Retrospectiva da primeira temporada do podcast Jornada da Liderança
Gabriela Vicari é sócia na IT Mídia e CEO do Itaqui, um distrito verde de inovação voltado à inclusão e desenvolvimento social e preservação e desenvolvimento ambiental, a partir da educação em tecnologia. Conselheira e sócia do mentebinaria.com.br, uma instituição de ensino sem fins lucrativos com a missão de fornecer conhecimento sólido para a carreira de (futuros) profissionais da computação e segurança da informação. Graduada em Publicidade e Marketing pelo Mackenzie, pós-graduada em Gestão do Conhecimento e Inovação pelo Senac e especializada em Desenvolvimento de Dirigentes pela FDC (Fundação Dom Cabral).
Neste episódio vamos conversar com Max e Suzzan
Com uma abordagem que alinha o foco em pessoas aos resultados organizacionais, Milena Brentan é uma referência para líderes que buscam conciliar o sucesso empresarial com um desenvolvimento humano autêntico e sustentável em um cenário global em constante mudança. Milena atuou como Líder de RH LATAM do Airbnb, tem mais de 20 anos de carreira executiva e passou por cias como Grupo Pão de Açúcar e Grupo ULTRA. É graduada em Psicologia pela PUC-Rio e pós-graduada em Marketing pelo Mackenzie. Também possui formações em coaching e é professora de yoga. Em 2020, fundou a MB People com o objetivo de formar líderes transformacionais para o futuro, oferecendo serviços de coaching executivo, mentoria e consultoria em RH e Cultura.
Izabella Ceccato atua em 2 áreas que parecem distintas, mas que se fundem com maestria. Quando o assunto é curar o mundo, ativa sua veia da colaboração e da sustentabilidade. Ela é fundadora de O Poder da Colaboração que em 7 anos já impactou e influenciou mais de 60 mil pessoas pelo Brasil e pelo mundo, pois acredita que o trabalho coletivo é a base para impulsionar o sonho de todos nós. É sócia da consultoria CT&I (cultura, transição e integridade) e a host à frente do podcast Revide (um original da Olá Podcasts). Mentora, Facilitadora, Palestrante, Mestre de Cerimônias e Colunista das Revistas Viva Saúde e Bons Fluidos. Seu mantra: “Se alguém colaborar com você, revide!”
Cidades e Espaços de Consciência @gustavo.vedana é designer de experiências, arquiteto e urbanista. Desenvolve experiências através de espaços temporais, virtuais e físicos que promovem as condições para que as pessoas floresçam por meio de emoções positivas que fortalecem relacionamentos, trazem clareza de propósito e aumentam o senso de pertencimento. Chefe de arquitetura para espaços de inovação e criatividade na Prefeitura de Santa Rita Do Sapucaí, Minas Gerais, e empreendedor da Happy Plans, estúdio de arquitetura que se dedica ao estudo e a prática do design como revitalizador de espaços nas cidades e como isso serve a meta da felicidade.
@milenapedrosa01 é Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Milena atuou como gestora em grandes empresas dos setores de cultura e turismo. Foi diretora de Marketing da Embratur, gestora do Circuito Turístico Liberdade, Gerente do Sesc Palladium, Presidente do Fórum das Casas de Espetáculo, realizou diversas feiras internacionais, projetos de responsabilidade social e trabalhou na CNI e FIEMG, além de empresária no setor de eventos.
@kallasgabriel é empreendedor e fundador da @toroinvestimentos, a primeira fintech a primeira fintech a lançar sua própria corretora na Bolsa. Gabriel tinha apenas 18 anos quando, em 2010, iniciou a Toro Investimentos com a proposta de ensinar pessoas a investir em renda variável, sempre com a meta de aproximar as pessoas dos seus sonhos, tendo a educação financeira como base. Ao longo do tempo, liderou a Toro como CEO, trabalhando para que a então, startup ganhasse corpo, gerasse novas vertentes de atuação, até que em 2023, a Toro se tornasse 100% uma Santander. Todo esse percurso, o Gabriel garante, foi feito com Amor.
Você é curiosa sobre o seu corpo? Nesse episódio, nossa entrevistada convida mulheres a um mergulho de autoconhecimento para entrar em contato com a natureza cíclica do corpo feminino. @mariabarretto._ é terapeuta e coach de mulheres, autora do livre Natureza Íntima - Fendas de Uma Mulher. Seu trabalho é ser facilitadora da descoberta sobre o que está dentro para despertar a potência de mulheres. Nessa jornada, nos conduz por aprendizados e conhecimentos que vem encontrando no seu próprio caminho e que generosamente compartilha com outras mulheres.
Colméia é uma metodologia de ensino voltada para escolas de educação básica, desenvolvida a partir de experiências bem-sucedidas aplicadas no Colégio Santa Felicidade desde 2019, situado na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Este modelo se baseia em três pilares essenciais: a aprendizagem individualizada e a personalizada, aprendizagem coletiva com foco no desenvolvimento de habilidades e acompanhamento pedagógico realizado por tutores. O principal diferencial da metodologia é a geração de um ambiente de conquista de autonomia de aprendizado, o que gera grandes condições para a criatividade e a felicidade. O Colégio Santa Felicidade, escola onde esse modelo foi desenvolvido, recebeu reconhecimento com o selo internacional "Great Place to Study", o terceiro concedido em território nacional. Hoje, se destaca por sua dedicação ao acolhimento e progresso de pessoas com deficiência e neurodiversidade, bem como pela promoção do desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre os estudantes.
Falar de liderança humanizada é um lugar de cura para as organizações. Onde você busca quem você é e leva para outras relações sem precisar ter medo ou ter que se defender, além de libertador, traz de volta sua potência antes desperdiçada em tentar ser alguém que você não é, só para ser aceito. Diz nossa convidada de hoje, @karinaconsane_psi.
@henrique.rego_ caminha uma jornada que tem um norte: encontramos a saúde, a medida que lembramos de quem somos. Henrique é médico e vê no relacionamento e na interação médico e paciente a maior oportunidade da medicina. Focar na pessoa e não na doença, compreender a sua vida e o seu contexto e principalmene, ajudá-la a lembrar quem ela é, é o caminho para a cura. Muito além do estetoscópio, Henrique tem à mão, a música e o violão. Como médico geriatra, especialista em medicina integrativa, Henrique nos leva por uma jornada que passa pelo seu coração. Momentos importantes de sim e de transição de vida, dores e desafios fizeram parte de suas próprias curas até aqui.
Por que deveriámos investir em saúde mental? @soumariholanda, a primeira diretora de saúde mental do mercado, assumiu a coordenação de ações de promoção de bem-estar emocional e mental para mais de 30 mil colaboradores, no contexto da pandemia do coronavírus em 2020. Mariana, psicóloga, enfrentou na própria pele um burnout quando integrava um time de alta gestão. Hoje, atuando como consultora, defende a sustentabilidade humana nos ambientes corporativos. Hoje é uma das referências nos debates sobre crises no ambiente de trabalho.
Muito além do meu processo Você já pensou que tinha escolhido por um caminho na sua carreira e logo percebeu que tinha feito a escolha que não te trazia felicidade? E quando a escolha que você realmente queria tinha ficado lá atrás, nos sonhos de infância ou de adolescência? Mas e ai? Começa do zero? Joga fora toda a experiência? E se tudo pudesse se integrar em um propósito claro? Conhecer a Margarete é ter a certeza de que matemática e sistemas, podem servir a mesma coisa que a música, a psicanálise e a espiritualidade: servir a um processo maior que o seu próprio. Vem ouvir essa jornada emocionante de uma liderança multifacetada e muito focada.
A Meta da Verdade É possível ter consistência de meta e expressar igualmente consistência consciencial? O que vem primeiro? @kawyinyanyin, fundadores da @coexisteoficial, um centro de estudos, cursos, treinamentos pessoais e corporativos existenciais, nos mostram que sim é possível. A jornada de Kaw Yin e Yan Yin se uniu pela meta e se manteve pela consistência consciencial. Nessa caminhada, os sins e os sinais estiveram a cada passo que trilharam. Nessa entrevista, vemos dois parceiros conscientes de uma única meta, usando tudo comoé ferramenta para o processo de viver e compartilhar essa experiência.
Conhecer o que é nosso, abrir-se para o que sempre esteve aqui, mas ainda é novo para nós. Assim pode ser resumida a jornada do @novosparanos. Um projeto de pesquisa e curadoria de arte popular brasileira. Desde 2017, Renan se dedica a viajar Brasil afora para pesquisar esses artesãos. De lá pra cá, já foram mais, na verdade, muito mais de 100 mil quilômetros rodados, 20 estados brasileiros visitados, centenas de artesãos catalogados. Não só nos aspectos conceituais de cada peça, mas também sobre a vida de cada artesão.
Com 6 anos, a hoje Dra. Mônica de Medeiros @monicademedeiros1, respondeu ao avô que lhe perguntava o que ela queria ser quando crescesse, a seguinte resposta: quero ser útil. Uma chave central para receber claros sinais e instruções do universo espiritual, o que ela precisava para a sua trajetória como médica e referência em medicina integrativa e espiritualidade, posteriormente para colaborar na fundação e na operação volumosa de assistência da Casa do Consolador @casadoconsoladoroficia. Conversar com a Mônica pode ser surreal para muitos de nós, mas o mais impressionante de tudo o que ela conta não é o que vem de fora do planeta, mas o que ela e seus parceiros colocam de pé pelo trabalho constante sobre uma meta: o fim do sofrimento na humanidade. Nada realmente pode ser mais útil do que isso.