Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Technology
Health & Fitness
Sports
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
Loading...
0:00 / 0:00
Podjoint Logo
US
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts125/v4/f1/3f/99/f13f999d-de23-c6ba-fa50-c4d130488317/mza_7536999377358443181.jpg/600x600bb.jpg
Meeting Point podcasts
Meeting Point
1566 episodes
1 day ago
Procuramos desenvolver "uma comunidade que ama Deus e ama pessoas", onde aprendemos, caminhamos juntos e vivemos com Jesus como referência. Aqui pode ouvir as mensagens bíblicas, devocionais, palestras e reflexões produzidos pela nossa comunidade. Somos Meeting Point, a Igreja Baptista do Estoril, Cascais, Portugal.
Show more...
Christianity
Education,
Religion & Spirituality,
Society & Culture
RSS
All content for Meeting Point podcasts is the property of Meeting Point and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Procuramos desenvolver "uma comunidade que ama Deus e ama pessoas", onde aprendemos, caminhamos juntos e vivemos com Jesus como referência. Aqui pode ouvir as mensagens bíblicas, devocionais, palestras e reflexões produzidos pela nossa comunidade. Somos Meeting Point, a Igreja Baptista do Estoril, Cascais, Portugal.
Show more...
Christianity
Education,
Religion & Spirituality,
Society & Culture
Episodes (20/1566)
Meeting Point podcasts
141 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Um dos malfeitores pendurados ao seu lado também zombava: “Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e também a nós!” Mas o outro criminoso repreendeu-o: “Não tens temor de Deus, nem mesmo sofrendo a mesma condenação? Nós merecemos a morte pelos maus atos que cometemos, mas este homem nada fez de mal.” E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.” E Jesus respondeu: “Garanto-te que hoje estarás comigo no paraíso.” Lucas 23.39-43 devocional Jesus foi enxovalhado de todas as maneiras e feitios. Nem na cruz O pouparam a insultos. Sofreu ataques ao Seu carácter e à Sua honra e mesmo assim não esboçou defesa, pois tinha era por alvo proteger-nos a nós. Resistiu à tentação de Se furtar à missão que o Pai Lhe tinha atribuído: Amar até ao fim. Daí que tenha optado por nos safar a alma, dando o Seu corpo ao manifesto. Abramos os olhos e o coração, reconhecendo que não existe absolutamente nenhuma razão para nos revoltarmos com Ele. O que de ruim estejamos a sofrer jamais Lhe pode ser assacado, pois Jesus “não fez nada de mal.” Peçamos-Lhe, sim, que Se lembre de nós e nos escancare os portões do jardim do Pai. Aí, por mais asneirada que tenhamos feito, Ele garante-nos de imediato a Sua companhia. Desde agora até ao outro lado da eternidade. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
1 day ago
1 minute 57 seconds

Meeting Point podcasts
140 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica E dois criminosos foram levados para serem executados no mesmo local, chamado “A Caveira”. Aí foram crucificados os três; Jesus ao centro e os dois criminosos um de cada lado. E Jesus dizia: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem!” Entretanto, os soldados lançavam sortes para ver quem ficaria com as suas roupas. A multidão assistia à cena e os líderes judaicos riam-se e faziam troça. “Ajudava tanto os outros”, diziam. “Vamos a ver se se salva a si mesmo, se é realmente o Cristo, o escolhido de Deus.” Também os soldados troçavam dele. E deram-lhe vinho azedo a beber, gritando-lhe: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!” Por cima dele estava esta inscrição: este é o rei dos judeus. Lucas 23.32-38 devocional Jesus, por muito que até hoje custe a acreditar, foi julgado como se de um criminoso Se tratasse. A sentença capital recaiu sobre Ele ainda que o amor fosse a mola da Sua vida e estivesse inocente de qualquer atentado à dignidade humana. Esteve ladeado de bandidos na hora de extremo sofrimento e, no entanto, da Sua boca não saiu nenhum grito de indignação. A única coisa que Dele se ouviu foi: “Pai, perdoa-lhes, que não sabem o que fazem!” Que extravagância de amor! Jesus ousou sofrer de forma desmedida para salvar gente completamente escangalhada e perdida. Ninguém ficou de fora da Sua graça. Todos foram abarcados pela Sua generosidade. O Seu perdão foi extensivo dos acusadores aos zombadores, tanto os de lá de trás como os de agora. Nenhuma ridicularização pode tapar as palavras certeiras do famoso letreiro no topo da cruz: “Este é o Rei!” - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
2 days ago
2 minutes 26 seconds

Meeting Point podcasts
139 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Quando levavam Jesus para ser morto, Simão, um cireneu que acabava de entrar em Jerusalém vindo do campo, foi forçado a acompanhá-los, transportando a cruz de Jesus. Atrás seguia um grande cortejo, incluindo muitas mulheres vergadas pelo desgosto. Mas Jesus voltou-se e disse-lhes: “Filhas de Jerusalém, não chorem por mim, mas por vocês e pelos vossos filhos. Porque vêm aí dias em que as mulheres sem filhos serão consideradas felizes. As pessoas começarão a clamar às montanhas: ‘Caiam sobre nós!’, e às colinas: ‘Escondam-nos!’ Porque se a mim, a árvore viva, me tratam assim, o que não farão a vocês?” Lucas 23.26-31 devocional Ninguém consegue contornar a cruz de Jesus. Quando se pensa ser algo que apenas Ele carregou, eis-nos repentinamente com ela sobre os ombros. Todos temos de a encarar de frente, ainda que inicialmente pensássemos ser meros espectadores. Por mais que lhe queiramos escapar, circunstâncias improváveis acabam por nos obrigar a levá-la. Aí percebemos melhor o peso que Jesus por nós carregou. E mais do que lamentarmos o Seu sofrimento, há que raciocinar na nossa triste sorte se não reconhecermos a importância capital da Sua morte em nosso lugar. Ele mesmo disse: “Não choreis por Mim; chorai, antes, por vós!” Metamos na cabeça que nenhum de nós se safa sozinho, pois se Ele que estava inocente foi condenado quanto mais nós! Todos estamos carregadinhos de culpa, pelo que necessitamos Daquele que a tomou sobre Si. Sim, num mundo que vai de mal a pior, Jesus é a nossa única esperança. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
3 days ago
2 minutes 22 seconds

Meeting Point podcasts
138 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Então Pilatos reuniu os principais sacerdotes, os magistrados e o povo, e disse-lhes: “Vocês trouxeram-me este homem acusando-o de chefiar uma revolta contra o governo romano. Examinei-o demoradamente sobre este ponto e verifico que está inocente. Também Herodes chegou à mesma conclusão e mandou-o de novo para mim, pois nada do que fez exige a pena de morte. Portanto, vou mandá-lo castigar e soltá-lo.” Ele era obrigado a soltar-lhes um preso durante a festa. Nesse instante, ouviu-se um clamor da multidão, que a uma só voz gritou: “Mata-o e solta-nos Barrabás!” Barrabás encontrava-se preso, acusado de provocar uma revolta em Jerusalém e também por homicídio. Pilatos ainda discutiu com eles, pois queria soltar Jesus. Mas eles gritavam: “Crucifica-o! Crucifica-o!” De novo, pela terceira vez, Pilatos perguntou: “Mas porquê? Que mal fez ele? Não encontrei qualquer motivo para o condenar à morte! Portanto, vou açoitá-lo e pô-lo em liberdade.” Mas eles gritavam sempre mais alto, reclamando que Jesus fosse crucificado, e a sua vontade prevaleceu. Por fim, Pilatos condenou Jesus à morte, tal como lho exigiam. A pedido deles soltou-lhes Barrabás, o homem que estava preso, acusado de insurreição e homicídio. Mas entregou Jesus à multidão para que fizesse dele o que lhe apetecesse. Lucas 23.13-25 devocional Apesar de terem dado muitas voltas não havia ponta por onde acusar Jesus. Em sã consciência ninguém tinha nada de mal a apontar-Lhe. Por incrível que pareça não foi o poder político a considerar perturbadora a Sua acção, mas sim o “status quo” religioso. Quem Lhe encontrou defeitos foi precisamente o tipo de gente que se considerava mensageira de Deus, industriando o povo de forma massiva para O silenciar de vez, ainda que não pudessem imputar-Lhe nenhum crime. É inacreditável como há quem rejeite a Sua liberdade, preferindo ver o mal à solta. No fundo, nós próprios ainda hoje fazemos Dele o que quisermos. A escolha fica ao nosso inteiro critério: Dar-Lhe ou não espaço para Se mover. Cuidado com o desperdício de oportunidades consecutivas para que Ele aja em nós. Optemos, pois, por Lhe fazer a vontade e não àqueles que restringem os Seus movimentos. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
3 days ago
3 minutes 14 seconds

Meeting Point podcasts
uma catedral
Silenciosa, majestosa, notável e inesquecível. Apenas algumas palavras que podem ser usadas para descrever uma catedral. Elas elevam os nossos olhos, acalmam os nossos corações e inspiram as nossas mentes. Somos autorizados a entrar nestes belos espaços para contemplar coisas maiores do que nós mesmos, para elevar os nossos corações e mentes ao céu e nos concentrarmos em Jesus. Vemos e apreciamos o projeto concluído, mas as catedrais nem sempre foram bonitas e certamente não foram construídas num dia ou mesmo num ano. E assim também acontece com os nossos corações, catedrais em potencial em construção; um projeto de longo prazo com a possibilidade de uma beleza incrível sob o plano cuidadoso e a mão gentil do mestre artesão.
Show more...
4 days ago
37 minutes 36 seconds

Meeting Point podcasts
137 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Então levaram Jesus à presença de Pilatos, o governador. E começaram a acusá-lo: “Este homem tem manipulado o povo dizendo-lhe que não pague impostos a César e afirmando que é Cristo, o rei.” Pilatos perguntou-lhe: “És o rei dos judeus?” Jesus respondeu: “Sim, é como tu dizes.” Pilatos voltou-se para os principais sacerdotes e para a multidão e disse: “Mas isto não constitiui um crime!” E insistiram: “É que ele anda também a provocar tumultos contra o governo, para onde quer que vá, por toda a Judeia, desde a Galileia até Jerusalém.” “Então ele é galileu?”, perguntou Pilatos ouvindo falar na Galileia. Quando lhe disseram que sim, Pilatos mandou-o a Herodes, porque a Galileia achava-se sob a jurisdição deste; além de que Herodes se encontrava em Jerusalém naquela altura. Herodes ficou muito satisfeito com esta oportunidade de ver Jesus, porque ouvira falar muito nele e esperava vê-lo realizar qualquer sinal. Todavia, embora fizesse a Jesus muitas perguntas, não obteve resposta. Entretanto, os principais sacerdotes e os especialistas na Lei não arredavam pé, continuando a gritar acusações. Herodes e os seus soldados começaram também a troçar de Jesus. E vestindo-lhe um traje a fingir de rei, devolveram-no a Pilatos. Naquele dia, Herodes e Pilatos, que antes não se davam, tornaram-se bons amigos. Lucas 23.1-12 devocional Nenhuma mentira pode eliminar Jesus. Por mais elaborada e maliciosa que seja acabará por ser desmantelada. De facto, a soma de todas as falsidades acabou por levá-Lo à cruz, mas também foi para as desfazer que Ele Se entregou. Jesus não Se defendeu das acusações eivadas de distorções, confirmou simplesmente ser Ele O Rei. Esta declaração ainda hoje é alvo de muitas incompreensões. Há quem a tome por inofensiva de tão disparatada parecer. Ainda assim chutam para terceiros a responsabilidade de ter de lidar com Ele, procurando dessa forma descartar-se do peso individual na consciência. Contudo, não há como fugir. Que ninguém se fie em alianças de conveniência para se posicionar perante Jesus. Recorde-se que sempre houve gente super curiosa para O conhecer, mas que apenas espera Dele um número circense. Não admira, pois, que Jesus Se recuse a esclarecer mentes declaradamente obstinadas, que numa fracção de segundo saltaricam da empatia para o desprezo. Ai daqueles que fazem as pazes entre si à custa da rejeição de Jesus, visto que não só estão a gozar com Ele como com o seu próprio futuro. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
1 week ago
3 minutes 36 seconds

Meeting Point podcasts
136 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Os guardas que estavam a tomar conta de Jesus começaram a fazer pouco dele. Tapando-lhe os olhos, batiam-lhe e davam-lhe socos, perguntando-lhe: “Profetiza-nos quem foi que te bateu agora?” E insultavam-no de muitas outras maneiras. Ao romper do dia, reuniu-se o conselho dos anciãos do povo, os principais sacerdotes e os especialistas na Lei. Jesus foi conduzido perante o conselho dos anciãos e intimado a responder. “Diz lá, tu és o Cristo?” Ele respondeu: “Se o disser, não acreditarão em mim nem me deixarão defender-me. Mas em breve o Filho do Homem estará sentado à direita de Deus Todo-Poderoso.” Logo todos gritaram: “Afirmas, então, que és o Filho de Deus?” E Jesus respondeu: “Estão certos em dizer que sou!” “Que necessidade temos nós de outras testemunhas?”, perguntaram. “Nós próprios ouvimos o que ele disse.” Lucas 22.63-71 devocional Jesus levou a sério a Sua missão terrena do princípio ao fim. Em nenhum momento parou de amar, ainda que em múltiplas ocasiões tenha sido ignorado e enxovalhado. Nada O desviou do plano do Pai: Abraçar-nos em Seu nome. Sim, resistiu à traição e ao abandono dos que Lhe eram próximos; suportou a troça e as agressões cobardes dos que deveriam zelar pela Sua segurança; aguentou toda a sorte de joguetes e insultos; expôs-Se à máquina trituradora dos religiosos. E tudo isto por insistir amar-nos. Foi interrogado com boçal desdém, ao qual respondeu com a Sua incomparável sabedoria. Por mais que O tenham tentado amedrontar e desacreditar, limitou-Se a sublinhar a certeza de que o triunfo do amor prevaleceria. Sim, Jesus disse com todas as letras para quem O quis ouvir e entender que é Ele o Salvador. As Suas palavras são corroboradas pela cruz. Agora resta a cada um posicionar-se séria e humildemente diante Dele. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
1 week ago
2 minutes 46 seconds

Meeting Point podcasts
135 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Então, acompanhado dos discípulos, deixou aquela sala e foi, como de costume, para o monte das Oliveiras. Ali disse-lhes: “Orem para não serem vencidos pela tentação!” Afastou-se à distância de cerca de um tiro de pedra e, ajoelhando-se, orou assim: “Pai, se quiseres, peço-te que leves de mim este cálice. Mas que se cumpra a tua vontade e não a minha.” Então apareceu um anjo vindo do céu que o confortava. Porque estava em tal agonia de espírito que o seu suor era de sangue, caindo em gotas no chão, enquanto orava com fervor cada vez maior. Por fim, tornou a levantar-se e voltou para junto dos discípulos, encontrando-os a dormir, exaustos de tristeza. “Estão a dormir!”, exclamou. “Levantem-se! Orem para não serem vencidos pela tentação!” Lucas 22.39-46 devocional Jesus só tinha costumes saudáveis. Um deles era conversar com o Pai. A oração sempre foi vista por Ele como uma prioridade. Daí que também nas horas difíceis procurasse a melhor das companhias. Esses momentos de recolhimento eram essenciais para Se preparar para o que desse e viesse. Os Seus discípulos tiveram o privilégio de presenciar isso mesmo. Mais, foram desafiados a perseverar nessa prática devocional. Sim, Jesus ainda hoje nos estimula a que “peçamos a Deus para não cairmos em tentação.” Tudo porque Ele mesmo tinha a clara percepção da luta que travamos contra a nossa própria carne. Perante as experiências amargas a tendência é pedir o seu afastamento, contudo somos estimulados a imitar-Lhe o procedimento: “Não se faça a minha vontade, mas sim a Tua.” Quando a batalha espiritual for de alto calibre e levar quase à exaustão, saiba-se que ajuda sobrenatural chegará. Por fim, recorde-se que Jesus indicou a oração contínua como o melhor remédio para interromper o sono de tristeza em que possamos ter adormecido. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
1 week ago
2 minutes 50 seconds

Meeting Point podcasts
134 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Então Jesus perguntou-lhes: “Quando vos enviei a pregar as boas novas e não tinham dinheiro, nem bagagem, nem vestuário de muda, como é que se governaram?” Responderam: “Bem. Nada nos faltou!” “Mas agora”, Jesus disse, “se tiverem um saco ou um bolsa com dinheiro, levem-nos! E se não possuírem uma espada, vendam a roupa e comprem uma! Porque chegou a altura de se cumprir isto que está escrito a meu respeito: ‘Ele foi contado entre os transgressores.’ Sim, o que se escreveu acerca de mim se cumprirá.” “Mestre, temos aqui duas espadas!” Jesus retorquiu: “Basta!” No próprio momento em que dizia isto, acercou-se uma multidão conduzida por Judas, um dos doze, o qual foi direito a Jesus para o beijar, numa saudação amistosa. Jesus disse-lhe: “Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?” Quando os outros discípulos viram o que ia acontecer, exclamaram: “Mestre, queres que lutemos? Temos as espadas!” E um deles chegou a desferir um golpe contra um servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. Mas Jesus respondeu: “Não resistam.” E, tocando no sítio da orelha do homem, restituiu-lha. Então, dirigindo-se aos principais sacerdotes, aos capitães da guarda do templo e aos anciãos que conduziam a multidão, Jesus perguntou: “Sou algum assaltante perigoso para que venham com espadas e paus? Todos os dias estava convosco a ensinar no templo e não me prenderam. Mas este momento é vosso; é a hora em que domina o poder das trevas.” Lucas 22.35-38,47-53 devocional Jesus não nos entregou à nossa própria sorte, ao invés dotou-nos de recursos inesgotáveis. O Seu amor providencia tudo aquilo que necessitamos. Ele jamais nos deixou na mão. E para o caso de nos pormos a matutar em algum episódio específico, Ele questiona-nos: “Faltou-vos porventura alguma coisa?” Escusamos de ficar a pensar muito, pois sabemos bem que não. No entanto, Jesus não nos escamoteou as dificuldades, nem nunca disse para as encararmos de ânimo leve. Bem pelo contrário, assinalou até a importância de estarmos prontos para lutar. É claro que enquanto nós pensamos num arsenal bélico, Ele visa o espiritual. Daí que na hora das escaramuças e das traições, o nosso primeiro impulso seja resolver tudo à catanada. Já Ele opta pelo diálogo, pelo perdão, pela confrontação firme e elevada. No fundo, desfaz “o poder das trevas” com a Sua luz. O mesmo espera Ele de nós. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
1 week ago
3 minutes 26 seconds

Meeting Point podcasts
133 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Simão, Simão, Satanás pediu para vos peneirar a todos como o trigo. Mas eu intercedi por ti para que a tua fé não enfraqueça. Assim, quando te tiveres voltado para mim, fortalece os teus irmãos.” Simão disse: “Senhor, estou pronto até a ir para a prisão e a morrer contigo!” Jesus respondeu: “Pedro, deixa-me dizer-te uma coisa: Até o galo cantar, esta madrugada, três vezes dirás que não me conheces!” Agarraram-no e levaram-no à residência do sumo sacerdote. Pedro seguia-o à distância. Acenderam uma fogueira no pátio e as pessoas sentaram-se em volta para se aquecerem. Pedro juntou-se a eles. Reparando na sua presença, uma criada pôs-se a olhá-lo e disse: “Esse estava com Jesus!” Pedro negou: “Mulher, nem sequer o conheço!” Dali a pouco, mais alguém olhou para ele e exclamou: “Também tu deves ser um dos tais!” Pedro respondeu: “Não, não sou!” Decorrida cerca de uma hora, ainda outra pessoa afirmou abertamente: “Sei que este é um dos discípulos de Jesus, até porque ambos são da Galileia.” Mas Pedro disse: “Homem, não sei o que estás para aí a dizer.” E enquanto pronunciava estas palavras, cantou um galo. Naquele instante, Jesus voltou-se e olhou para Pedro. Então lembrou-se do que lhe dissera: “Hoje, antes que o galo cante, negar-me-ás três vezes.” E saindo dali chorou amargamente. Lucas 22.31-34,54-62 devocional Jesus avisa-nos, nominalmente, que estamos em guerra espiritual a cada instante. O inimigo não dá um minuto de descanso. Procura apanhar-nos desprevenidos à menor distração. Vale-nos a certeza por Ele deixada que intercede junto ao Pai “para que a nossa fé não falhe.” Por muito preparados que pensemos estar, a verdade é que nos precipitamos aqui e acolá. Somos capazes de afirmações de fidelidade bombásticas e num ápice deitar tudo a perder. Jesus confronta-nos não para que fiquemos de rastos, mas para que deixemos de nos fiar na nossa (in)constância. Ele conhece a nossa estrutura, assim como as pressões a que vamos ser sujeitos. Haverá momentos em que até O poderemos “seguir à distância”, correndo o nobre risco de sermos reconhecidos como Seus amigos, mas aos primeiros apertões nos calos vacilaremos e, porventura, recuaremos. Naturalmente surgirá o choro amargo por não termos estado à altura do Seu amor, contudo jamais esqueçamos de fazer o que nos ensinou: Voltar para Ele e cuidarmos uns dos outros. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
1 week ago
3 minutes 43 seconds

Meeting Point podcasts
um jardim secreto
E não é que num ápice um lugar tão precioso como o nosso coração pode decair de um jardim alindado para um espaço desmazelado? O jardim secreto que nos habita e que o Pai, que tudo vê, percorre todo o santo dia é para ser devidamente conhecido por…nós próprios! Apresentemo-lo, pois, no estado em que se encontra, esteja ele devidamente adubado, vergonhosamente descuidado ou meramente abandonado. Conduzidos pelo Espírito até à voz de Jesus aperceber-nos-emos que não há raízes podres ou emaranhados de ramos emocionais que não possam ser restaurados. Detalhes sobre a celebração 21 setembro @Bible.com Disponível no canal do YouTube.
Show more...
1 week ago
32 minutes 59 seconds

Meeting Point podcasts
132 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Depois começaram também a discutir qual deles seria o mais importante. Jesus disse-lhes: “Os reis entre os gentios dominam sobre eles e aos que exercem autoridade sobre eles chamam-lhes benfeitores! No vosso meio, porém, não seja assim. O mais velho no vosso meio seja como o mais novo e o soberano será como aquele que serve. O senhor senta-se à mesa e é servido pelos criados. Mas aqui, não! Porque sou eu quem vos serve. Porque vocês têm continuado comigo nestes tempos de aflição; e como o meu Pai me deu o reino, eu concedo-vos o direito de comer e beber à minha mesa nesse reino. E sentar-se-ão em tronos para julgar as doze tribos de Israel. Lucas 22.24-30 devocional Há discussões em que jamais deveríamos entrar. É óbvio que discordar de terceiros faz parte do trajecto e é até salutar que pensemos de forma divergente. No entanto, quando a disputa se prende com o anseio por poder já Jesus torce o nariz. Derimir argumentos sobre quem é o discípulo mais importante é não só redutor, como mesquinho e completamente contrário ao espírito que Ele deseja incutir naqueles que O seguem: “Convosco não pode ser assim.” Encaixotem-se, pois, as competições estapafúrdias entre denominações que se dizem cristãs. Pare-se com o braço de ferro entre comunidades irmãs. Chega de competição religiosa. Dê-se, sim, pleno destaque Ao que “está sentado à mesa.” Nós somos apenas Seus convidados, não o centro das atenções. Essas são inteiramente para Ele. Tratemo-nos com deferência, servindo-nos mutuamente. Essa é a melhor forma de Lhe agradar. Sirva-nos de inspiração o Seu exemplo: “Aqui entre todos Eu Sou como aquele que serve.” Só assim há comunhão estreita com Ele, bem como autoridade para cimentar o Seu reino de amor. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
2 weeks ago
2 minutes 49 seconds

Meeting Point podcasts
131 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Então chegou Jesus com os discípulos e, no momento devido, todos se sentaram à mesa. Jesus disse: “Desejei muito comer esta Páscoa convosco antes de começar o meu sofrimento. Porque vos digo que não comerei outra vez assim, na vossa companhia, senão quando o que esta refeição representa se realizar no reino de Deus.” Pegou então num cálice de vinho e, depois de ter dado graças, disse: “Tomem e repartam entre vós, porque só tornarei a beber vinho quando tiver chegado o reino de Deus.” Depois pegou no pão e, dando igualmente graças a Deus por ele, partiu-o e deu-o aos discípulos: “Este é o meu corpo que é dado em vosso favor. Façam isto em memória de mim.” Depois da ceia serviu-lhes de novo o cálice de vinho, e disse: “Este cálice é a nova aliança, selada com o meu sangue que é derramado em vosso favor. Mas aqui sentado comigo a esta mesa está também quem me vai trair. O Filho do Homem tem de morrer, porque isso faz parte do plano de Deus. Mas ai do homem que me vai trair!” Os discípulos puseram-se a perguntar entre si quem, de entre eles, seria capaz de fazer semelhante coisa. Lucas 22.14-23 devocional A mesa de Jesus está aberta para todos. Até para os que O atraiçoam. Ele não está de perto nem de longe equivocado no convite que lança a cada um, quanto muito somos nós individualmente que podemos não estar à altura da Sua generosidade. O Seu desejo, aliás ardentemente expresso, sempre foi celebrar em intimidade o plano de liberdade traçado pelo Pai. Antes mesmo de ter chegado à cruz já Ele o dizia com todas as letras. E como é Seu timbre medindo cada palavra, pois não há uma sequer que deixe de cumprir. Daí que, desde a Sua última refeição comunitária na terra, nos tenha deixado o pão e o vinho como símbolos do Seu corpo e do Seu sangue. Expressão máxima do dom da vida que nos legou. Até que venha a estar junto connosco somos convidados a relembrar o amor que nos tem. Brindemos regularmente, com inteireza e entusiasmo de alma, o concerto feito em nosso benefício. Meçamos diariamente os passos que damos e desenvolvamos uma cultura introspectiva que nos permita andar sempre pertinho Dele. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
2 weeks ago
3 minutes 1 second

Meeting Point podcasts
130 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Ao chegar o dia da celebração dos pães sem fermento, em que se matava o cordeiro da Páscoa, Jesus enviou Pedro e João à frente para que arranjassem um lugar onde preparar a sua refeição da Páscoa. “Onde queres que a preparemos?”, perguntaram. “Logo que entrarem na cidade encontrarão um homem transportando um cântaro de água. Sigam-no até à casa onde entrar e digam ao dono da casa: ‘O Mestre pergunta: “Onde fica a sala onde irei comer a refeição da Páscoa com os meus discípulos?” ’ Ele vos levará ao andar de cima, a uma sala grande, toda arranjada. É ali que devem preparar a ceia.” Eles partiram e, tendo encontrado tudo como Jesus tinha dito, prepararam a ceia da Páscoa. Lucas 22.7-13 devocional Jesus não deixou nada ao acaso. Cada pormenorzinho contou. Contudo, o Seu foco esteve bem para lá das festas religiosas propriamente ditas. Não foram os detalhes de etiqueta que O absorveram, mas o preparo minucioso do Seu trajecto até à cruz. Daí que tenha envolvido os Seus discípulos em pequenas tarefas para que se apercebessem da intencionalidade de todo o percurso de libertação. Sim, muito mais do que a intimidade de uma refeição de alto significado histórico, Ele tinha em mente a comunhão fraternal e, sobretudo, espiritual. Ainda hoje Ele procura estabelecer essa relação de sã cumplicidade. A Sua expectativa é que nos coloquemos ao Seu inteiro dispôr. Confiando-Lhe o que temos e somos: Casa e coração. Obedeçamos-Lhe dia-a-dia estreitando laços que se entrelaçarão para sempre. Haverá surpresas no caminho, mas todas elas nos deixarão comovidos com o amor meticulosamente extravangante que Ele nos tem. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
2 weeks ago
2 minutes 27 seconds

Meeting Point podcasts
129 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Aproximava-se já a celebração da Páscoa, a festa judaica durante a qual só se comia pão feito sem fermento. Os principais sacerdotes e especialistas na Lei tramavam ativamente o assassínio de Jesus, pensando na maneira de o matar sem provocar tumulto, perigo que muito receavam. Então Satanás entrou em Judas, o chamado Iscariotes, um dos doze discípulos, o qual foi ter com os principais sacerdotes e com os capitães da guarda do templo, a fim de combinar a melhor maneira de lhes entregar Jesus. Eles ficaram muito satisfeitos ao saberem que Judas estava pronto a auxiliá-los e prometeram-lhe uma recompensa. Assim, começou a aguardar qualquer oportunidade para lhes entregar Jesus sem dar nas vistas. Lucas 22.1-6 devocional Fazemos escolhas a toda a hora. Umas corriqueiras, outras importantíssimas. Se há decisões que não aquecem nem arrefecem, existem algumas que bulem com o nosso futuro. Sendo a maior de todas a que diz respeito ao nosso posicionamento face a Jesus. No imediato pode até não parecer relevante, contudo mexe com a nossa vida por inteiro, tanto agora como lá à frente. Mais do que a participação em actos religiosos, interessa mesmo a disposição interior para que Jesus resida em nós. A verdadeira libertação dá-se quando Ele acampa na mente e no coração de cada um. A alternativa é medonha: Permitir que Satanás entre e nos faça a cama. A opção é exclusivamente nossa. Fica ao nosso critério submetermo-nos ao reino do amor ou à tirania do mal. É a luta cósmica entre a força da compaixão e a mecânica do ódio. Ninguém escapa à bifurcação que conduz à renúncia ou ao egoísmo. E lá chegados não há volta a dar, é imperativo decidir. Antes de o fazer importa ponderar se buscamos a alegria passageira ou a que perdura. Façam-se contas à eternidade. A partir de agora. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
2 weeks ago
2 minutes 36 seconds

Meeting Point podcasts
128 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Haverá então sinais no Sol, Lua e estrelas. Aqui na Terra as nações andarão perturbadas e perplexas com o rugir dos mares e com estranhas marés. A coragem de muitos ficará enfraquecida ao verem o destino terrível que se aproxima da Terra, porque as forças que suportam o universo serão sacudidas. E então os povos da Terra verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com poder e grande glória. Quando todas estas coisas começarem a acontecer, ergam o olhar e levantem a cabeça, porque a vossa salvação está próxima!” E deu-lhes esta parábola: “Reparem nas figueiras ou em quaisquer outras árvores. Quando rebentam as folhas, não é preciso que vos digam que o verão está perto. E quando virem acontecer estas coisas que vos contei, podem estar certos de que o reino de Deus está próximo. É realmente como vos digo: esta geração não passará sem que todas estas coisas aconteçam. O céu e a Terra desaparecerão, mas as minhas palavras permanecem para sempre. Vigiem, para que a minha vinda súbita não vos apanhe desprevenidos! Que esse dia não vos encontre vivendo descuidados, obcecados com a comida e a bebida e com os problemas desta vida! Pois ele virá como uma armadilha sobre toda a Terra. Mantenham uma vigilância constante e orem para que cheguem firmes à presença do Filho do Homem sem ter de passar por estes horrores.” Durante o dia Jesus ia ao templo ensinar, voltando ao monte, conhecido como monte das Oliveiras, para aí passar a noite. E as multidões começavam a juntar-se logo pela manhã para o ouvir.' Lucas 21.25-38 devocional O mundo parece desconjuntar-se ciclicamente. Os cataclismos naturais sucedem-se. As convulsões sociais ocorrem em catadupa. Os fantasmas espreitam por todo o lado. A desconfiança quanto ao futuro avoluma-se. A tendência é desfalecer “com medo do que vai acontecer em toda a Terra.” E é neste caos que algo irromperá de forma majestosa. A vida dá muitas voltas, mas a História tem uma meta: Jesus. Tudo aponta para Ele, pelo que os desencantos políticos, financeiros, religiosos ou de qualquer outra ordem, apenas fazem sobressair a urgência do Seu senhorio. Nada de desânimos, pois tal como nos disse: “Levantem a cabeça porque já está próxima a vossa salvação.” Sim, as Suas palavras são o nosso chão. Há, pois, que viver cada dia à sombra da eternidade. Cultivando um espírito de vigilância contínuo. Descontraidamente, sem nos deixarmos “absorver pelos muitos cuidados desta vida”, de modo a que nos possamos apresentar firmes a qualquer hora diante Dele. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
2 weeks ago
3 minutes 39 seconds

Meeting Point podcasts
uma cisterna
O coração humano equipara-se a uma cisterna, um poço escuro. Onde a escuridão, a solidão e o desespero podem surgir. Pode estar vazio, rachado, cheio de coisas inúteis — mágoas, medos, vaidades — que tornam o nosso íntimo um espaço desconfortável e difícil de habitar. Mas, mesmo na aridez, mesmo no silêncio do nosso poço interior, Jesus vem para fazer brotar a água viva que sacia a sede mais profunda da alma. Detalhes sobre a celebração 14 setembro @Bible.com Disponível no canal do YouTube.
Show more...
2 weeks ago
29 minutes 54 seconds

Meeting Point podcasts
127 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Alguns dos discípulos começaram a falar-lhe acerca da bela construção que era o templo e das dádivas comemorativas que ornamentavam os seus muros. Jesus, porém, disse-lhes: “Isto que estão a ver, virá o tempo em que não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada.” Eles perguntaram-lhe: “Mestre! Quando será? Haverá algum sinal que o anuncie?” Jesus respondeu: “Cuidado! Que ninguém vos engane. Porque virão muitos apresentando-se em meu nome como sendo o Cristo e dizendo: ‘Chegou a hora!’ Não lhes deem crédito! Quando ouvirem falar em guerras e insurreições, que o pânico não se apodere de vocês. De facto, estas coisas têm de acontecer, mas o fim não chegará imediatamente. As nações levantar-se-ão umas contra as outras e reino contra reino. E haverá grandes terramotos e fomes em muitos sítios e epidemias, e ver-se-ão grandes sinais vindos dos céus. Mas, antes disto tudo, prender-vos-ão e perseguir-vos-ão. Levar-vos-ão às sinagogas e prisões e conduzir-vos-ão à presença de reis e governantes por causa do meu nome. Isto servir-vos-á para darem testemunho. Portanto, ponham isto nos vossos corações: não se preocupem com a vossa defesa, porque vos darei as palavras e sabedoria a que nenhum dos vossos inimigos poderá resistir nem refutar. Mesmo aqueles que vos são mais próximos, os vossos pais, irmãos, parentes e amigos, vos entregarão; farão morrer alguns de vocês. E todos vos odiarão por serem meus e por causa do meu nome. Mas nem um único cabelo da vossa cabeça cairá. Se permanecerem firmes, salvarão as vossas almas. Mas, quando virem Jerusalém cercada por exércitos, saberão que chegou a hora da sua destruição. Então aqueles que estiverem na Judeia fujam para as montanhas! Quem estiver em Jerusalém trate de fugir e quem estiver fora da cidade não tente voltar. Porque aqueles serão os dias do juízo de Deus, em que as Escrituras serão totalmente cumpridas. Ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande angústia nesta nação e cólera sobre este povo. Serão brutalmente mortos ou enviados como exilados e cativos para todas as nações do mundo. E Jerusalém será conquistada e pisada pelos gentios, até que se cumpra o tempo destes. Lucas 21.5-24 devocional Não é incomum uma pessoa embevecer-se com a imponência de lugares de culto. Se não houver discernimento facilmente se perde a noção de que essa beleza é fugaz, conquanto possa durar décadas ou séculos. Jesus, por muito impopular que possa parecer, alerta para essa mesma temporalidade. Aquilo que ao ouvido humano soa como pessimismo, não é mais do que uma chamada Sua de atenção para que não haja ilusões quanto à dureza da caminhada que nos aguarda. Ele não sonega informação detalhada sobre as adversidades vindouras, nem as pinta de dourado para evitar que sejamos ludibriados por vozes que veiculam o facilitismo religioso. Jesus tanto alerta de antemão os Seus seguidores para os desafios naturais e espirituais que terão de enfrentar, como lhes garante que os capacitará em permanência: “Eu vos darei palavras e sabedoria a que nenhum dos vossos inimigos poderá resistir, nem será capaz de contradizer.” E mesmo nos piores cenários, de abandono, traição ou espectro da morte, Ele encoraja-nos a perseverar até ao fim, tanto mais que nos garante protecção total. Sim, quem caminha sob a Sua alçada pode perder a vida, mas jamais a alma. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
3 weeks ago
4 minutes 45 seconds

Meeting Point podcasts
126 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Enquanto estava no templo, observava os ricos a porem as ofertas na caixa das ofertas. Em certo momento, apareceu uma viúva pobre que deitou nela duas pequenas moedas. Jesus disse: “É realmente como vos digo: aquela pobre viúva foi quem deu mais! De facto, todos eles ofereceram um pouco da sua abundância, mas ela deu todo o dinheiro que lhe restava.” Lucas 21.1-4 devocional Jesus olha tanto para ricos como para pobres. Ele nunca fez acepção de pessoas. Daí que não Se deixe impressionar com somas avultadas ofertadas pelos mais abonados, nem para os valores quase irrisórios dos menos endinheirados. Aliás, ao invés de reparar na quantia que sai de cada bolso, fixa-Se na generosidade que brota do coração que lhe corresponde. O que O comove realmente não é o chorudo masso de notas que pode ser dispensado sem dificuldade por quem muito possui, mas as escassas moedas doadas pelos que se dão com elas. É um autêntico disparate julgar que Deus Se deixa impressionar e cativar consoante o dinheiro que Lhe devolvam. Para já, ninguém Lhe dá nada pois tudo é Seu. Depois, Ele conhece até à medula a motivação em nós enraizada. Dispensemos, então, o calculismo e a propaganda de qualquer bem oferecido a Deus. Escolhamos a via da renúncia no que quer que Lhe apresentarmos. Sejamos simples e desprendidos dos pés à cabeça, ou melhor, das entranhas à carteira. - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
3 weeks ago
2 minutes 4 seconds

Meeting Point podcasts
125 com paixão
devocional Lucas leitura bíblica Então com a multidão a escutar, voltou-se para os discípulos e disse: “Ponham-se em guarda contra os especialistas na Lei, desejosos de pavonear-se em trajes dignos e gostando de receber as saudações nas praças, e de ter os assentos presidenciais nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes; que roubam as casas das viúvas e se cobrem para fazer longas orações. Estes receberão um castigo ainda maior.” Lucas 20.45-47 devocional Jesus nunca andou a contar segredinhos nas costas de ninguém. Nem sequer dos que as sentiam bem quentes à custa da religiosidade pavoneada. O que tinha a falar foi feito em público, sem rodeios ou pinceladas cor-de-rosa. Mesmo que os Seus interlocutores fossem aqueles que O seguiam de perto, nada disse à socapa dos visados pela Sua apurada avaliação. O Seu desejo passou sempre por corrigir comportamentos caídos. Daí que se por um lado exortava os Seus discípulos a evitar determinadas falhas de carácter espiritual, por outro desafiava quem as cometia a arrepiar caminho. Jesus denunciou ciclicamente gente cheia de conhecimento sem pinga de humildade, assim como repudiou líderes com sede de visibilidade e ainda por cima sem ponta de compaixão pelas pessoas que deveriam servir. Ele entristece-Se com pretensos mestres que visam o lucro próprio, sugando até as vidas mais frágeis. Ai de quem, sob uma capa de piedade, indromina gente emocionalmente vulnerável. Jesus bem deixou um aviso sério a céu aberto: “Deus há de castigá-los ainda mais por causa disso.” - jónatas figueiredo Oramos para que este tempo com Deus te encoraje e inspire.  Dá a ti próprio espaço para processar as tuas notas e a tua oração e sai apenas quando te sentires preparado.
Show more...
3 weeks ago
2 minutes 15 seconds

Meeting Point podcasts
Procuramos desenvolver "uma comunidade que ama Deus e ama pessoas", onde aprendemos, caminhamos juntos e vivemos com Jesus como referência. Aqui pode ouvir as mensagens bíblicas, devocionais, palestras e reflexões produzidos pela nossa comunidade. Somos Meeting Point, a Igreja Baptista do Estoril, Cascais, Portugal.