Olá, ouvinte! Está no ar mais um Garimpo Lammaçal!
Selecionamos, entre faixas e discos, dez lançamentos do mês de agosto para você ficar por dentro das novidades mais quentes da música brasileira. Como de costume, trouxemos também as "menções honrosas" com os lançamentos que não entraram no Top 10 desse mês, mas que valem a pena conferir!
Na locução, Matheus Pereira e Maicon Firmiano. Na edição, Kauane Lahr.
Olá, ouvinte! Está no ar mais um Garimpo Lammaçal!
Selecionamos faixas e discos lançados no mês de julho para você ficar por dentro das novidades da música brasileira.
Na locução, Matheus Pereira e Maicon Firmiano. Na edição, Kauane Lahr.
Olá, ouvinte! Está no ar mais um Garimpo Lammaçal, com uma seleção de faixas e discos lançados no mês de junho para você ficar por dentro das novidades da música brasileira. Na locução, Matheus Pereira e Maicon Firmiano, e na edição, Kauane Lahr.
Olá, ouvinte! Está no ar mais um Garimpo Lammaçal, com uma seleção de faixas e discos lançados no mês de maio para você ficar por dentro das novidades da música brasileira. Na locução, Matheus Pereira e Maicon Firmiano, e na edição, Kauane Lahr.
Olá ouvinte! No programa de hoje, vamos falar sobre o primeiro álbum do cantor Almir Sater, homônimo, lançado em 1981 pela gravadora Continental. Também conhecido como Estradeiro, que é o nome da primeira faixa do disco, esse trabalho é marcado por trazer novos ares à musica de viola caipira brasileira, com influências de vários universos sonoros diferentes. Venha conosco entender um pouco mais de onde vem essa variedade e a importância da obra de Almir na música brasileira!
Programa produzido por Matheus Pereira e Giovanni Vellozo.
Arte por Matheus Pereira.
As entrevistas em áudio são do site Overmundo e do Programa Conexão, da TV NGT, de São Paulo, ambas de 2008. As informações do programa foram retiradas de diversas fontes, como a Enciclopédia Itaú Cultural, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a Rolling Stone Brasil e a Universidade de São Paulo, no caso da matéria sobre a pesquisa de Max Junior Sales sobre a viola de Sater (https://jornal.usp.br/ciencias/pesquisa-revela-como-as-composicoes-de-almir-sater-ajudaram-a-modernizar-a-musica-de-viola/).
Olá, ouvinte! Voltamos hoje com mais um Passado Presente, e o disco da vez é S.P. 73, álbum do maestro Hareton Salvanini. Natural do interior paulista, Salvanini foi um dos grandes arranjadores da MPB dos anos 1970 e um prolífico compositor de jingles comerciais, muitas vezes é escanteado para uma nota de rodapé na história de nossa música. Mas não aqui no Lammaçal, onde Gabriel Bryl e Giovanni Vellozo conversam a respeito da obra obscura desse músico.
Produção de Gabriel Bryl e Giovanni Vellozo, com apoio de João Pedro de Souza.
Identidade Visual por Maicon Firmiano.
Olá, ouvinte! Hoje voltamos com mais um Lammaçal, no nosso quadro Passado Presente, sobre discos clássicos da nossa música. E o trabalho que visitaremos hoje é o disco Nesse Inverno, do cantor Tony Bizarro, um dos principais representantes do Soul Brasileiro dos anos 1970. Lançado pela CBS em 1977, o trabalho contou com a participação de grandes nomes da produção musical brasileira do período, e até hoje é objeto de culto entre colecionadores. Quer saber mais? Então confira o que os nossos repórteres Matheus Pereira e Maria Helena de Pinho prepararam para esse programa Lammaçal!
Produção por Matheus Pereira e Maria Helena de Pinho, com auxílio de João Pedro de Souza.
Edição por Giovanni Vellozo.
Identidade visual por Maicon Firmiano.
Olá, ouvinte! Hoje o Lammaçal traz em seu programa principal um debate sobre a presença do gênero Grime no Brasil. Nascido nas periferias inglesas, o ritmo vem sendo marcado por um maior espaço e por hibridizações na cena hip hop do país. E para comentar sobre o assunto, contamos com a presença da DJ paulista Peroli e do MC carioca SD9, ambos artistas já conceituados internacionalmente com seu trabalho. Bora conferir?
Roteiro e gravação por Matheus Pereira e Maicon Firmiano.
Edição por Gabriel Bryl.
Identidade Visual por Maicon Firmiano.
Olá, ouvinte! Mais um programa Lammaçal na área. E no nosso quadro Passado Presente de hoje, está Canto da Gente, do grupo gaúcho Os Tápes. Durante os anos 1970 e 1980, o grupo fez uma música que articulava a tradição gaúcha ao som e os dilemas da América Latina. O seu primeiro disco, gravado e lançado em 1975 pela Discos Marcus Pereira, é um dos seus principais registros, que ainda ressoa quase meio século depois.
Gravação e produção por Giovanni Vellozo e Maria Helena de Pinho, com gravações adicionais de Gabriel Bryl, João Pedro de Souza e Matheus Pereira. Agradecemos e creditamos as informações usadas que foram retiradas da monografia "Mídia Impressa e Cultura Regional: O Grupo Os Tápes retratado pela imprensa de referência gaúcha e nacional", de Adriano Pinzon Garcia, e da dissertação "Do Canto da Gente (Os Tápes, 1971) ao canto politizado: memória e política na constituição de uma música popular do sul", de Daniel Stringini da Rosa.
Identidade Visual por Maicon Firmiano.
Olá, ouvinte! Hoje o programa Lammaçal vem com um novo quadro, o Garimpo Lammaçal. Nele, a nossa equipe fez uma curadoria de dez nomes entre faixas e discos que foram lançados entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021 e discutiu cada um. Quer saber quais são todos os nomes? Então se liga aqui no nosso programa.
Locução e produção por Matheus Pereira e Maicon Firmiano.
Edição por Kauane Lahr.
Identidade visual por Maicon Firmiano.
Olá ouvinte! Seja bem-vindo a mais um programa Lammaçal, com nosso quadro Passado Presente, que sempre traz algum trabalho da música brasileira, contando sua história e discutindo a sua importância. Na edição de hoje, vamos falar de um álbum que tem mais de trinta anos... Cinquenta, para ser exato. É o clássico disco Garra, do carioca Marcos Valle, lançado em 1971 pela Odeon. Se liga que o papo foi muito bacana, destrinchando participação de músicos, regravações e outras produções de Valle na mesma época!
Locuções de Gabriel Bryl e João Pedro de Souza.
Identidade Visual por Maicon Firmiano.
Olá ouvinte! Seja bem-vindo a mais um programa Lammaçal. Hoje, nós vamos ter o nosso quadro passado presente. Neste quadro, a gente vai conversar a respeito de algum trabalho da música brasileira, contando sua história e discutindo a sua importância. E para esta primeira edição, vamos falar de um álbum feito por um artista brasileiro cercado de mistério e muitas vezes incompreendido, cuja obra inspirou o nome do nosso programa. Então apertem os cintos, porque a gente viaja hoje até o Planeta Lamma, disco de Damião Experiença lançado de forma independente nos anos 1970.
Locuções de Giovanni Vellozo, Maria Helena de Pinho e João Pedro de Souza.
Identidade Visual por Maicon Firmiano.