Com as empresas focadas nas novas tecnologias e numa concorrência cada vez mais acérrima, que espaço resta ao desenvolvimento de uma cultura de empresa em que os trabalhadores se revejam e que os retenha?
David Bizer, fundador e CEO da Talent Fountain, tem uma carreira marcada pela criação de equipas de elevado desempenho e pelo desenvolvimento de uma cultura organizacional. Do velhinho Netscape à construção das primeiras equipas europeias da Google, este especialista trouxe a esta sessão um enquadramento prático para compreender, avaliar e moldar a cultura nas organizações.
David Bizer foi o convidado da última edição do Innov.Club, um clube exclusivo promovido pela Vieira de Almeida e Beta-i que visa promover a inovação e a partilha de conhecimento entre as organizações em Portugal. O Jornal Económico é parceiro desta iniciativa.
Fernando Antas da Acunha é managing partner e Matilde Mello Cabral é a noca chief operations officer da sociedade de advogados. A Antas da Cunha cumpre uma década no mercado, com um crescimento acelerado, feito também com aquisições. Este ano pararam para acertar o caminho. Têm abraçado a tecnologia e a revolução que se instala no setor e também a integração de outras valências, sempre atentos a novas oportunidades. A multidisciplinaridade passa por uma abordagem mais abrangente no serviço ao cliente.
O JE, em parceria com o novobanco, organizou a terceira edição da Zona de Impacto, desta vez dedicada à inovação e à transição na indústria portuguesa. O objetivo passou por perceber como as empresas podem adaptar-se às mudanças do mercado e garantir competitividade num setor em rápida evolução.
O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou Gabor George Burt, fundador da Slingshot Group e um dos especialistas originais da Blue Ocean Strategy. O especialista define o conceito de inovação e revela a pergunta que faz a tantos gestores de grandes empresas: "És cliente do teu próprio negócio?".
O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou Tino Klaehne, diretor de Innovation & Intelligence na Lufthansa. Este especialista fala dos desafios da inovação num sector em que partilhar informação entre "players" é palavra de ordem.
A Europa “esqueceu-se” de que energia e alimentação são categorias geopolíticas primárias e no entender do antigo ministro da Defesa, o “Velho Continente” está a aprender essa lição. Em entrevista ao JE, Paulo Portas critica duramente a política económica de Trump e alerta que o protecionismo dispensa as empresas de serem competitivas.
O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou Danny Almagor, empreendedor, fundador e CEO da Small Giants, uma empresa de investimento de impacto que apoia negócios dedicados a tornar o mundo um lugar mais justo e sustentável.
O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou Marc Giannone é engenheiro-chefe na indústria do desporto automóvel, conhecido pela sua abordagem analítica e comunicativa.
O segundo evento desta iniciativa d’O Jornal Económico e do novobanco decorreu a 15 de maio na Católica Lisbon School of Business & Economics e teve como objetivo alargar o debate sobre o ESG. Contámos com nomes como Eduardo Paz Ferreira, Maria d’Oliveira Martins e Eduardo Rangel.
De acordo com o diretor-geral da Lusomorango, Joel Vasconcelos, em entrevista ao JE, "não é hoje aceitável que cerca de 40% da água que sai da barragem seja desperdiçada”.
Este e outros temas de importância capital para a casa comum a União são objeto de análise de António Vitorino, ex-ministro da Defesa e ex-Comissário Europeu, entre outros cargos, e eterna reserva do Partido Socialista.
O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou Corinne Vigreux, fundadora do TomTom. A gestora continua apaixonada pela indústria dos sistemas de navegação e revela o segredo para que o sector tecnológico europeu ganhe preponderância a nível mundial.
Organizado pelo O Jornal Económico e novobanco, este evento teve lugar a 17 de março na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e teve como foco o debate sobre a importância do ESG (ambiental, social e governança) para um mercado mais sustentável e justo.
O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou Karim Mustaghni, um empresário, artista e especialista em estratégia criativa. Este especialista explicou a importância da curiosidade e criatividade num tempo em que tanto se fala de IA.
O primeiro-ministro de Cabo Verde considera que a VII Cimeira com Portugal, foi um sucesso, pelos recursos disponibilizados para investimento mas ainda pelo avanço na formação, que será também ferramenta de controlo da imigração. A economia está a crescer, pelo turismo, mas a aposta é na diversificação.
Em entrevista ao Jornal Económico, Ariel King, gestora e advisory da rede de consultores Bridgewhat, diz que a cultura empresarial deve ter em conta o individuo, mas não pode estar constantemente a adaptar-se. E defende a mentoria para apoiar a integração e reter talento.
Foi demitido este mês de primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, com o Presidente da República a acusá-lo de deslealdade institucional. Ao JE, diz que a decisão tem motivos pessoais e que optou pela paz social nesta crise política.
No dia em que Donald Trump toma posse como novo presidente dos Estados Unidos, o economista Luís Tavares Bravo, fala em entrevista ao JE, sobre o impacto que a chegada à Casa Branca do líder republicano pode ter sobre a China, mas também na Europa.
Em entrevista ao Jornal Económico, Nuno Brás, gestor com larga experiência em posições de liderança em multinacionais da indústria farmacêutica, considera que existem oportunidades que Portugal pode explorar no processo de reindustrialização.
O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou Pascal Morgan, ex-CIO da Coca-Cola e Deutsche Telekom. Este especialista colocou nas lideranças grande parte da responsabilidade no caminho das empresas para a inovação.