Nessa semana abordamos alguns aspectos do maior e mais letal conflito armado ocorrido na América Latina: A Guerra do Paraguai, ou Guerra da Tríplice Aliança. O conflito ocorreu entre os anos de 1864 e 1870, envolvendo o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
As principais causas do conflito estão relacionadas à disputas territoriais por interesses econômicos. O Paraguai estava buscando uma saída para o mar para uma maior influência regional, enquanto haviam fortes tensões relacionadas ao controle das rotas comerciais e à navegação dos rios da Bacia do Prata, considerados estratégicos para os países envolvidos.
Em 1864, a partir da ação de Francisco Solano López, presidente do Paraguai no período, ocorreu a invasão do território brasileiro para chegar ao Uruguai. Diante desse e outros eventos, houve a formação da Tríplice Aliança pelos governos do Brasil, Argentina e Uruguai, que buscavam defender seus interesses e se impor como potências regionais.
A Guerra impactou profundamente todas as nações beligerantes. No entanto, foi o Paraguai que sofreu as piores consequências, com uma derrota nacional de grandes proporções, converteu-se em um espaço de intervenções em sua política e economia por parte do Brasil e Argentina.
Atualmente o conflito possui variações interpretativas. Porém, o que não podemos deixar de reconhecer é que foi uma guerra longa e muito violenta, sendo responsável por cerca de 280 mil combatentes paraguaios mortos. Grande parte dessas mortes foi causada por doenças que atingiram os soldados e a população durante o conflito, mas também pelos ferimentos das violentas batalhas.
Como o Paraguai era antes da eclosão da guerra? O que foi a guerra do Paraguai? Como os países envolvidos saíram do conflito? Quais memórias existem a respeito do maior conflito bélico ocorrido na América do Sul no século XIX? Para responder essas e outras questões, temos a honra de conversar com a professora Ana Beatriz Ramos de Souza, Doutora em História pela UERJ.
Imagem do episódio: Igreja São Carlos Borromeu | https://cutt.ly/ZrESNhUk |
Hora Americana, seu podcast quinzenal de história das Américas. Acompanhe nossas redes sociais: @HoraAmericana