No terceiro episódio da série, a repórter Sofia Schurig mergulha em fóruns da dark web e conta como a inteligência artificial é utilizada para criar conteúdo abusivo. O episódio também discute a necessidade de regulamentação da IA e os esforços globais para proteger crianças na internet.
No último episódio desta série, discutimos a crescente preocupação com a moderação de conteúdo gerado por inteligência artificial. O aplicativo SeaArt, que permite a criação de imagens sintéticas, levanta questões sobre a responsabilidade das plataformas e a falta de regulação no Brasil. A repórter Sofia Schurig explora como as Big Techs evitam a responsabilidade – e discute as implicações disso para a sociedade.
Neste episódio de estreia, a repórter Sofia Schurig discute a rápida evolução da inteligência artificial e suas consequências, especialmente em relação ao abuso infantil online. Mostramos também como os modelos de IA funcionam, os riscos associados aos modelos de código aberto e a urgência de um chamado à ação para enfrentar os desafios que essas tecnologias trouxeram.
Como a inteligência artificial, que prometia grandes avanços, se tornou uma ferramenta para a criação e disseminação de conteúdo ilegal, especialmente de abuso sexual infantil? A repórter Sofia Schurig se concentra no papel do Telegram e outras redes sociais na facilitação desse problema, com destaque para a falta de moderação e a resiliência das redes de abuso.
Núcleo Investiga conta, em quatro episódios, como a inteligência artificial facilita a produção e circulação de imagens de abuso sexual infantil. Uma investigação do Núcleo Jornalismo, liderada pela repórter Sofia Schurig, sobre os modelos de IA, as plataformas digitais e o que precisa ser feito para proteger as crianças e adolescentes.