
Neste episódio, apresentado por Rafaela Fonseca com as convidadas Juliana Goulart (Lightfarm) e Fernanda Magalhães (Nower e K21), aborda o desafio de tornar o RH verdadeiramente estratégico na prática.
Juliana compartilha sua dificuldade em encontrar Business Partners (BPs) com uma visão estratégica de negócio, notando que muitos candidatos ainda atuam de forma operacional, focados em tarefas e processos de RH. Fernanda Magalhães complementa, identificando uma "juniorização do papel do BP" e a falta de clareza das lideranças sobre como um BP pode agregar valor estratégico, além da sobrecarga dos BPs com funções operacionais.
As especialistas redefinem o BP como a "ponte" ou "cola" que conecta os produtos e serviços de RH às estratégias e necessidades do negócio.
O sucesso de um BP deve ser medido pelos resultados de negócio e pela saúde organizacional, e não apenas por métricas de RH tradicionais.
A mensagem final é que o BP estratégico deve focar na necessidade do negócio e das pessoas, fazendo mais perguntas e usando a agilidade para gerir o dia a dia e suas entregas de forma a impulsionar a evolução contínua da organização.Solta o Play!