
Neste episódio, Flor e Andressa Chiara (Chu), CEO da Humaitá Digital (empresa de educação), falam sobre as transformações no mundo do trabalho e a relevância profissional nos próximos 5 a 10 anos. Chu define o mindset de aprendizado como o fator mais crítico, diferenciando o profissional limitado ao escopo do "Player de Impacto" (que se posiciona para resolver problemas e sabe a hora de liderar e de ser liderado).
A convidada enfatiza que a Inteligência Artificial (IA) é o novo computador, e não saber usá-la será um impeditivo para a empregabilidade; contudo, seu uso deve ser estratégico, com treinamento da ferramenta (usando diretivas base) para potencializar a inteligência humana e evitar a "preguiça de pensar". A competência crucial para interagir com modelos de linguagem (LLMs) é o conhecimento de linguística/comunicação, uma habilidade de humanas.
Complementarmente, 80% do sucesso profissional reside na capacidade de lidar com pessoas e negociar com stakeholders, além da necessidade de focar no entendimento do resultado e do impacto, fugindo do modelo educacional forjado para seguir ordens. A IA também é vista como a "última pá de cal" na carreira linear, obrigando profissionais com trajetórias em rede a saber explicar o valor e o impacto que entregaram em cada etapa de sua vida profissional.
O conselho final de Chu é que as pessoas internalizem que a zona de conforto morreu e busquem o "conforto no desconforto" para se manterem adaptáveis.
Link para Humaitá Talks aqui