Carlos Carneiro nasceu em 1982, em Guimarães. Atual coordenador do andebol do Sporting CP, foi nos clubes vimaranenses que descobriu a vocação que o levaria a ser considerado o Most Valuable Player (MVP) de Andebol em 2011 e 2013.
Conhecido por transformar o rumo das equipas por onde passava, representou o Vitória SC, o Xico Andebol e o ABC de Braga. Aos 19 anos, estreou-se na Seleção Nacional, onde também honrou a braçadeira de capitão. No Madeira SAD, conquistou o campeonato logo na sua primeira época e, mais tarde, em Lisboa, voltou a destacar-se ao serviço de dois dos maiores clubes do país – o SL Benfica e o Sporting CP.
No podcast Memória do Futuro, Carlos conta como o desporto mudou o rumo da sua vida e revela o significado de cada conquista e da sua terra natal.
O podcast Memória do Futuro é um projeto da Tempo Livre para preservar a história do desporto em Guimarães.
Ana Rita Ribeiro nasceu em 1996, em Guimarães. Atual coordenadora do futebol feminino do Vitória SC, foi como jogadora que iniciou o seu percurso, numa modalidade onde tem vindo a contribuir para a sua afirmação.
Superou preconceitos e a si própria, e por isso mesmo, construiu uma carreira que a levou a sagrar-se melhor marcadora do Vitória SC. Passou por clubes como Os Sandinenses, Vilaverdense FC e o Gil Vicente, mas é entre vitorianos que tem desenvolvido um projeto vencedor, o qual já colocou a equipa na Liga BPI.
No podcast Memória do Futuro, Ana Rita conta como descobriu a sua paixão profissional, explora as diferenças entre o passado e o presente do futebol feminino e partilha o significado de fazer parte da geração que está a mudar um paradigma.
O podcast Memória do Futuro é um projeto da Tempo Livre para preservar a história do desporto em Guimarães.
Amélia Ferreira nasceu em 1965 em Guimarães. Rosto emblemático da época de ouro do voleibol feminino, levou o nome da cidade além-fronteiras enquanto atleta da Seleção Nacional e treinadora de clubes emblemáticos.
No histórico CCR Fermentões, estreou-se como atleta, evoluiu para treinadora e chegou a dirigente. Mais tarde, partilhou o seu conhecimento em vários clubes de Guimarães, destacando-se sobretudo no Vitória SC, onde continuou a conquistar títulos nacionais e regionais. Em reconhecimento pelo seu inestimável contributo ao voleibol, foi agraciada com a Medalha de Honra da Associação de Voleibol de Braga.
No podcast Memória do Futuro, Amélia reflete sobre o papel do desporto na formação do seu carácter, partilhando as experiências vividas enquanto atleta e o orgulho que sente ao contribuir para a formação de pessoas e de novos desportistas.
O podcast Memória do Futuro é um projeto da Tempo Livre para preservar a história do desporto de Guimarães.
Fernando Castro nasceu em 1959, em Santo Tirso. Doutorado em Engenharia Metalomecânica, foi o seu fascínio pelohóquei em patins que o levou à paixão de escrever livros sobre desporto. Foi de sua lavra o projeto nascido em 2013, na Cidade Europeia do Desporto, de realizar uma profunda investigação sobre a história do desporto na cidade berço, que resultou no livro ‘Desporto em Guimarães – dos primórdios à atualidade’.
Um livro que percorre a evolução de todas as modalidades desportivas que se praticaram em Guimarães, destacandopessoas, entidades, clubes e eventos incontornáveis, que marcaram o desenvolvimento do panorama desportivo vimaranense.
No podcast Memória do Futuro, Fernando Castro partilha o percurso que o levou à concretização desta obra, bemcomo as fontes e a equipa que contribuíram para a construção de uma narrativa fiel. O autor explica, ainda, o que motiva um professor catedrático da área da Engenharia a escrever sobre desporto.
O podcast Memória do Futuro é um projeto da Tempo Livre para preservar a história do desporto em Guimarães.
Júlio Mendes nasceu em 1963, em Guimarães. Na ‘cidade berço’, destaca-se enquanto Vereador da Câmara Municipal de Guimarães (2005 a 2009) e Presidente do Vitória SC (2011 a 2018). Homem curioso e atento a desafios, quase enveredou pela medicina e a aviação, acabando por se formar em Engenharia Civil. No clube das paixões de Guimarães, a sua presidência destaca-se pela recuperação financeira e de infraestruturas. Ao nível desportivo, feitos históricos como a conquista da Taça de Portugal, tanto no futebol como em basquetebol no ano de 2013, bem como o título nacional de Juvenis em 2014, são algumas das suas marcas. No podcast Memória do Futuro, Júlio Mendes desvenda os surpreendentes traços que escondem o seu reconhecido carácter pragmático, assim como revela as circunstâncias que o levaram a sair de projetos, quando todos consideravam cedo de mais. O podcast Memória do Futuro é um projeto da Tempo Livre para preservar a história do desporto em Guimarães.
José Novais de Carvalho nasceu em 1953, em Guimarães. Seguindo o seu precoce desejo, torna-se médico e um dos primeiros alunos do curso de Medicina Desportiva no Porto.
Com um percurso ligado a entidades de relevo na cidade, Novais de Carvalho deixou marcas como responsável pelo Departamento Clínico do Vitória SC ao longo de duas décadas, esteve na origem do Centro de Medicina Desportiva de Guimarães e foi vice-presidente da Sociedade de Medicina Desportiva.
No podcast Memória do Futuro, Novais de Carvalho fala da importância das responsabilidades e desafios que assumiu ao longo de uma vida dedicada à medicina desportiva nos clubes e revela a origem de uma das suas características mais reconhecidas – a empatia e envolvência com o meio social.
O podcast Memória do Futuro é um projeto da Tempo Livre para preservar a história do desporto em Guimarães
José Mendes nasceu em 1985, em Guimarães. Movido pela paixão do seu pai, escolhe o Ciclismo para dedicar o seu empenho e se destacar no país.
Numa modalidade com relevo, sobretudo, na segunda década do séc. XX em Guimarães, José subiu aos pódios das clássicas provas nacionais, vestiu as ‘camisolas’ emFrança, Itália e Espanha, bem como representou Portugal no Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
No podcast Memória do Futuro, José Mendes revela o impacto de todas as experiências vividas através do Ciclismo, as suas inspirações e o que levou a terminar a sua carreira enquanto atleta profissional.
O podcast Memória do Futuro é um projeto da Tempo Livre para preservar a história do desporto em Guimarães.
Manuel Castro da Silva nasceu em 1978, em Guimarães. Inspirado pelas conquistas dos seus primos Gémeos Castro, é no Atletismo que encontra a sua vocação.Destacando-se em provas de crosse e meio-fundo, o atleta vimaranense alcança ouros nacionais e internacionais, assim como duas participações nos Jogos Olímpicos. No podcast Memória do Futuro, Manuel partilha a sua experiência, os desafios superados e as lições pessoais que a sua maior paixão lhe deixou. O podcast Memória do Futuro é um projeto da Tempo Livre para preservar a história do desporto em Guimarães.
Paulo Bacinello nasceu em 1965, no estado do Paraná. Do Brasil para Portugal, é em Guimarães que o seu talentono futebol deixa marcas profundas entre os vitorianos.
Na década de 80, ao serviço do Cascavel EC, inicia a sua carreira e o apelido pelo qual viria a ser reconhecido. Ainda no Brasil, conquista o título de melhor marcador no EstadualCatarinense, destaque que abre a porta para uma carreira em Portugal, passando pelo Porto, Vitória e Sporting.
No podcast Memória do Futuro, Paulinho Cascavel recorda momentos de um tempo que continuam a atravessargerações de adeptos, explica o motivo por que gostaria de ter recebido a “Bola de Prata” no Estádio D. Afonso Henriques, e revela o carisma de um dos jogadores de futebol mais icónicos de Guimarães.
O podcast Memória do Futuro é um projeto da Tempo Livre para preservar a história do desporto em Guimarães.
Rui Costa nasceu em 1991, na cidade de Guimarães. Iniciou o seu percurso na natação na antiga piscina dos Bombeiros Voluntários, mas foi no Vitória SC que revelou o seu talento para conquistar recordes e medalhas enquanto atleta de alta competição.
Numa modalidade que na longínqua década de 50, colocou Guimarães num patamar elevado, Rui Costa consegue, muitos anos mais tarde, sagrar-se campeão e recordista nacional em várias distâncias dentro da piscina, deixando o seu nome inscrito no desporto vimaranenses como um exemplo para as gerações futuras.
Neste podcast, Rui Costa desvenda a fórmula que lhe permitiu amealhar vitórias e recordes, e que hoje perduram como treinador de novos talentos.
O podcast Memória do Futuro é um projeto da Tempo Livre para preservar a história do desporto em Guimarães.
Emílio Macedo da Silva nasceu em 1952, em Guimarães. Esteve na origem do clube Os Sandinenses, em 1986, um clube reconhecido pela sua capacidade de formação e instalações altamente qualificadas, sendo o seu sócio nº 1.
Ao serviço do Vitória SC, assumiu os cargos de Vice-Presidente (2004-2006) e Presidente (2007-2012), fazendo parte de momentos marcantes como a subida da Liga de Honra para a 1ª Divisão, o inesquecível jogo em Basileia que deixa os vitorianos fora da Champions League, fazendo ainda parte do grupo que escolhe a equipa vencedora da Taça de Portugal.
Com uma vida profissional de sucesso na área da Construção Civil, no podcast Memória do Futuro, Emílio Macedo da Silva revela a paixão que o levou a arriscar e assumir cargos de responsabilidade no ‘mundo do Futebol’.
Este podcast é uma iniciativa da Tempo Livre e do Município de Guimarães, no âmbito do programa comemorativo dos 10 anos CED 2013.
Popularmente apelidados de ‘Gémeos Castro’, os irmãos Domingos e Dionísio nasceram em 1963, em Fermentões. De Guimarães para o Sporting Clube de Portugal, o sucesso dos seus percursos no Atletismo atingiu um nível internacional.
Com uma infância marcada por várias dificuldades, Domingos e Dionísio afirmam que foi nessa época onde se iniciou o carisma e empenho que mais tarde o mundo veio a conhecer nas várias metas que alcançaram de mãos dadas. Com esta imagem de marca nas suas prestações, os irmãos Castro não se tornaram famosos apenas pelo inédito de ver uma pista com dois atletas gémeos a competir, mas sim pelas inúmeras vitórias.
Destacando as conquistas mais relevantes, Domingos fica reconhecido como o “homem do corta mato” pela soma de consecutivos pódios, onde se inclui o título de Campeão da Europa. Apelando ainda ao seu palmarés, não passa em branco a medalha de ouro alcançada em Moscovo e a de prata em Roma. Com duas participações nos Jogos Olímpicos –Seoul e Barcelona, foi em França que Dionísio registou uma das suas maiores glórias, ao bater o recorde da Europa nos 20 000 metros, marca não ultrapassada até hoje.
Anos depois, os gémeos vimaranenses revelam a sua união e cumplicidade no podcast Memória do Futuro, assim como falam das suas emoções à distância de um tempo que deixou marcas indeléveis, inscritas em locais como a Pista de Atletismo Gémeos Castro em Guimarães.
Este podcast é uma iniciativa da Tempo Livre e do Município de Guimarães, no âmbito do programa comemorativo dos 10 anos CED 2013.
Mário Miranda nasceu em 1943, em Barcelos, mas mudou-se para Guimarães na década de 60 por motivos profissionais, tendo então iniciado uma história de dedicação ao ciclismo na cidade onde deixou um legado indelével a nível local, nacional e internacional.
Com um percurso que inicia como atleta, foi depois treinador da seção de ciclismo da Coelima por mais de uma década, precursor da criação da Associação de Ciclismo do Minho e técnico e dirigente de várias equipas, que defendia serem necessárias para dar força à modalidade.
Numa conversa dominada pela sua capacidade de contar histórias, Mário Miranda revela o peso positivo e negativo do desporto na sua vida, relembra nomes e locais, assim como traça o retrato da época em que o Ciclismo começa a ser encarado pelas empresas como uma boa oportunidade de promoção da sua marca.
Este podcast é uma iniciativa da Tempo Livre e do Município de Guimarães, no âmbito do programa comemorativo dos 10 anos CED 2013.
No podcast Memória do Futuro, recordamos um momento marcante para a história do Vitória SC com a conquista do 1º título de Campeão Nacional da equipa de Voleibol masculina.
Numa época em que a cidade se envolveu por completo com a modalidade, depois de um interregno de alguns anos, o Vitória SC alcançou não só o título nacional, assim como, no mesmo ano, se tornou a primeira equipa em Portugal a participar na Liga dos Campeões.
Viajamos neste episódio até à época desportiva 2007/2008, recolhendo os testemunhos do então treinador Marco Queiroga e do Diretor de Secção Aníbal Rocha, e revelando como a entrega emocional e profissional resultaram numa história com imagens inesquecíveis para a memória de muitos.
Este podcast é uma iniciativa da Tempo Livre e do Município de Guimarães, no âmbito do programa comemorativo dos 10 anos CED 2013.
No podcast Memória do Futuro, viajamos pela história centenária do Clube de Caçadores das Taipas, que teve o seu início em 1923.
Com origem na Caça, história que ainda hoje se reflete no seu símbolo, a verdade é que rapidamente este clube foi conduzido à boleia da modalidade que a muitos despertava paixão – o Futebol.
Desde a década de 30 focou a sua atenção nesta modalidade, destacando-se com a conquista de taças nas competições da A.F. Braga e os títulos de campeão da 3ª Divisão Nacional e da Divisão de Honra , 1ª e 2ª Divisão da A.F.B. Para além das vitórias, o C.C Taipas é ainda reconhecido por ter sido o ‘pontapé de saída’ de alguns jogadores com provas dadas a nível nacional e internacional.
Dos momentos mais gloriosos aos mais conturbados, da importância que um clube pode assumir numa época em que a comunidade esteve distante dos centros mais modernos, ou simplesmente para revelar a motivação da resiliência característica deste clube, João Rodrigues e João Ribeiro marcam presença neste episódio do podcast Memória do Futuro.
Este podcast é uma iniciativa da Tempo Livre e do Município de Guimarães, no âmbito do programa comemorativo dos 10 anos CED 2013.
Manuel Mendes nasceu em 1971, em Guimarães, sendo um dos atletas portugueses que mais se distinguiu no desporto adaptado.
Com oito anos de carreira, Manuel conduziu a resiliência conquistada ao longo de uma vida com momentos adversos até às pistas de Atletismo. No seu histórico, destacam-se os lugares alcançados nos pódios de Londres e Rio de Janeiro, mas também as medalhas de ouro nacionais e a participação nos Jogos Paralímpicos.
No podcast Memória do Futuro, este vitorioso vimaranense conta como foi possível abraçar o mundo do desporto com 44 anos de idade, mas também revela os detalhes dos bons e maus momentos que fazem parte da sua história.
Este podcast é uma iniciativa da Tempo Livre e do Município de Guimarães, no âmbito do programa comemorativo dos 10 anos CED 2013.
João Sousa nasceu em 1989, em Guimarães. Condição, que aliada aos vários triunfos enquanto atleta profissional de ténis, o levou a ser popularmente apelidado de ‘Conquistador’.
Com 19 anos de carreira, o tenista português que atingiu o lugar mais alto do ranking internacional, conta ainda com quatro títulos, oito finais e alguns destaques exclusivos como o primeiro a jogar na ATP World Tour ou a conquistar um lugar no top 50 de singulares.
Dos seus famosos gestos entusiásticos em campo, às lições acumuladas de quem sai de casa com apenas 15 anos para viver em outro país, ou até mesmo aos sacrifícios que não são narrados nos textos das muitas notícias por onde o seu nome passou, João está de volta à terra onde tudo começou e marca presença no podcast Memória do Futuro.
Este podcast é uma iniciativa da Tempo Livre e do Município de Guimarães, no âmbito do programa comemorativo dos 10 anos CED 2013.
Rui Bragança nasceu em 1991, em Guimarães. Da ‘cidade berço’ para o mundo, foi através da sua entrega à modalidade de Taekwondo, que deixou o seu nome destacado em vários pódios de competições internacionais.
Com 20 anos de carreira, este vimaranense desafiou os obstáculos de praticar uma modalidade pouco reconhecida pelo público em geral, anunciando agora o fim de uma carreira como atleta de alta competição. No seu legado, destacam-se 5 medalhas de ouro, 4 de prata, 1 de bronze, a participação nos Jogos Olímpicos e a liderança do Ranking Mundial em 2014.
No podcast Memória do Futuro, Rui Bragança revela de que modo o desporto influenciou o seu carácter pragmático, assim como foi possível superar as dificuldades que se cruzaram no caminho de um atleta que também se tornou médico.
Este podcast é uma iniciativa da Tempo Livre e do Município de Guimarães, no âmbito do programa comemorativo dos 10 anos CED 2013
No podcast Memória do Futuro, contamos a história que liga o Círculo de Arte e Recreio à introdução de diversas modalidades desportivas amadoras na cidade de Guimarães.
Sendo atualmente reconhecido pela sua dimensão cultural, a verdade é que o C.A.R. guarda muitas memórias que demonstram a importância que uma ‘coletividade’ assumia numa sociedade que não conhecia a liberdade. No desporto, a sua narrativa começa na década de 60, quando o famoso ‘Grupo dos 21’ decide trocar o tempo livre passado no Café Milenário pela atividade física no Campo da Amorosa. Local que se viria a tornar num verdadeiro palco de experimentações, nas quais o C.A.R. assumiu um papel preponderante.
Inegável responsabilidade pela afirmação do Voleibol e Andebol em Guimarães, a verdade é que o C.A.R. promoveu, ainda, o Ténis de Mesa, o Xadrez e tantas outras atividades que são narradas neste episódio do podcast Memória do Futuro, pela voz de Bernardino Pina e Fernando Capela Miguel.
No podcast Memória do Futuro, recordamos a história que introduziu a modalidade de Polo Aquático na cidade de Guimarães.
Sendo
atualmente uma das modalidades que mais notoriedade confere ao desporto
em Guimarães, por força dos títulos nacionais conquistados nos últimos
anos, a verdade é que a sua afirmação conta com muitos momentos
oscilantes.
Fundamentais para contornar a incerteza e encaminhar a
modalidade para o que hoje se tornou, a conversa com Pedro Coelho Lima e
António Pedro Magalhães foi fundamental para compreender a ousadia de
orientar decisões e encontrar apoios financeiros que permitem o sucesso
atual.
No podcast Memória do Futuro, Pedro e António recordam o
caminho que levou à afirmação do Polo Aquático em Guimarães, mas
sobretudo demonstram como a paixão e coragem podem unir e construir.