Nesse primeiro episodio de 2025 eu trago algo que tenho pensado muito nesses últimos dias. Sobre o cuidado de Deus e o propósito Dele na maternidade.
Sem romantizar a maternidade, como muitos dizem, sabemos que não é fácil toda a transformação diária que acontece na nossa vida quando a maternidade chega e para muitas mães, a fase do puerpério, pode ser muito mais desafiadora. Mas durante todo esse nosso processo que é para a vida toda, uma coisa é certa, Deus está sempre ao nosso lado, nos sustenta e nos orienta.
E é sobre isso esse podcast: uma breve reflexão sobre o cuidado de Deus!
Neste último episódio de 2024, temos uma conversa muito especial! Vamos refletir juntos sobre o que os castigos realmente ensinam às crianças e explorar como isso se conecta com nossas próprias experiências e memórias da infância.
Coloque seus fones de ouvido e junte-se a mim nessa reflexão que, com certeza, tocará seu coração e proporcionará novas perspectivas.
Neste episódio vamos conversar sobre esse tema cada vez mais relevante nas vidas das famílias modernas: que é o uso de telas na infância e de que forma podemos criar um ambiente equilibrado e saudável em casa, já que estamos em um mundo onde as tecnologias digitais ocupam um espaço significativo no nosso cotidiano.
Neste episódio exploramos a importância da rede de apoio. Conversamos sobre o que é a rede de apoio, como construir conexões significativas pode transformar a experiência da maternidade e como essas relações podem nos ajudar a enfrentar os desafios diários.
É possível cultivar a autonomia desde muito cedo, e isso pode ser um verdadeiro presente para o desenvolvimento emocional das crianças.
Este episódio traz uma reflexão sobre a frase “O homem que eu sou é a criança que eu fui”, do escritor José Saramago.
Ser adulto não significa deixar de ser criança, mas sim carregar essa criança dentro de nós.
Este é o primeiro episódio do meu podcast.
Não está perfeito, mas antes de dar vida a esse projeto, duas frases não saíam da minha cabeça:
**“Melhor feito do que perfeito”;
**“Uma ideia não vale nada se ficar na sua cabeça.”
Com essas reflexões, criei o Foca na Infância ❤️. Esse podcast não tem a pretensão de oferecer verdades absolutas sobre educação ou infância, mas sim de te convidar a enxergar o universo infantil sob uma nova perspectiva.
Eu sou Livia Quintão – educadora, pedagoga, psicopedagoga e mãe de duas crianças maravilhosas. 💛
Quero te convidar a se inscrever no podcast e embarcar comigo nessa jornada! Os episódios serão quinzenais (ou semanais, se a rotina de mãe permitir), trazendo reflexões, aprendizados e insights sobre a infância e a parentalidade. Vamos juntos explorar esse universo fascinante?
Você pode me encontrar também no Instagram @liviaquintao.psico