Neste episódio de Jazzego Selected Jams tivemos o privilégio de conversar com Allysha Joy, cantora, compositora, produtora e teclista australiana. Allysha é uma figura central da cena contemporânea de jazz e soul australiana, conhecida pelo seu trabalho com o aclamado colectivo 30/70 e também pela sua carreira a solo. A conversa aconteceu depois do concerto do belíssimo Matosinhos em Jazz. Como sempre, falámos de jazz e algo mais.
---
In this episode of Jazzego Selected Jams we had the privilege of speaking with Allysha Joy, Australian singer, songwriter, producer and keyboardist. Allysha is a central figure in Australia's contemporary jazz and soul scene, known for her work with the acclaimed collective 30/70 and also for her solo career. The conversation took place after her beautiful concert at Matosinhos em Jazz festival. As always, we talked about jazz and something more.
Desta vez tivemos o privilégio de conversar com a Isilda Sanches. Jornalista, radialista e divulgadora musical com uma carreira de quase três décadas dedicada à música. Desde os anos 90, Isilda destacou-se em rádios de referência como XFM, Marginal e foi fundadora da Rádio Oxigénio, tendo desde 2015 presença regular na Antena 3, onde realiza programas como “Muitos Mundos” e “Pontos de Luz”.
Estamos de volta! Desta feita com Rui Rodrigues, DJ e curador baseado em Bangkok. Falámos de alta fidelidade, da cena musical tailandesa, do turismo e algo mais.
Foi a primeira vez que tirámos o nosso podcast do conforto do nosso estúdio para fazer algo com público. Aconteceu no Festival Fenda, em Braga, e os nossos convidados foram figuras incontornáveis da vida cultural “underground” da cidade, falamos de João Pedro Santos (Vivax) e João Pereira. Como é habitual, falamos de jazz e algo mais, sendo que esse “mais” passou obrigatoriamente por discutir um pouco da cena artística independente da cidade de Braga, da sua evolução ao longo dos anos e como é a cultura fora do eixo Porto/Lisboa.
Esta semana estivemos à conversa com Chek1, no dia de lançamento do seu novo disco SINAIS. Chek1 é rapper, produtor e pianista, e trouxe-nos, mais do que jazz, algo mais.
Esta semana o nosso convidado é Àbáse, teclista, produtor e DJ baseado em Berlim que nos fez uma visita pouco antes do concerto na Casa da Música.
Depois de um interregno de verão, voltámos com as Jazzego Selected Jams para jazz e algo mais. Desta vez estivemos à conversa com o Eduardo Cardinho, vibrafonista do Porto que acaba de editar o seu terceiro disco "Not far from paradise" pela Fresh Sound New Talent.
Future3 é a nova edição da Jazzego, a sair ainda este mês. O trio de Berlim - Miguel Couto, Irina van der Plas e Rodrigo Ambrogio - contam-nos um pouco sobre o seu EP de estreia, e algo mais.
Esta semana estivemos à conversa com o baixista Filipe Louro. Nome muito conhecido da cena musical portuense, colabora com projetos como The Rite of Trio, Unsafe Space Garden, Salto, André Júlio Turquesa, entre outos.
Esta semana recebemos o Miguel Ferreira. O Miguel da Cru, o Miguel dos Clã, o Miguel dos cafés, entre outros muitos chapéus que veste o Miguel enquanto agente cultural da cidade do Porto. Uma conversa inevitavelmente sobre Clã, e algo mais.
Esta semana estivemos à conversa com um nome incontornável da comunicação, Luís Oliveira, que é entre outras coisas radialista da Antena 3. Debatemos sobre o papel da rádio, o boom dos podcasts, as quotas da música portuguesa, e algo mais.
Esta semana estivemos à conversa com o Pedro Oliveira, que é, entre muitas outras coisas, baterista dos Peixe:Avião e Clã, programador do Jazz ao Largo e produtor executivo do Semibreve. Nesta conversa exploramos o papel dos agentes culturais nas cidades e as diferenças entre a cultura dos grandes centros urbanos o resto do país.
O primeiro episódio do ano é com o baterista e compositor do projeto Nelembe - Jorge Queijo. É um nome incontornável da música portuense e nacional; estivemos de novo à conversa com ele sobre o seu mais recente trabalho "Bourgeois", assinado pelo super grupo Nelembe e editado por nós em Outubro do ano passado.
Hoje recebemos Manuel Molarinho e Ricardo Cabral da Saliva Diva, uma editora independente do Porto que valoriza mais o espírito comunitário e menos as conquistas individuais. Juntem-se a nós para mais uma conversa descomplicada sobre o papel das editoras independentes na a cena musical do porto, sobre o panorama da música ao vivo e para ficarem a conhecer melhor a Saliva Diva.
De volta está uma nova terça-feira e esta semana temos connosco o João Afonso - fundador e CEO do The Gig Club, criador do Play It Safe, teve uma loja de discos no Mercado Negro em Aveiro, sua cidade Natal. Foi também responsável por trazer o Sofar Sounds para o Porto e criou a Musikki.
Ana, ou Capicua, é das figuras mais significativas da cidade do Porto, com quem tivemos os prazer de conversar sobre como nos tentamos mover culturalmente na nossa cidade.
O convidado desta semana é o Pedro Ricardo, que assou pela segunda vez a experiência de gravar uma conversa connosco. Da outra vez não tinha ficado gravado, e o Pedro ainda não tinha editado os dois álbuns incríveis que partilhou connosco este ano e sobre os quais conversamos.
Alexander Flood esteve cá de passagem entre mini férias e uma sessão de estúdio. Como fãs da música do Alex e da editora que edita o seu mais recente disco, convidamo-lo para humildemente para vir passar uma manhã connosco. Foi divertido e curioso conhecer melhor a nova cena do jazz australiana que nos deu a conhecer imensos talentos como o Alexander, 30-70, Horatio Luna, entre outros.
A convidada desta semana é a Helena Guedes, com quem partilhámos uma conversa bem disposta sobre digging, djing e claro algo mais.
Dois intervenientes do Porto Dance Sessions, Pulso e Godzi.