O Diretor Executivo da AMIPA, Lício Pena, conversou com o IBA sobre a solução encontrada pela Associação para seguir com os dias de campo, mantendo a qualidade das interações, e respeitando as regras exigidas pelo momento da pandemia
Coma a aposta na dupla rastreabilidade e na qualidade geram expectativas positivas para a ABRAPA e produtores brasileiros
2° temporada episódio #3
O pesquisador do IMAmt, Jacob Crossariol Netto, fala sobre desafios, vantagens e perspectivas para o algodão sustentável no Brasil.
2° Temporada #2
Lucilene Sousa, coordenadora de projetos da Apipa, relatou os motivos pelos quais ela considera a VDP um item fundamental para garantir bons resultados na sustentabilidade da produção de algodão. Ouça!
2° Temporada episódio #1
Dessa vez, o tema é o Algodão Transformando Vidas, projeto da Apipa, que vem causando transformações na vida de mulheres do sul do Piauí, por meio de capacitação técnica e orientação para o empreendedorismo. Neste episódio, a Lucilene Sousa, coordenadora de projetos da Apipa, também fala como essas ações têm beneficiado a comunidade que vive na região de plantio do algodão.
Aprendizados, planejamento e estratégia são a base do trabalho de retomada do algodão no Paraná. E é sobre a história da cotonicultura no Estado e como a associada, parceiros e produtores estão se organizando para um novo momento da cultura do algodão na região, que o presidente da Acopar, Almir Montecelli, conversou conosco neste episódio.
É possível que a agricultura familiar aconteça de forma profissionalizada e com as melhores práticas agronômicas do algodão. Nesse episódio entrevistamos José Tiburcio, Presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Catuti, sobre a experiência da região de Catuti, no norte de Minas Gerais, uma vitrine da agricultura familiar na cotonicultura.
Com a expansão do programa de certificação do algodão brasileiro - ABR - surge a certificação das Unidades de Beneficiamento do Algodão (UBA). Neste episódio, Márcio Portocarrero, diretor executivo da Abrapa e Fernando Rati, gestor de sustentabilidade da associação, apresentam a ABR UBA, que busca garantir que o algodão produzido no Brasil tenha a certificação de sustentabilidade em toda sua cadeia de produção
A AMIPA tem construído ao longo dos anos práticas bem-sucedidas no combate às pragas do algodoeiro em Minas Gerais, tudo isso com uma equipe enxuta e custos reduzidos. Para nos contar esta experiência, convidamos o diretor executivo da associação, Lício Pena, que também explicou como a estadual tem expandido sua atuação junto aos associados e como uma visão de todo o sistema produtivo contribui com esses avanços.
Nosso convidado desta edição é Marcos Vilela, doutor em agronomia com mais de 60 anos de experiência profissional. Ele é o responsável por tecnologias importantes para a defesa fitossanitária, principalmente na Aviação Agrícola Brasileira, como o Ultra Baixo Volume – UBV e o Sistema Baixo Volume Oleoso – BVO, que é o tema central deste bate-papo. Dr. Marcos falou ainda sobre os avanços da tecnologia no combate ao bicudo e a importância do compartilhamento de informações entre todo o setor.
Alessandra Chaves, diretora de Meio Ambiente e Irrigação da AIBA, bateu-papo conosco sobre as contribuições do Centro de Regularização Ambiental da ABAPA e AIBA para a cotonicultura baiana, a inovação no modelo de serviço prestado ao agricultor e os benefícios que uma cultura de prevenção de riscos e perdas pode trazer à um setor. E para conhecer como essa iniciativa é organizada, acesse o infográfico desenvolvido para vocês: http://iba-br.com/uploads/biblioteca/202_pt_br.pdf
Nesta 14ª edição, Wellington Nascimento, coordenador executivo da Amapa, compartilha sua experiência na organização do evento Dia de Campo Virtual, que foi adaptado para o formato digital seguindo as orientações dos órgãos de saúde para contenção da Covid-19. Wellington conta fez esse projeto acontecer, o que deu certo e os aprendizados para os próximos.
No 13° episódio do IBA Podcast, Silmara Ferraresi, apresenta o Sou de Algodão e, com a participação especial do presidente do IBA, Haroldo Cunha, conversamos sobre consumo consciente, comunicação do algodão brasileiro e como o setor está vendo as tendências de consumo no mundo com o Covid-19
Batemos um papo com o gerente do laboratório da ABAPA, Sérgio Brentano, que apresenta como é a estrutura do trabalho dos laboratórios de análise de fibra de algodão no Brasil, além de falar dos desafios da qualidade da fibra e as oportunidades que estão surgindo. Acompanhe!
No 11º IBA Podcast, Douglas Fernandes, gestor do projeto de Qualificação Profissional da Cotonicultura da ABAPA, bate um papo sobre as principais estratégias adotadas para tornar esse projeto um sucesso, e ainda explica a importância das parcerias e participação do setor nessas atividades.
Carlos Ferraz, gestor do projeto de Treinamento e Qualificação de Trabalhadores da Cotonicultura do MT, compartilha com a gente a experiência da AMPA e do IMAmt sobre como as iniciativas de capacitação, que aproximam a associação das propriedades produtoras do estado, contribuem para a modernizar e garantir excelentes resultados do algodão mato-grossense. Vale a pena conferir!
Confira como o desafio das lagartas de Helicoverpa, que aconteceu na Bahia entre 2013 e 2014, trouxe aprendizados que são usados até hoje na região. O gerente de projeto de fitossanitário da Abapa, Antonio Carlos, e o pesquisador em Fitopatologia da Embrapa, Fabiano Perina, explicam como essa experiência tem contribuído para as ações atuais de combate a pragas e doenças do algodão no oeste baiano.
Félix Balaniuc esteve por 14 anos à frente do Instituto Algodão Social, no Mato Grosso, como diretor executivo, tendo participado das primeiras iniciativas de sustentabilidade, em 2005. Félix compartilha conosco toda sua experiência na área e comenta sobre as perspectivas para os próximos anos.
O coordenador do programa de Qualidade da Fibra do IMAmt, Sérgio Dutra, explica o papel desse tema no sistema de cultivo do algodão e como a associação matogrossense garante que a qualidade seja um destaque no maior estado produtor de algodão do Brasil
Neste 6º episódio, o presidente da ABAPA, Júlio Cézar Busato, conta que a associação teve a iniciativa de buscar parceiros para resolver a situação precária das estradas do oeste baiano. A união e a organização dos produtores fizeram com que mais de 2,5 mil quilômetros de estradas fossem recuperados, gerando muitos benefícios para a região, além de ter um importante papel na proteção dos recursos hídricos.