Este epsódio foi inspierado na tese de doutorado em Geografia, de Antônio de Pádua de Mesquita dos Santos Brasil, apresentada em Presidente Prudente em 2017, com o título: Gestão de resíduos sólidos urbanos na Amazônia paraense: um estudo sobre o município de Barcarena (1897-2017). O estudo analisa a problemática histórica e contemporânea da gestão de resíduos sólidos urbanos (GRSU) no município de Barcarena, Pará, situando-a no contexto da industrialização e urbanização tardia da Amazônia e do Brasil. A pesquisa aborda as políticas públicas de GRSU no Brasil e no exterior, detalhando o ordenamento jurídico em lugares como União Europeia, Estados Unidos e Japão para comparação com o caso brasileiro. Especificamente, o trabalho examina a ineficácia das políticas de GRSU em Barcarena, desde os mandatos do intendente Antonio Lemos até o impacto dos grandes projetos industriais (ALBRAS/ALUNORTE) e a subsequente judicialização da questão pelo Ministério Público, ressaltando o descumprimento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e a precariedade da vida dos catadores. O autor também propõe diretrizes de educação ambiental crítica para melhorar a gestão local.
🌟 Defesa do Memorial Descritivo da Profª Drª Mary Lucy Mendes Guimarães 🌟
Apresentamos a defesa do memorial descritivo da Professora Mary Lucy Mendes Guimarães, requisito para a Progressão Funcional à Classe de Professora Titular, em conformidade com a Resolução 161/2014-CONSUP.
Com o tema "É Tempo de Travessia: A Transitividade do Fazer Acadêmico e Científico como Fragmento da Trajetória Pessoal e Humana", a professora compartilha sua trajetória acadêmica, profissional e humana, destacando sua contribuição ao ensino, pesquisa, extensão e gestão.
Este vídeo é um testemunho de dedicação, interdisciplinaridade e compromisso com a educação e o desenvolvimento humano.
📝 Tópicos abordados no memorial:
1️⃣ Introdução
2️⃣ Objetivos Geral e Específicos
3️⃣ (Re) Começo da História
4️⃣ Trilhando Caminhos Formativos
5️⃣ Atuação Profissional
6️⃣ E a História Continua...
📚 Referências:
✨ Assista e conheça os detalhes dessa jornada inspiradora que demonstra a força transformadora da educação e da ciência.
🔔 Inscreva-se no canal e deixe seu comentário para apoiar a professora Mary Lucy Mendes Guimarães!
#Educação #Ciência #MemorialDescritivo #ProgressoAcadêmico #UFPA
Lançamento Nacional da Carta Compromisso - Saneamento nas Eleições 2024
Nas eleições de 2024, temos a oportunidade de debater com os candidatos 77 propostas para o saneamento nos municípios.
A regulação é um dos temas abordados na Carta Compromisso e por conta disso, vamos dialogar com nosso convidado Demétrius Jung Gonzalez. Deixe suas perguntas nos comentários.
19h30
O PAPEL DA REGULAÇÃO NO SETOR SANEAMENTO
Convidado: Demétrius Jung Gonzalez @demetriusarq
Presidente da Associacao Brasileira de Saneamento -Abrasan
Diretor Geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento - AGESAN-RS.
20h30
LANÇAMENTO DA CARTA COMPROMISSO
Conheça a carta-compromisso elaborada por várias organizações da sociedade civil e por representações de profissionais ligados ao saneamento, como a Associação dos Engenheiros Sanitaristas.
A carta está dividida em cinco eixos:
Eixo Abastecimento de Água
Eixo Esgotamento Sanitário
Eixo Resíduos Sólidos
Eixo Manejo de Águas Pluviais
Eixo Estratégias de Gestão
Boa leitura e lembre-se de que o eleitor informado é fundamental para a qualidade nos resultados do processo eleitoral.
Marque seu candidato nessa postagem.
Algumas das organizações que estão apoiando a divulgação da carta.
@aespa_pa
@ablm.org.br
@rede.catapara
@redepaeaoficial
@abespara
@abrasan_associacao_saneamento
@labdacidade
@redejandyras
@ifpaoficial
@ufpa_oficial
@geamazufpa
@redepaeaoficial
@copdasbaixadas
@senge.pa
@aest.pa
@idademidiaorg
@fneas.esa
@crea_pa
@creajrpara
@sindusconpa
@ancatnacional
@mutua.pa
#Saneamento #MeioAmbiente #Sustentabilidade #CartaCompromisso #EngenhariaSanitária #ProteçãoAmbiental #SaneamentoBásico #ÁguaPotável #EsgotamentoSanitário #ResíduosSólidos #ÁguasPluviais #GestãoAmbiental
No dia 13 de julho os Engenheiros Valdinei Silva; Abilio Chaves , Roseane Souza e Eduirbe Castro dialogaram sobre Papel da Academia; O Profissonal deve se posicionar; O crescimento da AESPA; As relaçòes com Sindicatos de Engenheiros ; Plano de gestão; Continuidade da obras e serviços; Quem é o Sanitarista; Carta para dar visibilidade; Regulação; Controle Social. Engenharia Sanitária e Suas Contribuições A Engenharia Sanitária é um ramo especializado da engenharia que se dedica ao uso sustentável da água, bem como ao planejamento e execução de projetos e obras de saneamento básico e geral. Isso inclui sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana, abrangendo também os sistemas de tratamento de resíduos. Os engenheiros sanitaristas desempenham um papel crucial na sociedade, planejando redes de esgoto, supervisionando obras, garantindo a qualidade da água e estabelecendo normas técnicas. Eles realizam perícias técnicas e coordenam a manutenção da qualidade da água consumida pela população, além de gerenciar o tratamento de esgotos, resíduos domésticos e industriais, e o controle de lixo hospitalar. Esses profissionais também planejam e administram redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto, além de supervisionar a coleta e o descarte adequado de resíduos sólidos. As atividades dos engenheiros sanitaristas incluem o desenvolvimento de soluções técnicas para reparar, prevenir e minimizar danos ambientais, promovendo a saúde ambiental e prevenindo a poluição de mananciais, rios e represas. Eles também monitoram ambientes marinhos e costeiros, atuando na prevenção e controle de erosões em praias e combatendo a poluição industrial através do tratamento de efluentes. Em agências ambientais e pólos industriais, esses profissionais controlam, previnem e tratam a poluição atmosférica. História e Origem A engenharia sanitária no Brasil tem suas raízes na lei nº 4.089, sancionada em 13 de julho de 1963, que criou o Departamento Nacional de Obras de Saneamento. Essa data é comemorada em função do decreto-lei nº 53.697, de 13 de março de 1964. Francisco Saturnino de Brito (1864 – 1929) é considerado o patrono da engenharia sanitária no Brasil. Sua dedicação à pesquisa e ao ensino no setor resultou na formação de inúmeros profissionais de alto nível. Um de seus inventos mais significativos foi o tanque fluxível, amplamente utilizado no Brasil e na Europa durante o século XX, até ser substituído por novos métodos de cálculo das redes de esgoto na década de 1970. As obras técnicas de Saturnino foram reconhecidas e estudadas em países como França, Inglaterra e Estados Unidos.
SANEAMENTO EM BELÉM
Vamos conversar com Rodrigo Rodrigues. Projetos em elaboração; Obras Iniciadas no PROMABEN – Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova.
NOVA GESTÃO NO CREA-PARÁ - A importância do CREA para as comunidades.
Mas o que é o CREA?
Como funciona?
o CREA está sob nova Direção?
Conheça a Presidente Eleita do CREA-PA.
Vamos conversar com a Engenheira Adriana Falconeri eleita como presidente do CREA. Adriana é funcionária do CREA-PA desde 2011, quando foi aprovada em concurso público. Ao começar a atuar no Conselho, decidiu cursar engenharia civil e atua na área desde 2018. Antes de se licenciar para concorrer, atuava como Supervisora da Inspetoria de Santarém.
Nosso convidado vai nos contar sobre sua experiência a frente da COSANPA desde 2019. JOSÉ ANTÔNIO DE ANGELIS é natural de São Paulo, formado pela Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP), possui especialização em Engenharia de Saneamento Básico, pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Meio Ambiente e a Sociedade, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Atuou por 33 anos na Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp) e foi o superintendente do projeto Tietê, considerado o maior projeto de saneamento da América Latina, entre outros cargos. Acesse as redes sociais @obasicodosaneamento e DEIXE SUA PERGUNTA! #dialogandocomascomunidades#sanemento#obasicodosaneamento#esgoto#agua#gestao
MAIS UMA EXPERIÊNCIA INSPIRADORA.
Nosso entrevistado numero 8 é o ENG. BRUNO DE OLIVEIRA FREITAS
Graduado em Eng Sanitária pela UFPA (2007).
Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos - PTARH pela UNB (2009).
Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela EESC-USP (2020).
Atua na área de Engenharia Sanitária, principalmente, nos seguintes temas: Tratamento de esgoto sanitário por processos biológicos (anaeróbio, aeróbio e desnitrificação autotrófica) e físico-químicos (flotação-filtração), tratamento de lixiviado de aterro sanitário/controlado, seleção de tecnologias para tratamento de águas residuárias, recuperação de recursos no tratamento de águas residuárias.
É docente da UTFPR - Londrina desde 2010.
#dialogocomprofissionaisdosaneamento
#obasicodosaneamento
#saneamento
Em comemoração ao dia do engenheiro sanitarista (13/07/1022), o Básico do Saneamento realiza no dia 12 de julho de 2022 às 19h30 a dição especial do “dialogando com profissionais do saneamento”, dessa vez vamos conversar com David Cavalcante.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Nosso entrevistado é Eng. Sanitária, UFPA (2003); Especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambiental pela FIBRA-Pará (2011) e Esp. em Gestão Sustentável de Município com ênfase em Auditoria Ambiental e Sustentabilidade pelo NUMA/UFPA (2013); Mestre em Eng. Mecânica pela UFPA na linha de pesquisa de Conservação de Energia e Meio Ambiente (2020), Doutorando Eng. de Recursos Naturais da Amazônia/ PRODERNA-UFPA na linha de pesquisa de Meio Ambiente e Energia (2020-2024).
SERVIDOR PUBLICO – GESTÃO MUNICIPAL
Atuou como servidor público efetivo no município de Tailândia-PA, com funções de analista ambiental, fiscal de obras, assessor técnico de engenharia, secretário de planejamento e desenvolvimento, diretor II: pesquisa e desenvolvimento econômico.
CONSULTOR TÉCNICO
Trabalhou como consultor técnico em projetos ambientais e saneamento em vários municípios do Pará, no governo do estado e governo federal.
DOCÊNCIA
Atuou como professor de física e matemática no ensino fundamental, médio e pré-vestibular, professor no ensino técnico em meio ambiente e em segurança no trabalho e no ensino superior em eng. ambiental.
ÁREAS COM EXPERIÊNCIAS
Tem experiência na área de Gestão de Resíduos Sólidos, plano municipal de saneamento básico, gestão de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, diagnósticos técnicos, estudos, pesquisas e projetos ambientais, sistema de abastecimento de água, qualidade da água, tratamento de esgoto, termodinâmica, metodologias para a redação científica e cálculo.
PESQUISADOR
Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa em turbinas eólicas e turbinas a vapor e a gás, caldeira com fornalha ciclônica, reatores de pequeno porte e biomassas voltadas à geração de energia elétrica pela Faculdade de Eng Mecânica - ITEC, PPGEM/UFPA e pelo Research Group on Renewable Energy Technology.
EMPREENDEDOR
Diretor proprietário da DCO Sustentável.
#diadoengenheirosanita CANAL OBS https://youtu.be/v2aatjUZKns
A FORMAÇÃO DE JOVENS PROTAGONISTAS DO SANEAMENTO
O Básico do Saneamento entrevistou a Estudante do 7a Semestre do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Waleska Queiroz.
Waleska Queiroz contou um pouco de sua trajetória e sua percepção quanto a importância da educação para a mudança das realidade das comunidades, em especial as comunidades sem acesso aos serviços de saneamento.
Egressa do INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ, Waleska tem em seu currículo a experiência do VOLUNTARIADO na Junior Achievement (https://www.jabrasil.org.br). A atuação em PROJETOS SOCIAIS garante oportunidades de PRATICAR com associação de conhecimentos teóricos a busca por SOLUÇÃO DE PROBLEMAS do cotidiano na periferia da cidade.
PROJETO SOCIAL @projetoecolorir
Participou do I Fala Tucunduba @ameotucunduba
Oportunidade de estágio. @waleska.s.queiroz @s.queirozwaleska
CANAL O BÁSICO DO SANEAMENTO
PROFISSIONAIS DO SANEAMENTO: Nosso primeiro entrevistou o Professor Dr. Rafael Caldeira Magalhães. Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2018). Mestre em Engenharia Civil / UFPA, linha de pesquisa em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2007) pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Engenheiro Sanitarista (2005) UFPA. Professor do Instituto de Ciências e Tecnologias das Águas - ICTA da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, onde exerce a vice-coordenação do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. #profissionaisdosaneamento #obasicodosaneamento
#7ANOS Obásicodosaneamento entrevista com Engenheiro Sanitarista Pedro Contente. Conheça um pouco da história desse profissionais que atua na área da Vigilância Sanitária. A população precisa ter acesso às informações, precisa conhecer obásicodosaneamento. #saneamentoévida #amoràprofissão #saneamento
Ver menos
PROFISSIONAIS DE SANAMENTO: Tatiana Barbosa da Costa - Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Graduada em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará (2003). Experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental no setor privado e público. Atuação nas áreas de gerenciamento e execução de programas de controle ambiental, tais como a implantação de programas de gerenciamento de resíduos sólidos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas e controle de ruídos em empreendimentos de grande porte nos setores de mineração e petroquímica. Atuação no setor público, no desenvolvimento de atividades na área de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental no órgão ambiental do Estado do Amapá. Atualmente com atuação em engenheira no quadro efetivo da Companhia de Saneamento do Pará - COSANPA, no cargo de Coordenadora Geral do Núcleo de Gerenciamento do Projeto de Redução e Controle de Perdas na Distribuição de Água, no município de Belém. Youtube https://youtu.be/HnRRxQWMIys Instagram @obasicodosaneamento #obasicodosaneamento #dialogocomprofissionaisdesaneamento
Ver menos
PROFISSIONAIS DO SANEAMENTO
Nosso segundo entrevistado é Rodrigo Rodrigues.
Doutorando em Engenharia Civil (PPGEC/UFPA).
Mestre em Engenharia Civil (PPGEC/UFPA), área de concentração Engenharia Hídrica, linha de pesquisa Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, bolsista CAPES.
Engenheiro Sanitarista e Ambiental.
Técnico em Edificações.
Especialista em Engenharia de Tráfego e de Segurança do Trabalho. Atividades profissionais voltadas ao setor público e privado, na área de infraestrutura urbana, saneamento ambiental e consultoria em licenciamento ambiental.
Diversas atividades acadêmicas: no Conselho da FAESA/UFPA, na Câmara de Ensino da FAESA/UFPA, no Centro Acadêmico e na Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará (ENGSAM/UFPA). Foi Bolsista de IC do PIBIC/UFPA e PIBIC/CNPq. Professor Substituto lotado na Faculdade de Eng. Sanitária e Ambiental do Instituto de Tecnologia da UFPA até 09.04.2020.
Nessa conversa com o Professor José Almir tivemos a oportunidade conhecer sua trajetória e sua contribuição para o Saneamento. Os Grupos de Pesquisas são de grande relevância para o processo de Educação e Saneamento. Aliar a sala de aula a vivência prática na realização de atividades de pesquisa e de extensão vem sendo um diferencial na formação profissional. O Professor Dr. José Almir Rodrigues Pereira contribuiu e ainda contribui com esse processo, por meio do Grupo de Pesquisa Hidráulica e Saneamento, por onde muitos alunos passaram e tiveram a oportunidade se destacarem na vida profissional.
Nesse primeiro episódio fizemos apresentação do projeto o básico do saneamento e damos início a série de entrevistas com pessoas que contribuíram e que ainda contribuem para a histórico do Saneamento no Estado do Pará.
Professor Evaristo C. Rezende dos Santos é protagonista na história do Saneamento na região norte.
Professora Vera Maria Nobre Braz ainda hoje contribui com o saneamento na região.