Neste episódio, gravado em dezembro de 2022, trazemos o convidado José Neto para discutir um dos temas que mais estão em alta no mercado de meio ambiente atualmente: créditos de carbono e gestão de emissões de gases de efeito estufa. Além disso, José também explica de que formas esses conceitos se aplicam ao mercado de gerenciamento de áreas contaminadas, e como as empresas de diferentes segmentos podem se beneficiar desse entendimento e da aplicação de boas práticas na área.
Nosso convidado John Sohl faz um panorama de suas experiências com a aplicação do gerenciamento de áreas contaminadas (GAC) em diferentes mercados, incluindo países na América do Norte, América do Sul e África. John frisa a importância do compartilhamento de conhecimentos e ricos aprendizados entre esses diferentes mercados, considerando as características únicas de cada região, bem como aponta as vantagens do uso de metodologias de alta resolução para a caracterização de áreas como forma de aumentar a eficiência e, consequentemente, a sustentabilidade dos projetos. Por fim, ele também discute sua visão para o futuro da sustentabilidade em projetos do GAC no Brasil.
Neste episódio, a convidada Bianca Brandizzi discorre sobre a economia circular no gerenciamento de áreas contaminadas, convidando os ouvintes a refletir sobre as formas pelas quais é possível aplicar esses conceitos no dia a dia do GAC, e as inúmeras oportunidades que ainda existem de evolução para esse mercado.
No episódio #49 do NICOLE Latin America Podcast, a engenheira ambiental Ana Barezi traz uma ampla visão sobre a sustentabilidade, uma vez que combina suas experiências profissionais no gerenciamento de áreas contaminadas com a sustentabilidade no setor alimentício. Ela aponta a necessidade da determinação de indicadores relevantes, bem definidos e compatíveis com a realidade de cada empresa para a mensuração da aplicação da sustentabilidade em seus processos cotidianos. Ana também discorre sobre a economia circular na realidade da indústria, e compartilha suas metas e insights para desenvolver projetos cada vez mais eficientes e sustentáveis. Por fim, ela também traz um exemplo de inovação sustentável que trouxe para o seu dia a dia, e reforça a importância de sempre atrelar a sustentabilidade à inovação nos projetos.
Nosso convidado Rafael Sato compartilha suas experiências com análises laboratoriais dentro do setor de gerenciamento de áreas contaminadas e de que formas a sustentabilidade pode fazer parte desse dia-a-dia. Ele reflete sobre a abrangência desse conceito e a importância de práticas cada vez mais sustentáveis no setor.
Neste episódio, o convidado Alexandre Muselli nos conta sobre sua vivência na área de pesquisa dentro do GAC. Muito experiente, ele pondera sobre a aplicação dos conceitos da sustentabilidade nesse universo e reflete sobre o futuro da pesquisa no setor de meio ambiente, especialmente considerando o crescimento e valorização das estratégias de ESG nesse mercado. Ele aproveitou para dar interessantes exemplos de técnicas que vem utilizando para reduzir a quantidade de resíduos em processos e aumentar a eficiência e, consequentemente, a sustentabilidade de estudos.
No episódio #46 do NICOLE Latin America Podcast, Leandro Freitas conta sua trajetória com projetos de pesquisa no setor de gerenciamento de áreas contaminadas, destacando a importância das tecnologias (como a investigação de alta resolução, smart characterization e tecnologias digitais) no apoio ao entendimento dos profissionais quanto à área estudada e, consequentemente, na aplicação das melhores práticas visando a sustentabilidade no processo de remediação. Ele também aponta os avanços que percebeu no uso dessas técnicas e na inclusão dos aspectos da sustentabilidade nos projetos do GAC nos últimos anos, e os desafios que enxerga no presente e para o futuro.
No episódio #45 do NICOLE Latin America Podcast, a convidada Carolina Paes aborda os conceitos da economia circular, como esta se relaciona com o setor de áreas contaminadas, as tecnologias que estão sendo desenvolvidas e que podem ser aplicadas às indústrias e a natureza holística do tema. Além disso, ela relata suas experiências internacionais envolvendo soluções para desafios de diferentes setores, e sua visão para o futuro da economia circular.
No episódio #44 do NICOLE Latin America Podcast, a convidada Maíra Scarance discorre sobre os aspectos sustentáveis em áreas contaminadas nas quais a tomada de decisão encontra como melhor solução não intervir. Nessa conversa, os ouvintes poderão aprender que esse processo é complexo e seu sucesso é um grande desafio para o corpo técnico envolvido no projeto. Maíra nos traz alguns exemplos, mostrando a importância de se considerar estudos detalhados e da elaboração de modelos conceituais robustos, além do envolvimento de todas as partes interessadas. Ela também ressalta, principalmente, que "não intervir" não é sinônimo de "não fazer nada": é necessário, ao invés disso, o monitoramento e uma boa gestão ambiental aplicada ao projeto, bem como a reavaliação da estratégia adotada a qualquer mudança de uso da área, considerando sempre os pilares da sustentabilidade.
No episódio de hoje, convidamos Diogo Imanishi para falar um pouco sobre a sua trajetória, que se iniciou na engenharia de automação e se consolidou no setor de áreas contaminadas. Diogo discorre sobre a sustentabilidade aplicada aos projetos com implementação de sistemas de remediação, e também sobre os desafios e benefícios encontrados ao longo dessa trajetória.
Diogo Imanishi é Engenheiro de Automação e Controle, possui mais de 15 anos de experiência e já foi responsável por mais de 50 projetos de implantação de sistemas de remediação dentro e fora do Brasil.
No episódio #42 do NICOLE Latin America Podcast, Daniel Stabile, nosso convidado da semana, traz uma interessante visão a respeito das diferenças e semelhanças entre o mercado de Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Brasil e no Canadá, onde reside e trabalha já há cerca de 5 anos. Bastante experiente no setor, ele discorre sobre a sustentabilidade aplicada aos projetos em que já atuou, bem como sobre os desafios e benefícios encontrados ao longo dessa trajetória.
Daniel Stabile é bacharel em Geologia pela USP, com Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e MBA em Gerenciamento de Tecnologias Ambientais. É especialista ambiental e gerente de projetos, possuindo mais de 17 anos de experiência em avaliações preliminares, investigação confirmatória e remediações. Participou de vários projetos na América do Sul e México, envolvendo gerenciamento, coordenação de atividades de campo, realização de pesquisas e levantamentos de campo, análise de dados, design e implementação de programas de amostragem de solo e águas subterrâneas. Atua hoje na Golder, no escritório de Whitby, no Canadá.
No episódio #41 do NICOLE Latin America Podcast, o convidado Felipe Almeida nos conta sobre a tecnologia aplicada à mineração voltada para a sustentabilidade. No bate-papo, são abordadas questões sobre modelagem matemática e soluções digitais para o aumento da eficiência dos processos minerários, gerando ganhos nos três pilares da sustentabilidade. Felipe também faz uma reflexão quanto aos benefícios que tais tecnologias podem trazer ao mercado do GAC e o que o futuro reserva ao setor.
Felipe é geólogo formado pela USP, com experiência nacional e internacional em gestão de dados. É hoje gerente executivo na MinerAI, startup que fundou em 2019 como parte do Programa MINE da Vale.
No episódio #40 do NICOLE Latin America Podcast, discutimos alguns importantes conceitos da sustentabilidade aplicada aos projetos do Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC). É discutida a importância da adoção de aspirações, metas e indicadores em projetos, o significado dos 'três pilares da sustentabilidade', os riscos associados ao desenvolvimento de projetos insustentáveis e os desafios do mercado atual.
Estão nesse bate-papo as integrantes do GT de Remediação Sustentável da NICOLE (e organizadoras do podcast!): Joyce Cruz, Natalia Takahashi, Yasmin Mascarenhas e Aline Martinho.
O primeiro episódio do ano traz Julia Oliveira como convidada para um interessante e descontraído bate-papo sobre os impactos positivos da modelagem geológica e a aplicação de ferramentas para tomadas de decisão na mineração e nas diversas áreas da Geociências, mostrando como também pode ser um importante instrumento para subsidiar projetos mais sustentáveis nesse espectro.
Julia Oliveira é geóloga formada pela Universidade Estadual de Campinas, com intercâmbio estudantil na Texas A&M University, EUA. Ela iniciou sua carreira em empresas de exploração mineira com mapeamento de campo e modelagem geológica. Nos últimos 7 anos, focou nas áreas de interpretação e modelagem geológica 3D e gerenciamento de projetos. É hoje Líder Técnica da América Latina, apoiando clientes e equipe técnica no desenvolvimento de novas tecnologias.
O NICOLE Latin America Podcast terá um pequeno recesso no período de festas, mas retornaremos com mais convidados incríveis e muito conhecimento compartilhado a partir de 12 de janeiro de 2022.
Foi uma honra contar com todos vocês, ouvintes, ao longo de 2021! Até breve!
No episódio #38 do NICOLE Latin America Podcast, o convidado Silvio Almeida conta um pouco de sua experiência trabalhando com diferentes processos analíticos laboratoriais. Ele comenta sobre as muitas formas em que os laboratórios inserem a sustentabilidade nas suas atividades diárias, refletindo sobre o que tem mudado nos últimos anos. Também conversamos sobre como esses processos se relacionam com os pilares da sustentabilidade.
Silvio é bacharel em química formado pelas faculdades Oswaldo Cruz, com pós-graduação em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental pela Universidade de São Paulo. Possui cerca de 28 anos de experiência na área de laboratórios de análise química ambiental, tendo passado por diversas áreas, incluindo análises físico-químicas, inorgânicas e de metais, além de análises orgânicas com cromatografia gasosa, especialmente com compostos orgânicos voláteis. Desde 2008, trabalha com análises de ar e vapores. Atualmente, é especialista técnico no laboratório ALS, sendo responsável por todas as atividades na área de vapores e de suporte técnico.
Como se iniciou o conceito de Remediação Sustentável? E como está o desenvolvimento desse mercado no Reino Unido, China e Japão? Essas e outras perguntas são respondidas por nosso convidado no episódio #37 do NICOLE Latin America Podcast, Paul Bardos, membro do Steering Group (Comitê Gestor) do Sustainable Remediation Forum do Reino Unido (SuRF-UK).
Paul é considerado uma autoridade internacional em avaliação e gestão de riscos, análise de métodos e abordagens técnicas para a gestão de áreas contaminadas, remediação sustentável, reutilização de materiais e desenvolvimento de treinamentos. Possuindo vasta experiência com projetos dos setores público e privado, trabalhou para órgãos públicos em diversos países, dentre eles Reino Unido, EUA, Austrália, Japão, Bélgica, Alemanha, Holanda e China. Atualmente, é Diretor Executivo da r3 Environmental Technology ltd e professor da University of Reading.
Aproveite e conheça mais sobre o tema discutido nesse episódio: acesse agora o documento The Contaminated Issue (https://www.the-ies.org/resources/contaminated-issue), vol. 21 nº3 da revista Environmental Scientist, recomendado pelo convidado (e por nossa equipe!). Além disso, também é possível fazer o download dos relatórios SR1 e SR2 do SuRF-UK, mencionados no episódio, pelo link www.claire.co.uk/surfuk. Todos os textos estão em inglês.
No episódio #36 do NICOLE Latin America Podcast, o convidado Sandro Souto discorre sobre a sustentabilidade para o gerenciamento de áreas contaminadas (GAC), bem como suas percepções com relação à evolução do mercado neste sentido. Nesse episódio foi também salientado pela nossa equipe a importância do desenvolvimento e monitoramento de indicadores de sustentabilidade em projetos de GAC. Além disso, o assunto latente no último mês: os resultados da COP26, que ocorreu em Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro deste ano, e como esse evento e as discussões acerca das mudanças climáticas têm relação com o dia-a-dia dos gestores de áreas contaminadas.
Sandro tem quase 30 anos dedicados à área de meio ambiente, tendo atuado em projetos de ampla repercussão pública e complexidade técnica ao longo de sua carreira. É engenheiro químico com pós-graduação em gerenciamento de resíduos e áreas contaminadas e MBA em gestão de áreas contaminadas, desenvolvimento urbano sustentável e revitalização de brownfields. Atualmente, é diretor executivo na Finkler Ambiental.
Como as empresas estão lidando com o crescente foco do mercado na pauta da sustentabilidade? E como será o futuro quanto a esse tema?
No episódio #35 do NICOLE Latin America Podcast, convidamos a Sonia Consiglio Favaretto para compartilhar com nossos ouvintes sua visão quanto à sustentabilidade empresarial, a importância da adoção de práticas sustentáveis e as mudanças que percebemos ao longo dos anos quanto ao tema.
Sonia é jornalista e radialista, atuando com Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social Privado há mais de vinte anos. Foi reconhecida em 2016 pelo Pacto Global da ONU como "SDG Pioneer", uma das dez pessoas do mundo que trabalham pelo avanço dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É membro do Conselho Técnico do Instituto Ekos Brasil, Presidente do Conselho Consultivo da GRI Brasil, Vice-presidente do Conselho Consultivo do CDP, Conselheira de Administração, Colunista do Valor Investe e também é responsável pela página @sustentabilidade_by_me, no Instagram.
No episódio #34 do NICOLE Latin America Podcast, conversamos com a convidada Marília Venanzoni, que compartilha com a gente um pouco sobre as ferramentas de QA/QC, fundamentais para garantir a qualidade e a eficiência da amostragem nas fases de investigação e monitoramento do gerenciamento de áreas contaminadas. Ela comenta sobre os desafios envolvidos na área, a importância técnica e financeira desse controle a longo prazo no projeto e as formas com que ele reforça a sustentabilidade dessas atividades.
Marília é formada em Química Industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Especialista em Engenharia do Controle da Poluição Ambiental pela USP. Possui mais de 15 anos de experiência na área ambiental, exercendo principalmente o Gerenciamento e Validação dos dados analíticos (QAQC), além de atuar na Avaliação e Remediação de Áreas Contaminadas e Due Diligence. Lidera hoje a equipe de QAQC da Arcadis.