas eram retransmitidas por vinte emissoras em todo o Brasil, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Belém, Goiânia, Vitória e Ribeirão Preto.
Disco raro da Rádio Bandeirantes com a equipe da "Cadeia verde amarela". Narração de Edson Leite e de Pedro Luiz. Comentários de Mário Moraes. Apresentação do LP: Braga Júnior.
Áudio histórico da Rádio Nacional do Rio de Janeiro: gol de Pelé contra o País de Gales, jogo válido pelas quartas de final da Copa de 1958. Primeiro tento do Rei em mundiais. Narração de Jorge Curi. Áudio retirado da página "História com o Dhé" (Youtube).
Ouça um trecho inicial do jogo semifinal, disputado em Estocolmo, diante da França, com a narração de Mendes Ribeiro, da Rádio Guaíba, de Porto Alegre (RS). O áudio foi gentilmente cedido por Ciro Götz, do grupo Craques do Microfone, capitaneado por Marcos Garcia.
Ouça a íntegra da final, disputada em Santiago, com a narração de Mendes Ribeiro, da Rádio Guaíba, de Porto Alegre (RS). O áudio foi gentilmente cedido por Ciro Götz, do grupo Craques do Microfone.
Ouça a íntegra da semifinal, disputada em Santiago, com a narração de Mendes Ribeiro, da Rádio Guaíba, de Porto Alegre (RS). O áudio foi cedido por Ciro Götz, do grupo Craques do Microfone.
Ouça a íntegra final da Copa de 1958 com a narração de Mendes Ribeiro, da Rádio Guaíba, de Porto Alegre (RS). O áudio foi cedido por Luis Magno, locutor da emissora, a Marcos Garcia, idealizador do grupo Craques do Microfone. Um presente aos amantes do rádio esportivo. O acervo é da própria Guaíba.
LP raro lançado nos anos 60 para homenagear o Rei Pelé. O disco é apresentado por Estevam Sangirardi. As narrações são de Pedro Luiz e Edson Leite, da Rádio Bandeirantes.
Em 2008, quando a conquista de 1958 completou 50 anos, Geraldo Nunes fez um programa especial sobre a primeira vitória brasileira em Copas. O jornalista apresentava o São Paulo de Todos os Tempos na Rádio Eldorado AM 700 kHz. Ele entrevistou o jornalista Paulo Planet Buarque, o colecionador Luiz Ernesto Kawall e o cineasta José Carlos Asbeg, responsável pelo filme "1958, o ano que o mundo descobriu o Brasil" (2008).
Disco com as narrações da Rádio Tupi de São Paulo das Copas de 1958, 1962 e 1970. Em destaque Oduvaldo Cozzi (narrações raras de 1958) e Haroldo Fernandes. A apresentação do LP é de Alfredo Orlando.