Buh! Assustaram-se? Boa.
Este episódio é uma autêntica tese de mestrado sobre comédia e terror funcionarem da mesma maneira. Sejam fãs de uma coisa, de outra ou de ambas, apaguem as luzes e divirtam-se com esta nerdice.
Amigos, endireitem as costas que hoje venho em modo Paula Bobone.
Bom, como o episódio é sobre regras de etiqueta para humoristas em noites de stand up, talvez fique melhor "em modo Paula Bombone". De "bomb". De "bombing". Percebem? Hilariante.
A estética é tão importante como o conteúdo? Ou atrapalha? Convidei o Pedro Durão, pessoa com estilo e que percebe de estilo, para falar da imagem da comédia, e de como isso perturba (ou melhora) a comédia. PS: este podcast tem um cameo do Bolinha (que não pode ver nada).
Hoje falo das 5 regras da comédia de Vaudeville e você não vai acreditar na número 2!! (É assim que se faz, Nit?)
A comédia não é bonita? A comédia é dor? A comédia funciona melhor em grupos de 3? Eu diria que, se gostarem do episódio, funciona melhor em grupos de 5. Estrelas. No spotify. Obrigado.
Está a acontecer na Arábia Saudita um festival de stand up que está a pôr os humoristas uns contra os outros. Por isso, neste episódio, eu pondero por quanto dinheiro é que venderia a alma ao diabo. E se o diabo tem mbway.
Faltam poucos bilhetes para isto: https://ticketline.sapo.pt/evento/ma-ideia-ao-vivo-guilherme-fonseca-97529
Surpresa! Vou gravar um set de 20 minutos no Xafarix, no dia 21 de Outubro, e só as pessoas que ouvem o Má Ideia é que vão saber da existência disto. Gostava muito que viessem.
Apareçam, que eu prometo que não vou fazer texto que estará depois no solo.
Bilhetes aqui: https://ticketline.sapo.pt/evento/ma-ideia-ao-vivo-guilherme-fonseca-97529
É o seguinte: nem todos os humoristas têm graça natural e nem todas as pessoas que têm graça natural dão bons humoristas.
É sobre esta dualidade que falo na sessão de terapia desta semana. Desculpem, no episódio desta semana. Assim é que é.
Attenzione pickpocket!! Este episódio é sobre plágio. Sobre humoristas que roubam, piadas que quase roubei e piadas que me foram roubadas. Ouçam, comentem e depois chamem a polícia, se faz favor.
Esta semana falei de bombings, de atuações tão más e horríveis que nos apetece desistir da comédia. Contém um audio do humorista Eduardo Marques (o "PDP") que a semana passada teve a pior actuação da sua vida, com o Herman José.
O post no reddit: https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/1mxmyq4/eduardo_marques_o_pior_humorista_tuga/
O react do Eduardo no "Eduardices": https://www.youtube.com/watch?v=cqQTqYmdmx8
Jerry Seinfeld e "worst bombs": https://www.youtube.com/watch?v=tnUQoZRXf1k
Querem piadas sobre guardanapos? Então tomem lá 20 minutos de piadas sobre o "papel higiénico da boca". Neste episódio há humor de observação, trocadilhos, ideias para sketchs e até uma piada muito, muito javarda. Espero que gostem.
Mamas, bebés e comida. É este o território em que eu navego neste episódio para escrever 5 minutos de piadas, à vossa frente. Se se aproveita alguma coisa? Digam-me vocês. Mas ao menos falámos imenso de seios.
Deixem aqui nos comentários sugestões de temas para a próxima semana, que eu escolho um e escrevo texto de stand up. 'Bora.
Sim, sim. Desafiei-me e escolhi "doçaria conventual" como tema para escrever 5 minutos de piadas. Se correu bem? Digam vocês que eu dei o meu melhor.
Já sabem, nos comentários do episódio sugeriam temas e eu para a semana faço 5 minutos sobre uma das vossas sugestões.
Aqui fica o brainstorming de piadas para 5 minutos de stand up sobre gatos. Acho que daqui ainda se tiravam 2 ou 3 ângulos porreiros, mas digam vocês.
Já sabem, nos comentários do episódio sugiram temas e eu para a semana faço 5 minutos sobre uma das vossas sugestões.
Mulheres, pais, maridos, irmãos, filhos, amigos, etc... são falados pelos humoristas no seu material. Como é ouvirem-se piadas sobre nós, só porque somos relacionados com um comediante? Há limites? Quais? Falei com a minha mulher sobre os delas.
Um casal foi apanhado a trair num concerto dos Coldplay e, nesse momento, começa uma corrida para ser o mais rápido a fazer a piada mais viral sobre o tema.
Este episódio é sobre essa pressa dos humoristas para serem o primeiro a chegar ao tema da semana.
Estive a ver e já actuei 6 vezes no palco comédia do NOS Alive.
E mais, nas últimas 5 edições do festival, fui actuar 5 vezes seguidas. Ah, pois. Eu vou lá mais que o Covões. Neste episódio falo da experiência deste ano mas também dos anteriores.
Tiktok da Breanna Banaciski: https://www.tiktok.com/@tampa_bre?_t=ZG-8y1SQC9eeXo&_r=1
Esta semana falo de piadas de abertura.
Há diferenças entre abrir um set num comedy club ou num espectáculo em teatro? Há, sim senhor e eu até trouxe audios de exemplos meus que correram bem. Os que correram mal não quero mostrar. Sou parvo, queres ver?
Apresento-vos VAT, Vasco Assis Teixeira, meu agente e produtor. Falei com ele sobre as dificuldades em marcar uma tour, escolher salas de espectáculo e a nossa diferença a comer em restaurantes.
Da próxima vez que me perguntarem "Ah, Guilherme! Porque é que o teu espectáculo não vem à minha cidade?!" vou mandar o link para este episódio.
É verdade, fui a tribunal ver a "ré", mais conhecida por Joana Marques. Aqui fica o meu testemunho dos testemunhos (onde prometo dizer a verdade, só a verdade e nada mais que a verdade).