As sete palavras de Jesus na Cruz: "Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem." (Lucas 23, 34)
"Em verdade eu te digo hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23, 43)
"Mulher, eis aí o seu filho." e "Eis aí tua mãe." (João 19, 26-27)
"Elí, Elí, lama sabactani?" ou "Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonastes?" (Mateus 27, 46)
"Tenho sede." (João 19, 28)
"Tudo está consumado." (João 19, 30)
"Pai, em tuas mãos entrego meu espírito." (Lucas 23, 46)
Oração: Ó Deus, pela paixão de nosso Senhor Jesus Cristo destruístes a morte que o primeiro pecado transmitiu a todo o gênero humano. Concedei que nos tornemos semelhantes ao vosso Filho e, assim como trouxemos pela natureza a imagem do homem terrestre, possamos manter pela graça a imagem do homem celeste. Por Cristo, nosso Senhor.
Evangelho: Jo 13, 1-15
Oração: Ó Pai, estamos reunidos para a santa Ceia, na qual o vosso Filho Unigênito, ao entregar-se à morte, deu à sua Igreja um novo e eterno sacrifício, como banquete do seu amor. Concedei-nos, por mistério tão excelso, chegar à plenitude da caridade e da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Evangelho: Mt 26, 14-25
Oração:
Coleta
Ó Deus, para nos livrar do poder do inimigo, quisestes que vosso Filho padecesse o suplício da cruz; concedei aos vossos fiéis alcançar a graça da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Evangelho: Jo 13, 21-33. 36-38
Oração:
Coleta
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos celebrar de tal modo os mistérios da Paixão do Senhor, que possamos receber vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Evangelho: Jo 12, 1-11
Oração: Deus todo-poderoso, concedei a nós, que desfalecemos em nossa fraqueza, recobrar novo alento pelos méritos da paixão do vosso Filho Unigênito. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ao adentrarmos na Semana Santa, a semana maior de todo o ano litúrgico da Igreja Católica, meditamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e sua Paixão e Morte.
Bem-vindos a nossa meditação para a Quaresma 2024!
Evangelho: João 10, 31-42
Bem-vindos a nossa meditação para a Quaresma 2024!
Evangelho: João 3, 14-21
Bem-vindos a nossa meditação para a Quaresma 2024!
Evangelho: Marcos 12, 28b-34
Bem-vindos a nossa meditação para a Quaresma 2024! Evangelho: Mateus 21, 33-43. 45-46