Na última parte da série com a cientista de dados Talita Lôbo, ela conversa sobre os períodos de mestrado e doutorado, ambos em Ciências da Computação. Talita nos conta sobre como a ideia do seu projeto de mestrado foi amadurecendo conforme ela foi se conhecendo e entendendo com o quê gostaria de trabalhar. Tal auto-conhecimento a fez migrar da análise de dados aplicada à mobilidade urbana para uma aplicação voltada à administração pública, tema este que continua sendo seu foco de trabalho até hoje, durante seu doutorado. E ao explicar sobre a área em que trabalha, ela discute sobre como a análise de dados pode ser usada a favor de uma administração pública mais justa e transparente. Talita ainda conversa sobre a importância de se aprender a administrar bem um projeto, por exemplo, definindo o que seria a concretização de uma determinada tarefa, e finaliza contando sobre como ela mantém seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
https://www.instagram.com/podcastmasvcsoestuda/
No segundo episódio da série com a cientista de dados Talita Lôbo, ela nos conta sobre seu período da graduação. Para cursar a faculdade de Ciências da Computação, a cearense se mudou do Crato/CE para Campina Grande/PB para estudar na Universidade Federal de Campina Grande, a UFCG. Durante a conversa, ela nos conta como foi sua adaptação à nova cidade e à nova rotina de estudante universitária morando fora de casa. Ela também fala sobre as atividades extracurriculares nas quais ela participou, incluindo projetos de pesquisa financiados por uma empresa, o que a faz refletir sobre a necessidade de aproximar a academia e a indústria para a solução de problemas do dia-a-dia. E por fim ela conta sobre sua experiência na Espanha como bolsista do programa Ciências Sem Fronteiras.
https://www.instagram.com/podcastmasvcsoestuda/
No primeiro episódio da série com a doutoranda Talita Lôbo, ela nos conta sobre como foi seu tempo na escola. Hoje em dia cientista de dados, ela fala que, na escola, matemática era a disciplina que ela tinha mais dificuldade. Mas, com o apoio da sua mãe, de uma professora e algumas aulas de reforço, seu interesse cresceu a ponto de ela até participar em olimpíadas de matemática um tempo depois. Ela também fala como foi o processo de descobrir o que queria estudar na faculdade e como ela se preparou para prestar o vestibular em diferentes universidades. É isso, esperamos que gostem!
https://www.instagram.com/podcastmasvcsoestuda/
Pra fechar o ano com chave de ouro, no mês de dezembro teremos uma conversa com a Cientista de dadsos Talita Lôbo. Talita fez o bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG ; https://www.computacao.ufcg.edu.br/), tendo cursado parte dos seus estudos na Universidade de Cantabria, na Espanha, pelo antigo Programa Ciências Sem Fronteiras. De volta ao Brasil para terminar a graduação, ela engatou num mestrado em Ciência da Computação e, logo após, num doutorado também em Ciência da Computação, ambos na UFCG. Durante a conversa, ela nos conta como sua inquietação na infância a levou a gostar de ciência mais tarde e como um desafio inusitado a fez decidir cursar Ciência da Computação na faculdade. Ela também conta sobre todas as suas fases na vida acadêmica, incluindo o intercâmbio na Espanha durante a graduação e discute a importância de se ter uma aproximação entre a academia e a indústria.
Esperamos que gostem e até o próximo episódio!
https://www.instagram.com/podcastmasvcsoestuda/
No quarto e último episódio da série com a bióloga Bruna Campos Paula, ela nos conta sobre seu período do doutorado em Engenharia Mecânica. Ela fala sobre como ela chegou à decisão de fazer doutorado numa área diferente da sua formação prévia, e também nos conta sobre as alegrias e desafios dessa escolha. Ela também explica como vem realizando o seu projeto e como vem se preparando para seu futuro doutorado—sanduiche, o qual vai realizar nos Estados Unidos. Por fim, ela fala sobre a iniciativa de divulgação científica e empoderamento e permanência de mulheres na carreira científica, que ela desenvolveu, a Nísia Academy, passando pelos motivos que a motivaram a criar o coletivo. Inclusive, se você ainda não conhece esse projeto, aproveita e segue elas no Instagram para aprender mais! Bruna, muitíssimo obrigada pela participação, nós do podcast adoramos recebê-la aqui neste mês. E é isso, esperamos que gostem e se divirtam com o episódio!
No terceiro episódio da série com Bruna Campos Paula, o tema foi o seu mestrado. Bruna começa falando sobre o seu preparo para entrar no mestrado e depois nos conta sobre como começou o interesse pelo assunto da sua pesquisa: a bioacústica. Mas podem ficar tranquilos que ela explica o que isso significa! Ela também nos conta sobre o seu projeto de mestrado nessa área e, por fim, ela relembra como era a sua rotina naquela época, passando pelos projetos de divulgação científica em que ela participou.
Segue a gente no Instagram: https://www.instagram.com/podcastmasvcsoestuda/
No segundo episódio da série com Bruna Campos Paula, ela nos conta sobre seu periodo da faculdade de Biologia. Ela fala sobre suas experiências no curso e no início de sua carreira científica, ressaltando a importância do incentivo de professores. Além disso, ela também discute sobre suas frustrações e sobre o que ela gostaria que tivesse sido diferente.
Segue a gente no Instagram: https://www.instagram.com/podcastmasvcsoestuda/
No primeiro episódio da série com a bióloga Bruna Campos Paula, ela fala sobre o período antes de entrar na faculdade. Ela começa nos contando sobre o que, já na infância, a ajudou a definir o que ela iria escolher na hora de prestar o vestibular. Ela também fala sobre o estímulo que recebeu de seus pais na sua formação. E por fim, eu e Bruna discutimos sobre a atual necessidade de uma academia mais multidisciplinar que atenda aos novos desafios do cotidiano.
https://www.instagram.com/podcastmasvcsoestuda/
No mês de novembro teremos uma conversa com a Bióloga Bruna Campos Paula. Bruna fez o bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN ; https://cb.ufrn.br/) e, para fazer seu mestrado, mudou-se para São Paulo para cursar Psicobiologia na Universidade de São Paulo (USP - https://sites.usp.br/pgpsicobiologia/pb/). Hoje em dia, ela é doutoranda em Engenharia Mecânica também na USP e é líder do Coletivo Nísia Academy (@nisia.academy), uma iniciativa que tem como objetivo promover a permanência e empoderamento de meninas e mulheres na carreira científica. Na conversa com Bruna, ela nos fala sobre como o encanto com algo que ela aprendeu lá na época da escola ajudou a definir seu curso de graduação, sobre a influência fundamental de bons mentores durante a sua jornada, mas também sobre algumas decepções que ela enfrentou desde que começou sua carreira científica. Além disso, nós passamos por vários assuntos relacionados à academia, desde a necessidade de haver mais interdisciplinariedade na formação acadêmica, até os problemas e desafios do atual sistema de publicação científica. Por fim, ela conta o que a motivou a criar o coletivo Nísia Academy e sobre como ela, junto ao coletivo, vem ajudando na formação crítica e científica de meninas e mulheres.
Esperamos que gostem e até o próximo episódio!
https://nisiaacademy.home.blog/
https://open.spotify.com/show/0jWyUMJFYE5Xl5xW7torwz
Nesse último episódio com o Biólogo e Neurocientista Tiago Altavini você escutará as histórias do período após o doutorado. Tiago vai contar suas várias experiências após a defesa, do período como professor até suas iniciativas com divulgação científica. Tiago conta também como foi o processo para a entrada no pós-doutorado na Rockefeller University. Fizemos uma discussão sobre adaptação a outros países durante seu período de estudos ou trabalho. Por fim, Tiago fala sobre o seu projeto de pós-doutorado e dar várias dicas de como enfrentar a trajetória acadêmica.
Links:
https://www.instagram.com/clubesentimental/
Para bater um papo diretamente com a gente, dar sugestões ou críticas passa lá no nosso instagram e dá um follow!
https://www.instagram.com/handsonscientist/
Nesse terceiro episódio você escutará sobre o período de doutorado. Tiago vai contar sobre como foi sua mudança para Natal. Tiago fala sobre a importância de sair da zona de conforto e a importância de não esconder a ignorância dentro do ambiente acadêmico. Tiago vai falar sobre seu projeto de doutorado e sobre como foi mudar quase que completamente de área entre o mestrado e doutorado. Tiago fala também sobre suas experiências fora do doutorado. A gente finaliza o episódio fazendo um debate sobre formatos de como os programas de pós graduação fazem acompanhamento dos alunos.
Para bater um papo diretamente com a gente, dar sugestões ou críticas passa lá no nosso instagram e dá um follow!
https://www.instagram.com/handsonscientist/
Nesse segundo episódio você escutará sobre as transições da graduação para o mestrado e do mestrado para o doutorado de Tiago. Tiago conta os motivos que o fizeram decidir continuar na mesma instituição no mestrado e migrar para outra no doutorado. Ele conta da sua experiência no período fora da academia e o que o fez escolher continuar na vida acadêmica. A gente faz uma discussão sobre apresentações em público, falamos algumas estratégias para desenvolver essa técnica. Discutimos também pontos positivos sobre mudanças de laboratório durante sua trajetória acadêmica. Por fim, Tiago dá seu ponto de vista sobre o por quê ele decidiu “só estudar”.
Para bater um papo diretamente com a gente, dar sugestões ou críticas passa lá no nosso instagram e dá um follow!
https://www.instagram.com/handsonscientist/
Nesse primeiro episódio você vai escutar sobre as fases de ensino médio e graduação de Tiago. Tiago vai contar sobre como foi não precisar fazer enem ou vestibular para entrar na universidade. Tiago também conta quais foram as dificuldades enfrentadas no primeiro ano de universidade. Ele fala sobre como foi seu primeiro contato com a iniciação científica e como dentro de um mesmo laboratório seus interesses científicos foram mudando. Tiago dá algumas dicas de como vivenciar as fases de preparação para universidade e também durante a graduação.
Para bater um papo diretamente com a gente, dar sugestões ou críticas passa lá no nosso instagram e dá um follow!
https://www.instagram.com/handsonscientist/
No mês de setembro teremos uma conversa com o Biólogo e Neurocientista Tiago Altavini. Tiago fez o bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade de Brasília (UNB - http://icb.unb.br/), fez mestrado em Biologia Animal na mesma instituição (UNB - http://www.biologiaanimal.unb.br/). Mudou para Natal para fazer o doutorado em Neurociências na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - https://neuro.ufrn.br/). Após um tempo trabalhando como professor na Universidade Católica de Brasília seguiu para seu pós doutorado. Hoje ele está trabalhando como pesquisador na Rockefeller University em Nova York (https://www.rockefeller.edu/). Nossas conversas permearam diversos assuntos da vida acadêmica. Passamos por assuntos envolvendo divulgação científica, iniciação científica, debates sobre diferentes estratégias de trajetórias dentro da ciência, conflitos pessoais que dificultam ou potencializam a inserção no mundo científico. Conversamos também sobre diferentes estratégias aplicadas pelos programas de pós graduação no Brasil para acompanhar a progressão do aluno de pós graduação. Conversamos também sobre como os momentos de estresse dentro da academia podem ser utilizados como potencializadores de aprendizagem. Tiago nos dá seu insight sobre como enfrentar os vários momentos da trajetória acadêmica, do ensino médio ao pós-doutorado.
Links:
https://www.instagram.com/clubesentimental/
https://www.linkedin.com/in/tiago-altavini-94094194/
https://open.spotify.com/show/0jWyUMJFYE5Xl5xW7torwz
Neste quarto e último episódio da série com Débora Araújo, ela fala sobre sua fase do doutorado, o qual realiza na cidade portuguesa Coimbra. Ela conta desde a preparação para aplicar para o doutorado e para o visto, até à sua rotina no doutorado, passando por questões práticas de como é viver em outro país. Ela também ressalta o papel que orientadores vem tendo na sua formação e fala sobre o que o doutorado vem lhe trazendo, que vai além do conhecimento científico. Esperamos que gostem do episódio!
Para bater um papo diretamente com a gente, dar sugestões ou críticas passa lá no nosso instagram e dá um follow!
https://www.instagram.com/podcastmasvcsoestuda/
https://www.instagram.com/handsonscientist/
No terceiro episódio com a bibliotecária Débora Araújo, ela nos conta sobre sua experiência no Mestrado em Design. Ela fala sobre os desafios de ter feito um mestrado diferente da sua graduação e também explica as diferenças entre o mestrado profissional e o acadêmico. Débora também detalha o seu tema de pesquisa no mestrado e nos conta a importância de de fazer de sessões de psicoterapia para seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Por fim, ela fala como foi a transição para o doutorado, o qual realiza fora do país.
Para bater um papo diretamente com a gente, dar sugestões ou críticas passa lá no nosso instagram e segue a gente!
https://www.instagram.com/podcastmasvcsoestuda/
https://www.instagram.com/handsonscientist/
Nesse segundo episódio você vai viajar pela graduação de Débora. Ela começa a contar quais foram suas fontes de inspiração para fazer biblioteconomia. Debora detalha como é a profissão dos bibliotecários e como foi sua experiência dentro da universidade. Carol e Debora discutem a importância do ensino do empreendedorismo dentro dos cursos de graduação como força motriz para abertura de horizontes profissionais. Por fim, ela dá dicas sobre como atravessar essa fase da trajetória acadêmica.
Para bater um papo diretamente com a gente, dar sugestões ou críticas passa lá no nosso instagram e segue a gente!
https://www.instagram.com/podcastmasvcsoestuda/
https://www.instagram.com/handsonscientist/
Neste primeiro episódio da série com Débora Araújo, ela começa nos dando um breve resumo da sua trajetória acadêmica.Depois disso, ela fala também sobre como foi sua experiência no ensino médio e nos conta a importância de ter recebido apoio dos pais enquanto jovem. Ela fala também sobre o privilégio de ter feito um ensino médio em uma escola técnica federal e suas perspectivas enquanto cursava o técnico.
Para bater um papo diretamente com a gente, dar sugestões ou críticas passa lá no nosso instagram e segue a gente!
https://www.instagram.com/podcastmasvcsoestuda/
https://www.instagram.com/handsonscientist/
No mês de setembro, teremos a entrevista com Débora Costa Araújo!
Débora é Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a UFRN, (https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=2000006&lc=pt_BR) e especialista em Gestão Universitária e também em Planejamento, criação e manutenção de repositórios, ambas especializações realizadas na UFRN. Ela também é mestre em Design pela UFRN (https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/apresentacao.jsf?lc=pt_BR&id=6968) e Bibliotecária-documentalista do Instituto do Cérebro da UFRN, e atualmente é doutoranda em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (https://apps.uc.pt/courses/pt/course/6045), em Portugal. Eu e Débora conversamos sobre vários temas relacionados à sua trajetória acadêmica, passando pelos seus interesses, habilidades e desejos e pelas suas decisões referentes a quais cursos realizar. Ela também fala sobre seu desenvolvimento pessoal e nos conta como tem sido a experiência de ser mãe desde a graduação, e também sobre como o apoio familar tem sido fundamental durante todo este processo.
Esperamos que você curta a nossa conversa!
E se você quiser bater um papo diretamente com a gente aqui do Podcast Mas vc so estuda?, dar sugestões de tópicos e convidados ou convidadas, ou enviar alguma crítica passa lá no nosso instagram @podcastmasvcsoestuda e segue a gente!
https://www.instagram.com/p/ChzNEYiKGiE/
https://www.instagram.com/handsonscientist/
Nesse último episódio com o Urbanista João Pena, ele fala sobre o gap entre o mestrado e o doutorado.
João fala sobre como foi a transição de temática de estudos. Discutimos sobre os processos de revitalização de centros históricos e como foi o impacto para a população local. João fala também como foi processo para a realização do doutorado sanduiche, como foi a preparação e o que ele teve que fazer para conseguir alcançar esse objetivo. Fizemos uma discussão sobre como a moralidade permeia a temática da prostituição, como é a realidade da prostituição em países como a Holanda e o Brasil. João advoga a importância do aumento de direitos para garantir a dignidade dos indivíduos envolvidos em qualquer atividade. Discutimos também as dificuldades enfrentadas pelo estrangeiro num país europeu. Por fim, João da dicas de como enfrentar o final do doutorado.
Para bater um papo diretamente com a gente, dar sugestões ou críticas passa lá no nosso instagram e dá um follow!
https://www.instagram.com/podcastmasvcsoestuda/
https://www.instagram.com/handsonscientist/