Neste episódio, entrevistamos o tradutor e arabista Pedro Martins Criado, e sua recém-publicada tradução dos "Relatos da China e da Índia" (Ahbar as-Sind wa'l-Hind), uma compilação de relatos de viajantes, marinheiros e mercadores árabe-persas organizada por um certo Abu Zayd al-Hasan al-Sirafi no século IX EC. Em pouco mais de uma hora, os historicasters tiveram o privilégio de debater com Pedro temas como a prática da tradução de antigas obras da língua árabe, a experiência do mundo muçulmano face a seu "próprio oriente", chegando até questões pertinentes aos debates sobre processos de racialização pré-modernos.
SOBRE O CONVIDADO: Pedro Martins Criado é doutorando no PPG em Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), pela qual também é mestre em Estudos Árabes e bacharel em Árabe e Português. Pesquisa temáticas pertinentes à literatura árabe islâmica, à historiografia, à geografia e aos relatos de viajantes em fontes escritas durante o período pré-moderno. Entre suas traduções, está o relato da Viagem ao Volga de Ahmad Ibn Fadlan, pela editora Carambaia; e, pela editora Tabla, a coletânea de contos Beirute Noir, e os Relatos da China e da Índia, compilados por Abu Zayd al-Hasan al-Sirafi.
Neste episódio, que remete à nossa estreia nos idos de março de 2020, os quatro historicasters - Kelvin, Lucas, Guilherme e Gabriel - se reúnem para um papo sobre a experiência da COVID-19 na vida de cada um, à luz de uma perspectiva histórica diacrônica.
No segundo episódio da 3ª temporada, recebemos novamente Bruno Segatto para um debate sobre os mais recentes desdobramentos da invasão russa da Ucrânia. Gravado em 25 de fevereiro, o episódio apresenta um panorama contextual acerca do conflito e suas raízes, além das possibilidades de futuros acontecimentos.
.
SOBRE O CONVIDADO: Bruno Segatto é Mestre em História pela UFRGS. É docente de história da Ceisc Concursos e da rede privada de Porto Alegre, além da Casamundi Cultura, nossa parceira. Com o HistoriCast, gravou também o episódio "Breve História do Café", em 2020.
SEASON FINALE NO AR! Em nosso último episódio de 2021, batemos um divertidíssimo papo com Alexandre Guilhão, o qual recebemos novamente no HistoriCast para uma abordagem histórico-crítica de uma de nossas maiores paixões: a saga Star Wars!
.
SOBRE O CONVIDADO: Alexandre Guilhão é Doutorando em História pela PUCRS, além de Mestre em História e graduado em Produção Audiovisual pela mesma instituição. É pesquisador do cinema latinoamericano. Coordena o projeto "Cinemateca Histórica" (@cinemateca_historica) no Instagram e YouTube. Com o HistoriCast, gravou também o episódio T02E03 - "Cinema Brasileiro".
No penúltimo episódio de 2021, recebemos novamente Leonardo Birnfeld Kurtz, Mestrando em História pela PUCRS, que nos brindou com uma leitura dirigida do épico mesopotâmico de Gilgamesh, a primeira epopeia da humanidade.
.
SOBRE O CONVIDADO: Leonardo Kurtz é Mestrando em História, além de estar realizando licenciatura em História pela PUCRS. Com o HistoriCast, já gravou o episódio T01E19 - "Enûma Elish": O Mito de Criação Babilônico", que você também pode ouvir em todas as plataformas.
No 11º episódio de nossa 2ª temporada, conversamos com Thuila Farias Ferreira, Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), sobre sua trajetória e o projeto "Biografias de Mulheres Africanas", coordenado por ela e pelo Prof. Dr. José Rivair Macedo (UFRGS). Conheça o projeto Biografias de Mulheres Africanas: https://www.ufrgs.br/africanas/. Inscreva-se na Conferência Internacional "Sociedades Africanas: Religiosidades, Identidades e Conexões Globais": https://conferenciainternacionalsociedadesafricanas.wordpress.com/
.
SOBRE A CONVIDADA: Thuila Farias Ferreira é Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro/UFBA). Mestra em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020), com dissertação intitulada "Africanas: gênero e feminismo em perspectiva afrocentrada", orientada pelo professor Dr. José Rivair Macedo e aprovada com distinção de louvor. Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade La Salle (Canoas, 2016), obteve grau máximo em seu trabalho de conclusão de curso intitulado "As relações internacionais Brasil-África no século XXI: cooperação ou neoimperialismo?", orientado pela professora Dra. Tatiana Vargas Maia. Coordenadora adjunta do projeto "Africanas: biografias, referências de pesquisa e constituição de um banco de dados informatizado no ILEA-UFRGS", vinculado ao Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA-UFRGS).
Em nosso décimo episódio de 2021, recebemos o Projeto de Extensão ERGANE - Arqueologia Digital na Educação (UFRGS) e o Laboratório ARISE - Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas (USP) para um bate-papo sobre arqueologia digital, arqueojogos modelagem e simulações 3D, e as possibilidades de utilização desses aportes no ensino e pesquisa em história indígena.
.
SOBRE OS CONVIDADOS: Representando o ERGANE-UFRGS, contamos com a presença de Bruno Zanette (Engenharia Física/UFRGS), Vander Gabriel Camargo e João Vinícius Chiesa Back (Licenciatura em História/UFRGS). Em nome do ARISE-USP, recebemos Alex Martire, Doutor em Arqueologia (MAE-USP, 2017).
Neste relevantíssimo episódio perante tanto à efeméride dos 20 anos dos atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque-EUA, quanto pela atual conjectura do Afeganistão, o Prof. Dr. Emiliano Unzer (UFES) nos brinda com um panorama da história deste país da Ásia Central ao longo do século XX e início do XXI, analisando o atual devir histórico afegão à luz de seus aspectos social, político, religioso e econômico.
SOBRE O CONVIDADO: Emiliano Unzer Macedo é professor de História da Ásia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É criador do projeto de divulgação histórica "História da Ásia" (@historiadaasia no Instagram e "Emiliano Unzer" no YouTube). Publicou inúmeras obras sobre a história asiática, como "História da Ásia", "História do Japão - Uma Introdução", "A Tinta e o Turbante - Uma História do Irã" e "A Montanha e o Urso - Uma História da Coreia".
No sétimo episódio de nossa 2ª temporada, que tem um quê de "pocket episode", nosso prezado historicaster Guilherme Zabel nos apresenta um pouco sobre a interessantíssima personagem histórica que foi Cleópatra VII Philopator, última governante Ptolomaica do Egito; o que as fontes dizem sobre sua vida, sua relação com Júlio César e Marco Antônio e os conflitos políticos do Mediterrâneo no século I a.C.
SOBRE O CONVIDADO: Guilherme Zabel é membro do HistoriCast, criador do Projeto JOGAE, docente da Casamundi Cultura e da rede privada de ensino em Porto Alegre. Já gravou diversos episódios com o HistoriCast, sobre temas como a Escandinávia medieval e a Antiguidade Clássica.
No sexto episódio da 2ª temporada, recebemos dois grandes historiadores para falar sobre a história, a memória, a historicidade e as lutas dos movimentos LGBTQIA+ na história recente do Brasil. Nossos historicasters Gabriel e Lucas conversaram com a Prof.ª Dr.ª Marta Rovai (UNIFAL) e o Prof. Dr. Benito Bisso Schmidt (UFRGS).
SOBRE OS CONVIDADOS:
- MARTA ROVAI é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Pós-Doc pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora substituta na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO), da Universidade de São Paulo e do Formatio (Processos de Formação e Profissionalidade Docente (Formatio/UNIFAL). É líder do Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória, cultura e patrimônio e coordenadora do Grupo de Estudos História Oral, gênero e diversidade, na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). É coordenadora institucional do PIBID/UNIFAL desde 2015. É integrante da Rede Brasileira de História Pública. Possui Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), tendo pesquisado sobre a juventude durante o Estado Novo.
- BENITO BISSO SCHMIDT é licenciado (1990) e bacharel (1992) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestre em História pela mesma instituição (1996) e doutor em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002), com estágio no Centre d'Histoire Sociale du XXe Siècle (Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne) (2001). Atualmente, é Professor do Departamento (desde 1994) e do Programa de Pós-Graduação (desde 2003) em História da UFRGS. Também integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHIST (desde 2014). Foi Maître de Conférences na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS, Paris (2005 e 2011). Foi titular da Cátedra Simón Bolívar do Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine - IHEAL (Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle) de janeiro a maio de 2014; professor convidado junto ao Department of Romance and Latin-American Studies da Universidade Hebraica de Jerusalém, em maio de 2014, e ao Mestrado em Ciências Humanas da Universidad de la República (Uruguai), em maio de 2016; e Distinguished Fulbright Visiting Scholar na Emory University (EUA), de agosto a dezembro de 2017. Integra o Grupo de Pesquisa "Teoria e Metodologia da História" e o Laboratório de Ensino de História e Educação (LHISTE), ambos vinculados ao CNPq. Ministra disciplinas na área de Teoria e Metodologia da História e pesquisa sobre temas como: história LGBTQI+ e teoria queer, gênero biográfico, história social da memória, história do trabalho, história das relações de gênero e ditaduras na América Latina. De fevereiro a dezembro de 2018, realizou estágio Sênior Sênior no Exterior na Brown University (EUA), com bolsa CAPES.
No 5º episódio da 2ª temporada, nosso historicaster Gabriel Giacomazzi (@giaco_mazzi) traz um breve apanhado sobre os desenvolvimentos históricos ocorridos na costa oriental de África, da Antiguidade aos fins do século XIX, focalizando a chamada "Era Suaíli". Este episódio é, também, uma das avaliações para a disciplina "A Narrativa Histórica na Era Digital", ofertada na pós-graduação em História da UFRGS pela Prof.ª Dr.ª Natália Guerellus.
SOBRE O CONVIDADO: Gabriel Giacomazzi é um dos criadores do HistoriCast. É Mestrando do PPG em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do Prof. Dr. José Rivair Macedo, onde pesquisa sobre discursos raciais em manuscritos afromuçulmanos da Costa Suaíli (séc. XVIII-XIX).
No quarto episódio de nossa 2ª temporada, conversamos com o Sheikh Rodrigo Rodrigues sobre os princípios do Islã e sua difusão no Brasil, além de pautarmos o Ramadan e as perguntas enviadas pelos ouvintes.
.
SOBRE O CONVIDADO: O Sheikh Rodrigo Rodrigues é natural de Porto Alegre-RS, Imam muçulmano e sociólogo. É graduado em Islamic Studies pela King Saud University (2010) e sociólogo pela Universidade Paulista (UNIP)., além de cursar o bacharelado em Biblioteconomia. É Imam da comunidade muçulmana de Curitiba, após já ter sido também Imam em Porto Alegre e São Paulo.
No terceiro episódio da 2ª temporada do HistoriCast, retomamos o formato de monólogos para receber a excelente fala de Alexandre Guilhão, Doutorando em História pela PUCRS, sobre a história e o desenvolvimento da Sétima Arte no Brasil: o cinema. Delineando um percurso das origens do cinema no Brasil a partir das primeiras décadas do século XX, desde as primeiras chanchadas, passando pelo Cinema Novo até as produções mais recentes, pós-década de 90, Guilhão apresenta o contexto sociocultural que permitiu ora a estagnação, ora o florescimento da produção cinematográfica no Brasil; seus principais atores, cineastas, movimentos e instituições.
.
SOBRE O CONVIDADO: Alexandre Guilhão é Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), além de Mestre em História e graduado em Produção Audiovisual pela mesma instituição. É pesquisador do cinema latinoamericano. Coordena o projeto "Cinemateca Histórica" (@cinemateca_historica) no Instagram.
No segundo episódio da 2ª temporada do HistoriCast, o Kelvin e o Gabriel conversaram com Pedro Martins Criado, Mestre em Estudos Árabes pela USP, sobre a produção do conhecimento secular e religioso no mundo islâmico clássico, especialmente durante o chamado Período Abássida (750-1258).
.
SOBRE O CONVIDADO: Pedro Martins Criado é Mestre em Estudos Árabes pela FFLCH-USP e tradutor de obras em língua árabe para o português. Pesquisa a escrita da história e a produção do conhecimento no mundo islâmico clássico, especialmente no Período Abássida (750-1258). É autor de uma tradução do relato de viagem de Ibn Fadlan, no séc. IX, intitulada "Viagem ao Volga" (Editora @carambaia). Também traduziu, mais recentemente, a coletânea "Beirute Noir" (@editoratabla).
Bem-vindos à 2ª temporada do HistoriCast! Nossa season premiere se dá em grande estilo com a presença da queridíssima Prof.ª Dr.ª Marta Gouveia de Oliveira Rovai, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), que conversou com nossos historicasters sobre a onda revisionista e negacionista, de caráter neofascista, que tem assolado o conhecimento científico - em especial, a História - na atualidade.
.
SOBRE A CONVIDADA: Marta Rovai é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Pós-Doc pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora substituta na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO), da Universidade de São Paulo e do Formatio (Processos de Formação e Profissionalidade Docente (Formatio/UNIFAL).É líder do Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória, cultura e patrimônio e coordenadora do Grupo de Estudos História Oral, gênero e diversidade, na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). É coordenadora institucional do PIBID/UNIFAL desde 2015. É integrante da Rede Brasileira de História Pública. Possui Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), tendo pesquisado sobre a juventude durante o Estado Novo.