Este é o último episódio de “Há lugar à mesa”, e juntou-se a nós o padre jesuíta José de Pablo, vice-assistente eclesiástico mundial da CVX.
Vindo de uma família numerosa, fala-nos de discernimento, comunicação, criatividade e partilha. Acompanha, desde 2020, o EXCO (Conselho Executivo mundial) e com ele, os 23000 membros, pelos 84 países onde a CVX está presente.
Tem um sentido de missão forte e um desejo enorme de acompanhar todas as vocações, sempre pela porta de serviço, e não pela principal.
Muchas gracias, José de Pablo!
Este é o décimo terceiro episódio de “Há lugar à mesa”, e juntou-se a nós o Tiago, do grupo Conversados AMDG, de Lisboa.
Marcado pelo sentido de missão, do perdão e da perseverança, esteve nos Leigos para o Desenvolvimento, durante um ano, em São Tomé e Príncipe. Trouxe uma “mala cheia”, habitada pelas relações humanas, que tanta alegria, no seu dia a dia, lhe trazem.
Juntou-se à CVX há dez anos, e o seu testemunho é a forma mais verdadeira de falar de Jesus aos outros.
Obrigada, Tiago!
Este é o décimo segundo episódio de “Há lugar à mesa”, e juntaram-se a nós o casal, Rita e Pedro Negrão do grupo CREUntes, do Porto.
Há mais de 30 anos juntos na mesma CVX,viveram sempre em família com as três filhas, as alegrias e desafios, do grupo, bem como a envolvência da comunidade alargada.
Marcados pelo desafio do voluntariado no GasAfrica, enquanto jovens, reaprenderam o amor ao próximo e uma relação de desprendimento com Deus. E foi aí, em missão, que também se conheceram.
Obrigada pelo vosso testemunho e da vossa entrega a Deus!
Este é o décimo primeiro episódio de “Há lugar à mesa”, e juntaram-se a nós, os irmãos, Tintão do grupo Xis, e o Vasco do grupo Abba, em Lisboa.
Cresceram numa família católica, de 9 irmãos, sendo que o testemunho da mãe e o testemunho do pai, foram estruturais para o caminho de fé, de cada um.
Em CVX há mais de 40 anos, a luz, a consolação e a gratidão, foram sinais de um caminho de vida, e do amor de Deus, para a Tintão; de liberdade, de encontro e de serviço, para o Vasco.
Obrigada pela vossa vida e pelo vosso serviço à CVX!
Este é o décimo episódio de “Há lugar à mesa”, e juntou-se a nós a Patrícia, do grupo Sótão, em Lisboa.
Cresceu num ambiente variado de carismas cristãos. Estudou num colégio com irmãs dominicanas, o seu pai era evangélico e a mãe católica, e foi nesta diversidade e liberdade de escolha, que foi fazendo caminho, entre altos e baixos, até se juntar à CVX, há 18 anos.
Obrigada Patrícia pela sua vocação e riqueza de testemunho!
Este é o nono episódio de “Há lugar à mesa”, e juntou-se a nós o Zé Maria, do grupo Cassis, em Lisboa.
Este é um percurso muito marcado pela pertença a uma comunidade, em especial pela ligação à paróquia onde cresceu. A sua experiência de Deus passa sobretudo pela alegria e o serviço aos outros.
A Missão País foi uma das portas de entrada para a Igreja, projeto no qual até hoje, com gratidão, permanece.
Obrigado, Zé!
Este é o oitavo episódio de “Há lugar à mesa”, e juntou-se a nós a Ir. Goreti da região Além-Tejo.
É maravilhoso ouvir a Ir. Goreti, com a sua leveza, paixão, profundidade e confiada sempre no Senhor.
Um caminho de fé marcado pela fidelidade às pessoas, pelo compromisso e pela serenidade. E um coração muito agradecido pelo amor e confiança de tantos que acompanha.
E nós continuamos agradecer a sua entrega.
Obrigada Ir. Goreti!
Este é o sétimo episódio de “Há lugar à mesa”, e juntou-se a nós o Lourenço da região Sul.
Uma conversa com muita disposição e muito amor pelo percurso de vida do Lourenço. Há 8 anos em CVX, uma comunidade muito importante na sua vida, em que a diversidade e a escuta orante são algumas marcas que o grupo vai deixando no seu coração.
Um olhar muito agradecido pelo seu caminho e sobretudo pelas pessoas com quem tem o feito na sua vida.
Obrigada Lourenço!
Este é o sexto episódio de “Há lugar à mesa”, e juntou-se a nós a Jacinta e o Nini, do grupo “H2Ora”.
Saíram da cidade, e vivem numa aldeia perto de Coimbra, num estilo de vida simples e tranquilo, mais ligado à Terra, de “porta aberta”, ao ritmo da natureza.
Estão em CVX há cerca de 30 anos e entre a tranquilidade e a inquietação têm um percurso marcado pelo encontro, pela comunidade, pela reflexão, pelo cuidado e pelo acolhimento.
Este é o quinto episódio de “Há lugar à mesa”, e juntou-se a nós a Inha, do grupo “Paulitos”, de Lisboa.
Um percurso aparentemente banal e expectável, mas sempre com uma grande sede e de mão dada com Deus. Fascina-lhe o normal do quotidiano e a beleza das pequenas coisas. Tem a CVX desde cedo como âncora na sua vida, e é desta simplicidade e gratidão que nos vem dar testemunho.
Este é o quarto episódio de “Há lugar à mesa”, e juntou-se a nós a Mafalda, do grupo “Netos”, do Porto. O seu caminho espiritual é muito marcado desde a sua infância pela liberdade de escolha da sua fé, pela ligação à Igreja e à paróquia, pelos serviços de voluntariado e mais tarde pela CVX. Mãe de 3 filhos, a conciliação da vida familiar e profissional tem sido um desafio a que tenta responder, na vivência da sua relação com Deus, ajudando também outras famílias, através do seu testemunho muito inspirador.
Obrigada Mafalda!
Este é o terceiro episódio de “Há lugar à mesa”, e juntou-se a nós o Pedro, presidente da região Além Tejo, vindo de Évora. O seu caminho espiritual é muito marcado pelo seu casamento e pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora, até chegar à CVX. A espiritualidade inaciana esteve sempre presente na sua família, desde cedo, sendo o nono de dez irmãos. Juntou-se à CVX já em Évora, e em Banho Maria (nome do grupo) tem feito um percurso que lhe tem dado imenso gozo e muita alegria.
Obrigada Pedro pelo testemunho!
Este é o segundo episódio de “Há lugar à mesa”, e juntou-se a nós a Maria, do grupo Ovinos. O seu caminho espiritual é muito marcado pelo testemunho de vida dos outros e como Deus revela a sua beleza na banalidade da vida. Para a Maria, há sempre lugar para aprender com os outros, principalmente com quem já vive a CVX há tantos anos.
Os Exercícios Espirituais marcam um antes e depois da sua relação com Deus (e todos nós concordamos). Vem ouvir!
Obrigada Maria! ♥️
Este é o primeiro episódio de “Há lugar à mesa”, que deu início à comemoração dos 50 anos da CVX em Portugal. Um episódio ao vivo, com a presença de centenas de pessoas, que se juntaram a nós. À mesa, agradecer e relembrar os inícios da CVX, como comunidade que somos. Ainda há lugar!
Durante o próximo ano vários membros da comunidade vão ter lugar à nossa mesa.