FESTAS TRANQUILAS
Foi activada uma força multi-sectorial para garantir quadra festiva tranquila na Província de Maputo. Trata- se da polícia de proteção, polícia de trânsito. O serviço nacional de migração e serviço nacional de salvação pública.
COMANDANTE DA PRM
O Comandante da PRM na cidade de Maputo reuniu-se, este Sábado, com comunidade no distrito municipal KaMubukwane. O encontro visava fomentar a cooperação entre polícia e comunidade no garante da tranquilidade e segurança públicas.
USURPAÇÃO DE TERRENOS
Cidadãos que dizem ser nativos do bairro Triunfo-2 queixam-se de usurpação de espaços. Dizem que os supostos usurpadores lhes tiram áreas habitacionais e de cultivo sem qualquer negociação, alegando que são espaços pertencentes ao município. Dizem também que mesmo ganhando os casos nos tribunais os terrenos não são devolvidos.
PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL
A produção do carvão vegetal aumentou mais do dobro em 2021, mesmo em meio à pressão ambiental global para substituir este tipo de combustível. A agenda global é clara – o mundo quer se livrar do carvão como fonte energética para salvar o clima. O gás é considerado combustível limpo ou amigo do ambiente.
O Governo moçambicano “comprou” a ideia e quer substituir as centrais a carvão por gás natural.
FESTAS TRANQUILAS NA CIDADE DE MAPUTO
Caminhamos para as festas de natal e de fim de ano, periodo caracterizado por muita agitação.
Autoridades querem que a quadra festiva decorra sem sobressaltos na cidade de Maputo.
A par disto, as autoridades estão a desdobrar-se para que a quadra festiva corra da melhor forma possível.
Muhamad Abdullah , presidente do pelouro do Turismo, Hotelaria e Restauração na CTA, quer que os turistas nacionais e estrangeiros sejam bem tratados e apela aos empresários a abstecerem-se da especulação de preços
A Inspeção nacional das actividades económicas assegura que vai apertar o cerco contra agentes económicos que não respeitam a lei.
As autoridades policiais avançam ainda que o trabalho que esta em curso visa igualmente os postos de controlo ao longo das estradas.
RESSANO GARCIA
Cresceu o movimento migratório na Fronteira de Ressano Garcia fomentado pelo fluxo de regressados da África do Sul. Por outro lado, a gestão do fluxo de utentes do posto fronteiriço mostra-se eficaz, sendo que as reclamações apresentadas estão apenas associadas ao que acontece do lado do território sul-africano.
COMANDANTE DA PRM NA CIDADE DE MAPUTO REÚNE-SE COM COMUNIDADE EM KAMUBUKWANE
O Comandante da PRM na cidade de Maputo reuniu-se, este Sábado, com comunidade no distrito municipal KaMubukwane. O encontro visava fomentar a cooperação entre polícia e comunidade no garante da tranquilidade e segurança públicas.
MULHER ACUSADA DE VIOLAR MENINO DE 10 ANOS EM MACUAMENE NA MAXIXE
Uma mulher com cerca de 50 anos de idade é acusada de ter violado sexualmente um menino de 10 anos de idade, supostamente para fins supersticiosos. O caso registou-se no bairro Macuamene no município da Maxixe.
CRIMINALIDADE EM MAPUTO
A PRM na província de Maputo neutralizou um jovem de 18 anos acusado de perpetrar assaltos a mão armada. Na posse do jovem foram aprendidas três armas de fogo, sendo duas do tipo pistola e uma de choque. Tem 18 anos e confessa que é bandido. Compra armas na África do Sul e não são poucas as que já adquiriu. Foi capturado pela polícia quando preparava mais um assalto a um estabelecimento comercial. Na sua posse, três armas, sendo duas do tipo pistola e uma de choque.Não tem problemas em gastar munições. Faz disparos ao ar até em ambientes de festa.A polícia diz estar ao encalço dos companheiros do implicado que se colocaram em fuga na operação de captura.
CONSELHO COORDENADOR MINT
Presidente da República exige incremento de acções de perseguição e desmantelamento de pequenos grupos de terroristas que teimam em atacar populações no norte do país. Filipe Nyusi fez este pronunciamento na cidade de Maputo, na abertura do Trigésimo Conselho Coordenador do Ministério do Interior.
Na qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças de Defesa e Segurança o Presidente da República, disse que o combate aos raptos, branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e à corrupção continuam a ser prioridades. Filipe Nyusi anotou ser crucial continuar a reforçar formas de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e o combate ao terrorismo.
A estas adversidades, estão igualmente o combate à imigração ilegal e os acidentes de viação. Durante a sua intervenção, na abertura do Conselho Coordenador do Ministério do Interior, Filipe Nyusi apelou para o reforço do combate à imigração ilegal, por estar associada à criminalidade transnacional e ao terrorismo.
Durante a cerimonia de abertura do Conselho Coordenador do Ministério do Interior, foi lançada a plataforma para a aquisição visto electronica. O Presidente da República alertou aos membros do Serviço Nacional de Migração para o aprimoramento e domínio da plataforma evisa. O Trigésimo Segundo Conselho Coordenador do Ministério do Interior decorre sobe o lema-Aprimorando Estratégias visando defender a soberania nacional e fortalecer a segurança interna, face aos desafios do terrorismo e imigração ilegal.
CRIMINALIDADE EM MAPUTO
A PRM na província de Maputo recuperou viaturas e diversos bens roubados em várias residências em vários bairros, e capturou 9 assaltantes e violadores sexuais. Ainda faltam bens e viaturas por recuperar e implicados por capturar.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Presidente da República encoraja graduados de nível superior a apostar no auto emprego. Nyusi falava durante a graduação de vários estudantes na UEM
CONSELHO COORDENADOR
Sob o lema: “Sector da Defesa engajado na prevenção e no combate a quaisquer formas de agressão à pátria”. O ministério da Defesa realiza o seu Conselho Coordenador.
MERCADOS E FEIRAS
Reestabelecido o fornecimento de água no Mercado Central da cidade de Maputo que deriva do pagamento da facture, que na altura do corte estava em atraso.
Entretanto a Comissão do Mercado diz que não recebeu nenhum aviso de corte. Porque neste ano o fornecimento da água naquele mercado já foi interrompido duas vezes, a comissão dos vendedores do Mercado está atenta para que não falte água para os vendedores.
ALAGAMENTOS EM MAPUTO
A Rua Marcelino dos Santos mantém cenário caótico de alagamento quase permanente depois do adiamento de vários projectos de sistema de drenagem e correcção da pavimentação. A mobilidade na via depende do bombeamento de água depois de cada chuva.
TOLERÂNCIA DE PONTO
A Cidade de Maputo completa, esta quinta-feira, 135 anos de elevação à categoria de urbe. E por ocasião das celebrações de elevação da cidade de Maputo, a Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, concede tolerância de ponto a todos os trabalhadores e funcionários públicos da capital do país.
O documento que a Miramar teve acesso refere que, a tolerância não abrange trabalhadores cuja actividade, pela sua natureza, não pode sofrer interrupção.
Os 135 anos são celebrados num momento que a Cidade de Maputo tem pela frente muitos desafios como a reorganização do comércio informal , resposta eficaz aos problemas dos transportes público e reabilitação das vias de acesso.
Ainda constituem desafios da autaquia, a construção de infra-estruturas, como valas de drenagens, estradas, pontes e abastecimento de água.
As celebrações dos 135 anos da capital do país serão marcadas, entre outras, pela realização da décima sétima edição do Festival do Batuque.
OPERAÇÕES CONJUNTAS DAS FADM
Operações conjuntas das FADM, SAMIM e Forças do Ruanda provocam baixas aos terroristas. Apesar dos resultados positivos alcançados pelas forças moçambicanas, Cristóvão Chume defende mais capacidade de vigilância.
FESTIVAL DO ÍNDICO
Maior festa da música moçambicana, o Festival do Índico quinta edição prova uma vez mais que é o programa mais assistido do fim de semana.
CAES ASSASSINOS
Os cães que mataram e causaram terror no interior de um condomínio em Intaka, Província de Maputo já foram recolhidos para serem acompanhados. As autoridades explicam que os animais atacaram com intenção de defender o dono num cenário de aparente briga.
ACIDENTE MORTAL
VIATURA DESPISTA-SE, CAPOTA, MATA UMA PESSOA E FERE OUTRAS CINCOS NA MAXIXE
Uma pessoa perdeu a vida e outras cinco contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros, num sinistro ocorreu na Maxixe do tipo despiste, choque e capotamento. O acidente ocorreu por volta das 02 horas, desta segunda-feira, no bairro Chambone 5, na Estrada Nacional Número 1.