Chegamos ao último episódio da segunda temporada do podcast Isso não é sobre corpo. Na entrevista, a apresentadora Néli Simioni conversa com a assistente social e pesquisadora Letícia Vilas Boas sobre a construção de uma identidade gorda positiva e política.
Mulher cis, preta, gorda maior, ativista e periférica, Letícia Vilas Boas é assistente Social pela ESS/UFRJ e mestranda em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/UFRJ. Pesquisa sobre gordofobia e relações étnico-raciais, através dos estudos das corporalidades gordas. Exercita sua oralidade em diversos espaços. Acredita na escrevivência como caminho metodológico e na desobediência epistêmica como forma de reexistência.
Referências
Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social – Neusa Santos Souza. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
Empoderamento – Joice Berth. São Paulo: Pólen, 2019.
“Gordocídio”: uma análise da política sistêmica de morte de pessoas gordas no Brasil – Maria Thereza Chehab de Carvalho Melo. v. 7 n. 1 (2022): VII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra.
Gordofobia: uma questão para o serviço social? – Letícia Oliveira Vilas Boas dos Santos. Rio de Janeiro, RJ: Trabalho de conclusão de curso apresentado na Escola de Serviço Social da UFRJ, 2023.
Tornar-se gorda – desestabilizando os sentidos da gordofobia pelo discurso digital – Néliane Catarina Simioni. Campinas, SP: Dissertação de mestrado, 2024.
Informações sobre o trabalho do Pesquisa Gorda: https://www.instagram.com/pesquisagorda/.
Este é o bônus da segunda temporada do podcast Isso não é sobre corpo. Aqui, o papo é sobre a cirurgia bariátrica, com apresentação de Néli Simioni e continuidade da entrevista de Jú Queiroz, apresentada no episódio T2: EP #7 Cara pessoa magra.
Jú é fotógrafa do Lute como uma Gorda, projeto realizado junto com a professora e doutora Malu Jimenez, onde reúnem 10 trabalhos abordando a gordofobia.
A Malu foi entrevistada no primeiro episódio desta temporada. Escute T2: EP #1 Toda gordofobia vem da saúde.
No sétimo episódio do podcast Isso não é sobre corpo, a apresentadora Néli Simioni conversa com a fotógrafa Jú Queiroz sobre a responsabilidade das pessoas magras na luta contra a gordofobia.
A pauta surgiu a partir de um relato publicado pela Jú no Dia da Luta Antigordofobia no Brasil (10 de setembro), no qual ela narra sua experiência como filha de um homem que foi gordo e faz um chamado às pessoas magras pela compreensão de seu papel nesta causa. Confira aqui: https://www.instagram.com/p/C_wMscmvDON/.
Formada em psicologia e pós-graduada em gestão de pessoas, Jú Queiroz atua há 14 anos exclusivamente com fotografia, com dedicação à fotografia feminina e ao empoderamento de mulheres através da imagem, trabalhando com corpos dissidentes, especialmente o corpo gordo.
Ela é fotógrafa do Lute como uma Gorda, projeto realizado junto com a professora e doutora Malu Jimenez, onde reúnem 10 trabalhos abordando a gordofobia, com suas fotos expostas nas duas edições do livro de mesmo nome.
Também é criadora e mentora da Jornada do Corpo, que já teve a participação de mais de 300 mulheres em suas 9 edições. Para conhecer seu trabalho, acesse: https://www.juqueiroz.com/.
Após conversar em nosso último episódio sobre gordofobia na infância e na adolescência na vida de meninas e mulheres, o podcast Isso não é sobre corpo se propõe a pensar como a gordofobia afeta meninos e homens.
Para este papo, Néli Simioni entrevista o pesquisador Gibran Buosi Ferreira, que é mestrando em Educação em Saúde pela USP, com uma pesquisa que discute a gordofobia e o cuidado ao corpo gordo na saúde, além de bacharel em Educação Física pela mesma universidade e experiência na área de Educação não-formal em Programas Socioeducativos e Físico-esportivos.
Referências:
Gorda - ensaio pessoal de Néli Simioni: https://www.revistaaluviao.com.br/gorda/.
Um negro em eterno exílio - entrevista de Carlos Moore a Eliane Brum no El País Brasil: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/08/31/opinion/1441035388_761260.html.
Obra “O Normal e o Patológico”, de Georges Canguilhem (2011).
Gibran faz referência ao trabalho da professora e doutora Maria Luisa Jimenez, fundadora do Pesquisa Gorda e autora do livro “Lute como uma gorda” (2022). Malu é uma das entrevistadas desta temporada do podcast. Confira o episódio “Toda gordofobia vem da saúde”: https://open.spotify.com/episode/24gqmR2ciHqdXecNUuJayi?si=6176d9699b7b4c4d.
Errata: a filosofia cartesiana, instaurada por René Descartes (1596-1650) pertence ao século XVII.
Néli Simioni convida a atriz, educadora e produtora Rafaela Ferreira – autora da obra 'Eu só cabia nas palavras' – para falar sobre gordofobia na infância e na adolescência.
A entrevista parte da história de Gio, protagonista do livro, e é costurada pelas vivências de Néli e Rafa, que foram crianças e adolescentes gordas. A conversa aborda temas como bullying escolar, gordofobia na saúde e na família, relação mãe e filha, pressão estética, a internalização da gordofobia, a negação do amor romântico e a falta de representatividade na mídia para crianças e meninas gordas.
Ficha técnica
Roteiro e apresentação: Néli Simioni
Entrevistada: Rafaela Ferreira
Captação de imagens e edição: Dlab Criativo
Co-produção: Ovo Ideias
Néli Simioni entrevista Ale Mujica Rodriguez sobre corpo-norm(a)tividade, colonialidade, saúde, gordo-ódio e desejo. Afinal, de onde vem nossa fome pela magreza?
Ale é médique (UNAB - Colômbia), doutore em Saúde Coletiva (UFSC) e psicanalista. Suas pesquisas perpassam o campo das questões trans (transexualidades, travestilidades e transgeneridades), saúde LBT, gênero e saúde, gordofobia e políticas públicas.
Autoras citadas por Ale:
Capitalismo gore - Sayak Triana Valencia
Stop Gordofobiaa: y las panzas subversase - Magdalena Piñeyro
10 Gritos Contra La Gordofobia - Magdalena Piñeyro
Referências teóricas do episódio:
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpos e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 25-49, 2016.
STRINGS, Sabrina. Fearing the black body: the racial origins of fat phobia. Nova Iorque: NYU Press, 2019.
A gordura corporal nem sempre foi vista como uma condição específica de enfermidade. No passado, quando a preocupação com a escassez de alimentos superava a obrigação de perder peso, o corpo gordo pôde despertar orgulho, pois simbolizava fartura, riqueza e distinção social.
Neste episódio, Néli Simioni entrevista Denise Sant’Anna, pesquisadora e professora da PUC-SP, sobre os significados e o "peso" do corpo ao longo da história.
A convidada é doutora em História pela Universidade de Paris VII, com um estudo sobre os cuidados com a aparência ao longo do século XX.
A conversa parte de suas obras “Gordos, magros e obesos – Uma história do peso no Brasil", “História da beleza no Brasil” e “Corpos de passagem - ensaios sobre a subjetividade contemporânea”.
Errata: A menção da apresentadora à pílula (próxima ao minuto 39) refere-se à pílula anticoncepcional, que foi lançada no mercado dos Estados Unidos em agosto de 1960 e chegou ao Brasil em 1962.
Néli Simioni entrevista a professora e doutora Cristiane Pereira Costa Dias, pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) e docente permanente do mestrado em Divulgação Científica e Cultural, ambos da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.
A pesquisa de Cristiane tem ênfase em Análise de Discurso, na área do discurso digital e novas tecnologias de linguagem. Néli foi sua aluna no mestrado e produziu a dissertação “Tornar-se gorda - desestabilizando os sentidos da gordofobia pelo discurso digital” sob sua orientação.
No episódio, a conversa parte da afirmação de Michel Pêcheux, fundador da Análise de Discurso de linha materialista francesa, que diz que “o discurso é efeito de sentidos entre locutores”. Desse modo, busca compreender alguns fundamentos da teoria para pensar o corpo enquanto discurso e o efeito ideológico da gordofobia em nossa sociedade.
Legenda: AD = Análise de Discurso
Referências teóricas
DIAS, Cristiane Pereira Costa. Sujeito, sociedade e tecnologia: a discursividade da rede (de sentidos). São Paulo: Hucitec, 2012.
DIAS, Cristiane Pereira Costa. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes, 2018.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2020.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (1969). Trad. Eni Orlandi. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997.
A segunda temporada do podcast Isso não é sobre corpo começa com uma entrevista à professora e doutora Maria Luisa Jimenez. Pesquisadora e ativista, Malu é fundadora do Pesquisa Gorda e seu trabalho é referência nas pesquisas sobre corporalidades gordas no Brasil.
Entrevistamos Flávia Durante, criadora do Pop Plus, maior feira de moda e cultura plus size da América Latina, sobre o direito à moda e sua relação com identidade e autoestima.
Apesar do mercado de moda plus size estar em ascensão no Brasil, somente cerca de 25% do varejo de vestuário do país possui em sua grade regular tamanhos plus size. O que a moda precisa fazer para se tornar mais empática e de fato inclusiva, com possibilidades de consumo para pessoas gordas?
REFERÊNCIAS
Pop Plus – site e perfil no Instagram: https://popplus.com.br/ e https://www.instagram.com/popplusbr/?hl=pt-br
Citação da música 'Persigo São Paulo', de Itamar Assumpção.
Ficha técnica
Roteiro, produção e apresentação: Néliane Catarina Simioni
Edição: Bianca Martini
Trilha sonora: DJ Kri e Guilherme Lima de Assis
O episódio fala sobre gordofobia e o direito ao direito jurídico. Nossa convidada, Maria Thereza Chebab, apresenta sua pesquisa, "Corporalidade Gorda e Direitos Humanos: o corpo enquanto novo paradigma do sujeito de direito".
Há quais violações pessoas gordas estão submetidas e o que podemos fazer a respeito?
REFERÊNCIAS
Link para o artigo de Maria Thereza Chebab de Carvalho Melo, Corporalidade Gorda e Direitos Humanos: o corpo enquanto novo paradigma do Sujeito de Direito: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79312
Eni Puccinelli Orlandi - Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
Ficha técnica
Roteiro, produção e apresentação: Néliane Catarina Simioni
Edição: Bianca Martini
Trilha sonora: DJ Kri e Guilherme Lima de Assis
Este episódio do podcast entrevista a pesquisadora Mirani Barros, que é nutricionista e mestre em saúde coletiva, para falar sobre a despatologização do corpo gordo - que passa pela revisão do IMC e por uma política de segurança alimentar tangível - e o direito ao cuidado, à alimentação e à diversidade para todos os corpos.
REFERÊNCIAS
Emicida, documentário Amarelo - É Tudo Pra Ontem (2020), disponível na Netflix.
Madel Luz – a professora e cientista social criou o conceito de racionalidades médicas, na década de 1990, que vêm contribuindo para a legitimação de práticas integrativas e complementares em saúde frente à medicina convencional.
Perfil de Ale Mujica Rodriguez: https://www.instagram.com/ale.mujica.sexy/?hl=pt-br
Perfil de Malu Gimenez: https://www.instagram.com/malujimenez_/?hl=pt-br
Lindo Bacon: criador do HAES – Health at every Size (Saúde em todos os Tamanhos), elaborado na costa leste dos EUA no fim da década de 1990. Surge na interface do ativismo, do movimento da aceitação, da academia e médico.
Palestra de Mirani Barros no EDICC 2021 - 8º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=uIre_dvfmA8&t=1s
Andrea Elizabeth Shaw: The Embodiment of Disobedience: Fat Black Women's Unruly Political Bodie.
Mary del Priore: Sobreviventes e guerreiras: Uma breve história da mulher no brasil de 1500 a 2000.
Eliane Brum: Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo.
Ficha técnica
Roteiro, produção e apresentação: Néliane Catarina Simioni
Edição: Bianca Martini
Trilha sonora: DJ Kri e Guilherme Lima de Assis
O episódio oito do podcast conversa com a psicoterapeuta Lais Sellmer sobre a aceitação de nossos corpos e quem somos. Este é um caminho possível? Para ela, ao invés de nos aceitar, podemos nos compreender. E praticar o bem me quero.
Ficha técnica
Roteiro, produção e apresentação: Néliane Simioni
Edição: Bianca Martini
Trilha sonora: DJ Kri e Guilherme Lima de Assis
REFERÊNCIAS
Perfil Saúde Sem Gordofobia: https://www.instagram.com/saudesemgordofobia/?hl=pt-br
O sétimo episódio do podcast isso não é Sobre Corpo conversa com o artista visual e educador Junior Ahzura sobre afetos e desejos experimentados por nossas corpas quentes - e gordes.
Ficha técnica
Roteiro, produção e apresentação: Néliane Simioni
Edição: Bianca Martini
Trilha sonora: DJ Kri e Guilherme Lima de Assis; Texasradiofish
REFERÊNCIAS:
Documentário GORDA, de Luiza Junqueira. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=PVozftI7Ebs&list=PLeNMiYLFbSJ4umia5nIO9rVUprvPpuzxB&index=1&t=19s.
O episódio seis do podcast isso não é Sobre Corpo convida a nutricionista comportamental Natalia Vignoli, que também é especialista em transtornos alimentares, para conversar sobre nossa relação com a comida e as questões que a atravessam.
Ficha técnica
Roteiro, produção e apresentação: Néliane Catarina Simioni
Edição: Bianca Martini
Trilha sonora: DJ Kri e Guilherme Lima de Assis
REFERÊNCIAS:
TOVAR, Virgie. Meu corpo, minhas medidas. São Paulo: Primavera Editorial, 2018.
WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020, 14ª edição.
Perfil Nutrição com Personalidade, página da nutricionista Natalia Vignoli: https://www.instagram.com/nutricaocompersonalidade/?hl=pt-br
Perfil de Luciana Saddi, psicanalista, escritora e fundadora do @grupocorpoecultura: https://www.instagram.com/luciana.saddi/
Perfil do Grupo Corpo e Cultura no Instagram: https://www.instagram.com/grupocorpoecultura/?hl=pt-br
O quinto episódio do podcast isso não é Sobre Corpo entrevista Agnes Arruda, jornalista, mestre e doutora em comunicação e responsável pelo blog de divulgação científica antigordofóbica TAMANHO GRANDE (@tamanhoggrande). Conversamos sobre os conflitos de lutar contra a patologização do corpo gordo e tomar a vacina contra a Covid-19 justamente pela faixa do IMC acima de 40, no grupo das comorbidades. Falamos sobre a materialidade das palavras obesidade mórbida e gorda, entre outras questões, e nomeamos a gordofobia.
Ficha técnica
Roteiro, produção e apresentação: Néliane Catarina Simioni
Edição: Bianca Martini
Trilha sonora: DJ Kri e Guilherme Lima de Assis
REFERÊNCIAS:
ARRUDA, Agnes. O peso e a mídia: uma autoetnografia da gordofobia sob o olhar da complexidade. Disponível em: http://repositorio.unip.br/programa-de-pos-graduacao-stricto-sensu-em-comunicacao/o-peso-e-a-midia-uma-autoetnografia-da-gordofobia-sob-o-olhar-da-complexidade/. Acesso em 16 de junho de 2021.
BRUM, Eliane. “Porca Gorda”. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI128156-15230,00-PORCA+GORDA.html. Acesso em 16 de junho de 2021.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. trad. André Telles, 2017. Editora 34.
Livro “O peso e a mídia – as faces de gordofobia”, de Agnes Arruda. Link para compra: https://www.alamedaeditorial.com.br/pre-vendas/o-peso-e-a-midia-de-agnes-arruda.
Vanessa Joda, militante gorda e professora de yoga: https://www.instagram.com/vanjoda/?hl=pt-br
Paola Altheia, nutricionista e autora do livro “Não sou exposição: questionamentos sobre imagem corporal, autoestima e saúde”: https://www.instagram.com/naosouexposicao/?hl=pt-br
Perfil Saúde Sem Gordofobia: https://www.instagram.com/saudesemgordofobia/?hl=pt-br
Jéssica Balbino, jornalista e escritora: https://www.instagram.com/jessicabalbino_/?hl=pt-br. A Jéssica participou do episódio um do nosso podcast, “A palavra é uma tecnologia, nossos corpos também”. Volte quatro casas e tenha uma aula com ela!
Ana Roxo é dramaturga, atriz, roteirista, youtuber, podcaster, escritora, desenhista e maravilhosa. O quarto episódio do podcast isso não é Sobre Corpo aprende com ela porque NÃO precisamos falar sobre corpo, mas vamos.
Ficha técnica
Roteiro, produção e apresentação: Néliane Catarina Simioni
Edição: Bianca Martini
Trilha sonora: DJ Kri e Guilherme Lima de Assis
A fotógrafa Maria Ribeiro é a entrevistada do terceiro episódio do podcast isso não é Sobre Corpo. Falamos sobre o mito da beleza, o poder da imagem, as questões subjetivas e econômicas que envolvem o chamado “corpo ideal” e, com o desejo de apontar um novo caminho, apostamos na força que é a mulher conectada com sua potência.
Ficha técnica
Roteiro, produção e apresentação: Néliane Catarina Simioni
Edição: Bianca Martini
Trilha sonora: DJ Kri, Guilherme Lima de Assis e Bianca Martini
No segundo episódio do podcast isso não é Sobre Corpo, converso com a bailarina, professora de dança e modelo, Júlia Del Bianco, sobre suas vivências no ballet (e na vida) que atravessaram seu corpo e quem ela é. Também chamada de Ju e minha amiga desde 2003, temos em comum um passado, o presente enquanto mulheres gordas e um grande sonho para o futuro: que as próximas gerações de meninas não tenham vergonha de seus corpos.
Ficha técnica
Roteiro, produção e apresentação: Néliane Catarina Simioni
Edição: Bianca Martini
Trilha sonora: DJ Kri, Guilherme Lima de Assis e Saulo Duarte
O piloto do podcast isso não é Sobre Corpo foi criado para a disciplina 'Tópicos Especiais em Divulgação Científica I' do mestrado em Divulgação Científica e Cultural, da Unicamp, em dezembro de 2020. Com participação especial de Jéssica Balbino.
Ficha técnica
Criação, produção e apresentação: Néliane Catarina Simioni
Edição: Guilherme Lima de Assis
Trilha sonora: Dj Kri, Guilherme Lima de Assis e Saulo Duarte