Trazemos hoje pro feed um podcast um pouco diferente: a compilação de uma série lançada no TikTok do HQ Sem Roteiro Podcast com indicações de quadrinhos que falam sobre política. Falamos sobre Avatar: A Lenda de Aang - A Promessa (Editora Intrínseca), Eu Lixeiro (Darkside Books), Kent State: Quatro Mortos em Ohio (Editora Veneta), King (Editora Veneta) e Refugiados: A Última Fronteira (Darkside Books).
Aproveita e segue o HQ Sem Roteiro no TikTok!
Músicas nesse programa:O Me Indica Um Quadrinho de hoje traz uma indicação do PJ Brandão, host aqui do HQ Sem Roteiro. Ele fala sobre King, de Ho Che Anderson, HQ biográfica sobre Martin Luther King lançada no Brasil pela Editora Veneta com tradução de Dandara Palankof.
Gosta do Me Indica Um Quadrinho? Pois contribua com o HQ Sem Roteiro Podcast no site do Padrim ou no Catarse.
Música desse programa:Os monstros são presença garantida na iconografia pessoal construída por Lino Arruda. O quadrinista se insere em uma potente tradição de narrativas que tratam da transgeneridade utilizando como metáfora as criaturas que passeiam no limiar, figuras que questionam o que é ser um humano e o que a sociedade vê como humanidade.
No HQ Sem Roteiro Podcast dessa semana, conversamos com Lino Arruda sobre Monstrans: Experimentando Horrormônios, uma HQ autobiográfica sobre lesbianidade, transmasculinidade, deficiência e o infinito particular presente em cada corpo. Mais um papo excelente pra conta!
Links interessantes Músicas nesse programa:O Me Indica Um Quadrinho de hoje traz uma indicação do PJ Brandão, host aqui do HQ Sem Roteiro. Ele fala sobre Escuta, Formosa Márcia, de Marcello Quintanilha. A HQ lançada no Brasil pela Editora Veneta, e venceu o prêmio de Melhor Álbum do Ano no Festival de Angoulême.
Gosta do Me Indica Um Quadrinho? Pois contribua com o HQ Sem Roteiro Podcast no site do Padrim ou no Catarse.
Música desse programa:NFT. Uma sigla que muitos já ouviram falar, outros tantos ganham (e perdem) dinheiro com ela, mas poucos entendem do que se trata. E é impossível compreender o que é esse fenômeno sem entender também o que diabos é blockchain, criptomoedas e mineração digital. A equação complica ainda mais quando todos esses eventos impactam de forma nociva o meio ambiente. Que tal a gente sentar e conversar um pouco sobre isso para entender onde diabos a gente se meteu? Afinal, por que uma imagem digital de um macaco colorido custa milhões de dólares?
No HQ Sem Roteiro Podcast dessa semana conversamos com a oceanógrafa e programadora Adriana Drippi sobre as non-fungible tokens, esse acontecimento digital que além de se chocar com o mundo da arte também traz impactos pra terra, pro céu e pro mar. Aperta o play e vem ouvir esse baita papo!
Links interessantesO Me Indica Um Quadrinho de hoje traz a indicação do PJ Brandão, host aqui do HQ Sem Roteiro. Ele fala sobre Hokusai, mangá de Shotaro ISHInoMORI lançado no Brasil pela editora Pipoca e Nanquim, com tradução de Drik Sada.
Gosta do Me Indica Um Quadrinho? Pois contribua com o HQ Sem Roteiro Podcast no site do Padrim ou no Catarse.
Música desse programa:Nesse HQ Sem Roteiro Extra, falamos sobre as nossas impressões imediatas logo após a exibição na cabine de imprensa do filme Batman, da DC. A direção é de Matt Reeves, e o elenco conta com Robert Pattinson, Zoe Kravitz, Paul Dano, Colin Farrell, Jeffrey Wright, Andy Serkis e John Turturro.
Um podcast que contou com a participação da amiga Luiza Lima, do Iradex.
Músicas nesse programa:"Quando amizades são verdadeiras, não importa o tanto de tempo que elas passem sem se ver, sempre vai ser muito gostoso o reencontro", afirma Brendda Maria, quadrinista cearense autora da HQ Cais do Porto. Esse quadrinho com sotaque cearense narra uma viagem de ônibus e a universalidade do poder da amizade. Inicialmente um zine, depois lançado de forma digital pela Editora Conrad, Cais do Porto foi selecionado como obra a fazer parte do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), chegando às bibliotecas de todo o Brasil.
No HQ Sem Roteiro Podcast dessa semana conversamos com Brendda sobre amizade, ônibus, vida e a beleza do pôr do sol de Fortaleza. Chega junto!
Links interessantesO Me Indica Um Quadrinho de hoje traz a indicação do PJ Brandão, host aqui do HQ Sem Roteiro. Ele fala sobre Terra Australis, quadrinho de Agustín Graham Nakamura lançada no Brasil pela Editora Conrad, com tradução de Claudio Martini e letras de Lilian Mitsunaga.
Gosta do Me Indica Um Quadrinho? Pois contribua com o HQ Sem Roteiro Podcast no site do Padrim ou no Catarse.
Música desse programa:Lobisomem Sem Barba, Bulldogma, Flerte da Mulher Barbada, O Maestro, O Cuco e A Lenda, Martírio de Joana Dark Side, Silvestre, Bobby Fischer: Uma Vida em Preto e Branco, Todas as Pedras no Fundo do Rio e muito mais... Em apenas 8 anos no mercado editorial, Wagner Willian sustenta uma variedade de publicações e uma cartela de prêmios, demonstrando ser uma potência criativa que materializa belas páginas em alta velocidade.
No HQ Sem Roteiro Podcast dessa semana conversamos com Wagner sobre sua trajetória, seu processo criativo, o desafio de criar a Editora Texugo e a luta contra seu maior inimigo a cada nova obra. Uma conversa à distância com um toque de barzinho e cerveja gelada. Bora ouvir?
Links interessantesUm breve ensaio sobre a censura da HQ Maus, de Art Spiegelman, nos EUA e a recente fala de um podcaster famoso sobre o nazismo.
O Me Indica Um Quadrinho de hoje traz a indicação do Victor Hidalgo, do Jornal Metamorfose. Ele fala sobre Jojo's Bizarre Adventure, mangá de Hirohiko Araki lançado no Brasil pela Panini.
Gosta do Me Indica Um Quadrinho? Pois contribua com o HQ Sem Roteiro Podcast no site do Padrim ou no Catarse.
Música desse programa:A invasão britânica no mercado estadunidense de quadrinhos causou uma revolução. Um dos maiores responsáveis por isso, quiçá o maior, foi Alan Moore, que trouxe pra DC sua visão muito peculiar do Monstro do Pântano. Já renomado, o barbudo decidiu finalizar nos EUA a trama que ele ele iniciara junto a David Lloyd anos antes, na Inglaterra, na revista Warrior. Foi aí que finalmente V de Vingança encontrou sua completude.
No HQ Sem Roteiro Podcast dessa semana conversamos com Lucas Fazola, mestre em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com a dissertação Ideias à prova de balas: diálogos entre quadrinhos e literatura em V de Vingança, de Alan Moore e David Lloyd. Afinal, o que há de Literatura, o que há de pós-moderno, o que há de distopia e o que há de Brasil em V de Vingança? Corre pra descobrir!
Links interessantesComeçando as atividades em 2022, o Me Indica Um Quadrinho de hoje traz a indicação do PJ Brandão, host aqui do HQ Sem Roteiro. Ele fala sobre Manual do Minotauro, compilação de tiras da quadrinista Laerte lançada pela Quadrinhos na Cia.
Gosta do Me Indica Um Quadrinho? Pois contribua com o HQ Sem Roteiro Podcast no site do Padrim ou no Catarse.
Música desse programa:Finalizando os trabalhos em 2021, o Me Indica Um Quadrinho de hoje traz a indicação da quadrinista Thaïs Gualberto. Ela fala sobre Carniça e a Blindagem Mística, lançada de forma independente pelo quadrinista Shiko.
Gosta do Me Indica Um Quadrinho? Pois contribua com o HQ Sem Roteiro Podcast no site do Padrim ou no Catarse.
Música desse programa:"A religião é o travesseiro mais macio em que você vai deitar na sua vida". Em 2009, nascia o blog Um Sábado Qualquer. Seu criador, Carlos Ruas, trazia a cada postagem tirinhas com humor sobre religião, uma mistura ácida e divertida para alguns, um tabu inominável para tantos outros. De lá pra cá o projeto se desenvolveu. Virou livro, animação, pelúcia, tudo isso em um país que foi se tornando cada vez mais polarizado. Como tudo começou? E para onde iremos?
No HQ Sem Roteiro Podcast dessa semana conversamos com Carlos Ruas sobre seu mais novo quadrinho, De Onde Viemos?, e sobre tudo que nos trouxe até hoje. Um papo sobre Internet, empreendedorismo, polarização, pendrives perdidos e crianças que odeiam provas. Aperta o play e em ouvir!
Links interessantesO Me Indica Um Quadrinho de hoje traz a indicação do roteirista Zé Welington. Ele fala sobre Matar ou Morrer, da dupla Ed Brubaker e Sean Phillips, lançada no Brasil pela Editora Mino com tradução de Dandara Palankof.
Entre mentiras governamentais e discursos presidenciais alucinantes, a estratégia falha de combate à pandemia de COVID19 no Brasil deixou centenas de milhares de mortos. A tragédia que contaminou todo o mundo chegou ao nosso país em um período de extrema polarização política que atingiu temas como Jornalismo e Ciência. Profissionais de diversas áreas, preocupados com o avanço da pandemia, chegaram a ser chamados de Time do Vírus pelos negacionistas de plantão. Como chegamos até esse "Fla-Flu" repleto de vítimas?
No HQ Sem Roteiro Podcast dessa semana conversamos com Amanda Ribeiro e Luiz Fernando Menezes, jornalistas, quadrinistas e autores da reportagem em quadrinhos O Time do Vírus: Um Quadrinho Sobre Como a Disputa Política Invadiu o Enfrentamentos da Pandemia no Brasil. Um papo sobre imprensa, governo, ciência, metáforas e o verdadeiro "time do vírus". Aperta o play e entre em campo junto com a gente!
Links interessantes Músicas nesse programa:O Me Indica Um Quadrinho de hoje traz a indicação do arquiteto, ilustrador e podcaster Joao Victor Cabañas. Ele fala sobre Safari Honeymoon, de Jesse Jacobs lançada na gringa pela Koyama Press.
Gosta do Me Indica Um Quadrinho? Pois contribua com o HQ Sem Roteiro Podcast no site do Padrim ou no Catarse.
Música desse programa:O Me Indica Um Quadrinho de hoje traz a indicação do pesquisador e professor Liber Paz. Ele fala sobre A Rosa Mais Vermelha Desabrocha - O Amor Nos Tempos Do Capitalismo Tardio Ou Por Que As Pessoas Se Apaixonam Tão Raramente Hoje Em Dia, de Liv Strömquist lançada aqui no Brasil pela Quadrinhos na Cia. com tradução de Kristin Lee Garrubo.