Com o orçamento da saúde a sofrer cortes e com os números do RADIS a mostrar uma radiografia complexa do estado do SNS, como fica a saúde mental que tanta gente afeta?
Reforma fiscal, uma necessidade absoluta para aumentar a competitividade e dar equidade social, continua a ser um anátema para os decisores políticos. Até quando?
Reforma do Estado não deve ser feita através de cortes aleatórios nas diferentes áreas de influência, mas também não é uma reforma feita por alfaiate, à medida dos interesses de clientelas.
Que futuro se espera para Loures? Que impacto teria no Chega, André Ventura como presidente da república? Processos para extinção do partido são viáveis?
Com o apagão de Abril na nossa memória é cada vez mais necessário encontrar, para além dos motivos, que modificações são essenciais para garantir que não haja uma repetição, bem como se a infraestrutura é a ideal para os consumidores.
A liberdade a qualquer preço pode ser entendida como um conceito questionável na sua probabilidade de ser eficaz e dar aos cidadãos uma melhor qualidade de vida.
Ao longo da história da humanidade os impérios tiveram variados formatos e métodos de expansão. Será que na atualidade ainda existem tentativas de construir estruturas hegemónicas? Será que os grandes impérios terminaram no século XX?
A Liberdade de Expressão é um dos pilares fundamentais da democracia, mas devido a excessos e abusos também existem leis que penalizam e regulam o discurso. Mas será que é igual para todos? Será que chocar não é uma ferramenta válida no discurso político?
O papel do Presidente da República é, por demasiadas vezes, colocado num plano exclusivamente diplomático e de representação, o que, embora sendo verdade, é uma visão redutora do seu papel.
O papel do Presidente da República é, por demasiadas vezes, colocado num plano exclusivamente diplomático e de representação, o que, embora sendo verdade, é uma visão redutora do seu papel.
Legislação em barda é coisa que não falta no que diz respeito aos direitos do consumidor mas não aplicação dos mesmo em serviços básicos essenciais fragiliza os cidadãos e em casos extremos é até inconstitucional.
O início do julgamento da Operação Lex é visto por alguns como sendo a própria justiça no banco dos réus, o que não é surpresa uma vez que a reforma da Justiça é assunto que queima mais que os incêndios de verão.
Com o orçamento do Estado em cima da mesa e um excedente do lado da receita que é questionado pelo Conselho de Finanças Públicas, a nova lei da imigração que, aparentemente, dá respostas a anseios gerais também nos compete analisar o mérito das propostas e se em fase de execução trazem a estabilidade necessária nos mais diversos setores.
Desenvolver uma sociedade onde existam pilares como a Ética, Transparência e Integridade é essencial para combater fenómenos disruptivos como a corrupção.
Um conflito tão antigo quanto a história, é uma das formas de explicar as questões que separam Israel da Palestina. Quais os motivos, quem são os responsáveis, onde falharam os líderes?
A saga do grupo TAP, aeroportos e demais estórias paralelas que não largam o universo da aviação nacional, parece uma novela sem fim à vista que tem como novidade recente o silenciamento de vozes dissonantes em fóruns públicos. A quem servirá esta nova "estratégia"?
A mudança que se faz sentir é resposta a algumas políticas identitárias e a uma pressão cultural que privilegia uns em detrimento de outros. Como combater este estado de coisas?
A proteção de crianças e menores continua a ser uma prioridade das sociedades modernas, mas o atraso na implementação das diretivas europeias deixa essas populações ainda desprotegidas e vulneráveis.
Um mundo às avessas e cada vez mais controlado por estruturas de poder, algum dele nem foi eleito pelos cidadãos, e que vai silenciando e decapitando pilares das sociedades modernas como por exemplo a liberdade de expressão.
A preponderância das autarquias na solidez da democracia é um dos tópicos importantes e que deve ser analisado mas também o conflito de Gaza onde o cessar fogo acabou de falhar merece a nossa atenção.