A primeira temporada do Podcast d'OFalencista encerra-se com entrevista concedida por Rachel Sztajn, Professora de Direito Comercial da USP e uma das maiores autoridades brasileiras em matéria de análise econômica do direito.
Conduzida pelo juiz Pedro Bortolini, a entrevista versa sobre a dinâmica das deliberações dos credores sobre o plano de recuperação sob a perspectiva da teoria dos jogos, bem como sobre o papel das instituições formais e informais na realização dos propósitos do sistema de insolvência.
A primeira temporada do Podcast d'OFalencista está de volta com entrevista inédita concedida pelo Professor Manoel Justino Bezerra Filho, Desembargador aposentado do TJSP, parecerista e autor de diversas obras consagradas sobre o direito da insolvência.
Conduzida pelo advogado Renato Scardoa, a entrevista versa sobre a reforma do diploma falimentar promovida pela Lei nº 14.112/2020, em especial sobre as modificações relativas à disciplina da recuperação judicial do produtor rural.
Na volta das festas, a primeira temporada do Podcast "O Falencista" prossegue com entrevista inédita do festejado advogado e Professor de Direito Comercial da USP Ruy Pereira Camilo Junior.
Conduzida pelo juiz Pedro Bortolini, a entrevista versa sobre a análise econômica do direito da insolvência, tema tradado pelo entrevistado na obra “Comentários à Lei de Recuperação de Empresas”, coordenada por Paulo Fernando Campos Salles de Toledo e publicada em 2021 pela editora Revista dos Tribunais.
No 13º episódio do Podcast d'OFalencista, o advogado Renato Scardoa entrevista Luis Felipe Spinelli, professor da UFRS e Doutor em Direito Comercial pela USP.
A entrevista versa sobre o “plano alternativo de credores”, uma das novidades trazidas pela Lei nº 14.112/2020 abordadas na mais recente edição do livro “Recuperação de Empresas e Falência”, escrito pelo entrevistado em coautoria com João Pedro Scalzilli e Rodrigo Tellechea, publicado pela editora Almedina.
No 12º episódio do Podcast d'OFalencista, o juiz Pedro Ivo Moreira entrevista Sabrina Becue, advogada, professora da FAE Centro Universitário, Doutora em Direito Comercial pela USP e membro fundadora da Associação Paranaense de Direito e Economia.
A entrevista tem como pano de fundo o artigo da entrevistada intitulado “O papel do Poder Judiciário na atualização do Direito Concursal”, publicado em 2020 na Revista de Direito Civil Contemporâneo.
No 11º episódio do Podcast d'OFalencista, o juiz Pedro Bortolini entrevista Gabriel Saad Kik Buschinelli, advogado, professor do INSPER, Doutor e Mestre em Direito Comercial pela USP, com período de pesquisa na Ludwig-Maximilians-Universität, na Alemanha.
A entrevista tem como pano de fundo o livro do entrevistado intitulado “Abuso do Direito de Voto na Assembleia Geral de Credores”, resultante da dissertação de mestrado do autor e publicado em 2014 pela editora Quartier Latin.
No 10º episódio do Podcast d'OFalencista, Renato Scardoa entrevista Marcelo Sacramone, advogado, parecerista e sócio fundador de Sacramone, Orleans e Bragança Advogados.
O entrevistado também é Professor de Direito Comercial da PUC/SP e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Insolvência NEPI/PUCSP, além de autor de diversos artigos e livros sobre direito da insolvência.
Neste episódio, Marcelo Sacramone discorre sobre o seu mais recente trabalho, a tese depositada para a obtenção do título de Livre-docente em Direito Empresarial pela PUC/SP: "A RECUPERAÇÃO JUDICIAL: DOS OBJETIVOS AO PROCEDIMENTO - Incentivos Regulatórios do Sistema de Insolvência Brasileiro".
No oitavo episódio do Podcast d'OFalencista, o juiz Pedro Ivo Lins Moreira (TJPR) entrevista Márcio Guimarães, que foi Promotor de Justiça no Rio de Janeiro e atualmente se dedica às funções de advogado e parecerista.
O entrevistado também é Doutor pela Université Toulouse Capitole, Professor visitante da Université Paris-Panthéon-Assas e Max Schmidheiny Professor da Universidade de Saint Gallen, além de ter lecionado na FGV por 25 anos.
A entrevista aborda as intersecções entre a arbitragem e os processos concursais, tema que foi objeto de vários trabalhos do entrevistado, notadamente do artigo denominado “Insolvency and Arbitration in International Arbitration”, que integra livro “International Arbitration: Law and Practice in Brazil”, de coordenação de Peter Sester (Oxford: Oxford University Press, 2020, p. 499).
No sétimo episódio do Podcast d'OFalencista, Renato Scardoa entrevista a advogada e Profa. Maria Fabiana Dominguez Sant’ana, sócia de PG Law Advogados, doutoranda em Direito Comercial pela USP, Mestre em Direito Comercial pela PUC/SP, autora de diversos artigos e livros sobre direito da insolvência e criadora do instagram @rjnapratica.
Nessa entrevista, Maria Fabiana discorre sobre o livro de sua autoria intitulado “Os Limites do Plano de Recuperação Judicial” (Quartier Latin, 2019), fruto da sua dissertação de mestrado, além de contar um pouco sobre a sua experiência como pesquisadora do Max Plank Institute, na Alemanha.
No sexto episódio do Podcast d'OFalencista, o juiz Pedro Bortolini entrevista o advogado e economista Eduardo Mattos, que é Mestre em Direito Comercial pela USP, Doutor em Finanças pelo Mackenzie e pós-Doutor em matemática aplicada pela Universidade de Nova Iorque.
A entrevista tem como pano de fundo o mais novo livro do entrevistado, escrito em coautoria com o Professor José Marcelo Martins Proença (USP), que aborda questões de economia e finanças ligadas à recuperação judicial, a exemplo dos modelos de previsão e superação da crise empresarial e do financiamento DIP.
No quinto episódio do Podcast d'OFalencista, Renato Scardoa entrevista a advogada e administradora judicial Joice Ruiz, sócia AJ Ruiz Administração Judicial, mestre em Direito Comercial pela USP, coordenadora do Curso de Administrador Judicial do TMA Brasil e autora de diversos artigos e livros sobre direito empresarial.
A entrevista tem como pano de fundo o livro de autoria da entrevistada intitulado “Administrador Judicial na Recuperação Judicial e na Falência”, que é referência acerca do tema. Além disso, a entrevistada discorre sobre a sua prática profissional e sobre questões ligadas à controversa figura do “watchdog”.
No quarto episódio do Podcast d'OFalencista, o juiz Pedro Ivo Lins Moreira (TJPR), Mestre em Direito Empresarial pela UFPR, entrevista o advogado Leonardo Ribeiro Dias, Doutor e Mestre em Direito Comercial pela USP, acerca do Financimento "DIP".
A entrevista tem como pano de fundo o livro do próprio entrevistado intitulado “Financiamento na Recuperação Judicial e na Falência”, que já está na segunda edição, agora sob o selo da editora Gen-Forense.
No terceiro episódio do Podcast d'OFalencista, a advogada Victoria Villela, especialista em direito falimentar e integrante do Fórum Nacional de Recuperação de Empresas e Falências do CNJ, entrevista o festejado advogado Thomas Felsberg, um dos mais importantes falencistas do País nas últimas décadas.
Nesta entrevista, o Dr. Felsberg conta um pouco da sua trajetória profissional, bem como da sua participação no movimento que culminou na edição da Lei nº 11.101/2005. Além disso, faz importantes reflexões sobre questões atuais do direito concursal brasileiro, projetando os desafios que serão enfrentados com a chegada da inteligência artificial.
Neste episódio do Podcast d'OFalencista, Renato Scardoa entrevista Cássio Cavalli, Doutor pela UFRGS e Professor da FGV-SP, acerca da teoria do contrato entre credores, elaborada por Thomas Jackson sob a denominação de "creditors' bargain theory" para justificar a própria existência do direito concursal.
A entrevista tem como pano de fundo o livro de mesmo nome do próprio entrevistado, publicado em 2023 pela editora Agenda Recuperacional.
No episódio de estreia do Podcast d'OFalencista, Pedro Bortolini entrevista Mauro Rodrigues Penteado, Livre-Docente e Professor de Direito Comercial da USP, acerca da história e do contexto da edição da Lei nº 11.101/2005, a Lei de Recuperação de Empresas e Falência.
A entrevista tem como pano de fundo o estudo feito pelo entrevistado para o livro “Comentários à Lei de Recuperação de Empresas e Falência”, coordenado por Francisco Satiro e Antônio Sérgio de Morais Pitombo (Revista dos Tribunais, 2005).