A educação em saúde é uma ferramenta poderosa para garantir o bem-estar de crianças, adolescentes e suas famílias.
Neste episódio, Astrid Fontenelle recebe Dulce Brito, clínica geral, intensivista e Gerente Médica da Saúde Mental e do Bem-Estar do Einstein, e Ricardo Sadriano, médico de Família e Comunidade, com certificação em medicina do estilo de vida pelo American College Lifestyle Medicine e membro do corpo clínico do Einstein.
Juntos, eles conversam sobre a importância da informação para a promoção da saúde, o papel das escolas e das famílias nesse processo, e como pequenas mudanças nos hábitos podem transformar a vida de toda uma família.
A neurodiversidade engloba uma série de condições que tornam cada indivíduo único. Promover a inclusão e o acolhimento dessas diferenças desde a infância é primordial. E a informação de saúde de qualidade é essencial nesse processo.
Neste episódio, Astrid Fontenelle conversa com a Ana Cláudia Brandão, pediatra do Centro de Especialidades Pediátricas do Hospital Israelita Albert Einstein, e com Camila Morassi, psicóloga com experiência em Neuropsicologia e Terapia Cognitiva Comportamental.
Elas falam sobre os desafios e as potencialidades da neurodiversidade, com dicas práticas para pais, educadores e a sociedade em geral.
Uma emergência médica pode acontecer a qualquer momento – e, quando envolve crianças e adolescentes, a preocupação dos responsáveis só aumenta. Saber quando procurar ajuda, como funciona um atendimento emergencial e quais informações são essenciais para um diagnóstico rápido pode fazer toda a diferença.
Neste episódio, Astrid Fontenelle conversa com Claudio Reingenheim, médico com ênfase em Saúde Materno-Infantil no Hospital Israelita Albert Einstein, e Marcela Preto, pediatra especializada em Emergência Pediátrica e Ultrassom em Emergência, com doutorado pela USP e parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Juntos, eles discutem a formação dos emergencistas, como funciona o pronto-socorro, a diferença entre urgência e emergência, e dão orientações para pais e responsáveis se sentirem mais preparados quando algo inesperado acontecer.
Em algum momento, jovens vão entrar em contato com álcool, cigarro e drogas. Como abordar essas questões de forma aberta e educativa?
Nesse episódio, Astrid Fontenelle conversa com Ana Lucia Martis, psicóloga clínica e hospitalar, coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Israelita Albert Einstein e das Pós Graduações em Psicologia Hospitalar e Psicanálise em Saúde do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; e Telma Antunes, pneumologista do Hospital Albert Einstein.
Juntas, elas discutem os impactos do consumo precoce de substâncias.
Os diagnósticos de TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) têm se tornado cada vez mais comuns, despertando dúvidas e preocupações tanto em pais quanto em profissionais.
Neste episódio, discutimos o caminho para o diagnóstico após as primeiras suspeitas. Como lidar com os diferentes níveis desses transtornos e suas consequências para as crianças e suas famílias? Quais as perspectivas de evolução e como os diagnósticos podem ser ferramentas de compreensão, e não rótulos?
Para essa conversa, contamos com Erasmo Casella, porta-voz e neurologista da infância e adolescência do Hospital Israelita Albert Einstein e Beatriz Casella, pediatra e neurologista infantil pela USP-SP que atende em consultório no Hospital Israelita Albert Einstein.
O sono é essencial para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, mas identificar problemas relacionados a ele nem sempre é fácil.
Neste episódio, Astrid Fontenelle conversa com a neuropediatra Leticia Soster, coordenadora da Pós-Graduação em Sono do Einstein, e a neurofisiologista Maira Honorato, médica do setor de polissonografia do Einstein.
Juntas, elas explicam como identificar sinais de distúrbios do sono e oferecem dicas práticas para criar uma rotina de sono saudável.
As telas estão em todos os lugares e fazem parte da vida de crianças e adolescentes, mas como garantir que o uso delas não prejudique o desenvolvimento?
Neste episódio, Astrid Fontenelle conversa com as pediatras do Einstein Florencia Fuks, pediatra com especialização em endocrinologia pediátrica, e Rejane Macedo, neurologista infantil, sobre os impactos das telas no comportamento, na sociabilidade e no neurodesenvolvimento dos jovens.
Elas abordam desde recomendações práticas para diferentes faixas etárias até sinais de dependência digital, trazendo reflexões sobre como pais e educadores podem ajudar a encontrar um equilíbrio saudável no uso da tecnologia.
A prática de atividade física na infância e na adolescência ajuda a construir resiliência, confiança no corpo e hábitos saudáveis para a vida inteira.
Neste episódio, Astrid Fontenelle recebe Gustavo Foronda, pediatra e cardiologista pediátrico do Hospital Israelita Albert Einstein, e Susana Braga, ortopedista pediátrica do Einstein para explorar os benefícios da atividade física para crianças e adolescentes e como os responsáveis podem incentivar hábitos saudáveis.
Vivemos em um mundo cada vez mais preocupado com limpeza e proteção contra germes. Mas será que evitar a sujeira ao máximo é realmente a melhor abordagem para a saúde?
Neste episódio, Astrid Fontenelle recebe os médicos Victor Nudelman, imunologista e vice-presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, e Márcio Moreira, infectologista pediátrico do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, para discutir sobre imunidade, o impacto do contato com o ambiente no desenvolvimento do sistema imune de crianças e adolescentes e as consequências da esterilização excessiva.
Uma relação saudável com a alimentação na infância e na adolescência é essencial para o desenvolvimento físico e emocional, mas nem sempre é fácil de construir e manter.
Neste episódio, Astrid Fontenelle conversa com Mirna Dourado, nutricionista clínica do Einstein, especialista em Nutrição Clínica em Pediatria e em nutrição humana aplicada e terapia nutricional pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição; e com Ricardo Toma, gastroenterologista pediátrico do ambulatório de especialidades pediátricas do Hospital Israelita Albert Einstein.
Eles exploraram temas como introdução alimentar, seletividade e transtornos alimentares com profundidade e empatia para ajudar responsáveis a promover uma alimentação equilibrada e saudável que comece desde cedo.
A depressão e a ansiedade entre crianças e adolescentes têm aumentado a níveis alarmantes, o que nos convoca a entender melhor como proteger a saúde mental das novas gerações.
Neste episódio, Astrid Fontenelle conversa com Diego Ortega, psiquiatra especialista em infância e adolescência, parte do programa "Cuidar" do Hospital Israelita Albert Einstein e professor de pós-graduação da Unicamp; e Letícia Amici, psiquiatra da infância e adolescência, especializada em Saúde da Família e faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Juntos, eles discutem as causas dessa epidemia de depressão e ansiedade, os sinais de alerta para responsáveis, e as opções de tratamento disponíveis.
O bullying e o cyberbullying são temas muitas vezes minimizados, mas que deixam marcas profundas na vida de crianças e adolescentes.
Neste episódio, Astrid Fontenelle conversa com Graziela Sukys, pediatra do Einstein e coordenadora da pós-graduação em Emergências Pediátricas do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; e Renata Waksman, pediatra do Einstein, membro do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria e coordenadora do Núcleo de Estudos da Violência contra a Criança e o Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Juntas, elas discutem as diferenças entre brincadeira e violência, os impactos físicos e psicológicos do bullying, o papel da escola e dos pais na prevenção e no enfrentamento do problema, além das novas implicações legais do tema.
A amizade é essencial para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, mas também pode trazer desafios que impactam a saúde dos jovens.
Neste episódio, Astrid Fontenelle conversa com Maira Terra, pediatra e hebiatra do Hospital Israelita Albert Einstein, com experiência em Emergência Pediátrica e Puericultura; e com Sley Tanigawa Guimarães, médica e coordenadora da pós-graduação em Estilo de Vida no Ensino Einstein.
Elas discutem sobre a importância das amizades no crescimento, no bem-estar e na construção da identidade dos jovens; além do papel da escola, do impacto da tecnologia nas relações e como os pais podem apoiar seus filhos sem interferir excessivamente.
A descoberta da sexualidade é uma etapa marcante e cheia de dúvidas na vida de crianças e adolescentes.
Neste episódio, Astrid Fontenelle conversa com Lais Yamakami, ginecologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein; e com Vitor Henrique de Oliveira, ginecologista e sexólogo, especialista em educação médica e professor da pós-graduação em Medicina do Adolescente da Faculdade Israelita Albert Einstein.
Eles compartilham orientações sobre educação sexual, métodos contraceptivos, cuidados preventivos e como as famílias podem tratar esse tema com empatia, respeito e informação.
Saúde vai muito além de tratar doenças ou queixas pontuais: é uma construção de longo prazo – e quanto mais cedo a gente começar, melhor.
"O que te trouxe aqui?" é um podcast e videocast apresentado por Astrid Fontenelle. Criado pela equipe de Comunicação Institucional do Hospital Israelita Albert Einstein para promover a saúde, por meio de histórias diversas e reais – de quem tem plano de saúde ou de quem usa o SUS. Sempre com as recomendações dos melhores profissionais de saúde do país.
Na primeira temporada, a gente falou sobre medicina do estilo de vida. Agora, vamos continuar conversando sobre esse assunto, mas com um recorte especial: a infância e a adolescência.
A partir do dia 25 de março, às terças-feiras, em todas as plataformas de áudio e no Youtube!
Ter ansiedade é normal, mas, quando ela se torna crônica, pode interferir muito na qualidade de vida.
Neste episódio, Carina Demange, psiquiatra analista do comportamento do Einstein e coordenadora da psiquiatria no projeto Proadi-SUS da Telemedicina Einste; e Elisa Kozassa, pesquisadora e docente na área de Neurociência e Comportamento do Hospital Israelita Albert Einstein, fellow do Mind and Life Institute e treinadora mental para atletas de elite de pranchas, juntam-se a Astrid Fontenelle para discutir quais são os sinais de que a ansiedade está fora de controle e quais as possíveis técnicas e estratégias para gerenciá-la.
Neurodiversidade é a variedade natural das funções cerebrais e comportamentais. Compreender essa diversidade é crucial para promover inclusão e apoio adequado para quem recebe um diagnóstico.
Neste episódio, Mariana Mercadante. pediatra do Einstein, especializada em desenvolvimento e comportamento e referência em Transtorno do Espectro Autista; e Erasmo Casella, porta-voz e neurologista da infância e adolescência do Hospital Israelita Albert Einstein, professor livre docente em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP e Chefe da Unidade de Neurologia Infantil do Instituto da Criança no Hospital das Clínicas, juntam-se a Astrid Fontenelle para desmistificar os diagnósticos neurodiversos, enfatizando que eles são ferramentas para entender melhor as necessidades individuais e não rótulos limitadores.
Sentir-se cansado após um longo dia é normal, mas quando esse cansaço se transforma em exaustão ou burnout, é um sinal de alerta para a saúde.
Neste episódio, Alfredo Maluf, psiquiatra coordenador da Psiquiatria do Hospital Israelita Albert Einstein e coordenador da Pós em Psiquiatria Adulto, da infância e adolescência da Pós Multiprofissional em Psiquiatria do Einstein; e Denise Tiemi Maki, médica integrativa da gerência de bem estar e saúde mental do Einstein e coordenadora da pós-graduação em Bases de Saúde Integrativa do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, juntam-se a Astrid Fontenelle para explicar quais os sinais de que um cansaço se tornou fora do comum e comentar estratégias práticas para gerenciar e prevenir esses estados.
A depressão é uma condição de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e reconhecer os sinais precoces dessa doença pode fazer toda a diferença no tratamento e na qualidade de vida.
Neste episódio, Daniel Oliva, médico psiquiatra e referência da Gerência de Saúde Mental do Einstein, e psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise; e Marcelo Feijó de Mello, psiquiatra e professor na Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein, e coordenador da residência de psiquiatria e professor livre-docente do setor de psiquiatria na UNIFESP, juntam-se a Astrid Fontenelle para explorar os sintomas mais comuns que ajudam na identificação da depressão, seja para cuidar de si ou apoiar quem está ao seu redor.
Com a disponibilidade de medicamentos de venda livre e a facilidade de acesso a informações na internet, muitas pessoas optam por tratar pequenos incômodos por conta própria. Mas até que ponto isso é seguro?
Neste episódio, Marcelo Ribeiro, psiquiatra do Hospital Israelita Albert Einstein, especialista em dependência química e Coordenador do Curso de Especialização em Dependência Química do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; e Milena de Paulis, pediatra emergencista da unidade de pronto atendimento do Hospital Albert Einstein e do Hospital Universitário da USP e médica do Ensino Einstein, juntam-se a Astrid Fontenelle para explorar os benefícios e os perigos da automedicação, discutindo quando ela pode ser considerada uma prática responsável de autocuidado e quando pode se transformar em um risco significativo à saúde.