Tempo de férias, sim. Mas também tempo de reflexão.
E este setembro, em particular, promete ser um festival de cores partidárias e sorrisos forçados. Eleições, muitas eleições, a caminho. Como se não bastasse a incerteza do tempo, teremos a incerteza dos votos.
Os desafios autárquicos? Ah, esses são um clássico. As ruas que precisam de alcatrão, os jardins que clamam por uma poda, os buracos que parecem crateras lunares. Tudo isto enquanto se tenta equilibrar o orçamento, que é sempre mais pequeno que a lista de desejos dos eleitores.
Em tempos modernos, onde o individualismo é a moeda mais forte e a competição quase uma religião, falar em cooperação parece quase um ato de rebeldia. Como é que se convence alguém a partilhar o bolo quando todos querem a fatia maior?
Os desafios na sociedade atual são muitos, especialmente quando o populismo promete o paraíso na Terra...
Estaremos preparados para todas as incoerências políticas nacionais e internacionais?
A atualidade política, os escândalos e a diversidade de eventos que nos ocupam a mente nesta Silly Season...
A reforma da administração pública em Portugal é essencial para garantir serviços mais eficientes, transparentes e próximos dos cidadãos.Será que este governo vai começar a olhar para isso?
Enquanto em Silicon Valley alguém programa um algoritmo para detetar sarcasmo, em Portugal discute-se, num ritmo “banda larga rural”, se as crianças devem ver memes antes do recreio, e, a nível internacional, drones são usados numa guerra...
Qual o papel da tecnologia e da IA na nossa sociedade?
Num país onde o interior tantas vezes é esquecido, há quem esteja determinado a honrar a história e a trabalhar para para um Município melhor para todos.Continuará Mourão a contar com a experiência e transparência de João Fortes?
A nossa justiça — essa fera que ruge em câmara lenta, entre histórias de milionários e ex-primeiros-ministros. Processo atrás de processo… …Enquanto perseguimos risos no tribunal, desviamos os olhos dos verdadeiros criminosos, desses que com fatos caros continuam a esvaziar cofres, a subir na política e a comprar o silêncio com impunidade.
Porque, só conhecendo as âncoras do passado e compreendendo as marés do presente, poderemos construir pontes que levem uma cidade a um porto seguro, onde a incerteza seja pretexto para a esperança.
Será o nosso convidado de hoje uma solução para a presidência da Câmara Municipal do Porto?
O que já aconteceu no ano de 2025 em análise, com escrutínio e transparência !
O que já aconteceu no ano de 2025 em análise, com escrutínio e transparência !
O que já aconteceu no ano de 2025 em análise, com escrutínio e transparência !
O que já aconteceu no ano de 2025 em análise, com escrutínio e transparência !
O que já aconteceu no ano de 2025 em análise, com escrutínio e transparência !
Tão perto no mapa… e tão longe da nossa consciência coletiva. Hoje abrimos a cortina sobre a política e a corrupção em Espanha — o que lá acontece, ressoa cá?
Aparentemente era expectável que o novo elenco governativo tivesse em conta, no que diz respeito à escola e seus programas, todas as polémicas criadas em torno da disciplina de Cidadania e mais especificamente os conteúdos referentes à Ideologia de género. Afinal ouviu ou não os cidadãos? Entendeu ou não o sentido de voto dos cidadãos?
O diagnóstico de atraso económico e de desenvolvimento em Portugal está feito mas nada muda nem as políticas nem a falta de coragem dos políticos. Divergimos da média europeia e não perspectiva de convergência. Até quando?
Inteligência Artificial na sala de aula e nos processos de ensino e aprendizagem pode ser uma das maiores transformações que a escola jamais passou. Mas também existem desafios uma vez que há resistências e também alguns perigos. Como encarar este momento?
Conflitos sucessivos e com intervenientes de grande relevância têm sido o dia a dia nos últimos anos e com uma escalada que não seria previsível. Em que ponto estão as questões Rússia, Ucrânia? Como se encontram as relações Irão Israel? Qual o papel dos Estados Unidos em ambos os conflitos?