Jornalista, editor, expoente intelectual público, analista político e um dos fundadores do MNU - Movimento Negro Unificado na luta antirracista.
Sua influência ainda está presente mobilizando a consciência e a conscientização que fortalece a luta do povo negro.
Seu corpo foi vítima de 12 facadas da intolerância política bolsonarista.
Mas seu espírito e sua luta de vida permanecem, pois palavras de luta se perpetuam em ações.
Em 1923, a revolução bateu à porta da Alemanha, mas ela não entrou.
Neste episódio, revisitamos o Outubro que quase mudou o mundo e perguntamos: como teria sido se o povo tivesse vencido?
O cineasta paulista lançou Rio, 40 graus em 1955, filme tidocomo o ponto de partida para o Cinema Novo.
Com seus filmes, muitos baseados em clássicos da literaturanacional, conciliou o ato de filmar com o engajamento social.
Durante a guerra civil espanhola, um professor voluntário recebe uma missão que parecia comum.
Porém, a demanda lhe impõe desafios que o levam a considerar questões como a preciosidade da vida, a responsabilidade na luta pela liberdade contra o fascismo e o valor do companheirismo nas trincheiras.
A implementação da usina hidrelétrica de Itaipu foi um grande marco para a conquista da soberania energética brasileira.
Porém, hoje poucos sabem que parte do custo pago pela sua construção foi a perda de uma das maiores belezas naturais do país, a cachoeira de Salto das Sete Quedas.
O grupo paramilitar - ou esquadrão da morte - surgiu com assassinato do bandido Cara de Cavalo.
Bandido bom é bandido morto? Qual a relação desse grupo com a Operação Escudo (SP, 2023) ? Ouça!
O Plano Marshall foi um plano econômico estadunidense de socorro à Europa após a 2ª Guerra Mundial e que serviu como uma das ferramentas de expansão do imperialismo capitalista.
Os Estados Unidos e o sistema capitalista foram "vitoriosos" às custas da miséria e desigualdade que são as bases de sustentação desse modelo econômico predatório.
No ano 2000, 36 países da União Latina, incluindo o Brasil, criaram o Dia Internacional da Latinidade em 15 de maio.
Disse o escritor Jorge Amado: "Sou brasileiro puro-sangue [...] uma mistura de português, de negro, de índio, de italiano e, possivelmente, em medida igual, de alemão e de árabe"
Nascida em 1919 no município de Rio Grande, foi uma escritora, jornalista e psicanalista muito importante para o desenvolvimento do pensamento feminista no Brasil.
Escrevendo durante 22 anos numa das principais revistas femininas do país, Carmem quebrou tabus trazendo àdiscussão assuntos que até então não vinham a público, como sexo, divórcio, filhos e protagonismo feminino.
Maria da Conceição de Almeida Tavares foi uma economista, intelectual, professora e deputada luso-brasileira de grande relevância para a história do nosso país.
Além de grande cientista e mestra, foi uma militante incansável pela redução da desigualdade no Brasil. Sua voz, denunciando os males do capitalismo, era como a força bruta da natureza que fazia tremer as elites dominantes.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Há 233 anos, era executado o líder da Inconfidência Mineira.
Tiradentes segue sendo um exemplo que inspira a luta dos brasileiros contra o domínio das grandes potências, problema que o Brasil ainda hoje enfrenta, maior motivo da desigualdade social que sofremos.
Nelson Gonçalves foi um cantor e compositor brasileiro, conhecido como um dos maiores ícones da música popular. Enfrentou uma luta contra as drogas por um período de sua vida e conseguiu vencer o vício. Com uma voz única e estilo próprio, marcou época.
Katharina Kern fez parte da resistência ao regime nazista, mas, mais do que isso, ela resistiu também ao capitalismo.
Lutou pela justiça social e pelo direitos das mulheres. Sua história nos mostra que devemos resistir, mesmo aos sistemas mais opressores e violentos, pois nossa vitória vem da união contra a tirania.
Camarada Katharina Kern, presente!
Os povos indígenas de Roraima lutam há décadas pela demarcação de suas terras.
Sob oposição de fazendeiros, grileiros, garimpeiros, militares e do estado de Roraima, povos como os macuxi e os wapichana conquistaram a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol em 2005.
O pastor e ativista dos direitos civis Martin Luther King Jr. foi assassinado em 4 de abril de 1968.
Sua militância por igualdade racial e justiça social continua nos inspirando a lutar por um mundo melhor
Imagine um povo que passa a enfrentar uma potência militar com paus e pedras. É assim, que em 09 de dezembro de 1987, há 37 anos, o povo palestino viu como única forma de resistência ante a já história opressão de Israel. Essa resistência ficou conhecida como Primeira Intifada.
O episódio do HOJE Na Luta vai contar a história da criação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), órgão indigenista oficial do Estado brasileiro, criado por meio da Lei nº 5.371, em 5 de dezembro de 1967.
No entanto, essa história começa em 1500 e continua até os dias de hoje.
Desde a chegada dos portugueses, nossos povos indígenas enfrentaram um processo sistemático de extermínio e exploração. A colonização transformou os territórios em mercadorias, e as populações originárias foram vistas como obstáculos para o desenvolvimento colonial.
Há 50 anos, mães e avós se reúnem na icônica Praça de Maio, em Buenos Aires, em busca de respostas.
Neste episódio, conheceremos a luta das Mães da Praça de Maio contra a ditadura argentina (1976-1983), que mantém viva a memória de seus entes queridos e buscam dias melhores para o povo argentino.
O WikiLeaks é uma organização multinacional de mídia especializada na análise e publicação de grandes conjuntos de dados, de materiais oficiais restritos ou censurados, envolvendo guerra, espionagem e corrupção.
Em 2015, o vazamento de informações da Agência de Segurança dos Estados Unidos em 2015 demonstrou que a presidenta Dilma e o governo brasileiro foram ilegalmente espionados pelo governo estadunidense, gerando uma crise diplomática.