infantil
A Milu não gosta muito de dar abraços, mas gosta muito da avó. O que pode fazer quando a vê triste?
infantil
Já senti dentro de mim coisas que são difíceis de explicar.
Podemos entender-nos sem palavras, mas muitas vezes precisamos delas para explicar o que sentimos.
É o que vou fazer agora.
PDF com o texto ilustrado para acompanhar: https://tinyurl.com/yjzhunbh
https://historiasparaosmaispequeninos.wordpress.com
infantil
O Veleiro Encantado navegava por mares misteriosos com uma tripulação muito peculiar. Um dia veem uma ilha muito esquisita. O que será?
Luzia Jardim (infantil) Na loja da tia Clarinda, tudo era feito com calma e com carinho. Não havia pressa. Principalmente quando se cozia pão...
infantil
Margarida Sousa
Luzia Jardim (infantil) O esquilo Tobias mora na floresta da Dona Carlota, uma esquilinha de quem toda a gente gosta. O Tobias é bastante traquinas, e nem sempre ouve os conselhos das pessoas mais velhas.
Natália Veiga (infantil)
Marta não gostava de ler, até que encontrou um livro... teimoso que, ora não queria ser aberto, ora não queria ser fechado.
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=KMFAqAcLUSk
Elke Bräunling
Numa manhã, a avó Carlota encontra um ovo de Páscoa pendurado no pinheiro do seu jardim. Mas que surpresa!
https://contadoresdestorias.wordpress.com/2025/04/15/uma-surpresa-para-a-avo-carlota/
Luzia Jardim (infantil)
Antónia Peres (infantil)
Ana encontra um ovo mágico que lhe mostra que a felicidade e a beleza florescem quando somos gentis e generosos.
O silêncio da estante, de Duarte Tudela.
Minerva Krug - Um texto para adolescentes sobre a temática de relacionamentos abusivos
Alice sempre fora uma rapariga de primavera. Trazia nos olhos o brilho do sol, e no coração o vermelho vivo das papoilas de que tanto gostava. Costumava dizer queaquelas flores eram como ela: frágeis, mas vibrantes.
Quando conheceu Miguel, sentiu que finalmente alguém via aquele vermelho. Acreditou no olhar dele, nas palavras doces, nas promessas sussurradas. Deixou-se levar pelo que parecia, um amor puro, sem ver as pequenas sombras que começavam a desenhar-se.
Um alerta para relacionamentos abusivos dirigido
Natália Veiga (infantil)
Tiago era um menino que adorava aventuras nomar. No entanto, vivia longe da costa, o que não impedia que fizesse viagens cheias de aventuras, algumas até perigosas!
Pdf para descarregar: https://contadoresdestorias.wordpress.com/wp-content/uploads/2024/12/uma-viagem-no-quintal-natalia-veiga.pdf
O que vamos oferecer ao nosso pai pelo Natal? Ele gosta de receber prendas, mas prefere que sejam feitas por nós. Este ano não queremos que vão parar tão cedo à gaveta, por isso temos de descobrir o que é que ele gostava de receber. Resolvemos prestar muita atenção a tudo o que diz para ver se descobrimos!
A árvore de retalhos da Vila Encantada
Todos os anos, quando o inverno chegava à Vila Encantada, as famílias reuniam-se para criar algo de especial: a árvore de Natal. Era uma árvore feita de pedaços de tecido, cada um contando uma história.
Um fantasma, um autocarro, e um autocarro fantasma pelas noites da cidade... Uma história de Ricardo Mariño.
Texto de Elisabeth Zöller, tradução adaptada.
A Ana e o José estão a brincar aos piratas. Quando Ana e Carolina chocam uma contra a outra, gera-se uma enorme confusão porque Carolina começa a bater aos colegas. Felizmente, a Professora Marina consegue ajudar as crianças a resolver esta situação... Vamos ver como.
O meu irmão é autista, de Jennifer Moore-Mallinos
Tradução adaptada
O meu irmão é autista, e eu adoro-o! Só não gosto quando se descontrola em frente dos meus colegas. Fico com vergonha, mas sei que se compreendessem o autismo, seria muito mais fácil para mim, para o Billy, e para os meus colegas.
Não quero ser uma princesa cor-de-rosa, de Raquel Díaz
Tradução adaptada
Carlota era uma princesa cor-de-rosa, mas não gostava muito do mundo das princesas, frágeis e delicadas como as flores. O que ela queria era caçar dragões e encontrar tesouros. Será que os pais gostam da ideia? Isso não são coisas que uma princesa faça!