
“Esboçar em uma síntese apertada a grande contribuição das mulheres no grande duelo é uma tarefa complexa e apaixonante. (...) "
Estas palavras pertencem à obra “A mulher na epopéia nacional”, obra que viu a luz nos anos 1970 e 1971 da historiadora paraguaia María Idalia Flores de Zarza, protagonista do programa atual. Ela é uma pesquisadora de real importância para a construção do relato histórico paraguaio, uma profissional cujas contribuições tiveram que resgatar elementos perdidos do passado, ao reivindicar sua memória no presente.
Agradecemos especialmente a participação de Lorenzo Del Valle, que colabora com sua voz e tradução dos textos para o guarani.
FONTE:
FLORES DE ZARZA, Idalia. “La mujer en la epopeya nacional” Anuario del Instituto Femenino de Investigaciones Históricas, Vol. 1, (1970-1971)
BIBLIOGRAFÍA:
ARANDUVERA Biblioteca digitial abierta. “Días de la mujer” Aranduvera Biblioteca digital abierta. http://aranduvera.com.py/dias-de-la-mujer/ (consultado el 30/09/2021)
DÍAZ DE ESPADA DE RAMÍREZ BOETTNER, Sara. Mujeres paraguayas contemporáneas. Asunción: Talleres gráficos Makrografic, 1989.
RÍOS VELAZCO DE CALDI, Ramona Luisa. Diccionario de la mujer guaraní. Asunción: Editorial Siglo Veintiuno: 1977.