Tendo em vista algumas mudanças significativas no cenário recente das políticas sobre drogas, como:
• A prorrogação do prazo do Edital 19/2019 da SENAPRED, para financiamento de Comunidades Terapêuticas.
• A Portaria 437/2020 MJ- SENAPRED, que “estabelece parâmetros para o reconhecimento de organizações da sociedade civil como Centro de Referência em Dependência Química – CEREDEQ”.
• A Resolução CONAD 03/2020 que Regulamenta o Acolhimento de adolescentes em Comunidades Terapêuticas.
Na 5ª feira 06/08/2020, o Presidente Executivo da FEBRACT, Ricardo Valente, a Delgada FEBRACT-DF e Presidente da FECOMTE, Areolenes Curcino Nogueira, receberam para um diálogo aprofundado os convidados especiais:
✅ Dr. Quirino Cordeiro Junior
Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED
✅ Rolf Hartmann
Presidente da Cruz Azul no Brasil
A Assembleia Comunitária é parte da essência da CT original, sendo um dispositivo criado por Maxwell Jones nas primeiras Comunidades Terapêuticas psiquiátricas para garantir a democratização e a horizontalização das relações, que é a base do modelo psicossocial da CT.
Para tratar deste importantíssimo assunto, na 5ª feira 30/07/2020, o Presidente Executivo da FEBRACT, Ricardo Valente, e o Gestor Geral da FEBRACT, Dr. Pablo Kurlander, fizeram o Lançamento do Nº 1 da REVISTA SÍNTESE, o qual aborda o tema da Assembleia Comunitária de forma prática e simples.
Também participaram da Live:
Victor Mazzoni
Psicólogo da CT Nova Jornada, Avaré, SP, e Conteudista da Revista Síntese.
Sérgio Surace
Diretor da Comunidade Terapêutica “Pe. Fiovo Camaioni” da Associação Casa Família Rosetta - ACFR de Ouro Preto do Oeste, RO Consultor FEBRACT responsável pelas filiações no Estado de RO.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs e as hepatites virais são tema altamente relacionado com a dependência química em todo o mundo, sendo inclusive tema da campanha "Julho Amarelo": Mês de luta contra as hepatites virais.
Para aprofundar este assunto, no dia 23/07/2020, o Gestor Geral da FEBRACT, Dr. Pablo Kurlander, dialogou com duas especialistas internacionalmente reconhecidas nesta área:
Ariadne Ribeiro
Assessora de apoio comunitário do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV (UNAIDS no Brasil).
Mestre e Doutoranda do Programa de Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP.
Foi docente dos cursos de formação da FEBRACT até 2019.
Márcia Colombo
Psicóloga, atua no campo do HIV/aids, hepatites virais e outras IST há 20 anos.
Desde 2009, colabora com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS), para a implementação da política nacional, diretrizes técnicas e ações de vigilância, prevenção, promoção de saúde, cuidado integral e articulação com a sociedade civil, com ênfase em populações mais vulneráveis, incluindo as pessoas que usam álcool e outras drogas.
Após 4 meses de pandemia e isolamento social, com a decorrente interrupção dos novos acolhimentos na maioria das CTs do Brasil e do mundo, é alarmante a grande demanda reprimida de dependentes químicos buscando ajuda sem encontrar.
Como a CT é, sem dúvidas, o dispositivo que mais atende pessoas com problemas com seu uso de drogas no Brasil, começou-se, nas últimas semanas, a buscar caminhos para poder reiniciar os acolhimentos de forma segura e consciente.
No dia 16/07/2020, o Procurador Geral da FEBRACT, Ricardo Valente, dialogará com Juliano Santos, Gestor dos Programas de tratamento do Instituto Padre Haroldo de Campinas, que desenvolveu um espaço e programa de QUARENTENA, através do qual já pode acolher em segurança várias pessoas nas últimas semanas, e com Katia Isicawa, Coordenadora das ações da FEBRACT no Programa Recomeço do Estado de SP, que já está se organizando para buscar forma de retomar os acolhimentos.
A Live também contará com a participação especial de Gestores de CTs que estão realizando QUARENTENA de forma segura, que contarão os procedimentos que têm adotado e os resultados obtidos.
Billy Pena
Delegado FEBRACT-MG
CT Fazenda Renascer, Belo Horizonte, MG
Celia Moraes
Desafio Jovem de Brasília, DF
Leonardo Estima
CT Vida Nova
Rio Grande, RS
Na noite da segunda-feira, 13, durante a 5ª Live Imagineacredite, o jornalista Sérgio Botêlho Júnior entrevistou o dependente químico em recuperação avançada e Gestor Geral da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT), vice-presidente da Federação Latino-Americana de Comunidades Terapêuticas (FLACT) e do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do Estado de São Paulo (CONED) e membro do conselho da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (WFTC), Pablo Kurlander. Tido como um dos principais críticos as falsas CTs, Pablo Kurlander tem uma vida marcada pela dedicação e devoção ao segmento de Comunidades Terapêuticas. Para se ter uma ideia, ele conheceu o mundo das drogas aos 14 anos e quatro anos depois, no interior do Uruguai, acabou sendo preso em sua residência por tráfico de drogas. Entretanto, aquele feito, diferentemente do esperado, serviu para retirá-lo da marginalidade. É que a advogada contratada para defende-lo também tinha um filho que sofria com o flagelo da dependência e, por isso, resolveu ajuda-lo. Como resultado, Pablo foi levado para a Fazenda do Senhor Jesus de Viamão (RS), uma das primeiras CTs fundadas pelo saudoso padre Haroldo J. Rahm. Lá, ainda que cheio de dúvidas e revoltas, ele conseguiu ajudar dezenas de acolhidos a continuar no tratamento, bem como conseguiu despertar para a fé cristã. Naquele momento, ele até pensou em ser padre, mas como já vivia o seu sacerdócio nas CTs, ele seguiu edificando comunidades visivelmente sem futuro e dando uma nova vida as pessoas que queriam se livrar da dependência. E foi nesse entremeio que surgiu o curso de psicologia, que ele cursou com todo gosto no município de Avaré, que ficava a 100 km da CT que ele residia, até que chegou a conhecer e a integrar a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas e, em seguida, fazer parte da FLACT e da WFTC. Militante fiel das CTS, atualmente, Pablo Kurlander é casado e pai de três filhos. Resultado concreto de uma recuperação em CT, hoje, ele se considera como um cientista que busca conhecer da maneira menos enviesada possível o mundo da dependência química. Tanto é que foi essa busca que o fez se tornar mestre e depois doutor em Saúde Coletiva. “Neste processo pude compreender melhor todas as experiências vividas nestes anos todos em Comunidade Terapêutica, e pude também separar aquilo que foi benéfico daquilo que foi nocivo, buscando um método que minimize os efeitos colaterais ou danosos dos processos institucionais, busca esta que está na origem e na essência das verdadeiras Comunidades Terapêuticas”, diz.
A Sexualidade é um tema repleto de tabus e preconceitos, assim como também a dependência química. Combinados formam uma grande lacuna cheia de moralismos e crenças que em nada contribui com o tratamento do dependente químico.
Para desmistificar este tema no dia 09/07/2020, Ricardo Valente e Pablo Kurlander dialogaram com a Dra. Alessandra Diehl, Psiquiatra, Doutora pela UNIFESP. Especialista em Dependência Química e Sexualidade. Vice-Presidente da ABEAD, autora do livro Dependência Química e Sexualidade.
A utilização de celulares e outros meios de comunicação, como redes sociais, dentro das Comunidades Terapêuticas, tem sido implantado gradativamente com grande impacto e sucesso.
Isso tem contribuído com maiores taxas de adesão e, durante a pandemia de COVID-19, tem sido uma solução para o isolamento social.
Para aprofundar este tema, no dia 02/07/2020 o Dr. Pablo Kurlander, Gestor Geral da FEBRACT, dialogou com os Psicólogos Edson Eckel e Danilo Mazzoni, que partilharam suas experiências nesta área.
Edson Eckel é Psicólogo Presidente da ACOMTESC - Associação das Comunidades Terapêuticas de Santa Catarina Gestor da CT ATENA de Mafra, SC Conselheiro da FEBRACT .
Danilo Mazzoni é Psicólogo Comportamental Presidente da CT Nova Jornada, Avaré, SP.
Também contamos com o depoimento da experiência da CT IMAM, de Mostardas, RS, filiada à FEBRACT.
A TRIAGEM é um dos momentos mais importantes de todo o Programa de Acolhimento, já que se mal implementada pode comprometer o processo como um todo.
Para aprofundar este tema, no dia 25/06/2020, Ricardo Valente, Procurador geral da FEBRACT, dialogará com o Psicólogo Juliano Santos e com a Assistente Social Sherydan Luiza.
O Programa dos 12 PASSOS é uma metodologia mundialmente difundida e amplamente reconhecido tanto pelo mundo acadêmico-científico quanto por milhões de pessoas que se beneficiaram profundamente dos princípios nele encontrados.
Para aprofundar este tema Pablo Kurlander, Gestor Geral da FEBRACT e autor do Livro “A Jornada dos 12 Passos”, no dia 18/06/2020 dialogou com o Psicólogo Edson Eckel e com Celso Silva, Conselheiro em dependência química.
O Treinamento de Habilidades Sociais é uma das técnicas mais utilizadas na atualidade no tratamento da dependência química.
Para saber mais sobre este tema, o Procurador Geral da FEBRACT, Psicólogo Ricardo Valente dialogou com os Psicólogos Lucas Roncati e Vinícius Marinacci, no dia 11/06/2020.
O tabagismo é uma dependência altamente associada ao uso nocivo e dependência de outras substâncias psicoativas e influencia o processo de recuperação e de recaída.
Para entender melhor este fenômeno, no dia 04/06/2020 o Dr. Pablo Kurlander, Gestor Geral da FEBRACT, recebeu nossas convidadas especiais:
✅ Dra. Tânia Cavalcante
Medica do Instituto Nacional do Câncer - INCA/Ministério da Saúde.
Residência Médica em Oncohematologia.
Mestrado em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz.
Doutorado em Oncologia pelo programa de Pós Graduação do INCA/Ministério da Saúde.
Atualmente Secretária Executiva da Comissão Nacional (interministerial) para implementação da Convenção Quadro da OMS para Controle do Tabaco.
✅ Dra. Sandra Marques
Coordenadora Estadual (SP) do Programa de Controle do Tabagismo vinculado ao INCA/Ministério da Saúde.
Cirurgiã Dentista. Especialista em Dependência Química- UNIFESP.
Diretor Técnico de Saúde no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas - CRATOD.
Membro colaborador do Grupo de Doenças Respiratórias da Sociedade Brasileira de Medicina e Família.
Membro da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
✅ Dra. Renata Cruz Soares de Azevedo
Psiquiatra, Chefe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UNICAMP.
Livre Docente em Dependências Químicas, Coordenadora do Ambulatório de Substancias Psicoativas do HC/UNICAMP.
➡️ Também contaremos com a participação especial de Gestores de CTs:
Valdiclei Zacarias, Diretor da CT Salva Vidas de Itapeva, SP
Matheus Leite Praça, ex Gestor do IPH e atual Gestor Técnico da Comunidade Terapêutica Nova Esperança - SJC- para contarem suas experiências com o tema e discutir sobre como as Comunidades Terapêuticas podem lidar com este assunto.
O financiamento público de Comunidades Terapêuticas é um tema de grande relevância, principalmente no que se refere à garantia da qualidade dos serviços contratados.
No dia 28/05/20, Luis Roberto Sdoia - Presidente da FEBRACT , Ricardo Valente - Procurador Geral da FEBRACT e Katia Isicawa - Coordenadora das ações da FEBRACT no Programa Recomeço, receberam o convidado especial: Rodrigo Flaire, Coordenador Estadual de Políticas sobre Drogas de São Paulo – COED, para falar da experiência do PROGRAMA RECOMEÇO do Estado de SP.
Para isto também estiveram presentes: Areolenes C. Nogueira - Delegada FEBRACT-DF e Edson Eckel - Sub Delegado FEBRACT-SC e Presidente da Associação Catarinense de Comunidades Terapêuticas - ACOMTESC.
Depois do sucesso da LIVE sobre RECAÍDA do dia 14/05/2020, que teve mais de 3 mil visualizações, recebemos inúmeros pedidos para darmos continuidade ao tema.
Por isso no dia 21/05/2020 Ricardo Valente (Procurador Geral da FEBRACT) e Pablo Kurlander (Gestor Geral da FEBRACT) receberam o convidado especial, Dr. Marcelo Ribeiro - Psiquiatra, Doutor em Ciências pela UNIFESP, Professor Afiliado do Departamento de Psiquiatria (UNIFESP), Diretor do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (CRATOD), para dar continuidade ao tema.
A novidade foi que a LIVE foi transmitida em streaming duplo: Facebook e Youtube, com mais de 2500 visualizações.
O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED/SP) da Secretaria da Justiça e Cidadania lançou no dia 07/05/2020, a nova edição do Manual Comunidade Terapêutica 2020 - para instalação e funcionamento do serviço no Estado de São Paulo.
A publicação tem como objetivo contribuir para a melhoria na qualidade do trabalho das Comunidades, colaborar com os processos de fiscalização a serem realizados pelos órgãos públicos competentes, e prezar pelo bom atendimento e a garantia dos direitos dos usuários destes serviços.
O grupo de trabalho do CONED revisou e atualizou a terceira edição do manual de acordo com a nova legislação de drogas.
O guia traz um breve histórico das Comunidades Terapêuticas no Brasil e no mundo, além de informações conceituais, logísticas e normas de funcionamento.
De acordo com o presidente do CONED, Marcelo Ribeiro de Araújo, nos últimos cinquenta anos o Brasil assistiu ao surgimento e expansão do modelo de Comunidades Terapêuticas, que atualmente contam centros de treinamento, capacitação, federações e confederações. “Os espaços tornaram-se referência no cuidado das pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, e com o apoio dos familiares e grupos de mútua-ajuda muitos conseguem vencer a dependência química”, disse Marcelo.
O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, ressaltou que na última década o Governo do Estado de São Paulo incluiu as Comunidades Terapêuticas no leque de ações desenvolvidas em relação aos dependentes químicos, sempre em consonância com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). “A reedição desse manual reforça o compromisso da SJC com medidas no sentido da prevenção ao uso de drogas, do acesso à justiça e à cidadania, e da reinserção psicossocial”, concluiu.
Conferencia on line dictada por el Lic. Rafael Rodríguez Falla, Psicólogo, Miembro del Comité de Formación y de Ética de la Asociación de Comunidades Terapéuticas Peruanas - ACTP.
Videoconferencia dictada para FLACT por Simón Tavera, de la Federación Mexicana de CTs - FEMEXCOT
Videoconferencia dictada para la FLACT por el Lic. Guillermo Conde de la Federación Uruguaya de CTs - FUCOT, el día 14/05/2020.
Se trata de una exposición introductoria en herramientas de gestión humana para aquellas personas que deseen introducirse en la temática, o quieran adquirir mayor interiorización en caso de encontrarse interesados en poder desarrollar el sistema de gestión por competencias a todo nivel. Es preciso aclarar que, la implementación de políticas de gestión humana en una Organización es "a medida", puesto que debe concordar con un Clima y Cultura organizacional determinados.
A RECAÍDA é um dos fenômenos que mais assombra a todos os que participam do processo de recuperação da dependência química. Para saber mais sobre isso, no dia 14/05/2020 Ricardo Valente e Pablo Kurlander receberam a convidada especial, Dra. Clarice Madruga (Psicóloga, Mestre em Neurociências, Mestre em Dependência Química, Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica).
IMPERDÍVEL!
As questões ligadas à gênero vem suscitando mudanças importantes no cenário do tratamento da dependência química.
Por isso, no dia 7 de maio de 2020 a FEBRACT realizou uma LIVE por Youtube Streaming com o tema: A dependência química no universo feminino: desafios, perspectivas e modelos de acolhimento.
Aproximadamente 500 pessoas de Brasil, Uruguay e Portugal acompanharam e participaram ativamente do conteúdo apresentado pelos Psicólogos do time da FEBRACT: Juliano Santos, Elaine Oliveira e Danilo Mazzoni, atuantes na atenção ao público feminino no Brasil.
Conferencia on line dictada para la Federación Latinoamericana de Comunidades Terapéuticas por las Lic. Gissel Leal y Angelica Toruño, de Nicarágua - FENNICT.