O convidado do episódio desta semana é Vinicius Mastrorosa, Diretor Financeiro (CFO) e de Relações da Melnick. Conversamos sobre o bom momento do mercado imobiliário, estratégia de crescimento da empresa depois do IPO, principais projetos, banco de terrenos e o que esperar de 2021. Ainda falamos sobre as iniciativas da área de RI para os investidores pessoas físicas.
Para o episódio desta semana, convidamos dois gestores de ações da Kinea: Rafael Oliveira do fundo long only e Marcus Zanetti dos fundos multimercados.
Falamos bastante sobre as diferenças na estratégia de investimento em ações (long biased x long only), com análise de ações nos setores de bancos, construção civil e commodities. Calls Fora da Caixa: Vivara e Irani.
Para o episódio desta semana, o nosso convidado é Gustavo Heilberg, fundador e CEO da HIX Capital, gestora de recursos com foco em investimentos em ações. Falamos bastante sobre a filosofia de investimentos com foco na economia real e análise de empresas: Eneva, Sulamérica, Jereissati Participações e Light (call fora da caixa).
#34 – FORA DA CAIXAPara o episódio desta semana, o convidado é Ricardo Almendra, fundador e CEO da RBR Asset, gestora 100% focada no mercado imobiliário com mais de R$ 4,5 bilhões de ativos sob gestão. Conversamos sobre a visão macro: 1 milhão de investidores em FII’s e retorno em dividendos. Visão da RBR sobre as diferentes classes de ativos imobiliários: shopping centers, galpões logísticos, lajes corporativas e escritórios, fundos de crédito (CRI) e fundos de fundos (FOF).
Para o episódio desta semana, o convidado é Welliam Wang, cogestor de renda variável da Az Quest, um dos gestores do fundo de ações Small Mid Caps que tem mais de 1,5 bilhão de reais em ativos. Conversamos sobre os setores de papel e celulose, shopping centers, educação e a disputa bancos digitais versus bancos tradicionais. Call fora da caixa: Qualicorp.
Para o episódio desta semana, o convidado é Roberto Lee, fundador e CEO da Avenue Securities. A Avenue é uma corretora de valores nos EUA direcionada aos clientes brasileiros. Conversamos sobre a trajetória profissional do Roberto (fundador das corretoras Wintrade e Clear), sobre a importância de investir nos EUA e diversificar investimentos fora do Brasil, além da sua visão sobre o setor de tecnologia nos EUA, corretoras de valores e fintechs.
Para o episódio desta semana, convidamos Felipe Berenguer, analista político da Levante Ideias de Investimentos. A conversa foi sobre as eleições presidenciais no Estados Unidos: a disputa entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden. Análise política sobre a reta final da campanha, impactos no mercado financeiro e prognóstico para a eleição, sem ficar no muro. Call fora da caixa: sucessão na presidência do Senado e Câmara dos deputados no Brasil.
Para o episódio desta semana, convidamos a Beatriz Fortunato, fundadora e gestora de ações da Studio Investimentos. A estratégia do fundo de ações da Studio é baseada na análise fundamentalista das empresas com visão de longo prazo, com bons negócios bem administrados pelos executivos das companhias que tem vantagens competitivas. Falamos sobre a Natura, setor de shopping centers (Multiplan) e a fusão Localiza e Unidas. Call fora da caixa: Carrefour.
Para o episódio desta semana, a nossa convidada é Bea Aguillar, analista de ações (CNPI), educadora financeira, influencer digital e fundadora do canal do youtube Papo de Bolsa.
Conversamos sobre investimento em ações, perfil de risco, educação financeira, as ações “queridinhas” dos investidores pessoas físicas: Via Varejo, IRB, JHSF e Oi.
Para o episódio desta semana, o convidado é Bruno Benassi, especialista de ações da Levante Ideias de Investimentos. Conversamos sobre a maior onda de IPO’s desde 2007, com mais de 50 ofertas em análise. Indicamos os principais pontos a serem analisados num IPO (Petz), o caminho das pedras para destrinchar os prospectos das empresas, sempre com a visão para os investidores pessoas físicas. Call fora da caixa: IPO da Construtora Melnick.
Para o episódio desta semana, convidamos Marcelo Audi, gestor da Cardinal Partners. Value Investor clássico, Audi discorre sobre a essência desta filosofia de investimento que vem se perdendo nos últimos anos e ainda deixa uma dica de livro sobre o assunto. A conversa passa também sobre a importância das finanças comportamentais e entra com mais profundidade em dois cases específicos da gestora que são fora da caixa: BR Distribuidora e Burger King.
Era uma vez o episódio 22 em que nosso convidado Fernando Ulrich comentava sobre dólar, ouro e bitcoin. Porém, chamou a atenção o seu Call Fora da Caixa sobre o investimento em Urânio. A tese é tão única que resolvemos ir atrás do dono dela, Marcelo Lopez, gestor da L2 Capital Partners. Além de uma explicação detalhada sobre a tese, nosso convidado também surpreende ao não apenas falar que as empresas de tecnologia dos EUA estão caras, mas ao compartilhar sua opinião de que podemos estar diante de uma bolha nas bolsas mundo afora.
Neste episódio, Murilo Breder e Eduardo Guimarães retomam o papo com os CFOs das empresas da Bolsa. Desta vez, a escolhida é uma construtora e incorporadora ainda pouco conhecida por muitos investidores: Mitre (MTRE3), representada pelo seu Diretor Financeiro (CFO) e de Relações com Investidores, Rodrigo Cagali. Focada no público média-alta renda de São Paulo, a empresa abriu seu capital em fevereiro na Bolsa de Valores e logo em março já encarou a chegada do coronavírus no Brasil. Porém, contraintuitivamente, a pandemia e a queda dos juros podem ter preparado terreno para um momento macro nunca antes visto para o setor de construção civil brasileiro.
Nosso convidado desta semana, Ivan Kraiser é um gestor-trader que não tem medo de mudar de ideia e que tenta ganhar dinheiro em qualquer cenário nos mercados. Em um bate-papo super descontraído, com direito a piada sobre mineiro, Murilo Breder e Eduardo Guimarães conversam com Ivan sobre suas mudanças de carreira e como é o seu trabalho atual como gestor chefe da Garín Investimentos. Ex-operador da bolsa de valores, experiência em Wall Street e mais de 7.500 pregões na conta, Ivan Kraiser tem muita história para contar.
Depois de dois episódios com pautas mais diferentes, voltamos em grande estilo com os grandes gestores da Bolsa: Ary Zanetta, da Brasil Capital. Com mais de R$ 4 bi sob gestão, conversamos sobre como a gestora incorpora os conceitos ESG na análise, passando pelos cases de Natura, Cosan e a possibilidade de digitalização do Ensino.
Dólar, ouro, bitcoin e Urânio. Acreditem ou não, tudo isso e muitos outros tópicos como a Guerra Fria entre Estados Unidos e China e a Teoria do Milkshake Dólar passaram por este episódio. Economista e educador, nosso convidado Fernando Ulrich deslanchou como especialista em bitcoin, mas hoje consegue falar com propriedade sobre diversos outros temas como dólar e ouro. Saindo da própria caixa deste podcast, o episódio discorre sobre as diferentes e alternativas formas para proteger e diversificar seu portfólio.
“Há um certo exagero.” É assim que Luis Felipe Amaral, gestor da Equitas, classificou a reação do mercado sobre os preços das ações de shopping centers e da CVC nos últimos meses. Com algumas posições consideradas ‘contrarians’, o gestor de um dos maiores fundos de ações da Bolsa brasileira abre um pouco de seu racional, repassa uma dica de livro aprovado por nada menos que Howard Marks e compartilha um de seus grandes aprendizados: preço importa, mas qualidade também.
De business complicado, nosso convidado entende. Ex-vice-presidente de finanças da Gol, migrou para o até então tranquilo setor de locação de veículos. A Movida se preparava para um de seus melhores primeiros trimestres da história quando os impactos da pandemia pegaram de frente todo o setor. Nesse episódio Edmar Prado, CFO e Diretor de RI da Movida, compartilha conosco as estratégias da companhia para mitigar os impactos e o que esperar do setor daqui para frente.
Por incrível que pareça, mesmo com 20 anos de histórico e uma rentabilidade média de 20% ao ano, a gestora Joule é fora do radar do mercado. Neste episódio, o gestor José Luiz Junqueira (Zé) explica porque o curto prazo de Unidas não lhe causa preocupação, sua visão para a forte alta recente de Magazine Luiza e porque Trisul é o seu Call Fora da Caixa.
E-commerce veio para ficar, os bancões ficaram merecidamente para trás no primeiro semestre, bancos digitais vão conseguir se rentabilizar, Peter Lynch, B3 goleia BB Seguridade e Oi está melhor do IRB. Estas foram apenas algumas das frases marcantes deste episódio em que Murilo Breder e Eduardo Guimarães conversam diretamente com Paulo Weickert, CFA e sócio-fundador da Apex Capital.