A gestão financeira das PMEs brasileiras sempre enfrentou desafios estruturais — e, nos últimos anos, soluções do tipo BFM (Business Financial Management) têm ganhado espaço como uma alternativa mais conectada à realidade desse público.
Neste episódio do Fintech Talks, recebemos João Betenheuzer, CRO e cofundador da Celero, para uma conversa sobre os caminhos recentes desse mercado e os aprendizados de quem atua de forma integrada com bancos, fintechs e cooperativas.
Discutimos as diferenças entre o modelo BFM e outros sistemas, como ERPs e apps bancários, os avanços tecnológicos da IA Generativa integrada às soluções deste tipo e o potencial desses sistemas de influenciar diretamente o consumo de produtos financeiros com mais contexto e precisão. Assim, podemos ver os BFMs funcionando como uma poderosa ferramenta no contexto do "beyond banking", gerando valor para os clientes ao mesmo tempo em que dá subsídios para que as instituições financeiras tenham mais contato com seus clientes e personalizem suas ofertas a partir das frequentes interações geradas a partir daí.
Falamos também sobre os limites e riscos do modelo, os mitos que ainda cercam as PMEs brasileiras e o que o mercado financeiro ainda precisa entender melhor para construir soluções de maior impacto para esse segmento.
Confira!