Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Sports
History
Fiction
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts124/v4/b9/34/34/b934340e-e6ad-e723-2fdf-53951bfe182e/mza_1792163344846864102.jpg/600x600bb.jpg
Historicizar
Anderson Soares
52 episodes
3 days ago
Produzido por Anderson Soares (historiador e psicanalista) que objetiva manejar conexões de saberes pouco exploradas, que nos levam a desnaturalizar e desconstruir permanências discursivas em torno do sujeito singular e suas implicações históricas, culturais e subjetivas. Os saberes históricos e psicanalíticos dão suporte às nossas reflexões sobre este sujeito singular, atravessado por uma cultura, historicidade e processo intersubjetivo. Cada episódio se resume a reflexões sobre os condicionantes históricos e sintomas do mal-estar da sociedade contemporânea e sua complexidade. Também YOUTUBE
Show more...
History
RSS
All content for Historicizar is the property of Anderson Soares and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Produzido por Anderson Soares (historiador e psicanalista) que objetiva manejar conexões de saberes pouco exploradas, que nos levam a desnaturalizar e desconstruir permanências discursivas em torno do sujeito singular e suas implicações históricas, culturais e subjetivas. Os saberes históricos e psicanalíticos dão suporte às nossas reflexões sobre este sujeito singular, atravessado por uma cultura, historicidade e processo intersubjetivo. Cada episódio se resume a reflexões sobre os condicionantes históricos e sintomas do mal-estar da sociedade contemporânea e sua complexidade. Também YOUTUBE
Show more...
History
Episodes (20/52)
Historicizar
50 - Exílio EM Caetano Veloso (ENTREVISTA: historiadora Márcia Fráguas- RJ)
a historiadora Márcia Fráguas construir importante pesquisa sobre todo o contexto em torno do exílio de Caetano Veloso. Abordando os processos subjetivos, os efeitos dos traumatismos que fomentaram a produção de canções profundas e inquietantes, que acabam por sustentar o que a autora conceituou como uma poética do exílio. Os três emblemáticos discos são esmiuçados em suas particularidades e processo de produção, que era alimentado pela nostalgia, dor da saudade e sentimento de inadequação com a realidade londrina, etc. Obra recomendada para aqueles que desejam entender a relação entre autor, obra e contexto de produção.
Show more...
9 months ago
47 minutes 18 seconds

Historicizar
49 - 'Mal-estar da civilização' na contemporaneidade (ENTREVISTA: pesquisadora Nina Saroldi - RJ)

Nina Saroldi fala sobre seu livro, com reflexão contextualizada sobre ‘O mal-estar na civilização’ (obra de Sigmund Freud lançada originalmente em 1929) com base num inquietante subtítulo: As obrigações do desejo na era da globalização. A autora com base em pilares freudianos, corrobora que, a civilização resulta da renúncia à satisfação direta das pulsões e que esta mesma renúncia à satisfação pulsional, pressuposta por Freud como estrutural à constituição do processo civilizatório, é o que nos retira do estado de NATUREZA e nos faz ingressar no estado de CULTURA.

Mas a sua obra propõe refletir sobre este tema numa fértil contextualização com o tempo contemporâneo, o que inclui a relação sujeito, cultura e seus sintomas. A partir disso, como podemos pensar a relação entre desejo e processo civilizatório, numa atmosfera em que o princípio da realidade “está em baixa” e tendo que se justificar para o imperioso princípio de prazer. Nina Saroldi nos lembra que, No contexto cultural do começo do século XX, a liberdade era sacrificada em nome da segurança e em dias atuais, acontece exatamente o contrário.

Podemos pensar (de forma contextualizada) a permanente inquietação desta citada relação com base na atual infantilização da sociedade e no empobrecimento dos recursos simbólicos dos sujeitos diante da incapacidade de metabolizar derrotas e com cada vez menores condições de negociação de seus ímpetos pulsionais diante das implicações  civilizatórias. São questões cada vez mais evidentes em dias atuais, em que facilmente podemos perceber uma violenta falência do sentimento de coletividade nas práticas e discursos das sociabilidades contemporâneas.

A autora resume que: “Nos tempos de Freud, havia uma configuração psíquica calcada na renúncia e na submissão aos ditames de um pai ainda severo. Hoje o pai severo se tornou, muitas vezes, um adolescente crescido, e a função paterna, como diria Jacques Lacan, parece ter ficado vaga na sociedade” (p.162).

Show more...
1 year ago
56 minutes 49 seconds

Historicizar
48 - Nelson Rodrigues e a Psicanálise (ENTREVISTA: psicanalista/escritora Fernanda Hamann - RJ)
A psicanalista e escritora Fernanda Hamann trouxe pilares centrais de sua publicação: a compreensão da obra de Nelson Rodrigues a partir de conceitos psicanalíticos. Já que a obra deste polêmico autor traz à tona uma estética do excesso e o permanente drama dos sujeitos no lidar com o permanente conflito entre o imperativo moral e o imperativo do gozo pulsional. Pulsão compreendida aqui como força motriz que pulsa ininterruptamente na exigência de satisfação que acossa o sujeito. A pesquisa de Fernanda Hamann utiliza a obra de Nelson Rodrigues para também trazer à tona a importante confluência entre psicanálise e literatura, que são práticas calcadas na palavra, lidam com a enunciação, com as formações do inconsciente e tratam o real pela via simbólica, reconhecendo a presença do indizível na experiência humana.
Show more...
1 year ago
52 minutes 23 seconds

Historicizar
47 - Psicopolítica (LIVRO: filósofo Byung-Chul Han - 2018)
Neste episódio: reflexões sobre as novas técnicas de poder do neoliberalismo, apontadas por este autor como resultantes das mutações do capitalismo. Através de um panoptico digital e com moderadores invisíveis, investe nas emoções e em fragilidades do psiquismo dos sujeitos para obter produtividade e submissão. Neste contexto, com ausência de proibições e comunicação intensa nas redes, o sujeito contemporâneo (despsicologizado) se torna vítima e carrasco de si mesmo num permanente processo de auto-exploração e auto-exposição.
Show more...
1 year ago
11 minutes 38 seconds

Historicizar
46 - Microfísica do poder (LIVRO: Michel Foucault - 1978)
Neste episódio apresentamos reflexões sobre conceitos centrais desta obra de Michel Foucault, que aponta o poder como um feixe de relações e não como algo unitário e centralizado, como o Estado. As táticas de dominação vão se aperfeiçoando através de técnicas disciplinares (poder deixando de ser soberano para se tornar disciplinar) que visam obter docilidade e produtividade dos corpos, sem precisar suplicia-los através de explícitas violências. O poder é algo que circula, que produz saberes e que ninguém escapa dele.
Show more...
2 years ago
11 minutes 41 seconds

Historicizar
45 -Cinema e ditadura militar (ENTREVISTA: historiador Wallace Andrioli Guedes - RJ)

Neste episódio: Wallace A. Guedes (historiador e crítico de cinema) nos traz importante pesquisa sobre a relação da produção cinematográfica com os regimes autoritários. E em específico o contexto histórico/político que envolveu a produção do importante filme 'Pra frente, Brasil' (1982), produzido por Roberto Farias. Wallace pesquisou documentação produzida pelos órgãos de censura ditadura e revelou como foi complexa a atmosfera política que sustentava a relação entre os produtores de filmes do Brasil durante os anos de vigência do regime ditatorial. Sua pesquisa (doutorado pela UFF), foi transformada em livro e publicada pela editora Appris em 2020, é uma importante contribuição historiadores que utilizam filmes como objeto de pesquisa para variados contextos históricos.


Música ambiente: Os saltimbancos (Philips - 1977)


Foto: divulgação (internet)

Show more...
2 years ago
51 minutes 32 seconds

Historicizar
44 - História do punk no Brasil e RN (ENTREVISTA: Renato Maia - cientista social - RN)
Renato Maia (cientista social e integrante da banda Discarga Violenta) nos apresenta um rico histórico do Punk no Brasil e RN. Passando pela implicação política com princípios anarquistas até a produção de zines e demais trincheiras contra as variadas formas de autoritarismo. A cena do RN é destacada e esmiuçada desde fins dos anos 80, com o desenvolvimento de práticas auto-gestionárias e forte atuação na cena underground dos anos 90. Renato lembra que o hardcore sempre uma forma particular de se transmitir inquietação/transgressão diante da acomodação e do caos reinante nas sociedades.
Show more...
2 years ago
44 minutes 23 seconds

Historicizar
43- Wilhelm Reich e as terapias corporais (ENTREVISTA: Dante Moretti - (Terapeuta corporal - SP)
Dante Moretti (Psicólogo e terapeuta corporal) fala sobre história de Wilhelm Reich, sua dissidência com a Psicanálise, seus conceitos e trajetória. Também aborda o surgimento da Bioenergética (Alexander Lowen) e de outras variantes reichianas, como Biossíntese e Biossistêmica. O contexto da chegada das ideias de Wilhelm Reich no Brasil (via Roberto Freire e Ângelo Gaiarsa) também é abordado por nosso entrevistado.
Show more...
2 years ago
41 minutes 23 seconds

Historicizar
42 - História da Psicanálise no Brasil (ENTREVISTA: psicanalista Rafael Alves Lima - SP)
Psicanalista Rafael Lima nos traz reflexões sobre as particularidades históricas da chegada da Psicanálise no Brasil e todos os desdobramentos(políticos, culturais e clínicos) inquietantes ao longo das décadas. Passando pela tensa e particular travessia dos anos de ditadura militar até chegarmos ao tempo de aberturas para uma psicanálise plural/ polifônica, que dialoga com as demandas e inquietações do sujeito contemporâneo e das atuais modalidades de adoecimento psíquico, desamparo e mal-estar.
Show more...
2 years ago
49 minutes 53 seconds

Historicizar
41 - Repressão aos bailes Soul durante a ditadura (ENTREVISTA: historiador Lucas Pedretti - PUC/RJ)
O historiador Lucas Pedretti aborda tema de sua dissertação de mestrado(PUC-RJ), que foi publicada pelo Arquivo Nacional: a repressão aos bailes Soul durante a ditadura militar. Ao analisar documentos dos órgãos de repressão, percebe-se a narrativa racista dos militares e fantasia de que jovens negros das periferias cariocas podiam ser financiados pelos movimentos 'Black Power' ou 'Panteras Negras' oriundos dos EUA. A representação da afirmação negra era vista pelos militares como "difamação" e racismo, já que a narrativa dos mesmos era sustentada pelo mito da democracia racial, ou seja, que no Brasil não existia racismo.
Show more...
3 years ago
54 minutes 11 seconds

Historicizar
40 - Legado poético de Renato Russo (ENTREVISTA: pesquisadora Julliany Mucury- DF)
Pesquisadora Julliany Mucury fala sobre seu recente livro 'Renato, o Russo' (oriundo de tese de doutorado pela UNB), em que problematiza e contextualiza o legado poético de Renato Russo registrado nos emblemáticos discos da banda Legião Urbana. Seu livro nos faz compreender o lugar de Renato Russo como artista que conseguiu traduzir as inquietações e angústias de uma geração marcada por impactantes mudanças no campo político e cultural.
Show more...
3 years ago
41 minutes 28 seconds

Historicizar
39 - Herói mutilado: Dias Gomes e a censura (ENTREVISTA: jornalista Laura Mattos - SP)
Jornalista Laura Mattos fala sobre tema de seu livro: a tensa relação da obra de Dias Gomes com a censura durante os anos de ditadura militar no Brasil. Trazendo particularidades da censura à obra Roque Santeiro (desde a peça "O Berço do Herói" de 1965). A mesma contextualiza atmosfera cultural/política da obra e fala sobre como interpretou documentação produzida pelos órgãos de vigilância e repressão, como DCDP.
Show more...
3 years ago
47 minutes 20 seconds

Historicizar
38 - Borderline e a Psicanálise dos casos difíceis
Necessária reflexão sobre Borderline e a clínica psicanalítica dos casos difíceis, cada vez mais desafiada com as configurações e dinâmicas psíquicas contemporâneas. A abordagem do tema também sugere discussão sobre a relação sujeito, cultura sintoma e produção de subjetividades. Sándor Ferenczi e Donald Winnicott são dois autores pilares na sustentação teórica/clínica do que conhecemos como psicanálise contemporânea.
Show more...
3 years ago
15 minutes 16 seconds

Historicizar
37 - Movimento Black Rio 1976 (LIVRO: Luiz Felipe Peixoto/Zé Octávio Sebadelhe - 2016)
Obra fundamental para compreender o surgimento do movimento Black Rio em plena ditadura militar, a mesma que vigiava e via cultura negra como ameaça ao discurso de que o Brasil vivia uma democracia racial. O movimento Black precisa ser ofuscado e silenciado. Os bailes eram verdadeiros eventos de autoafirmação e resistência cultural de jovens negros dos subúrbios cariocas.
Show more...
3 years ago
11 minutes 21 seconds

Historicizar
36 - O que é consciência histórica
Reflexões sobre consciência histórica e sua função nas sociedades. Em que a partir da mesma seja possível pensar, questionar os condicionantes (culturais, políticos, subjetivos, etc) da ação humana e da produção discursos sobre a relação espaço- tempo de cada sociedade. Também questionarmos as variadas formas de interpretação, olhares e narrativas que pertencem ao saber histórico.
Show more...
3 years ago
9 minutes 16 seconds

Historicizar
35 - Plínio Marcos (Dramaturgo/ator: 1935-1999)
Ator/escritor considerado transgressor e maldito por construir enredos do submundo. Constituindo enredos (Dois perdidos numa noite suja, Barrela, Orações para um pé de chinelo, etc) e personagens desajustados sociais, patológicos e marginais. Censurado durante a ditadura, este autor expôs em sua arte um Brasil de sujeitos e cotidianos que horrorizavam a estética asséptica e higiênica da ditadura civil-militar no Brasil, que através da censura e repressão tentava esconder a existência dos conflitos, dramas e angústias vividos no cotidiano cruel e violento dos sujeitos comuns.
Show more...
3 years ago
9 minutes 10 seconds

Historicizar
34 - Assalto ao trem pagador (FILME: Roberto Farias - 1962)
O filme de Roberto Farias se destaca por mostrar o contexto social do RJ do começo da década de 1960. A atmosfera social do lendário assalto suscita reflexão sobre as relações sociais e os problemas estruturais (racismo, miséria, violência, etc) de um determinado tempo histórico. Destaca-se o fabuloso elenco da época, que incluía Eliezer Gomes (Tião Medonho), Reginaldo Farias(Grilo Peru), Ruth de Sousa e Grande Otelo (Cachaça).
Show more...
3 years ago
7 minutes 46 seconds

Historicizar
33 - Toda nudez será castigada(PEÇA/FILME: Nelson Rodrigues/Arnaldo Jabor - 1965/1972)
Neste episódio apresentamos reflexões sobre a tragédia/drama presente neste texto de Nelson Rodrigues. Que aborda o conflito do sujeito (classe média carioca) diante dos ímpetos de sua sexualidade e valores morais/ civilizatórios. Os conflitos dos personagens acabam por revelar o patológico e a hipocrisia comum quando o tema é sexualidade em atmosferas sociais de vigilância e repressão.
Show more...
3 years ago
10 minutes 26 seconds

Historicizar
32 - Censura e ditadura: Feliz ano Novo(LIVRO: Rubem Fonseca - 1975)
Reflexões sobre a censura ao livro Feliz ano Novo (Rubem Fonseca), que suscitou importantes questões sobre as motivações da censura: impedir que mesmo em ficções, sexualidades consideradas marginais, patológicas e ilegítimas pudessem existir e expressarem-se. Por este motivo considerada como atentado à moral e os costumes! Ditame comum durante os anos de ditadura civil-militar no Brasil.
Show more...
3 years ago
13 minutes 30 seconds

Historicizar
31 - Autoritarismo brasileiro (LIVRO: historiadora Lilia Moritz Schwarcz - 2019 - SP)
Historiadora Lília Moritz faz rica historicização das práticas autoritárias de nosso país. Nos faz refletir sobre um passado que insiste em repetir -se em nosso complexo presente. O discurso da barbárie e as práticas autoritárias de dias atuais são devidamente contextualizados nesta obra.
Show more...
3 years ago
10 minutes 51 seconds

Historicizar
Produzido por Anderson Soares (historiador e psicanalista) que objetiva manejar conexões de saberes pouco exploradas, que nos levam a desnaturalizar e desconstruir permanências discursivas em torno do sujeito singular e suas implicações históricas, culturais e subjetivas. Os saberes históricos e psicanalíticos dão suporte às nossas reflexões sobre este sujeito singular, atravessado por uma cultura, historicidade e processo intersubjetivo. Cada episódio se resume a reflexões sobre os condicionantes históricos e sintomas do mal-estar da sociedade contemporânea e sua complexidade. Também YOUTUBE