por acaso, eu cai em um vídeo que pincelava sobre o budismo e me interessei pelo assunto, passei a ler e praticar varias técnicas que aprendi no budismo, ainda não senti todos os benefícios, mas consigo perceber uma leve melhora no humor, isso deve ser um primeiro passo. Parece que é mais eficaz tomar responsabilidade pela sua vida como um todo, do que culpar outras coisas e se limitar dizendo que está sendo impedido pelo mundo. As vezes o mundo realmente é maléfico e muito injusto, mas isso não pode e não deve te parar, a habilidade de superar qualquer adversidade é inerente a humanidade, mesmo que o mundo desabe, a gente se levanta, sai do meio dos destroços e tentar construir um mundo novo. Eleve isso a décima potencia e pronto, você é forte, aliado ao poder de estar presente no momento, você se torna imparável. Tudo isso é o que o budismo ensina, parando pra pensar, o budismo cria pessoas fortes, talvez esse não seja o objetivo, mas acontece e deve ter sido isso que me fez criar esse interesse tão grande, parece que quem tem isso cravado na sua alma, vai definitivamente passar pela vida sem perder o entusiasmo e isso está muito em falta no mundo. Seja você um praticante, ou tenha acabado de descobrir a palavra "budismo". O mundo precisa de mais pessoas que tem como crença central, esses valores que eu listei e tomara que você seja essa pessoa.
Caso considere me seguir: @douguser
As IAs estão dominando todas as áreas das industriais hoje em dia, desde de jogos, até mecânica quântica, mas apesar das IAs estarem avançando em um nível astronômico , elas jamais, JAMAIS poderão carregar o mesmo peso de ser um humano, tudo que um robô fizer provavelmente vai ser perfeito, isso não implica que o robô é perfeito, so implica que ele é fixo, parado, estável. Um humano é completamente o oposto, um humano é caótico, incalculavelmente imprevisível e totalmente acidental. Essa é a diferença de quem é feito de metal e de quem é feito de carne mole e ossos finos. A perfeição não te leva a grandeza, apenas interrompe a busca. É muito bom ser humano, com todo respeito maquinas de todo mundo, vocês são legais também, de qualquer forma meu Instagram é @douguser tá? manda uma mensagem legal lá pra mim, vou fazer uma pequena pesquisa aqui, já que poucas pessoas chegam nessa parte, escreva "lanterna" se você quer episódios com mais frequência por aqui. Obrigado pela atenção e espero que tenha feito bem pra ti.
2024 foi um ano de revelações para mim. Eu aprendi sobre o valor de muitas coisas, aprendi a ser um pouco mais gentil, aprendi a correr sem parecer uma gazela (esse foi importante). E apesar de não ter tido muito progresso tangível nesse ano, eu aprendi a lidar com minhas expectativas e acima de tudo, lidar com a minha mente, aprender um pouco sobre como eu funciono e consequentemente me conhecer melhor. Essa não era uma frase de algum filosofo? eu devo estar enganado. De qualquer forma, eu sou muito grato por ter tido 365 chances de experienciar coisas diferentes e todas foram únicas. Um agradecimento especial a você, ouvinte deste misero podcast, espero que você tenha vivido e aprendido tanto quanto eu nesse ano, as coisas funcionam de um jeito engraçado e a gente so percebe isso quando tudo já passou, então espero que você feito esse ano valer a pena :)
como eu gosto de dizer: O FUTURO É BRILHANTE!
comente algo legal caso tenha gostado
meu Instagram é: @douguser
bebe agua e aproveita o ano novo, eu e você merecemos.
Obrigado 2024.
Olá 2025.
São mais ou menos 3 anos de diário, parece que tudo passou rápido, eu tomei a decisão de postar aquele piloto em 2021 e boom! magicamente apareci aqui em 2024 com tudo isso feito, eu mudei tanto de lá pra cá, basicamente sou outra pessoa, uma repaginada completa e é muito legal poder ouvir minhas versões antigas falando sobre algo, quando eu vou ouvir o piloto, além de sentir uma grande vergonha descomunal, eu também sinto uma certa nostalgia, quando as coisas eram simples, eu me trancava no quarto, ligava o gravador e saia falando qualquer coisa, depois eu tinha um super trabalho de encaixar tudo na edição, pra fazer sentido, era difícil, mas não importava, porque no fim do dia era real, era eu sendo eu, não tem nada mais genuíno do que isso. E aparentemente eu chamei a atenção de varias pessoas que gostam de ouvir eu sendo eu, apenas recentemente que eu fui tomar conta do mega grupo de pessoas que gosta de me ouvir por aqui, eu não tinha noção disso porque nunca fez diferença pra mim, mas depois de ver tanta gente, eu fiquei até meio assustado, me pareceu uma responsabilidade gigante a primeira vista, mas se eu sendo eu mesmo trouxe pessoas para cá, mudar agora seria uma ofensa a quem gostou de mim antes. Enfim, por isso decido continuar, sem medo, tentando ao máximo fazer as coisas com intenção, com presença, porque eu acredito que foi isso que me fez chamar tanta atenção e talvez você devesse fazer o mesmo, até porque eu não te chamei aqui, eu não fui atrás de você, você apenas apareceu aqui, talvez isso signifique alguma coisa, tanto pra você, quanto pra mim.
Voltei como se nada tivesse acontecido :)
mas é como eu sempre disse e se você já ouviu alguns episódios, você sabe que eu venho aqui quando me dá na telha e não é sempre que dá na telha :>
de qualquer forma, hoje eu queria falar de sentido, coisa que a geração atual tem dificuldade em encontrar, eu me incluo nisso, já tive épocas que não tinha ideia do que estava fazendo, mal sabia o que eu queria, mas acredito ser normal em certo momento não saber realmente o que quer, essa fase acaba servindo para descobrir coisas novas.
No budismo, existe uma máxima que os budistas chamam de "iluminação", isso é um estado de espirito que seria basicamente a transcendência desse mundo, um despertar da consciência, a maioria dos monges que se isolam numa montanha por 30 anos, estão em busca dessa iluminação, ou seja, isso leva tempo.
não é da noite pro dia que você magicamente vai saber exatamente o que quer e onde quer chegar, isso precisa de tempo, de esforço, de aventuras talvez, mas o principal é ter esse objetivo, é procurar sentido, olhar pra dentro e tentar encontrar respostas, mesmo que não encontre-a e um dia, no próximo dia tente de novo, até encontrar algo, os monges costumam dizer: "todas as respostas estão dentro de você"
não tenha pressa, não se cobre tanto, apenas deixe fluir, sem perder a vontade de descobrir quem você é e quem você quer ser. E por fim, seja gentil, você não merece ser odiado, nem por você, nem pelo outros.
Meu instragram: @douguser
caso queira falar comigo, eu leio todo mundo e talvez te responda :)
instagram: @douguser
vou colocar meu instagram logo no começo porque vi que algumas pessoas querem saber se tenho outras redes socias e eu tenho sim! Fique a vontade pra me mandar qualquer coisa por lá :)
Eu acho que todo mundo já acreditou fielmente a uma coisa que depois percebeu que era a maior bobagem da historia da humanidade, é normal, vivemos mudando de opinião, de gostos, etc. Mas eu já vi algumas pessoas que se sentem meio mal por mudarem, como se estivessem perdendo si mesmas, uma crise de identidade, falo isso porque eu mesmo já passei por varias dessas crises, chegou um ponto que eu percebi que eu não sou os meus gostos, eu não sou os meus pensamentos, muito menos os meus hobbys, eu to apenas experimentando tudo isso, nada disso é "eu" de verdade, engraçado dizer isso, mas eu só me encontrei quando descobri que não sou ninguém, eu não sou o douglas que joga video game, ou o douglas que faz um diário na internet, eu sou o douglas, talvez nem esse nome me pertença, mas eu to aqui, eu to vivo, em meio a tantas circunstancias eu existo, já parou pra pensar que tudo teve que ocorrer do jeitinho certo pra eu estar aqui, escrevendo isso? é tão especifico que parece que não tem ligação nenhuma, mas eu acredito que sim, tudo se resume a esse momento aqui, comigo escrevendo uma descrição que eu sei que muitas pessoas leem (obrigado por ler <3). E eu tenho o direito de experimentar as coisas e porque não? já to aqui mesmo, vambora!!!
Pra quem reclamava que meus episódios eram pequenos, então tome 12 minutos!!! mudanças são sempre aterrorizantes em algum sentido, por mais que seja uma mudança pra melhor, parece que gostamos de estar no mesmo lugar, talvez essa seja nossa zona de conforto??? eu não sei, mas eu enxergo assim. No fim tudo muda, nada permanece e mesmo que a gente não queira, as coisas mudam. E depois de muito tempo, parei pra perceber que esse mar de instabilidade que é a vida pode ser navegado se eu souber ser um bom capitão, já percebeu que o capitão dos piratas é aquele que comanda a tripulação e toma as decisões em nome do time? então, se eu souber tomar boas decisões, minha tripulação vai se dar bem não importa a problema. O problema é que as boas decisões são as mais arriscadas e esse foi meu problema por um bom tempo, foi por isso que minha tripulação nunca foi muito longe , percebendo isso, decidi que a partir de agora, vou me arriscar, porque viver em decisões seguras te deixa seguro e segurança é ótimo, mas segurança não te leva aonde vc quer chegar, pelo contrario, ela atrapalha na maioria das vezes, por isso que decidi ser um bom capitão, vou me arriscar e dizer: "porque não?". A vida sempre vai ter algo novo pra mim e se toda vez eu tiver medo de pular de cabeça, então vou ficar no mesmo lugar, pra sempre. E eu não quero ficar parado no mesmo lugar, imagino que você também não queira, então segura minha mão e vamos se arriscar, ninguém nasce perfeito e agora eu to aqui pra provar isso.
Comente "salsinha" se vc leu até aqui
instagram: @douguser
e aqui estamos, +1 aninho de podcast, acho vou fazer isso todo ano, é bom poder relembrar do que aconteceu, digo e repito, obrigado pra você que tirou um tempinho do seu dia pra me dar atenção, para ouvir o que tive pra falar esse ano e espero que você tenha evoluído em algum aspecto por esse diário. Se eu não te mencionei nos comentários, não se sinta mal, haverão outras oportunidades pra você aparecer.
Caso queria estar por dentro dos meus conteúdos: @douguser no Instagram e as vezes eu faço live na roxinha, se quiser me seguir, douguser lá também :) Um feliz natal atrasado e feliz ano novo, 2024 promete ser um ano inigualável, esse é só o começo!
Finalmente criei coragem pra sair da zona de conforto um pouquinho, mas definitivamente não foi fácil, as coisas que aconteceram comigo, não me ajudavam nesse processo, eu sempre tive vergonha de mim, mas finalmente, depois de uma infância conturbada, eu to começando a criar coragem pra coisas que eu quero fazer, sem medo de arriscar (na verdade com medo sim), eu ainda tenho muito o que fazer, mas fico extremamente orgulhoso de mim quando consigo fazer uma escolha importante. E sabe quem também deveria ficar feliz por tomar escolhas difíceis, mas importantes? você!
Instagram (se quiser me dizer oq achou disso lá, fica a vontade): @douguser
Eu odeio mudanças, acho que já disse isso aqui, se bem que eu acho que na verdade eu só odeio ter que mexer no que eu não quero mexer, as vezes tenho que mudar o que eu não queria que mudasse e é isso que me deixa chateado por ter que mudar. As vezes as mudanças acontecem dentro de mim e eu acho que essa é a "pior", algumas mudanças acabam me fazendo visitar memorias que eu não queria ver de novo e eu acabo caindo no espiral de pensamentos ruins, mas tudo bem, apesar de machucar (e muito), é melhor que eu sinta isso, porque quer dizer que tem algo errado e tudo bem ter algo errado (eu gosto de dizer isso pra mim mesmo de vez em quando, de alguma forma isso me acalma). Eu ainda consigo me sentir feliz pelo que tenho e principalmente pelo o que sou e é só isso que deveria importar, um dia ruim não é uma vida ruim e todo dia novo é uma nova oportunidade de me sentir diferente do dia anterior. A felicidade não está no fim do caminho, a felicidade é o caminho em si.
instagram: @douguser
Eu gosto do estoicismo, acho muito interessante todas as ideias que essa filosofia propõe, apesar de ser bem difícil de aplicar no dia a dia, mas tudo bem, eu não preciso ser um mestre das emoções o tempo todo, alguém que sabe controlar todos os sentimentos, na verdade é até bom que eu sinta tudo, me faz lembrar que eu to vivo e que essa é a tão falada "experiência humana", o estoicismo vem ajudando muitas e muitas pessoas a se entenderem melhor e isso é bom, mas sinceramente, eu prefiro errar, chorar e ter medo, não que eu goste de sentir isso, mas eu sei que é necessário, faz parte do processo e tudo bem, depois tudo passa. Aquelas madrugadas chorando vão ser apenas vagas lembranças de uma mente mais velha e madura e é isso, a vida vai acabar um dia e tudo, absolutamente tudo que viveu/vai viver vão ser só lembranças, que você vai lembrar e dar risada do seu eu mais jovem pensando que o mundo ia acabar só porque o menino/a da escola não respondeu sua mensagem, então já que tudo vai acabar, eu vou aproveitar cada segundo, sentindo tudo que o mundo pode me fazer sentir. Afinal, mesmo ainda não tendo realizado todos os meus sonhos, alguma coisa me diz que eu vou sentir muita falta disso tudo no futuro. Enfim, se aprecie, você é incrível e se ninguém te disse isso hoje, agora eu disse, se cuida. (e bebe agua, é importante)
Instagram: @douguser
Aqui estamos, no ultimo episodio do ano, eu estou satisfeito, eu acho que não poderia ser melhor, esse ano eu vivi uma rotina maluca e não tinha tempo pra quase nada, mas aqui estou em postando dois episódios em um mês, isso é um recorde eu acho, enfim, sem me prolongar muito, foi um ano muito bom, eu senti que eu quero e sonho em conquistar um dia esta mais próximo, esse sentimento de progresso é muito bom e me da uma motivação absurda, a gente passa o ano reclamando, chorando por várias coisas, rindo de outras, mas no fim, a gente sempre aprende alguma coisa e evolui em quase todos os sentidos, aquele sentimento de fim, sabe? Eu to sentindo isso nesse fim de ano, tenho um pouco de medo do que o futuro me guarda mas não vai ser isso que vai me parar de tentar. Um agradecimento especial a você que me acompanhou nesse 2022, sério, não tenho palavras pra descrever o quanto isso é valioso pra mim, na minha vida inteira eu sempre me senti sozinho e pensava que eu oque eu passava era só comigo, mas não, tem gente que também se sente como eu e que quer ajuda, quer ouvir conselhos ou apenas ouvir uma pessoa que tem os mesmo problemas falando de algo. Isso me faz lembrar que eu ainda sou um humano e que tá tudo bem sentir oque eu sinto, eu vivo esquecendo disso. Bom, obrigado por tudo e espero ter te ajudado também, mesmo sendo o cara mais confuso da face da terra, as vezes eu acho que dou alguns bons conselhos, mas quem avalia isso não sou, então sinta a vontade pra me contar a sua experiência me ouvindo esse ano, meu Instagram é @douguser . é isso, feliz ano novo e até 2023!!! (se você lê a descrição do episódio você tem um lugarzinho especial no meu coração, porque eu sempre escrevo um textão aqui e acho que ninguém lê kkkk, mas se alguém lê isso, saiba que você (alguém) tem todo o meu amor)
Pra você que se encontra perdido nesse final de ano, aqui eu te dou o melhor conselho que eu recebi nesse ano, que me fez não mais aquele que está perdido. É sério, o poder de simplesmente começar alguma coisa é infinito, por mais sem sentido que isso possa parecer, funciona muito bem. "apenas comece", eu nunca pensei que essa frase tão simples mudaria muita coisa pra mim, isso é muito maluco de se pensar, as vezes as coisas mais simples são as que causam maior impacto, dependendo da sua perspectiva sobre ela. tá ai outra frase legal e um assunto bem interessante de se pensar. Enfim, quero avisar que eu ainda pretendo soltar um ultimo episodio de 2022, dessa vez agradecendo ao que foi esse ano, essa maluquice toda que aconteceu e que por mais que tenha uma correria e bem cansativo, eu gostei bastante e quero poder continuar no ritmo ano que vem!! Caso meu plano dê errado, já vou desejar um feliz natal, feliz ano novo, espero que você se divirta muito e descansa também, porque você merece!!! é isso obrigado por tudo e ano que vem tem mais <3
calma, não to falando do bairro liberdade, por favor belle belinha não me cancele no twitter.
To falando da liberdade mesmo, aquela do latim "libertas" que significa livre, leve e solto. Mentira é só livre mesmo.
E então, você é livre ou não? eu imagino que a resposta venha automaticamente na sua cabeça, "sim eu sou livre", mas será mesmo que você é livre?
e aquela viagem que você não fez? oque te impediu de faze-la? talvez medo, insegurança, talvez você tenha medo de assentos de aviões e não pode ir por esse problema, mas o ponto é que você ficou porque alguma coisa te segurou no lugar, talvez essa coisa é quem tire a sua liberdade que você tanto diz que tem, uma coisa que eu aprendi, é que eu sou sim livre, mas que tenho limitações que não me deixam ir pra qualquer lugar a qualquer hora, eu tenho compromissos, horários e tudo isso me defini como eu, tudo isso me compõe e dizer que sou livre por completo, é mentira. Se fosse assim, eu viveria num barril assim como Diógenes, que acreditava que a pobre extrema era uma virtude, a grande real é que se você não tomar as rédeas da sua vida agora, alguém vai e oque era um sonho, acaba sendo apenas um sonho, sem realização. Por isso tenha algo anotado pro futuro, isso pode te ajudar muito, além, é claro, de viver o agora, fazer hoje e se lembrar de pode ser difícil agora, mas você ta fazendo isso pelo seu eu do futuro, então faça ele merecer as recompensas do bom trabalho. Instagram: @douguser
A vida é difícil, a gente percebe isso nas semanas lotadas de trabalho e stress, todo dia é uma luta incessante e sempre funcionou assim, até porque os homens das cavernas também não podiam ficar em casa deitado no sofá esperando as coisas caírem do céu, se bem que nem existia sofá naquela época, mas deu pra entender. Foi por ter que passar por essa luta diária, que eu inventei o meu dia fod*-se, o dia em que eu simplesmente não existo, ou melhor, o dia em que eu APENAS existo, nesse dia eu tenho direito de fazer oque eu quiser sem nenhum tipo de cobrança ou obrigação, só faço se eu quiser, esse dia é mágico, eu acordo, tomo um bom café da manhã, os pássaros cantam, parece um filme, eu posso desde de ler um livro até fazer um caminhada no parque e mesmo que eu não escolha entre nenhum desses dois e fique em casa jogando, pelo menos eu sei que posso e não vou me culpar por isso. É apenas eu apreciando a minha existência das maneiras mais simples possíveis, eu jogo, assisto anime, como algo bom, não tem nada mais aconchegante que isso, eu amo o dia fod*-se, quem sabe você também ame o dia fod*-se, você só ainda não conheceu como é estar em um dia fod*-se, espero que você se dê essa oportunidade. E a meta agora é fazer com que todo dia seja o dia fod*-se. @dougser
bom, estou aqui, nunca sai pra falar a verdade, desculpe a demora, eu realmente deixei isso aqui por um tempinho. Mas voltei e esse episódio foi só pra dar um alo e falar umas coisa, eu deixei esse episódio meio "cru" assim porque eu não tinha roteiro e quando eu não tenho pelo menos uma coisa anotada, é assim que sai o meu áudio e eu sei, eu gaguejei um monte de vez, esqueci do que eu tava falando, mas esse sou eu, com essa minha mente bagunçada e confusa na maioria das vezes, não dá pra reclamar, porque "confuso" ta no nome, eu avisei. :)
Instagram: @douguser
Youtube e afins está no perfil do instagram