Qual é o seu perfil de líder? O que os resultados da copa têm a ver com os perfis de liderança? Qual tipo de líder o Brasil precisa para ser hexa? Thiago Guedes é mentor de carreira, gerente da universidade corporativa da Chouest, e responde todas essas perguntas através do método que criou para identificar e desenvolver Inteligência Comportamental para gestores, nesse episódio imperdível!
Um dos maiores desafios da liderança é saber fazer um bom planejamento e desenvolvimento de carreira da sua equipe. Uma tarefa que exige tempo, habilidade, escuta ativa, boa comunicação, uma relação de confiança e entrosamento. Como o RH pode ser um parceiro da liderança nesse desafio? Como a educação corporativa pode ajudar o protagonismo do colaborador nesse desenvolvimento?
A Raquel é gerente de desenvolvimento de competências na Michelin, mentora, escritora, já fez duas transições de carreira, uma delas aos 40 anos e um vasto repertório para ajudar líderes e colaboradores nesse desafio!
Jackeline ganhou o prêmio Top 100 pessoas das mais influentes pela People, em 2022, é gerente de RH no iFood há 4 anos, tem mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos, com passagens por outras grandes empresas como Saint-Gobain, Catho Online e Grupo Adeste. Nesse episódio, ela mostra com a sua história o que é ser uma verdadeira protagonista própria carreira, compartilha 3 iniciativas de sucesso em gestão de pessoas do iFood e um case fantástico de inclusão, que pode inspirar a sua empresa também!
Você não leu errado, a carreira do Conrado Mansur andou no sentido contrário da maioria das histórias empreendedoras que vemos por aí! Depois de fundar 3 empresas, a decisão de voltar ao mercado como colaborador foi uma escolha, nada fácil, mas que trouxe lições incríveis para você que vai ouvir esse episódio, seja um líder, um recrutador ou um colaborador. Hoje a mente empreendedora do Conrado está trazendo inovações constantes para a Buser, a principal startup de mobilidade do Brasil.
O quanto o conhecimento em educação financeira pode impactar no engajamento, desenvolvimento profissional e bem-estar dos colaboradores? Carlos Heitor Campani é Professor de Finanças do COPPEAD da UFRJ, colunista do Valor Investe, pesquisador com mais de 50 artigos publicados, 2 livros, conselheiro do Instituto Dom e sócio da Murano Investimentos. Nesse episódio, ele dá dicas de como ter saúde financeira, como empresas podem oferecer educação financeira e ainda vieses que impactam o desenvolvimento dessa habilidade.
É muito comum em um ambiente de alta produtividade desenvolvermos alguns comportamentos e características, em excesso, que se tornam verdadeiros sabotadores do sucesso individual e coletivo. Você sabe o quanto a sua mente age a seu favor ou o quanto sabota você? Quer saber como identificar essas características em você e no seu time? Nesse episódio, a Luana Lourençôn vai te ajudar a medir a sua Inteligência Positiva, identificar os principais perfis de sabotadores e, claro, te ajudar a combatê-los!
Link teste gratuito:
https://www.companhiadasletras.com.br/testeinteligenciapositiva/
A Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, converteu em 100% o uso de energia limpa em suas unidades no Brasil. Uma redução 6,5 mil de toneladas de CO2 ao ano. Douglas Reis é diretor de Assuntos Regulatórios & ESG da Whirlpool e conta, nesse episódio, detalhes desse case, como fontes de energias renováveis e seus custos a curto e longo prazo, impacto com investidores e consumidores, além de ações de diversidade e governança que também compõem os pilares ESG da empresa.
Esse episódio é um convite para você desmistificar a forma como aprendeu a aprender ao longo da vida. Eduardo Valladares é designer de experiências de aprendizagem, palestrante no TEDx e no SXSW, e autor do livro “Como Aprender Melhor” pela Amazon e recomenda 5 maneiras de aprender que vão dar uma virada de chave na sua cabeça com relação à Educação. Esse episódio também é uma aula de como desenvolver a mentalidade de aprendizagem contínua nas empresas, com autonomia, vulnerabilidade e colaboração sem hierarquias. Como liderar criando novos futuros e sendo vulnerável? Aperte o play e reveja muitas estruturas!
Tatiana Padilha é gerente de inovação na Saphyr Shopping Centers e participou pela primeira vez do SXSW, o maior festival de inovação e criatividade do mundo, no Texas. Nesse episódio, ela compartilha a visão que trouxe de lá sobre a Web 3.0, ela fala como a nova geração da internet vai trabalhar a monetização digital, metaverso, NFTs, criar novos sensos de comunidade, fidelidade e como isso pode transformar o comportamento humano e consequentemente os negócios.
O terreno da transformação digital está fértil e cheio de mudanças irreversíveis que vamos ter que aprender a viver, conviver, aproveitar e se proteger. Ao mesmo tempo que todos os produtos físicos estão ganhando pelo menos versões com canais digitais, como geladeiras, canetas e óculos, o mundo digital está simulando de maneira cada vez mais sensorial, geométrica e real o mundo físico. Entender os cruzamentos e os limites dessas barreiras é fundamental para o sucesso dos produtos digitais. Marcello Póvoa é coordenador do curso Produtos Digitais da PUC-Rio e sócio e da MPP Interativa, que desenvolve produtos para grandes empresas como Globo, Ipiranga, Claro, Bradesco, Oi, Coca-Cola e conta alguns segredos importantes nesse episódio.
Alex Bretas é facilitador e mentor em cultura de aprendizagem autodirigida, Co Fundador do Agile Learning Center, é palestrante do TEDx, autor de diversos livros, já desenvolveu projetos para grandes empresas como Samsung, Renner e Raízen. Nesse episódio, ele lista mais de 10 sinais de uma cultura de aprendizagem autodirigida e também as armadilhas que a liderança pode cair ao tentar criar um ambiente colaborativo para a Educação e Desenvolvimento. De nada adianta ter tecnologias de ponta e toneladas de dados se você ainda entende que dar autonomia é perder controle ou que aprendizagem autodirigida é aprender sozinho.
Daniele Cassol é Gerente de Educação Corporativa do Grupo Panvel, uma das maiores redes farmacêuticas do país. Nesse episódio, ela conta como a idealização e construção da Universidade Corporativa do grupo se tornou um case de sucesso em desenvolvimento, engajamento e performance do negócio. Como conectar a educação com as demandas e resultados? Como medir o sucesso de novas iniciativas na aprendizagem? Como engajar o seu time e inovar em Educação? Aperte o play e descubra.
Um episódio para tirar muitas dúvidas sobre essa sigla que vem sendo tão falada no mundo corporativo! Renata Brito e Mariana Kohler são professoras e coordenadoras do curso Gestão Integrada ESG do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio e trazem, nesse episódio, visões práticas de como implementar a agenda ESG e quais são alguns erros cometidos por empresas que estão nesse caminho. Aperte o play e não deixe a sua empresa fora dessa transformação!
Igor Cozzo é Diretor Geral da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, apaixonado pelo desenvolvimento de pessoas e organizações e acredita fortemente que a melhor forma de se alcançar um mundo melhor é através do troca de conhecimento e da Educação. A ABTD é uma referência em soluções estratégicas em T&D através de seus eventos, pesquisas e conteúdos exclusivos. Nesse episódio, Igor falou sobre o valor estratégico da Educação dentro das organizações e trouxe ainda um panorama sobre o futuro do T&D no Brasil.
Verônica Marques é especialista e consultora em Design de Experiência, um recurso de inovação ainda pouco usado nas empresas brasileiras. Nem UX Design, nem Design Thinking, esse conceito une pelo menos 5 elementos de design para construir o percurso emocional de cada marca. O Design de Experiência é antes de tudo empático, mas vai muito além de gerar soluções, ele te ajuda a construir experiências significativas, criativas, personalizadas e interativas, sejam elas presenciais ou digitais. Mas para chegar ao coração do consumidor com o seu produto muitas vezes é preciso repensar por completo a comunicação da empresa. A sua liderança está pronta para essa mudança?
Um case que prova como uma boa gestão e a tecnologia aplicadas na Educação podem transformar a realidade de comunidade e empresas. Depois de atuar 8 anos como investidor e executivo na Gera Capital, Bruno Cani decidiu transformar vidas através da Educação e para isso estudou a fundo sistemas de ensino de diversos países para identificar que práticas poderiam ser aplicadas no Brasil e fundou a Resilia Educação. O projeto que alia o ensino tradicional à capacitação de jovens e adultos nas competências comportamentais e técnicas mais exigidas pelo mercado de trabalho já soma mais de 83% dos alunos empregados, sem inglês ou ensino superior, em empresas como iFood, Stone, Globo e XP.
Você sabe a diferença entre incentivar e engajar? Carolina Losicer, é head de conteúdo da Lumen Treinamentos, tem mais de 15 anos de experiência em Comunicação, Cultura Organizacional e Engajamento, com passagens marcantes por empresas como Coca-Cola e Globo. Nesse episódio, ela explica como o propósito de criar conexões emocionais tem feito a diferença no trabalho de liderança para gerar engajamento, autoconhecimento e uma vida de trabalho gratificante.
Mônica Granzo é fundadora e CEO da Smarkets, o primeiro marketplace colaborativo B2B, criado para simplificar as operações e aumentar a eficiência em compras corporativas. A startup já transacionou R$ 7 bilhões em compras colaborativas, gerando mais de R$ 1 bilhão em economias e está no top 5 do setor de Marketplaces no Brasil pelo ranking 100 Open Startups. Em um país onde apenas 3% das startups são lideradas por mulheres, ela trilhou um caminho de sucesso em um mercado completamente novo: apenas 1% das transações B2B são feitas por canais digitais. A automação da área de compras é um caminho transformacional e sem volta.