O negócio de escape tem características únicas que ajudam e atrapalham sua criação e operação. Como todo negócio, conhecer estas características permite que quem deseja atuar neste mercado esteja preparado para superá-las.
Quais os formatos de fluxos em jogos de escape? Quais os tipos de personagens que existem nos jogos de escape? E como turbinar sua atividade corporativa?
Quais os maiores desafios a serem avaliados e superados ao se empreender no mercado de escape, quais questões irão impactar no sucesso do seu negócio e quais mercados, além do entretenimento, podem ser considerados.
Entre as diversas perguntas que recebo, duas sempre se destacam: como criar uma experiência boa para que joga, como ser um bom escape master e como ter uma equipe de monitoria competente. Juntei estes três conceitos em um episódio novo, que aborda como oferecer uma ótima experiência para quem joga.
Para comemorar nosso oito anos, criamos um escape quase completo, com artefatos, enigmas e 40 minutos de duração. Trouxemos de volta o grupo Noite Sem Fim e a bomba da CopyCat para maior imersão e aderência ao FugaVerso. Foi muito bom reencontrar amigos!
Com este episódio, este Podcast se encerra. Foram 8 meses de trabalho, com 50 episódios no total, falando de jogos, experiências, eventos, dicas e curiosidades. Quase 13 horas de muito escape, histórias, conhecimento e enigmas! Obrigado!
Eu sou Fabio Passerini, fundador e diretor da Fugativa Escape Games, primeira empresa de escape games do Brasil, professor na Academia do Escape, curso para quem deseja aprender e empreender no mercado de escape games. Neste podcast eu conto curiosidades, casos e histórias sobre montagem, criação, monitoramento e tudo mais sobre escape room games, principalmente dos jogos que eu criei para a minha empresa. Sendo pioneiro neste mercado e atuando desde 2015, já criei dezenas de experiências imersivas, com muitos temas diferentes, além de incontáveis ações para eventos corporativos e educativos. Quer falar comigo? Manda um email para fabio@passerini.com.br
A vontade de criar escapes portáteis levou à construção de dois mega artefatos, um com estilo antigo inspirado no universo de Sherlock holmes, e outro atual, com luzes, sons e vídeos. Nasceu O Cubo no Rio Tamry e DarkNet, jogos complexos, desafiadores além da medida certa e muito interessantes.
Uma forma positiva, interessante, criativa e eficiente de divulgar sua empresa para o mercado corporativo em geral e levar uma mensagem relevante para a sociedade é identificar um problema que as instituições tenham, construir uma solução universal para este problema e disponibilizar esta solução para ser utilizada por quem tiver interesse.
Em novembro de 2022 criamos mais uma experiência imersiva de terror. Com o conhecimento adquirido nos eventos anteriores, evitamos os erros e reforçamos os acertos. Halloween 2022, ou H22, foi sensacional. Personagens icônicos, enigmas, desafios e muito susto em um local tenebroso. Veja como foi neste link a seguir:
https://youtu.be/dgzAF2QEYvg
Todo o aprendizado, com seus erros e acertos, dos jogos e missões tipo Commando, Halloween, Sexta-Feira 13, Offline e Escapeonato, a evolução da interação com personagens dos mega escapes de terror e do incremento de estilo e dos enigmas de FugaPlay, culminou no projeto Agente Secreto, uma experiência imersiva com diversos grupos simultâneos em locais interessantes e abertos (2022/2023).
Existem diversas formas de divulgar sua empresa nova de escape, começando mesmo antes de abrir as portas para clientes. Algumas sugestões ajudam bastante a atrair o público e tornar a empresa conhecida.
Criamos uma nova experiência imersiva de terror, ajustando o evento Sexta-Feria 13 e incrporando detalhes que deram certo em Offline. Não deu muito certo, a experiência ficou confusa e tivemos várias pessoas insatisfeitas (2021).
Criamos uma missão nova, baseada em exploração e enigmas, com alguns artefatos, para vários grupos jogarem simultaneamente, sem tempo e sem competição. Foi divertido e o pessoal gostou deste formato de experiência, sem personagens e com exploração intensa (2021).
Resolvemos criar uma experiência imersiva de terror no estilo missão em mundo aberto, onde os grupos jogaram simultaneamente, de forma autônoma, resolvendo enigmas, procurando pistas e interagindo com personagens. Deu muito certo, mesmo percebendo que para os próximos deveríamos fazer alguns ajustes (2021).
Para passar o tempo enquanto o mercado ainda não voltava com força e os clientes ainda não vinham como gostaríamos, começamos a montar um cenário sem grandes pretensões em uma área pequena. Com artefatos bacanas e história envolvente, Roubo Impossível se tornou uma missão divertida para jogadores novatos e experientes (2021).
Como incluir artefatos interessantes no seu jogo, de forma simples e com baixo custo? Neste episódio eu te dou dez ideias de como deixar seu jogo mais criativo sem grandes investimentos.
Respondendo algumas perguntas sobre demanda do mercado, precificação de ingresso, jogos com role-play dos jogadores e se quanto mais dicas dadas, mais complicado é um enigma.
No final de 2020 resolvi testar um formato diferente de diversão: cenários mais simples, foco em enigmas, artefatos criativos e valor reduzido. Para atrair o público, fizemos um combo com duas missões para serem jogadas em sequencia: A Divisão - Missão 2 e Zodíaco. Cada um com suas características únicas. Saiba como foi Zodíaco, uma missão baseada em enigmas e escassez de tempo (2020).